domingo, 17 de fevereiro de 2008

Museu do Futebol Brasileiro

-
A HISTÓRIA DO FUTEBOL brasileiro poderá ser admirada em São Paulo, precisamente no estádio do Pacaembú*. O prédio terá quatro andares, com escadas rolantes. O visitante poderá usufruir de caprichado som ambiental, se sentir em pleno dia de clássico. - - -
Logo na entrada estarão os souvenirs dos cem maiores clubes. Salas especiais merecerão Pelé e Garrincha.
As dependências abrigarão uniformes usados ao longo das décadas, bem como farto material jornalístico, cines, documentários, troféus e audio-visuais, além de bolas do século passado, da época que locutores se referiam à "gorduchinha" como balão-de-couro.
Vídeos com memoráveis frangos, magníficos gols e jogos inesquecíveis farão parte do acervo, além da devida homenagem ao Pacaembú.
Naturalmente a brilhante trajetória da Seleção Canarinho receberá o maior destaque. (Resta saber se em alguma parede poderemos apreciar pelo menos a fotografia do troféu mais valioso que Féliz hc tão bem soube conquistar: o porta-aviões, que recebemos da França em troca daquela Copa do Mundo, a da bobeira.)
O museu terá em seu interior um restaurante temático, com cardápio variado, além de lojas com souvenirs, bem como outros departamentos correlatos.
Cada clube tem sua história, mas a interação com "o museu colocará o futebol brasileiro em outro patamar", garantem os idealizadores.
A partir de março o projeto terá um site, no fito primordial de receber as doaçoes de material dos cem maiores clubes brasileiros. O Íbis, de Pernambuco, o pior time do mundo, contudo, já se antecipou, sendo a primeira entidade a contribuir com a iniciativa, mercê de um prosaico boné.
A inauguração do Museu está prevista para antes do fim-de-ano.
Tirante o carnaval, nada mais lúdico para mover o público brasileiro do que o esporte bretão.
Cumprimentos à Fundação Roberto Marinho** pela iniciativa, aos paulistanos pelo interesse, aos brasileiros, e aos turistas internacionais, que poderão apreciar a magnífica trajetória dos 100 melhores clubes, desde o Íbis ao Flamengo, Botafogo, Corinthians, São Paulo, ao Esquadrão de Ouro.


Aprecie:
SP festeja memórias de Einstein e do Futebol
__________
* Em tupi-guarani significa "terras alagadas". Foi inaugurado em 27 de abril de 1940. Era considerado na época o maior e mais moderno estádio de futebol da América do Sul, com capacidade para acolher 70 mil pessoas.
**A instalação do museu terá ainda a parceria do Banco Real, Telefônica, AmBev, com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Ministério da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário