quarta-feira, 26 de março de 2008

Fóssil humano de 1,3 milhão de idade surge na Europa

-
A raridade jazia numa caverna espanhola. É o mais velho elemento já encontrado na Europa. A descoberta enseja supor que os povos viveram no continente muito mais cedo do que se acreditava. Os investigadores calcularam sua idade em 1.3 milhão de anos, 500 mil anos mais velho do que o achado de 1997, o recordista até então.
O sincronismo da ocupação da Europa pelos seres humanos que emergiram da África foi controverso por muitos anos. Alguns arqueólogos acreditam na espécie dos hominins - um grupo que inclui os parentes extintos de seres humanos modernos. Até agora os fósseis mais velhos do hominin encontrados em Europa tiverem o antecessor no homo uns, encontrado também em Atapuerca, Espanha, mas em um local diverso, e também em Ceprano, na Itália.
A equipe de Carbonell classificou o novo fóssil como a representação de um exemplo mais adiantado do antecessor do homo. E, criticamente, a equipe diz que o novo carrega também similaridades a uns fósseis muito mais velhos escavados desde de 1983 no Cáucaso, em um lugar chamado Dmanisi, na república de Geórgia soviética anterior. Estes foram datados como sendo até 1.8 milhão anos velhos. "Isto conduz-nos a uma conclusão muito importante, muito interessante," disse Carbonell. Esse hominins são os que emergiram da África e se estabeleceram no Cáucaso, evoluído eventualmente no antecessor do homo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário