Conseqüências
A escassez prenunciada por Malthus e depois por Bentham a todos alarmava. Arrisco a mencionar que ambos foram prioritários em todos os estudos da época, até porque presentes nas cercanias. A biografia de Mill,
(cit. em Clemens, John K. e Mayer, Douglas F.,: 191) elaborada já em 1873, foi enfática - ele não ficou imune:
“O princípio da população de Malthus era tão forte como uma bandeira e como ponto de união entre nos utilitaristas quanto a proposta associada a Bentham.”
A “justa” distribuição dos “escassos” bens, essencialmente primários, por sua pena virava produção legislativa, “positivismo balanceado” capaz de reformular as relações econômicas, esteio a formulação que seria encaminhada quase concomitantemente por Marx (
cit. HAYEK, F.A., Os erros do socialismo - arrogância fatal: 127) :
Stuart Mill aproximou-se de modo muito nítido das correntes de pensamento socialista e intervencionista. Essa evolução se processou paralelamente no plano filosófico e no econômico. Ao passar da filosofia utilitarista à filosofia de Augusto Comte e de Saint Simon, passara também do liberalismo ao intervencionismo e ao socialismo.
Ao se deixar contaminar, a grande ilha sofreu o tal
Movimento Cartista, liderança do irlandês Feargus O’Connor, acompanhado de “barbudos vestidos com jaquetas de fustão”.
O pano de fundo, amplo e “democrático”,
à la Rousseau, projetava agitação pela
Carta do Povo, a fim de macular a
Carta Magna com artifícios semânticos para reparação dos males apontados pela contabilidade social. A lei maior deveria se adequada positivamente; e, diante da popularização, encaminhada por demandas sindicais. “As letras de ouro bordadas sobre o veludo”
(14) deveriam sofrer adição social, trabalhista.
Não precisamos lembrar o quanto rendia (ainda é o que mais rende) aos aspirantes do poder acenarem com a utopia ao ingênuo eleitorado, mas vale a inusitada descrição do Prof. George Rude
(p.196):
Era uma questão tanto de sobrevivência quanto de política: uma panacéia que, pelo voto do trabalhador e pela transformação radical do Parlamento, proporcionaria ao trabalhador muitos assados, muito pudim de ameixas e cerveja forte, com três horas de trabalho diário.
O falso sentido dialético se prestou a extenso aplicativo. A cada avanço, contudo, correspondia considerável atraso ao homem, reduzido e assumido primata. As constatações político-científicas, colocados no fogo antagônico de Hegel, diante da escassez de recursos anunciada por David Ricardo, tendo a teoria da superpopulação alardeada por Malthus, bem como suas predições para salvar (?) a humanidade somados ao arsenal teórico justificante dos embates pela sobrevivência, de Marx, compuseram generosa munição a todos os sentimentos bélicos, de Bismarck a Lênin, de Mussolini a Hitler.
Herbert Spencer
(1820-1903) e Albert Schäffle
(2) enriqueceram o comboio.
Principles of Sociology (
1. vol, 1876) desenvolve um paralelo entre a organização e a evolução dos organismos vivos e das sociedades;
Social Statics fora publicado nove anos antes da
Origem das Espécies, e
The Man versus State veio em 1884. Eis a conseqüência legada:
A idéia errada de que vivemos num mundo de recursos escassos tem feito mais que impedir a maioria das pessoas a atingir o sucesso econômico. Ao longo dos séculos esta visão negativa de escassez do mundo tem sido responsável por guerras, revoluções, estratégias políticas e sofrimento humano de imensas proporções.
(Pilzer: 14)
Com tão renomados “padrinhos” intelectuais e a conturbação instalada, Karl Henrich Marx
(1818-1883) e Friederich Engels
(1820-1895) foram acolhidos com hospitalidade ou indiferença, jamais com hostilidade. O Reino Unido, no respeito ao direito de expressão, permite que até estrangeiros se arvorem em palpites, mesmo sendo eles incisivos na conclamação direta à luta de classes, à aniquilação da propriedade, na tentativa de tornar o País anfitrião um “reboliço”.
Restou à Rússia cair no
canto-da-sereia, para se afogar no mar da ilusão, arrastando milhões à sucumbência:
"Por outro lado, o princípio da população de Malthus continua tendo uma aflitiva relevância no mundo além dos confins da Europa ocidental e da América do Norte."
(Strathern: 111)
A idéia cerne de Malthus, almpliada por Lamarck e Darwin. Que dirá seu transplante à sociologia:
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