No acidente ainda faleceram o piloto Frederico Carlos Xavier de Tolla, o empresário Gilmar Detoni, um dos sócios de rede de concessionárias de automóveis em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, e Sílvio Pedro Vanzela, fazendeiro do Mato Grosso do Sul.
A viagem iniciou em Vassouras, escala no Rio, e o destino seria Florianópolis. O aparelho decolou do aeroporto carioca ao meio-dia, e danou-se logo em seguida. O piloto teve consciência da pane, (vazamento de óleo e/ou combustível), e tentou o retorno; o defeito, contudo, era fatal. A aeronave se precipitou por sobre um prédio, onde explodiu. Os destroços e os corpos carbonizados caíram no páteo de uma concessionária de automóveis, na Avenida das Américas, na Zona Sul.
Em seus cruzeiros pelo EspaçoTempo, a Nav's ALL vem observando constantes desvirtuamentos. Estranho este acidente. O Comandante Tolla possuia experiência internacional. Pilotara grandes jatos, entre os quais o MD11*. O Cirrus SR22 havia sido adquirido há apenas um mês. Era novo, 0k. A fabricação americana (Wisconsin) possui avançada aerodinâmica, e alta tecnologia. Pela reduzida envergadura, no país de origem tem o preço estimado em apenas 500 mil dólares. Mais de 1500 unidades foram comercializadas, desde 1994. Mercê de seu vitorioso projeto, em 1998 o Cirrus SR 20 recebeu a distinção do FAA Type Certification.
-
Os TriPulantes sabem que qualquer aeronave é envolvida por cuidados até exagerados. Vazamentos, per se, não acontecem mais, nem em automóveis. Há quem suspeite de combustível errado. Admitindo qualquer dessas hipóteses, entretanto, mister lembrar que o avião saiu de um hangar de Jacarépagua, Rio de Janeiro, , não da floresta. Na melhor das hipóteses, houve uma falha imperdoável no reabastecimento, mas para tanto, ela teria que se estender ao piloto, por não acompanhar o feito. Esta cogitação, contudo, parece-me improvável, justamente pelo grau de profissionalismo e larga experiência do comandante. Da torre de controle saiu rumores de que logo ao decolar havia fumaça saindo do avião, o que determinou uma tentativa, não concretizada, de avisar o piloto. Uma eventual sabotagem logo me vem à mente .Espera-se uma rigorosa investigação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário