quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Um anarquista no caminho darwinista

-
O Príncipe Peter (Piotr) Alexeyeevich Kropotkin (1842-1921), em russo Пётр Алексеевич Кропоткин,ex-integrante do seleto Corpo de Pagens do Czar Nicolau I,não se dirigiu a nenhum paraíso tropical, mas às agruras da Sibéria. O célebre pesquisador comprovou que as espécies bem sucedidas preferiam a cooperação, em detrimento da mútua aniquilação.
O DINÂMICO E ARROJADO pesquisador foi recebido por vários estádios europeus, mas a França o deteve por um lustro. A ousadia de confrontar o parente dos macacos lhe valeu o calabouço. O país de Descartes e Rousseau preferia manter os elevados métodos napoleônicos.
O "anarquista", pioneiro em denunciar a falsidade da teoria darwiniana, tempo em que também era acolhido no seleto círculo de Piotr Ilyich Tchaikovsky, (1840–93)
Na virada do século o Príncipe peregrinou pelo Canadá e Estados Unidos. Tarde demais. O Presidente McKinley recém havia sido assassinado, e Ted Roosevelt, empossado. O "cow-boy de punhos cerrados" assumiu a Casa Branca para torná-la preta. O tosco estivador colheu a lorota darwinista-marxista para nocautear o povo americano, enfiando-lhe a emenda do Imposto de Renda, uma incongruência levada à cabo justamente no point onde se glorifica a renda.
Com a engenharia bismarckiana, Tio Sam enriqueceu. O poder enfeixado deixou o povo dominado. Através do New Nationalism, e depois, do New Deal, de Franklin Roosevelt os americanos foram conduzidos dos belos sonhos aos campos talados de minas e canhões. Bertrand Russel (1872-1970) se reporta à insanidade de Ted:
Gastou bilhões, criou uma enorme dívida pública, mas reanimou a produção e tirou seu país da depressão. Os homens de negócios, que ainda acreditavam na economia tradicional apesar de tão clara lição, ficaram infinitamente escandalizados e, mesmo tendo sido salvo da ruína pela sua política, o amaldiçoaram e o chamaram de “o louco da Casa Branca.
* * *
Kropotkin voltou à Rússia para colaborar com o governo de Kerenski, mas apenas por meses: os cultos bolcheviques graciosamente capturaram o poder, e solaparam todas as luzes. Na escuridão age melhor o ladrão.

Humanismo Libertário & Ciência Moderna chegou a ser editado no Brasil; porém, nosso país também seria dominado, desta feita por um nanico fascista. Diante do marxiano, preferimos as artimanhas de Comte e Sorel. Como ordem e progresso por aqui tem sucesso, o povo virou azeitona de pastel.
Haverá uma nova classe, uma nova hirerarquia de verdadeiros e pretensos sábios e o mundo ficará dividido entre uma minoria que governará em nome da ciência e uma enorme maioria ignorante. Então essa massa ignorante que tome cuidado! Podemos ver como sob todas as fases democráticas e socialistas do programa do sr. Marx sobreviveriam no estado por ele criado e as características cruéis e despóticas de todos os Estados, seja qual for a forma de governo que se utilizam e que, em última análise, O Estado do Povo tão entusiasticamente recomendado pelo sr. Marx e o Estado aristocrático-monárquico mantido com tanta habilidade pelo sr. Bismarck são completamente idênticos tanto nas suas metas internas quanto nas externas. BAKUNIN, MICHAEL, Obras, 1910; cit. WOODCOCK: 128
* * *
A reputação de Kropotkin como preciso geógrafo se deve às profícuas viagens pelo oriente siberiano. O incansável pesquisador vasculhou um raio de 50 mil milhas daquele vasto terreno, ainda praticamente muito virgem. Suas atenções se voltaram sobre as estruturas das cadeias montanhosas e platôs da Ásia Oriental, com isso contribuindo decisivamente para o conhecimento da história da Terra.
O Príncipe russo defendia um sistema de administração pública fundada na idéia de comuna não apenas enquanto unidade administrativa mais próxima do povo e de suas preocupações imediatas, mas também enquanto associação voluntária que reúne os interesses sociais representados por grupos de indivíduos diretamente ligado a eles. A união destas comunas produziria uma rede de cooperações que substituiria o Estado. Curiosamente, foi justo pela união das comunas que os Estados Unidos se tornaram desse modo batizados! Longe de ser desenvolvida através da competição, a seleção natural procura um meio de evitá-la.
Seu Auxílio Mútuo não continha serventia. Destarte, o dedicado pesquisador foi simplesmente rotulado "Príncipe Anarquista", uma conotação pejorativa que frustrou a civilização de melhor se aproximar da realidade.A utopia fez a Rússia entrar na fria; e o mundo, na agonia.
Que entrem os comerciais, por favor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário