domingo, 27 de dezembro de 2009

O carma do carrossel

.Em algum ponto perdido deste universo cujo clarão se estende a inúmeros sistemas solares, houve uma vez um astro sobre o qual animais inteligentes inventaram o conhecimento. Foi o instante da maior mentira e da suprema arrogância da história universal. NIETZSCHE, F., cit. MATOS, O., A polifonia da razão, 1997: 134
Para Platão, a ordem e a beleza que vemos no Cosmo resulta de uma intervenção racional, intencional e benigna de um divino artesão, um 'demiurgo' (gr. δημιουργός), que impôs uma ordem matemática a um caos preexistente e, assim, produziu um Universo divinamente organizado, a partir de um modelo eterno e imutável (Pl. Ti. 26a). A visão platônica da origem do Universo também teve enorme influência na filosofia, especialmente na neoplatônica, no ocultismo e na teologia desde o século -IV até nossos dias. www.greciantiga.org
Órbitas planetárias sugerem um carrossel em torno do Sol, incomparável aventura de rodar sem sair do lugar. As estações vem previamente demarcadas ao embarque/desembarque dos passageiros, rumo a lugar nenhum. Volta-e-meia vem Natal, depois tem carnaval. Quando se perfilam as crianças , atua o coelhinho. E assim vai. Fim do ano, fim de governo, hora de reverenciar os mortos, outra, a Pátria. Até a consciência obedece hora marcada - o dia da Negra lhe chama.
Assim é que conforme a data temos a emoção pertinente, bem programada, delineada ad infinitum.
No Princípio Deus criou o céu e a terra. A terra, porém, estava informe e vazia, e as trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus movia-se sobre as águas. E Deus disse: Exista a luz. E a luz existiu. E Deus viu que a luz era boa; e separou a luz das trevas. E chamou a luz de dia, e as trevas noite. E fez-se tarde e manhã: o primeiro dia. Genesis
Para quem ora importa ainda mais o compasso da hora. Quando badala o sino, ele acorre ao rodeio. Unido, jamais será vencido. A salvo, nova batida sinaliza dispersão. Vira gaita-de-fole, o passista, para narcisista tocador. É certo que no intervalo dos recitais o indivíduo pode tratar de sua sobrevivência, promover alguma briga, quiçá olhar paisagem ou ângulo ainda não apreciados, mas chegado o domingo o carrossel é obrigado a parar. DEUS fez o mundo em sete dias. E no entremeio do mês sói haver alguma interrupção extra-rotina, em geral para de novo lembrar de DEUS. É certo que sempre há um alivio em qualquer pitstop, mas também é verdade que se assinalado a grosso modo também pode acarretar danos desnecessários, mormente na urgência de quem quer que seja.
Dessarte restringimo-nos às cíclicas demarcações efetuadas pelo Grande Arquiteto, e depois por nós mesmos, à Sua imagem e semelhança.
Se desejássemos retraçar a história do Determinismo, seria preciso retomar toda a história da Astronomia. É na imensidão dos Céus que se delineia o Objetivo puro que corresponde a um Visual puro. É pelo movimento regular dos astros que se regula o Destino. Se alguma coisa é fatal em nossa vida, é porque uma estrela nos domina e nos arrasta. Há, portanto, uma filosofia do Céu estrelado. O Determinismo desceu do Céu à Terra. BACHELARD, Gaston
O que o grego não explica - e talvez por isso não logremos ordená-los - são os desastres, essas indesejáveis sincronicidades que teimam supreender.
.
Padre COPÉRNICO (
cit. CHÂTELET, F.: 49) foi o primeiro a revender o bilhete:
E no meio repousa o Sol. Com efeito, quem poderia no templo esplêndido colocar essa luminária num melhor lugar do que aquele donde pode iluminar tudo ao mesmo tempo? Em verdade, não foi impropriamente que alguns lhe chamaram a pupila do mundo, outros o Espírito, outros ainda o seu reitor.
A procissão se encorpou no entusiasmo:."No começo do século XVII, os matemáticos e astrônomos jesuítas do Collegio Romano eram reconhecidos entre as mais altas autoridades científicas." (FORTI, AUGUSTO, cit. MAYOR: 36)
E lá viemos nós, com toda a certeza:
A tradição filosófica do Ocidente, em todo caso desde o século XVII, foi profundamente influenciada pelo desenvolvimento da física matemática e das ciências naturais fundamentadas na experiência, na medição, na pesagem e no cálculo. Tudo quanto não era redutível a grandezas quantificáveis foi, por isso mesmo, considerado vago e confuso, alheio ao conhecimento claro e distinto. PERELMAN, Chaïm, Ética e Direito: 672
Este é o exemplo mais clássico - o transcurso do tempo e de tudo o mais combinando com as "passagens" dos astros em definida circular, em compasso de tique-taque. "A confecção de relógios é certamente delicado e trabalhoso, de tal modo que as suas rodas parecem imitar as órbitas celestes ou o movimento contínuo e ordenado do pulso dos animais." (BACON, F.: 67 )
Para garantir que o mundo esteja sempre no mesmo padrão de horário, 400 relógios atômicos foram distribuídos pelo planeta há anos. Mas, como a rotação da Terra não é sempre igual e pode ser afetada até mesmo por terremotos, esse horário absolutamente preciso marcado pelos relógios atômicos precisa ser corrigido uma vez a cada quatro ou cinco anos. Isso é feito adicionando um segundo a mais nos relógios, permitindo a sincronização do horário oficial mundial com o horário astronômico, que respeita a real rotação da Terra. 
