sábado, 26 de dezembro de 2009

A vida no carrossel

.

O tempo esvai-se logo e deves bem gozá-lo.
A ordem e a disciplina ensinam a utilizá-lo.
Aconselho-te, então, meu muito caro amigo,
A primeiro estudar lógica comigo.
Teu espírito estará por fim bem amestrado
Em botas espanholas muitíssimo ajustado;
E assim já poderá deslizar, num momento,
Nas estradas suaves de todo pensamento
Não andarás indeciso a torto e a direito,
Erradio, a vagar, sem o menor proveito.
MIESTÓFOLIS, por GOETHE
Tempo posto fora é o que mais tem aqui na Terra. A rigor, diante do modo que somos adestrados e encaminhados, apenas um ano seria suficiente para cumprirmos o périplo. O resto é mera repetição.,
Vivemos sobre uma civilização. A cada escavação do metro ou abertura de poços descobrimos uma relíquia. A antigüidade nos enriquece, mas em certo sentido nos impede de viver.
VASSALICO, Vassalis
Co-autor do filme "Z".
As órbitas planetárias sugerem um carrossel, no qual todos embarcamos à incomparável aventura de rodar e parar no mesmo lugar. Eis a desventura.
Se desejássemos retraçar a história do Determinismo, seria preciso retomar toda a história da Astronomia. É na imensidão dos Céus que se delineia o Objetivo puro que corresponde a um Visual puro. É pelo movimento regular dos astros que se regula o Destino. Se alguma coisa é fatal em nossa vida, é porque uma estrela nos domina e nos arrasta. Há, portanto, uma filosofia do Céu estrelado. O Determinismo desceu do Céu à Terra.
BACHELARD, Gaston
É todo esse número geométrico que comanda os melhores e os piores nascimentos. Se os guardiões não o conhecem, juntarão os jovens às noivas na época errada, fazendo com que seus filhos não sejam nem de boa índole nem felizes.
PLATÃO, cit. KELSEN, H., 1998: 180
Somos apenas consequências? Meros passageiros de um gigantesco disco-voador sem destino? Digo, trem-voador, pela falta de mobilidade lateral?
Só podia ser coisa do carma. Este sim, sem a menor dúvida, foi o pior casamento que poderia ter realizado a civilização, detalhe que condena ao infortúnio os descendentes, até a enésima geração.
Ptolomeu partiu do pressuposto de que a Terra era o corpo central e tratou as órbitas dos planetas como ciclos e epiciclos superpostos. Isso lhe permitiu prever eclipses do Sol e da Lua com muita precisão; tanta precisão que, durante 1500 anos, sua doutrina foi considerada a base segura da astronomia.
HEISENBERG, W., A parte e o todo: 43
O pior é que, tirante a alta ciência, em vez de pelo menos tentar quebrar a corrente. resignados marchamos na mesquinharia original, compasso do ritmo espartano, ao gáudio do impostor.
A noção de que a sociedade poderia ser planejada e gerida por engenheiros estava bem de acordo com a tradição francesa, e teria grande impacto no Brasil.
SCHATZMAN, Simon, A força do novo: por uma sociologia dos conhecimentos modernos no Brasil. www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_05/rbcs05_03.htm
Lá se vai a massa, para lá e para cá, amassando tudo.
Volta e meia vem Natal, depois tem carnaval. Quando se perfilam as crianças , atua o coelhinho. E assim vai. Fim do ano, fim de governo, hora de reverenciar os mortos, outra, a Pátria. Até a consciência obedece hora marcada - o dia da Negra lhe chama.
Assim é que conforme a data temos a emoção pertinente, bem programada, delineada ad infinitum. Resta-nos agradecer a providência daqueles antigos guardiões.
Para quem ora importa ainda mais o compasso da hora. Quando badala o sino, ele acorre ao rodeio. Unido, jamais será vencido. A salvo, nova batida sinaliza dispersão. Vira gaita-de-fole, o passista, para narcisista tocador. É certo que no intervalo dos recitais o indivíduo pode tratar de sua sobrevivência, promover alguma briga, quiçá olhar paisagem ou ângulo ainda não apreciados, mas chegado o domingo o carrossel é obrigado a parar. DEUS fez o mundo em sete dias. Mas mes a mes há alguma interrupção extra-rotina, em geral para de novo lembrar de DEUS. É certo que sempre há um alivio em qualquer pitstop, mas também é verdade que se assinalado a grosso modo também pode acarretar danos desnecessários, mormente na urgência de quem quer que seja.
Dessarte restringimo-nos às cíclicas demarcações efetuadas pelo Grande Arquiteto, e depois por nós mesmos, à Sua imagem e semelhança.
Aos católicos o Criador tem capacidade de cortar a vida de quem quiser, no momento que aprouver, e esta constante ameaça lhes torna vulneráveis, totalmente submissos e suscetíveis às determinações formuladas pelos representantes celestiais, mas e o governo, que não se responsabiliza pelo sustento de ninguém, qual razão lhe assiste decretar quando a gente pode trabalhar, e quando o carrossel tem que parar, e a quem ou ao quê devemos venerar? Em nome de quê a sandice?
De todo modo, de novo dizem os astros, a velha estação se faz propícia aos melhores casamentos:
"Para nós, um Ano Novo com um bom encontro de Sol, Mercúrio, Vênus, a Cabeça do Dragão e Plutão no signo do Capricórnio. Uma força a mais para nossa Terra." (ROSA CARMEM, Astróloga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário