terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O engodo das eleições brasileiras

O homem bom também quer ser verdadeiro
e crê na verdade de todas as coisas.
Não só da sociedade, mas também do mundo...
De fato, por que razão o mundo deveria enganá-lo?
NIETZSCHE, F., O livro do filósofo: 55
.

Quando o PT assumiu o poder, seguiu ao pé da letra a receita de FHC - tanto nos acordos fisiológicos inevitáveis, quanto na tentativa de cooptação desses grupos barras-pesadas. A história ainda cobrará caro de FHC por ter institucionalizado o crime organizado no centro do jogo político brasileiro.
NASSIF, Luís, O sistema político brasileiro e o crime organizado. www.adital.com.br, 24/3/2009
"Depois de 20 anos, com Lula na Presidência os três arqui-inimigos políticos transformaram-se em aliados em torno da base do governo petista, o que surpreendeu até os governistas." (O Globo, 15/11/2009)
Afinal, o que não aprende o homem, quando o elefante,
submetido a treinamento, vira acrobata, o urso fica
saltador e o asno dá-se em espetáculo?

ERASMO DE ROTERDÃ, De pueris: 53
O gigante ora encolhe, dormindo no berço esplêndido.
O comerciante está convencido de que a lógica é a arte de provar à vontade o verdadeiro e o falso; foi ele que inventou a venalidade política, o comércio de consciências, a prostituição dos talentos, a corrupção da imprensa. Sabe encontrar argumentos e advogados para todas as mentiras, todas iniquidades. Somente ele nunca se iludiu sobre o valor dos partidos políticos: julga-os todos igualmente exploráveis, isto é, igualmente absurdos...
PROUDHON, P.-J., Filosofia da Miséria, Tomo I: 351.
O cartaz confirma integralmente a inobservância da democracia.
"Mas se a oposição se iguala ao governo petista nos métodos de rapina do erário, como vai querer que o eleitor a escolha para o lugar deste?" (PINTO, José Nêumanne, Do novo panetone à pizza de sempre?)
Isso é preocupante porque pode afetar a legitimidade do sistema político, (despertar) a dúvida do cidadão em relação à seriedade do processo democrático.
MENDES, G., presidente do Supremo Tribunal Federal, O Globo, 4/12/2009
Simplesmente o "processo democrático" não existe mais, se é que por algum lapso tenha ensaiado.
O Congresso Nacional encerra as suas atividades no final desta semana e contabiliza mais de cem casos de escândalos no Poder Legislativo sem nenhuma punição. Segundo Fernando Rodrigues, de todos os responsáveis por essa impunidade, destaca-se o corregedor da Câmara, Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA).

Aquela conhecida afirmativa de Hortênsio, personagem de A Megera Domada, de Shakespeare, de que entre maçãs podres a margem de escolha é pequena, reflete bem a opção que os eleitores brasileiros serão forçados a fazer nas eleições presidenciais de 2010: teremos quatro maçãs podres para escolher uma delas.Estamos, inegavelmente, a cada eleição, condenados a votar em Fulano, porque seria pior eleger Beltrano (no caso, Beltrana). De minha parte, não consigo suportar mais isso! Mas o que fazer, se os liberais brasileiros, além de não passarem de três ou quatro gatos pingados, ano após ano, eleição após eleição, não mostram a mínima capacidade de organização? Se os quadros partidários estão 'todos dominados' pela esquerda? E as universidades idem? E se na mídia não é diferente? Se a direita ou é corrupta como a esquerda ou envergonhada de assumir-se como direita? Se o povo é ignorante? E se a orquestração gramsciana competentemente montada o leva a crer que Dilma e o PT são símbolos de uma esquerda democrática e Serra e o PSDB emblemas de direita?

