sábado, 22 de março de 2008

Economia Quântica & Economia Liberal

Se  vamos continuar a nos apoiar na ciência para criar e gerenciar organizações, para fazer pesquisa e formular hipóteses sobre desenho organizacional, planejamento, economia (finanças), a natureza humana, e mudanças de processos, então deveríamos pelo menos nos apoiar na ciência de hoje. Deveríamos parar de procurar modelos na ciência do século XVII e começar a explorar o que aprendemos com a ciência do século XX. WHETLEY, Margaret* Leadership and the new science. cit. NOBREGA, C., Em busca da empresa quântica: 197.


O que governa a dinâmica da natureza, inclusive em seu aspecto mais material,  na física, não é uma ordem rígida, predeterminada. Tampouco uma dialética entre contrários em luta, que leve a síntese, até que se produza uma nova antítese, como na visão dialética marxista rechaçada também pela genética, segundo diz MONOD. É precisamente uma interação - que já existe nos níveis materiais mais elementares entre o aspecto onda e o aspecto corpúsculo - o que impulsiona a dinâmica da natureza. Assim o mostram as relações de mecânica ondulatória, que explicou LOUIS DE BROGLIE, síntese genial que tornou possível, como diz RUEFF, uma filosofia quântica do universo, aplicável não somente às ciências físicas, senão também a todas as ciências humanas. Juan Vallet de Goytisolo

De fato, no nível quântico, não há nada além da energia e informação. Campo quântico é apenas outro nome do campo da consciência pura ou da potencialidade pura. E esse campo quântico é influenciado pela intenção e pelo desejo. Deepak Chopra
Efeito Nuclear
A ordem implicada tem sua base no holomovimento, que é vasto, rico, e em um estado de fluxo infindável de envolvimento e desdobramento, cuja maioria das leis é vagamente conhecida, e que pode ser até incogniscível em sua totalidade. Logo, ela não pode ser apreendida como algo sólido, tangível, e estável aos nossos sentidos (ou aos nossos instrumentos). BOHM, David, Totalidade e ordem implicada: 192
“Os sinais de informação fornecidos pelo sistema de preços em condições econômicas competitivas não podem ser gerados por autoridades centrais.” (Hayek, 1995: 135/6). O sujeito (o consumidor) é quem confere dignidade ao objeto, atribuindo-lhe valor conforme o prazer, a satisfação que lhe traz. Ele é valioso à medida que o desejamos, não pela carga de trabalho empregada. Não há decreto, nem estipulação capaz de condicionar um resultado:
Conforme tem sido muitas vezes mostrado no passado e amplamente comprovado pela experiência, as futuras características de uma economia de mercado - isto é, de um sistema econômico constituído pelas decisões de milhões de diferentes seres humanos - são imprevisíveis no sentido de qualquer quantificação precisa. (Simpson: 37)
Apenas a livre ação econômica ou produtiva de todos os agentes pode gerar tantos dados. A Solução Liberal, enseja o genuíno tear caótico da incessante movimentação quântica (1):
Todas as formas de cooperação social legítima são, portanto obra de indivíduos que nela consentem voluntariamente; não há poderes nem direitos exercidos legalmente por associações, inclusive pelo Estado, que não sejam direitos já possuídos por cada indivíduo que age sozinho no justo estado de natureza inicial. (Rawls: 11).
Efeito-Borboleta
Ilya Prigogine, (2) ganhou em 1977  prêmio Nobel ao demonstrar a possibilidade do fenômeno
É lidando com a flutuação e a instabilidade do meio ambiente de forma criativa que os organismos auto-organizadores crescem e evoluem. Uma economia pode ser um sistema auto-organizador. A cultura de uma sociedade também.
"A superioridade dos sistemas auto-organizadores é ilustrada pelos sistemas biológicos, em que produtos complexos são formados com uma precisão, uma eficiência, uma velocidade sem iguais." (BIEBRACHER, C., NICOLIS, G.; SCHUSTER; Self Organizations in the Physico-Chemical and Life Sciences; Relatório EUR 16546, European Commission, 1995; cit. PRIGOGINE, I.,: 75)
P. Ormerod (2000: 16) pode explicitar:
Cada qual tem seus próprios matizes, mas estão conectados por suas implicações gerais. O que se precisa é de uma economia nova, orgânica, com um toque leve, suficientemente sofisticado para permitir a interação - que, para os propósitos deste livro, chamo de 'O efeito borboleta'.
Embora os modernos pesquisadores não salientem, o efeito que citam provém da Mão Invisível, ora verificável em todos os segmentos:
Em inúmeros domínios os sistemas de autocontrole instáveis (tão numerosos no campo biológico, onde se manifestam fenômenos de auto-organização) fazem aparecer flutuações complexas e ricas. Compreender esses sistemas é fazer das probabilidades um dado essencial da percepção do mundo. A sobrevivência e o crescimento de uma grande quantidade de sistemas, que vai de um ecossistema como a floresta amazônica a um pequeno arbusto, a uma organização empresarial, a um formigueiro, a uma colméia de abelhas, ao cérebro humano, dependiam não de controles complexos, mas da combinação simples de algumas coisas que expressam a identidade básica do sistema (e que não podem mudar) somadas a um alto grau de autonomia para que os componentes individuais operem com liberdade. (Nobrega, C. 1996: 250)-
A auto-organização, em outras palavras, a complementariedade é constatada em vários andares: no nível das células (Humberto Maturana, Francisco Varela), no nível da família (a escola da terapia familiar de Milão) e no nível da sociedade (Niklas Luhmann). Em Bionomics, Michael Rothschild (Gleiser, I.: 77) propõe direto: "A principal diferença entre a economia e um ecossistema é que a economia evolui mais rapidamente do que o ecossistema, mas suas propriedades fundamentais seriam similares." .
 Efeito Bootstrap
Quando a gota cai no oceano, ambos sentem. G.F. CHEW lembrou do bootstrap (cadarço de botas) para compará-lo a um universo todo amarrado, ligado, entrelaçado, mas não comandado, o que hoje conhecemos como rede, ou teia, na preferência de CAPRA.
Russell (Ideais Políticos: 24) antecipou:
A difusão de poder, nas esferas política e econômica, em lugar da sua concentração nas mãos de agentes governamentais e capitães de indústria, reduziria enormemente as oportunidades para adquirir-se o hábito do comando, de onde tende a originar-se o desejo de exercer a tirania. A autonomia, para distritos e organizações, daria menos ocasiões para que os governos fossem chamados a tomar decisões nos assuntos alheios.
Rosseli, (p. 137) na década de 1920, já possuía a clareza:
Para o liberalismo e, portanto, para o socialismo, é fundamental a observância do método liberal ou democrático de luta política; método que, pela sua íntima essência, é penetrado no princípio da liberdade. Esse método pode ser resumido numa palavra: autogoverno. O método liberal quer que os povos e as classes, como indivíduos, se auto-administrem, usando suas próprias forças, sem intervenções coercitivas ou paternalistas.
É o que se desenrola na ciência de ponta:
A partir das conclusões da mecânica quântica desenvolvida na primeira metade do século XX, uma equipe de físicos contemporâneos – liderados por Geoffrey Chew – construiu um modelo de interpretação física do universo chamado teoria bootstrap. Sua fundamentação principal encontra-se na mecânica matricial de Heisenberg. Nele o mundo é visto como uma teia dinâmica de relações configurada por hadríons, partículas de alta energia e caráter auto-gerativo, presentes em todo o universo. No modelo bootstrap não se admite a existência da partícula fundamental, mas sim que a ilusão de concretude e finitude da matéria nos é dada por limitações humanas em termos de percepção e de consciência. (Eufrasio Prates & Sonia Guedes de Medeiros, Fractalidade simbólica numa estética paradoxal, texto apresentado no III Congresso Internacional Latino-Americano de Semiótica em1996.)

