domingo, 17 de fevereiro de 2008

Cachorros com problemas de coração

Muitos cães apresentam insuficiência cardíaca. Conforme a raça, a partir dos sete anos já são considerados velhos. Nesta idade, informam os veterinários, é importante o exame cardiovascular. Geralmente essas cardiopatias caninas não são congênitas, e sim adquiridas. A degeneração da válvula mitral, por exemplo, ocorre com mais freqüência em raças de pequeno porte, a cardiomiopatia dilatada (degeneração do miocárdio, em que o coração perde a capacidade de pulsar), em raças de grande porte. www.viaki.com/home/animais/cachorro.php
KATHRYN M. MEURS, (www.animalia.pt - 5/6/2009) cardiologista-veterinária da Washington State University, descobriu o gene mutante causador da cardiomiopatia arritmogénica ventricular direita ou ARVC (arrhythmogenic right ventricular cardiomyopathy) na raça Boxer Para retardar o processo degenerativo, é necessário bem conhecer a patologia.
Existem recursos de medicamentos e alimentação para "prolongar a vida do animal, dando-lhe melhor qualidade de vida. Esta é a função do diagnóstico precoce," informa a doutora Sulbrack à Rede Bandeirantes de Rádio.
Excesso de proteína, sódio, sal, prejudicam a forma canina. O melhor é tratar o cão com uma ração balanceada, recomenda a profissional.
"Há animais que tem apetite caprichoso, e o dono, com pena, satisfaz o desejo do companheiro, assim prejudicando a saúde do amigo", finaliza a dedicada veterinária.
Veja como ficou nosso paciente, depois de
tratar as coronárias, e tomar um banho de loja.

Então é isso: 
saúde para todos,  incluso o melhor amigo

5 comentários:

  1. ola, meu nome é valquiria, tenho uma cadekinha maltez,chamada sandy,com 10 anos, moro em frente a prai, o veterinário disse que ela tem o coração grande. gostaria que me explicase melhor suas causas. e o que fazer para reverter o quadro. obrigada.
    vrgv_sandy@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida senhorita Valquíria,
      Grato pela visita, e confiança.
      Sandy já se encontra em idade bastante avançada. Um Maltês de boa saúde vive em média uns 13 anos. Não poucos cães apresentam dilatação do coração por causa do enfraquecimento dos músculos com o decorrer da idade, embora o fenõmeno não seja assim tão comum em cachorros de pequeno porte. A raça aprecia atividade física. Aprecia corridas sempre que tem espaço. A praia deve lhe ser bastante aprazível, mas, com a velhice, já não pode exagerar, ainda mais com o coração afetado. Para a maioria dos cães o objetivo principal do tratamento é amenizar os sinais decorrentes dessa insuficiência cardíaca tentando-se melhorar a capacidade do coração de bombear o sangue. As perspectivas com relação à cura da enfermidade são geralmente pessimistas, já que a maioria dos cães acaba morrendo devido a esta cardiomiopatia dilatada. Apesar disto, entretanto, muitos cães afetados pela doença podem se beneficiar do tratamento que ajuda no controle, impedindo ainda maior expansão. A doença se caracteriza por uma variedade de alterações do músculo cardíaco que causam insuficiência no bombeamento do sangue. Como o nome indica, as câmaras cardíacas se dilatam ou aumentam e o músculo do coração propriamente dito se torna mais fino e enfraquece, contraindo-se com muito menos vigor do que o normal. Os veterinários contam com alguns instrumentos químicos, medicamentos para tratar das conseqüências dessa insuficiência cardíaca, para tentar melhorar as condições de bombeamento do coração e para normalizar as alterações do ritmo.
      Votos de felicidades.

      Excluir
  2. I have to thank you for the efforts you have put in writing this blog.
    I really hope to view the same high-grade blog
    posts from you in the future as well. In truth,
    your creative writing abilities has inspired me to get my own
    blog now ;)

    my web-site: green coffee extract weight loss

    ResponderExcluir
  3. Greetings from Shannondale, Australia.Does your
    blog get a bunch of junk posts? I'm a blogger too and I'm thinking about how many people have
    the exact same difficulty. Many of us have developed some special processes
    and we are seeking to exchange techniques with others.
    Why not shoot me an e-mail if interested?

    Feel free to surf to my web-site :: nodepositcasinobonuses.webs.com

    ResponderExcluir
  4. At last, after browsing http://allmirante.blogspot.com/ for
    a while, I found a blog from which I was able to actually discover
    useful information in regard to the studies and the knowledge that I want.

    There need to be more things like this on Open Blog

    My web blog ... spca

    ResponderExcluir