IORIO, U., Hortêncio, as maçãs e as eleições de 2010….
"O PT fará uma grande festa de fim de ano na terça-feira, em Brasília, na qual vai homenagear todos os ex-presidentes do partido, mesmo os que são réus no processo do mensalão petista, como o ex-ministro José Dirceu e o deputado José Genoino."(Estadão, 4/12/2009)
Por que os corruptos enfrentam tão bem a opinião pública quando são descobertos? Por que razão se mostram tão seguros, tão confiantes, com os agressivos repórteres e seus microfones? Não é estranha a frieza , a calma, o desprezo que Renan Calheiros mostrava quando questionado? Por que Maluf nunca perdeu a pose? Por que Sarney resiste tão bem a todas as pressões? Simplesmente porque sabem que no lugar deles a grande maioria das pessoas (políticos e não-políticos), estaria fazendo a mesma coisa. Exatamente isso. Essa é a tremenda verdade. Essa é a fonte da confiança que dá a eles uma força que nos surpreende, que faz com que fiquemos meio perdidos com tanta tranquilidade na defesa do indefensável. Eles conhecem mil outras falcatruas que nunca foram descobertas, de amigos ou adversários, e vêm como pecado apenas o fato de terem sido apanhados. Não se conformam em serem acusados por aqueles que eles têm certeza que, ou já fizeram, ou fariam a mesma coisa se lhes fosse dada a oportunidade. Não sei em que momento da nossa história as pessoas jogaram para o alto sua dignidade e passaram a ter um preço. Talvez, apenas como palpite, a nossa completa desmoralização tenha começado no momento em que general Figueiredo anunciou o seu ministério, um ninho de consagrados corruptos (1979?) Os corruptos ganharam confiança porque contam com a conivência dos aparelhos policial e judiciário.
MAFRA, Cláudio, Reflexões Radicais
O Judiciário se arvora em alertar a população sobre a importância do sufrágio, e recomenda consciência à prerrogativa. A instituição naturalmente rechaça o comércio do voto. Diz-se "fiscal da lisura do pleito", "que as eletrônicas não permitem manipulações", e blá, blá, blá. Ao cabo enfatiza a responsabilidade do povo pelo governo que consagra. Maior hipocrisia é difícil; porém, ainda mais chocante é constatar pessoas da mais alta formação acadêmica se prestarem a papéis de coadjuvantes criminais.
Gravações divulgadas inicialmente pela revista Veja, e depois integralmente pela Folha, após a privatização do Sistema Telebrás, vendido por R$ 22,058 bilhões, revelaram que, com o conhecimento do então presidente Fernando Henrique Cardoso, Mendonça de Barros, Lara Resende, Pio Borges, além de Jair Bilachi (ex-presidente da Previ, o fundo de pensão do Banco do Brasil) e Pérsio Arida (ex-sócio do Opportunity) se articularam para tentar garantir que o Opportunity, que comandava a Telemar, disputasse a compra da Tele Norte Leste. Depois de dez anos arquivado, o processo se encerrou com simples absolvição.
Folha, 13/3/2009
Em conversa com Barbosa, Geraldo Maciel comentou ainda a reação dos magistrados a uma inspeção do Conselho Nacional de Justiça. "Tá todo mundo com rabo preso, rabo entre as pernas", disse. "Foi um negócio violento."
Estadão, 2/12/2009