A realidade física é concebida como uma teia dinâmica de eventos inter-relacionados. As coisas existem em virtude de suas relações mutuamente compatíveis, e tudo na física tem de partir da exigência de que seus componentes sejam compatíveis uns com os outros. Chew escreve num de seus primeiros artigos: 'Alguém que é capaz de olhar sem preconceitos para modelos diferentes, sem dizer que é um mais fundamental que o outro, é, automaticamente, um bootstrapper.' Em outras palavras, essa filosofia bootstrap (3), ou filosofia de rede, leva a atitude de tolerância. (Chew, Geoffrey, cit. Capra e Steindhal: 129).
-
Heisenberg não conseguiu deduzir todo espectro das partículas elementares a partir de sua equação, mas Chew há pouco tempo conseguiu fazer justamente isso com sua teoria bootstrap. Em particular, ele e seus colaboradores conseguiram deduzir resultados característicos dos padrões quark sem precisar postular a existência física deles; atingiram, por assim dizer, a física dos quarks sem estes.
(Capra, 1995: 45)
Efeito da Mão Invisível
A teoria do caos não só fornece uma explicação para as flutuações de uma economia de mercado, mas também demonstra que o Estado não tem o conhecimento necessário para adotar as medidas anticíclicas corretas. Na medida em que é extremamente baixa a probabilidade de se alcançar um estado final desejado em um mundo caótico, é difícil enxergar como o governo poderia especificar uma política para atingir esse objetivo, a não ser por acaso.
ROSSER, J.B. Jr., Chaos Theory and New Keynesian Economics, The Manchester School, Vol. 58, n. 3: 265-291, 1990; cit. PARKER & STACEY, : 95
Quando age a Mão Invisível, o que pode acontecer? Se permitida “trabalhar”, ela acomoda os preços relativos, distingue o valor de uso e troca de mercadorias, informa sobre as qualidades intrínsecas dos bens gerados e alia o trabalho à prosperidade.
Adam Smith não contou com a imediata prova científica ao usar os métodos da relatividade e da quântica em sua concepção, até por que, aplicada à humanidade, a única prova da certeza só poderia vir com a passagem do tempo. O tempo passou, e provou. Onde ela atuou, o país disparou. Nos dias de hoje, excedendo as provas fáticas, a nova ciência e filosofia lhes dão guarida. Todos ganham. Bill Gates traz um exemplo:
"A substituição dos monopólios das telecomunicações pela ampla competição, em todo o mundo, incentivará a inovação no fornecimento dos serviços pela Internet e reduzirá as tarifas, que são altas e desestimulam o uso da rede em muitos países." (Gates: 348)
 Efeito Trickle-down (4)
Em seu estado puro, isolado, os quanta não estão apenas num determinado lugar e num determinado tempo: cada quantum isolado está tanto aqui como ali - e num certo sentido, está em toda a parte do espaço-tempo.
Laszlo, E.: 33
A onda promotora se viabiliza pela Mão Invisível, processo recordado por Priestley (cit. Falcon: 73):
“Os ricos obrigam-se, pelas leis naturais da economia e pelos ditames morais da natureza, a difundir sua riqueza às camadas menos favorecidas.”
Einstein chancela: a Teoria da Relatividade ensina que somos parte de um sistema no qual a simples presença do corpo compõe uma força gravitacional. Todo campo se torna afetado. Planck diria que esse efeito é atômico e consiste numa difusão energética de amplitude ilimitada.
Todos estão corretos, e por isso são compatíveis:
Ideal liberal e método democrático entrelaçam-se gradualmente de tal maneira que, se é verdade que os direitos de liberdade foram, desde o início, a condição necessária para a correta aplicação das regras do jogo democrático, é também verdade que, sucessivamente, o desenvolvimento da democracia tornou-se o instrumento principal para a defesa dos direitos de liberdade.
(Bobbio, 2001: 132).

O novo Individualismo – a serviço do qual, quer queira, quer não, está o socialismo – será a harmonia perfeita. Será o que o Grego buscou, mas não pôde alcançar completamente, a não ser no plano das Idéias, porque tinham escravos, e os alimentava; será o que a Renascença buscou, mas não pôde alcançar completamente, a não ser no plano da Arte, porque tinham escravos e os entregavam à fome. Será completo e, por meio dele, cada homem atingirá a perfeição. O novo Individualismo é o novo Helenismo.
Wilde: 86
Assim vaticinou John Dewey (p. 205):
"Quando a filosofia vier a cooperar com o curso dos acontecimentos e tornar claro e coerente o significado dos pormenores diários, a ciência e a emoção hão de interpenetrar-se, a prática e a imaginação hão de abraçar-se."
Na passagem da Páscoa, receba meu abraço.
* * *
_____________
Notas
*O perigo da desumanização através do predomínio da tecnocracia. Tradução de Alfredo Augusto Rabello Leite. - São Paulo: Mundo Cultural, 1977.p. 73
**As sete leis espirituais do sucesso. Tradução de Vera Caputo. 14. ed.- São Paulo: Best Seller: 63
-
1 - "A própria palavra quantum refere-se a uma discreta parcela de energia, a menor unidade de energia possível capaz de associar-se a qualquer evento subatômico isolado" (Zohar, e Marshall, 2000: 52).
2 - PRIGOGINE, Ilya, O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza; tradução Roberto Leal Ferreira, São Paulo: UNESP, 1996.
"A coqueluche desencadeada pela Teoria do Caos começou com Edward Lorentz, um meteorologista que no início da década de 1960 trabalhava no celebrado MIT. Lorentz desenvolveu um programa de computador para simular sistemas metereológicos. O computador revelou que minúsculas variações produziam alterações drásticas. Era como se o bater das asas de uma borboleta em São Paulo acabasse desencadeando um furacão em Salvador. A partir daí, esse efeito - de que causas minúsculas podem ter efeitos enormes - ficou conhecido como Efeito Borboleta, e cientistas de diversos outros campos começaram a investigar se havia “efeitos borboleta” em outros domínios também. E havia." Nobrega (1996: 235) Essas evoluções são causadas pelos mínimos movimentos provocados pelo que se convencionou chamar de atratores. ("Um atrator amarra um sistema a um padrão de comportamento. Pode ser atração a um ponto estável, a um ciclo regular ou a formas mais complexas de comportamento." (Stacey e Parker: 115). São fenômenos que se sujeitam, como tudo, à relatividade e à realidade quântica. Lembrando a fusão do EspaçoTempo, eventos expressam influências remotas e futuras de todo o Universo, e de modo simultâneo. A isto se referem, com outras palavras (quiçá variando um pouco pelo temor da “morte”), as doutrinas religiosas. Além das conexões locais, pois existem as não-locais, mas instantâneas e imprevisíveis, decisivas à realidade, ou folclore:
"Por um prego, perdeu-se a ferradura;
Por uma ferradura, perdeu-se o cavalo;
Por um cavalo, perdeu-se o cavaleiro;
por um cavaleiro, perdeu-se a batalha;
Por uma batalha, perdeu-se o reino”
(Gleick: 49)
3 - David Bohm, propôs o Universo tal qual holograma. Cada parte contém as informações do todo, ainda que de forma menos precisa e detalhada. O constante fluxo de mutações no qual está mergulhado o cosmos pode ser aferido sob a égide do holomovimento.
G .F. Chew usou o termo bootstrap (que significa um cordão de botas) para a compreensão do universo amarrado, ligado, entrelaçado, o que hoje comumente é tratado como rede, ou teia. Morin (2000: 32) explica que se trata de “teoria que postula um tipo de continuidade, de não-separabilidade na base mesma da realidade material”.
Hawking percebe o fenômeno como Casca de Noz, título de sua obra. GREEN adicionou-a nas já famosas Teoria das Supercordas e Membranas. (2001).
4 - Trickle down: “O crescimento econômico é alcançável quando se permite o florescimento dos negócios, deixando a prosperidade verter para a população de baixa e média rendas, que se beneficiará da crescente atividade econômica” (Giddens, 1996: 104).

Um comentário:

  1. VALEU ALLMIRANTE... JÁ COM CRÉDITOS EM
    http://riwersun.blogspot.com/2010/03/economia-quantica.html?showComment=1316638243686#c7966152280888044427

    SUCESSO !!!

    ResponderExcluir