segunda-feira, 6 de abril de 2009

O Socialismo de J. Locke - cap. 2 - A tônica da chicana platônica




E como se desce, desse mundo de ironia e razão e veridicidade, ao reinado do sábio de Platão, cujos poderes mágicos o elevam muito acima dos homens comuns, embora não tão alto que dispense o uso de mentiras ou despreze o triste mercado de cada curandeiro, a venda de feitiços, de encantamento e criadores de raça, em troca de poder sobre seus concidadãos! PEREIRA, J.C., Epistemologia e Liberalismo - Uma Introdução a Filosofia de Karl R. Popper: 153
O homem bom também quer ser verdadeiro e crê na verdade de todas as coisas. Não só da sociedade, mas também do mundo... De fato, por que razão o mundo deveria enganá-lo?
NIETZSCHE, F., O livro do filósofo: 55

Admiro RICHARD DAWKINS, que ainda não li: Deus é um delírio. (Companhia das Letras: 2007) Mas se não for, nem vem ao caso, a não ser para nos alertar sobre a necessidade de nos livrarmos da fé: ela nada mais é do que uma flagrante manifestação de preconceito, ainda que possa ser tomado genuinamente virtuoso. Viver é melhor que sonhar. Não chego a tanto, mas BERTRAND RUSSELL (p. 21), também detonou: “Se houvesse um Deus, ele (ou ela, aquilo, ou eles) deveria ser julgado por crimes contra a humanidade.”
Não há como detê-Lo num mero banco de réus, não porque Ele propriamente não exista, mas porque, felizmente, ele nada tem de semelhança conosco, ainda que os romancistas da Bíblia jurem tê-Lo visto vagando. Era apenas a sombra de PLATÃO:
Tanto o platonismo quanto o cristianismo distanciam os seres humanos do meio que os rodeia. A natureza e a experiência eram encaradas como o mundo das modificações perturbadoras, o mundo do erro e do caos. Para o cristianismo, a dúvida e a incerteza são obra do diabo.ZOHAR, D., O Ser Quântico, Uma visão revolucionária da natureza humana e da consciência, baseada na nova física: 188..
O cruel efeito de PLATÃO
Até o Renascimento, o Ocidente praticamente desconhecia Platão. Mas alguns manuscritos gregos, comprados em Constantinopla, mudaram esse cenário. Entre eles, levados a Florença em meados de 1430, estava nada mais nada menos do que a obra completa de Platão.
ABRÃO, B.: 136
.
As "ciências" e a política enveredaram por este reino da ilusão:
A Academia Platônica, fundada por Marsilio Ficino, com consentimento de Cosme de Medici, elabora com efeito uma doutrina destinada a uma larga difusão, por longo tempo benéfica à manutenção da hegemonia cultural florentina, mas da qual os Medici são os primeiros a tirar vantagem concretamente.LARIVAILLE, P.: 161.
No meio dos primatas, qualquer retórica era forte para configurar o coletivismo extremado: :
A marca da filosofia platônica é um dualismo radical. O mundo platônico não é um mundo de unidade, e o abismo que, de diversas formas, resulta dessa bifurcação, surge em inúmeras formas.
KELSEN, H., 2001:81
A sociedade grega e romana se fundou baseada no princípio da subordinação do indivíduo à comunidade, do cidadão ao Estado. Como objetivo supremo, ela colocou a segurança da comunidade acima da segurança do indivíduo. Educados, desde a infância, nesse ideal desinteressado, os cidadãos consagravam suas vidas ao serviço público e estavam dispostos a sacrificá-las pelo bem comum; ou, se recuavam ante o supremo sacrifício, sempre o faziam conscientes da baixeza de seu ato, preferindo sua existência pessoal aos interesses do país.
TOYNBEE, Arnold J., Estudos de História Contemporânea - A civilização posta a prova: 196.
O Secretário dos Médici foi primeiro no canudo.
No entanto, a fôrça corrosiva do pensamento e do estilo de Maquiavel ultrapassaram, de infinita distância, o objeto do momento. Por ter realçado tão cruamente o problema das relações entre a política e a moral; por ter concluído, em 'uma cisão profunda, uma irremediável separação' (Jacques Maritain) entre elas, O Príncipe atormentou a humanidade durante mais de quatro séculos. E continuará a atormentá-la, senão 'eternamente', como se disse, - ao menos enquanto essa humanidade não tiver analisado inteiramente certa cultura moral, herdada, no que diz respeito ao Ocidente, de alguns Antigos célebres, e, sobretudo, do cristianismo.CHEVALLIER, JEAN-JACQUES, As grandes obras políticas de Maquiavel a nossos dias: 46
A atenção de MAQUIAVEL, voltada com tal intensidade ao capricho do Rei e do Estado, deu-le fama“criador” do termo, embora entendamos que Platão é quem mereça a primazia:
E foi precisamente Maquiavel, consoante patenteamos na Introdução acima, que, de modo pioneiro, conferiu a palavra Estado seu significado autêntico, ao cunhá-la e imprimir-lhe essência e conteúdo, embora sem apresentar propriamente uma definição.
CASSIRER, ERNST, cit. BASTOS, CELSO RIBEIRO, Curso de Direito Constitucional, Introdução: 5
SANTI ROMANO (cit. idem, ibidem) adere:
“Na literatura científica a palavra Estado foi pela primeira vez empregada no sentido coincidente ao do moderno por Maquiavel.”
É semântica, apenas. O sentido coincide com o arcaico. Mas o que vinha a ser “Estado” ao oportunista renascentista? Ele mesmo responde:
“Todos os Estados, todos os domínios que têm tido ou têm império sobre os homens são Estados, e são repúblicas ou principados.” ( MAQUIAVEL, NICOLAU, O Príncipe, cap. A Arte da Guerra, (1521), cit. D ' ELIA, ANTÔNIO: 24)Ou seja, Estado é um instrumento de dominação, por lei instituída ou vontade da milícia. Como Esparta, mas principalmente tal qual Siracusa, no sul italiano, onde PLATÃO sentou praça secundando Dioniso, o Tirano, por ser amante de seu filho, DION. Imagino quê exemplo de administração!
Se isso for Filosofia, Sociologia, Escola de Direito, Antropologia, algo de ético, econômico, matemático, ou científico, pode me tirar o tubo.
* * *
Quase junto a Mauquiavel, veio o cônego MIKOLAJ KOPERNIK. A matemática, até então tomada demoníaca, com ele & com COPÉRNICO passou a ser descrita como método predileto do grande Arquiteto do Universo; e como tal, imperioso:
E no meio repousa o Sol. Com efeito, quem poderia no templo esplêndido colocar essa luminária num melhor lugar do que aquele donde pode iluminar tudo ao mesmo tempo? Em verdade, não foi impropriamente que alguns lhe chamaram a pupila do mundo, outros o Espírito, outros ainda o seu reitor.
COPÉRNICO,
cit. CHÂTELET, F.: 49
Imensa leva logrou sucesso na avenida. A começar pelo especial, ao pleitear entrada na famosa Academia para ganhar um subsídio:
"Galileu era um ótimo marqueteiro. As luas de Júpiter que descobriu ele até chamou de astros mediceus, em homenagem ao grão-duque da Toscana, Cosimo de Medici, a quem pretendia pedir um emprego." (NAPOLEÃO, Tasso, Astrônomos querem 1 milhão de brasileiros olhando para o céu. - Estadão, 17/1/2009)
* * *
"Apoiado no ombro dos gigantes" (1) entre os quais o carrasco da natureza FRANCIS BACON, e o exumador DESCARTES, o “incomparável NEWTON(2) catapultou o cientificismo em voga à direção metafísica hegemônica.
A mecânica prometia um poder de previsão vastíssimo, todas as informações possíveis sobre o passado e o futuro do Universo:
Para construir esse sistema com todos seus movimentos, foi necessário uma Causa que compreendeu e comparou as quantidades de matéria dos vários corpos diferentes; essa causa não pode ser uma simples conseqüência cega do acaso, mas sim uma especialista em mecânica e geometria.
Antes de tudo, inclusive da disseminação da fé, os artífices visavam e souberam se valer de reais benesses. O próprio NEWTON logrou gerir a Casa da Moeda, vê se pode! Não diferente foram os "profissionais", em profusão, que se sucederam desde então, na mais completa obssessão pela matéria, e subversão não só das ciências, mas antes de tudo, do bom senso, da ética, do humanismo, do relacionamento social, da Ciência Política, enfim, que a tudo sobrepuja.
No decorrer do século XIX, a orientação mecanicista tomou
raízes mais profundas - na física, química, biologia, psicologia
e nas ciências sociais.
LEMKOW, ANNA:
86
As Ciências Jurídicas, a Economia, a Sociologia, a História, e sei-lá mais quantas se refastelaram nas veredas:
A ética dominante na História da Humanidade foi uma variante da doutrina altruísta-coletivista, que subordinava o indivíduo a alguma autoridade superior, mística ou social. Conseqüentemente, a maioria dos sistemas políticos era uma variante da mesma tirania estatista, diferindo apenas em grau, não em princípio básico, limitada apenas pelos acidentes da tradição, do caos, da disputa sangrenta e colapso periódico. RAND, A.: 118.
Do portão da Academia, elenco os mais salientes condutores do cordão do desatino, entre incontáveis porta-estandartes, por ordem de apresentação: de certo modo, TYCO BRAHE, KEPLER, & GALILEU; e completamente, os mestre-salas BACON, DESCARTES, HOBBES, BODIN, BOUSSUET, NEWTON, ROUSSEAU, LAMARCK, MALTHUS, LAPLACE HEGEL, COMTE, FICHTE, HERDER, SAVIGNY, AUSTIN, YHERING, DARWIN, BENTHAM, MILL, MARX, DURKHEIM, SOREL, DILTHEY, NOVIKOW, WEBER, KARNAP, FREUD, e KEYNES.
Além de se valerem do misticismo cientístico, as efemérides tinham muito mais em comum: tirante alguma rara exceção, eles apreciavam morar em palácios; e faziam qualquer negócio para satisfazer este intento.
O resultado não poderia ser mais catastrófico:
Grande parte da moderna sociologia, da pedagogia e toda a psicologia da pessoa derivam desta linha de pensamento, assim como nossa violência característica do século XX, uma reação natural diante de tamanha impotência. Foi igualmente afetada nossa atitude em relação à natureza e ao mundo material. Se nossa mente, nosso consciente é totalmente diferente de nosso ser material, como argumentou Descartes, e se a consciência não tem nenhum papel a desempenhar no Universo, como sugere a física de Newton, que relacionamento podemos ter com a natureza ou com a matéria? Somos alienígenas num mundo alienígena, situados à parte dele e em oposição a ele, nosso ambiente material.LYOARD, JEAN-FRANÇOIS, A Fenomenologia; cit. DESCAMPS, C., : 25

No despertar do XX, contudo, já resplandecera o bizarro:
O princípio criador reside na matemática; sua certeza é absoluta, enquanto se trata de matemática abstrata, mas diminui na razão direta de sua concretização. EINSTEIN, ALBERT cit. MONTEIRO: 51
Diante disso, ainda somado às magnitudes da Quântica e da Relatividade, o trem cientístico miserável e irremediavelmente se arruina.
VERNON ROWLAND (TELLES JR., GOFFREDO, O Direito Quântico: 48/56), da Case Western Reserve University, constata a mais prosaica impropriedade contábil-cartesiana:
O todo é maior do que a soma de suas partes. A cooperação parece ser uma chave; quanto mais complexo um sistema, maior seu potencial de autotranscedência... Na verdade, nem o corpúsculo, nem o campo é a coisa fundamental. Ambos, em igual medida, são aspectos da matéria. São as duas formas fundamentais e primárias da matéria como tal. A estrutura da partícula é um reflexo de suas interações.
Malgrado ainda campear certa ignorância espraiada, não há escapatória. A microequação simplesmente arrasa o mico marxista, e muito mais: posto a matéria intrínseca ser energia, porque atômica, o materialismo não possui, sequer, objeto._________________
2 -Célebre oração de Newton: "Se fui tão longe foi porque estava apoiado no ombro de gigantes." Arthur Koestler analisa os “gigantes”: primeiro, Johannes Kepler: "uma mente para a qual toda a realidade última, a essência da religião, da verdade e da beleza estava contida na linguagem dos números." Depois, Galileu Galilei e René Descartes: "prometeu reconstruir o universo inteiro a partir apenas de matéria e extensão e que inventou a mais bela ferramenta de raciocínio matemático, a geometria analítica". (The Sleepwalkers)
3- Como John Locke, em tom jocoso, ou respeitosamente, lhe chamava.

Leia:

Nietzsche: a consciência de um louco


Aprecie completo:..............

O socialismo de J. Locke

Leia, também:


.
.


,
,
,
,,,
,,,


Nenhum comentário:

Postar um comentário