Há no mínimo um trio de desembargadores - veja só! - na lista de beneficados com o mensalão.
Arruda comenta com Barbosa pressão sobre o TJ em relação a um processo de interesse do governo. Um desembargador chamado "Romeu", segundo o governador, teria se "comprometido com o mérito". No tribunal, há apenas um desembargador com esse nome: Romeu Gonzaga Neiva. "O que que eu olhando de fora aconselho. Primeiro, o dinheiro que a gente busque, seja lá quem for, dois milhões, chega pra mesma fonte e de ó... em cima. Tá tudo certo e vai ter os outros dois. Nós queremos ganhar o conteúdo", disse o governador.
Idem
O Tribunal faz mal:
Na condição de único governador do partido, Arruda também passou a abrigar em sua equipe várias nomes de projeção nacional do DEM, como o ex-ministro de Minas e Energia José Jorge, que foi presidente da Ceb (Companhia Energética de Brasília) até ser nomeado para uma vaga de ministro no Tribunal de Contas da União.
(O Globo, 2/12/2009)
A mais alta corte se exime de sentença cautelar, em nome de um conveniente formalismo jurídico. CBN - Arnaldo Jabor
Trata-se de um caso gravíssimo, em que se exige reflexão e ação imediata de todos os setores responsáveis. Mas o Judiciário tem feito sua parte. O STF e o STJ (Superior Tribunal de Justiça) podem dar celeridade aos processos com a convocação de juízes para atuarem como juízes instrutores, por exemplo. Não se trata de algo incólume. O processo segue o rito normal.
GILMAR MENDES, Presidente do Sipremo Tribunal Federal. Estadão, 1/12/2009 .
Em abril deste ano, os ministros Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes protagonizaram um bate-boca no plenário do Supremo. Barbosa disse que Mendes estava destruindo a Justiça do país. Disse ainda que Mendes deveria sair às ruas, e não na mídia. Cobre-se de razão. O que o meretíssimo presidente do STF alcunha gravíssimo, em processo de rito normal, já se arrasta por lustro:
"BRASÍLIA - Os envolvidos na Operação Caixa de Pandora eram investigados por movimentações de dinheiro consideradas suspeitas desde junho de 2004. (O Globo, 2/12/2009)
Como disso ninguém tomou conhecimento, é óbvio concluir: tais processos foram constituídos no intuito de negócios, senão chantagens. CBN - Arnaldo Jabor
O mensalão foi introduzido pelo psdb mineiro, por seu governador EDUARDO AZEREDO, através do captador MARCOS VALÉRIO, o mesmo que operou a alteração da constituição em prol da reeleição de FHC, do psdb paulista, e depois serviu ao PT, no caso mais famoso. O prólogo dos mensalões, pois, data do século passado; contudo, recém agora o Tribunal analisa o pedido da promotoria. CBN - Cony & Xexéo
CBN - Lucia Hippolito

O eleitor atende o chamamento da douta corporação. Caminha introspectivo à cabine, cônscio do que lhe cabe. Então escolhe um partido entre a meia-dúzia que lhe é oferecida, aquele que lhe parece o menos ruim, porque já não persiste a menor diferença programática, e alija quem represente o pior, ou falso. Alguém obedece sua ordem, a voz das urnas?
BRASÍLIA - Quatro partidos - PSDB, PSB, PDT, PV, e PPS - devem deixar os cargos que ocupam no governo do Distrito Federal (DF), após as recentes denúncias de corrupção envolvendo o governador José Roberto Arruda (DEM), acusado de comandar um esquema de propina e distribuição de mesadas a parlamentares aliados.
A pergunta que se impõe: mas o que fazia esta atípica quadrilha no meio do partido adversário? Que urnas lhes autorizaram compartir o Executivo?
E o DEM, que deu todo o respaldo para encobrir as falcatruas perpetradas no RS, ora reclama:
O presidente da sigla, de puta do Rodrigo Maia (RJ), atacou o PSDB, fazendo referências às denúncias contra a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, que precisou usar sua força política regional para evitar o sucesso de uma CPI contra seu governo.
Sombra do buraco-negro
O jornal espanhol El País comenta em 3/3/2009 que no Brasil a corrupção tem características especiais. Está 'incrustada' nos Três Poderes e pelo País afora, 'onde existe maior impunidade' em relação à criminalidade. 'Há mais de 10 anos que não é condenado ou preso um só político', diz o jornal.
Esta sucessão de denúncias de privilégios, nepotismo e uso do dinheiro público em atividades privadas, semana após semana, sem que ninguém seja punido, está criando um crime ruim no país, como se estivéssemos vivendo um tempo de fim de feira.
KOTSCHO, Ricardo. - www.colunistas.ig.com.br
."Quando jovens e famílias nacionais falam em deixar o país, é porque estão enojados de assistir à mesmice dos velhos truques de políticos carreiristas." (CARDOSO, Júlio Cesar, O povo brasileiro está cansado da velha política, O Globo, 7/3/2009)
Desde o advento das diretas já, exatamente há vinte anos, assistimos uma enxurrada de apropriações indébitas, furtos simples, subornos antecipados, até mesmo assassinatos, e chantagens de todos os calibres perpetrados nos Tres Poderes da Nação, e na maioria esmagadora dos governos estaduais, e municipais.


