sexta-feira, 21 de março de 2008

A natureza da incerteza

-
“A matemática é incompleta; não pode, jamais, alcançar a certeza absoluta.”
Kurt Gödel *-
MAX BORN (cit. Brian: 374) não entendia como era possível conciliar um universo mecânico com a liberdade e a correspondente ética individual:
"Um mundo determinista é, para mim, um mundo muito aborrecido”
Einstein (1997: 15) já havia recolocado o instrumento no devido lugar:
"As teses de matemática não são certas quando relacionadas com a realidade, e, enquanto certas, não se relacionam com a realidade."
Embora até se pareça, o Universo não é um simples relógio:
Antes pensava-se, por exemplo, que se pudéssemos conhecer todas as partículas e forças do universo, seria possível prever exatamente todo o futuro do cosmo. Já as descobertas do século XX comprovaram que isto é impossível, devido não à nossa ignorância, mas à íntima natureza da realidade.
(Giulio Meazzini, A Trama Profunda do Real; revista Cidade Nova. Vargem Grande Paulista, abril de 2002: 36).
"Significa que quanto maior a precisão na determinação da posição da partícula quântica, maior a imprecisão relativa a seu momentum." (Lima, M.: 31).
O gênio recomendou:
Einstein insinua que a ciência se deve ocupar, em primeiro lugar, não de noções que, na sua essência, estão marcadas por uma grande carga metafísica, como as de 'força' e 'matéria', mas antes daquilo a que agora chamamos 'intersecções’ no espaço-tempo de linhas do universo.(Holton: 127).
A reversão metodológica é imperativa, mas natural:
Outra noção que chegou ao mundo da ciência como um soco no estômago, trazida pela Teoria do Caos, foi o reconhecimento de que, a partir de uma certa escala de considerações, é impossível separar as coisas, resolvê-las individualmente e depois tornar a juntá-las para obter a solução final. Idem para a proporcionalidade de causa e efeito. Causas pequenas se amplificam em efeitos catastróficos. (Nobrega, 1996: 242/3).
George Soros (p. 48) leva o princípio às relações humanas:
"Na teoria, a incerteza seria suscetível de eliminação mediante a introdução da premissa heróica do conhecimento perfeito. Mas esse postulado é insustentável, pois ignora o fato de que as pessoas são livres para exercer opções."
A ciência quântica e a teoria da relatividade afastaram a possibilidade do conhecimento exato e absoluto, demonstrada a nossa incapacidade na coleta de todas as variáveis que influenciam sujeito e objeto, participantes e tabuleiros; o desafio restringe-se a meras aproximações - o que dizia Adam Smith:
"Os sistemas matemáticos não podem dar conta de todas as verdades matemáticas; haverá sempre um conjunto de axiomas que estará fora de seu sistema." (Ciro Marcondes Filho, A razão durante: o movimento como substância das fronteiras. - www.eca.usp.br/nucleos/njr/espiral/ciberia33a.htm)
O que governa a dinâmica da natureza, inclusive em seu aspecto mais material, na física, não é uma ordem rígida, predeterminada. Nem tampouco uma dialética entre contrários em luta, que leve a síntese, até que se produza uma nova antítese, como na visão dialética marxista rechaçada também pela genética, segundo diz MONOD. É precisamente uma interação - que já existe nos níveis materiais mais elementares entre o aspecto onda e o aspecto corpúsculo - o que impulsiona a dinâmica da natureza. Assim o mostram as relações de mecânica ondulatória, que explicou LOUIS DE BROGLIE, síntese genial que tornou possível, como diz RUEFF, uma filosofia quântica do universo, aplicável não somente às ciências físicas, senão também a todas as ciências humanas.
GOYTISOLO, Juan Vallet,
Interações
Soros reconhece:
Longe de serem desprovidas de sentido, sustento que as proposições cujo valor de verdade é indeterminado são ainda mais significativas do que aquelas cujo valor de verdade é conhecido. Quando cheguei a essa conclusão, considerei-a um grande insight. Agora que as ciências naturais não mais insistem numa interpretação determinística de todos os fenômenos e o positivismo lógico se desvaneceu nos bastidores, sinto-me como se estivesse açoitando um cavalo morto.
Quando quiser açoitar um vivo, basta vir ao Brasil.
__________
Nota
* Cit. Strathern: 243




Nenhum comentário:

Postar um comentário