quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A Captura do Estado Alemão

,
Se Stálin roubou um banco, não o fez para encher de dinheiro seus próprios bolsos, mas para ajudar seu Partido e movimento. O senhor não pode considerar isso um roubo de banco.

HITLER, Adolf, Documentos da polícia alemã; cit. TOLAND, J.,: 657

MARX convocou todos os operários do mundo para provocar o colapso capitalista. "Unidos, jamais seriam vencidos"; só convencidos. .
Como proceder tão gigantesco projeto o barbudo não logrou bem formular, mas a condenação da burguesia, de modo explícito, logrou motivar ódios recíprocos.
O jogo de forças concebido nesse universo todo dialético constituiu convincente apelo, oportunidade jamais tão latente para que gangsters, fantasiados de heróicos príncipes, tentassem a ascenção ao poder. Eis legitimadas a sordidez e a violência de comunistas internacionalistas, sociais-nacionalistas e, em seguida, declarados fascistas, nazistas e simpatizantes.
O Marxismo introduziu dois axiomas: o de que a sociedade está dividida em classes cujos interesses estão em eterno conflito; e o de que os interesses do proletariado - só realizáveis através das lutas de classes - exigem a nacionalização dos meios de produção, de acordo com seus próprios interesses e em oposição aos interesses das outras classes.
MISES, Ludwig von,
Uma Crítica ao Intervencionismo: 139.
BisMarx tomou a dianteira na terra de MARX. Espertamente o filantropo ofereceu à classe reivindicante a primeira série de concessão de pequenas benesses. Depois mandou os proletários aos campos talados de minas e canhões, para diminuir a despesa:
“Na Alemanha o socialismo está impregnado do mesmo espírito despótico. O militarismo prussiano é o irmão inimigo do marxismo”. (SEIPPEL, P., cit. SOREL, G., Reflexões sobre a Violência, apêndice III: 314)
Depois de apanhar dessa Prússia, o marxista GEORGE SOREL sugeriu que a França poderia ser submetida pelos seus operários, desde que ordenados tal qual o Império Romano - uma arquitetura de ataque dividida em falanges, e assim os sindicatos foram paulatinamente engrossados.
ROSA DE LUXEMBURGO (Ao Conselho Nacional do Partido dos Trabalhadores Francês, 1901) tratava da mobilização:
A França hoje é o campo experimental dos assim chamados 'métodos práticos' do socialismo, que propõem, não destruir a sociedade capitalista, mas infiltrá-la, fundir-se com ela em uma mistura composta. Camaradas, vocês estão lutando hoje um combate difícil; vocês estão nos postos mais expostos na defesa das várias bases da emancipação proletária: a luta de classes. É em nome, no interesse de todos – da democracia socialista internacional – que vocês defendem o futuro do socialismo na França.
Os grandiosos Jogos Olímpicos já tinham demonstrado as vantagens da paz, carreando a fraternidade e a prosperidade ao francês do XX recém nascido.
LENIN teve a chance de usar direto o esquálido exército arregimentado e refugado da I Grande Guerra, suficiente para surpreender os espraiados e desarmados agricultores russos. A Bolchevique foi uma ópera de sangue, por isso tão fácil quanto covarde, e alarmou o mundo inteiro. O preço do cumprimento da prediçaõ marxista fora longe demais. Não obstante, os operários ficariam a ver navios, enquanto a Nomenklatura se instalava nos cômodos palacianos.
Para evitar o descalabro, Prussianismo e Socialismo (1919), de SPENGLER (cit. RICHARD, L.: 248), recomendou aos alemães uma organização mais rigorosa, porém ainda capitalista. Tal qual a formulação de MAX WEBER, o projeto somente seria realízável sob a égide de um senhor. Ainda deveria caber à Alemanha salvar o ocidente, desde que eliminasse a luta de classes.
“Difundiu-se rapidamente a lenda de que a nação havia sido 'apunhalada pelas costas' pelos socialistas e judeus do governo.” (BURNS Edward McNall, LERNER Robert E. e STANDISH, Meacham: 702)
Não era lenda. L. TROTSKI participou do levante, para o protesto de WEBER (cit. DIGGINS, J.: 271):
“Com a típica vaidade de um literato russo, ele queria mais e esperava, por meio de uma guerra de palavras e do mau uso de certas palavras como 'paz' e 'autodeterminação', desencadear a guerra civil na Alemanha. “
Assim é que os operários foram batendo as cabeças, ora à esquerda, pra à direita, mas sempre conduzidos pelos bretes, e constantemente ludibriados com novidades.
Apesar do auxílio soviético, a rebelião foi esmagada. A agitadora internacional. ROSA DE LUXEMBURGO e o camarada KARL LIEBKNECHT ali mesmo tombaram. Tiveram o pouco de suas vidas jogadas em vão.
O ambiente se adequava à demência de ambos os lados, confirmando os prenúncios de SEIPPEL e SPENGLER. Mister a presença do pai, o paladino, o herói, o exemplo do super-homem esperado:
Ao se dedicar a um estudo do mundo contemporâneo, Weber concluiu ser inevitável que as sociedades caissem, cada vez mais, sob a influência de burocracias crescentes e potencialmente totalitárias. Reconhecendo o grau em que isso poderia ameacar a liberdade humana, Weber postulou a idéia da liderança 'carismática' como meio de fugir a mortífera tirania do controle estatal. O próprio Weber admitia os perigos, assim como as vantagens da autoridade carismática, perigos estes que as carreiras de Hitler e Mussolini logo tornariam gritantes.
BURNS Edward McNall, LERNER Robert E. e STANDISH, Meacham: 710
Na cervejaria de Munique, então, sentaria esse senhor reivindicado, liderando uma mesa com sete serviçais, a fundar a obra requerida por HEGEL, FICHTE, WEBER, e de certo modo até SPENGLER. O Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães nascia com o nome sugerido, e já com chefe: o prático e carismático cabo ADOLF.
SCHAWRTZENBERG (Roger-Gérard, Sociologia Política: 290) relata o modo de impregnação do engodo:
A classe capitalista alemã aceitou, sem reticências, esta ideologia racista, como 'guarda-fogo' ao socialismo, como diversão hábil: as infelicidades da Alemanha derivavam, não dos erros de seus dirigentes, mas desse cômodo 'bode expiatório'. Iludindo assim o proletariado alemão, trocando a luta de classes pela luta das 'raças' (isto é, uma realidade concreta por um mito) as classes dirigentes alemãs adquiriam um seguro formidável contra a revolução socialista.
Enquanto naquela estação o botequeiro rabiscava o projeto do trem que iria transportar a explosiva carga nazista, numa plataforma abaixo dos Alpes a loco motiva já tinha sido ligada pelo pioneiro néscio defensor da “pátria, da família e da tradição”, paradoxalmente segundo as adequadas e oportunas plantas marxistas de GRAMSCI e SOREL, a cujo êxito contribuiu seu próprio coração, localizado na Praça de S. Pedro. É o que veremos, na próxima atração..

Nenhum comentário:

Postar um comentário