O primeiro ponto a ser abordado é o estágio de metástase que o câncer da corrupção chegou no Brasil. Todos os grandes partidos parecem verdadeiras máfias organizadas, com as metas de chegar ao poder, desviar recursos públicos e se perpetuar na mamata. Como explicar milhões gastos em campanhas para receber um salário de poucos milhares? Haja altruísmo! Claro que a realidade é outra: a política virou um negócio lucrativo para mafiosos. Gente inescrupulosa é atraída para a política para “se dar bem” à custa dos nossos impostos. Eis a verdadeira luta de classes existente no país: de um lado consumidores dos impostos, e do outro os pagadores. Quando as vantagens de ser um parasita são grandes demais, o resultado é cada vez menos hospedeiro pagando a conta.
O ‘mensalão’ do DEM, 04/12/2009

"A mobilização da população é o principal motor de qualquer movimento rumo a uma redução no atual grau de corrupção que permeia a atividade pública no Brasil. Está mesmo na mão de vocês. Não esperem nada do Congresso." (Sen. Pedro Simon, O Globo, 1/12/2009)
Desse modo teremos as mais verdadeiras diretas já! Há muito disso se sabe.

Nada será feito para minorar o sofrimento da classe
trabalhadora, a menos que esta o faça por suas próprias mãos.
LOVELESS, G., cit. RUDÈ, G., A Multidão na História - Estudo dos
Movimentos Populares na França e na Inglaterra -
1730 a 1848
: 182


Eis o perigo, de novo.
Sei que meu comentário será estranho e até chocoso mas, essa situação no Brasil (mordaça na imprensa, roubalheira sem fim nos cofres publicos, invasão de terras, e violência nas ruas), só será resolvida com uma revolução armada, pois o povo é desunido demais para uma empreitada democrática, até mesmo, porque a maioria não sabe votar! Temo que se não for imposto um regime militar sério e urgente, mais sangue inocente continuará a ser derramado nas ruas do país, sem que ninguém faça nada! Isso que mencionei, deixou de ser problema social faz tempo...Virou, ou sempre foi, problema de ordem MORAL, com falta de punição para os peixes grandes, deixando apenas os pequenos enjaulados, e quase toda a população, que vive quase o mesmo terror que as vitimas da Alqeda.
BERGONZI, Persio José, comentário de leitor, Estadão, 15/12/2009


Eu esperava isso há algum tempo e, embora sinta muita pena e dor pelo nosso país, e uma grande indignação contra certas violências ou baixarias, que vão além do inaceitável, estou pouco surpreendido ou perturbado interiormente... É necessário que a nação, que nos últimos 34 anos tem esquecido o que é o despotismo burocrático e militar o prove de novo.
TOCQUEVILLE cit. RODRÍGUEZ, R. VÉLEZ : 119


.


E

Um comentário:

  1. Eleitores brasileiros!

    Não reelejam nenhum parlamentar porque você estará contribuindo para a continuação do cabide de emprego ou da nefasta "profissionalização" de políticos oportunistas, sugadores do erário, que ficam rindo de nossa cara todas as vezes que contestamos os seus procedimentos imorais.
    JCopiniao.blogspot.com
    Balneário Camboriú-SC

    ResponderExcluir