No limiar do XIX WILLIAM PALEY jurava que o Grande Arquiteto, por perfeição e lógica, era o mais pontual Relojoeiro. Dada a corda para mover o grande projeto, contudo, não teria mais razão d'Ele atuar. O “Escultor e Pai do Universo” havia colocado tudo aos nossos pés, “para isentar a si próprio de qualquer culpa por futura ruindade.” Caberia ao homem rastrear suas charadas, feitas em forma de perfeita matemática. Apenas o pensamento exato poderia nos levar à Lei perfeita, a verdade buscada por todos.  Impressionante a cisma não só com a existência de um DEUS com vontade, portanto carente, mas também de descobrir como se desenrola esta vontade. De ADÃO & EVA a EINSTEIN, passando pela quase totalidade dos renascentistas, com exceção do excomungado SPINOZA, tal obssessão parece motor do cérebro humano. Sem ele, sem o norte, sem objeto definido a ser esmiuçado, ainda que imaginário, todos parecem perdidos. Mas como o Relojoeiro "ensinou", os da imagem e semelhança só podiam seguir a trilha:"A matemática pura, mais do que qualquer outra disciplina, tornou-se aquele discurso vivo que Platão considerou a única forma de conhecimento." (FEYERABEND, P.1991: 135)
A não ser por precipitação de alguma poderosa e estranha intempérie diversionista, nada mais poderia obstar o determinismo impingido.
Agora demonstrarei a estrutura do Sistema do Mundo: todo o corpo continua no próprio estado de repouso ou de movimento uniforme numa reta, a não ser que seja impelido a mudar esse estado por forças que lhe forem aplicadas. A mudança de movimento é proporcional à força motriz aplicada e ocorre na direção da reta em que a força foi aplicada. Para toda ação existe sempre uma reação igual e oposta.
NEWTON, I., cit. ROHDEN, H.: 169
Pagamos alto preço pela falta de imaginação.
O homem ocidental civilizado vive num mundo que gira de acordo com os símbolos mecânicos e matemáticos das horas marcadas pelo relógio. É ele que vai determinar seus movimentos e dificultar suas ações. O relógio transformou o tempo, transformando-o de um processo natural em uma mercadoria que pode ser comprada, vendida e medida como um sabonete ou um punhado de passas- de-uva.
WOODCOCK, A ditadura do relógio, In A rejeição da política, 1972
Pois os ponteiros da geringonça não imitam a cabeça de um cão correndo atrás do próprio rabo? Convenhamos: para quem isso é negócio?
Foi a tradição judaico-cristã que estabeleceu o tempo linear (irreversível) de uma vez por todas na cultura ocidental... O tempo irreversível influenciou profundamente o pensamento ocidental. Preparou a mente humana para a idéia de progresso, para o conceito de tempo profundo, para a surpreendente descoberta dos geólogos de que a evolução humana é apenas um episódio recente e curto na história da Terra. Preparou o caminho para a evolução de Darwin, que fala de nossa união com criaturas mais primitivas através dos tempos. Em resumo, o advento da idéia de tempo linear e da evolução intelectual desencadeada por essa idéia corroborou a ciência moderna e a promessa de melhoria da vida na Terra.
COVENEY: 22
O político legisla para si. O mestre vislumbra a lã da ovelha. O carrossel serve ao mentor. Somos todos alienados, empacotados para presente.
* * *
Por certo cristão não crê na Eternidade. Quem sabe não tome ciência através da ciência? Ainda que a entropia tenha aspecto irreversível, e o EspaçoTempo seja dinâmico, os fenômenos não conhecem direção. Os campos evoluem como borracha de balão, ao sofrer enchimento.
Não existe o tempo absoluto, nem sua passagem. Nós é que passamos por ele. As frequências variam conforme a massa e a energia viajante, rumo escolhido pelo seu núcleo fundamenta, através da potência deste que costumamos entre os humanos identificar como coração de cada um.
O verdadeiro tempo (o que Bergson chama de 'duração') consiste propriamente na experiência vivencial da própria vida, e, por conseguinte, radicalmente intuitiva. Entretanto, para a maioria de nós, esse tempo verdadeiro foi inapelavelmente deslocado pelo ritmo do tempo marcado pelo relógio. Aquilo que constitui fundamentalmente o fluxo vital de experiência torna-se então um gabarito externo, arbitrariamente graduado, a que nossa existência é subordinada - e sentir o tempo de qualquer outra maneira torna-se 'místico ou louco'. Se a sensação do tempo pode ser assim coisificada, porque não haverá de ser tudo o mais? Por que não inventarmos máquinas que coisifiquem o pensamento, a criatividade, a tomada de decisões, o julgamento moral?
ROSZAK, T.:230
"Cada forma de vida inventa seu mundo (do micróbio à árvore, da abelha ao elefante, da ostra à ave migratória) e, com esse mundo, um espaço e um tempo específico." (LÈVY, PIERRE, cit. PELLANDA e PELLANDA: 118)
Os irracionais não parecem usufruir de maior liberdade, e melhor aproveitamento do tempo?
Ora o carrossel está em aprazível estação. "Para nós, um Ano Novo com um bom encontro de Sol, Mercúrio, Vênus, a Cabeça do Dragão e Plutão no signo  no signo do Capricórnio. Uma força a mais para nossa Terra." (ROSA CARMEM, Astróloga) Não sei ao quê se deve o desejo de tanta força; mas consigno os votos de venturoso proveito:
___________

Nenhum comentário:

Postar um comentário