Ao completar 400 anos a senhora Astronomia deu partida às 100 horas comemorativas (sorry).O Ano Internacional de Astronomia foi proclamado pela ONU em 20 dezembro 2007. O IYA2009 objetiva estimular o interesse mundial pela ciência.
Até dia cinco incontáveis equipamentos estarão à disposição dos povos para compartilharem experiências e maravilhas celestes. Astrônomos profissionais e amadores, clubes e outros grupos jubilados cederão seus telescópios em lugares públicos para permitir que um máximo de gente possa olhar os céus. A efeméride reunirá 10.000 astrônomos, de todas as nações do mundo.
Entre os mais salientes, participam os telescópios Gemini e Keck baseados no Havaíi; o Anglo-Australiano; o situado nas Ilhas Canárias; de Calar Alto, na Espanha; o grande telescópio africano do sul; muitos obervatórios chilenos, entre os quais o ESO'; telescópios baseados no espaço tais como o telescópio espacial de NASA/ESA Hubble, ESA MMX-Newton e integral, e muito mais. "Em torno do mundo em 80 Telescópios", incluindo a Antártica.
.
Tema central: Descobre teu Universo.,
,
,
,
O Diretor do Observatório de Calar Alto (a 2150 metros de altitude, em Almeria, Andaluzia, na Espanha) adianta: 'Vamos estar estar cheio de estudantes dos últimos anos do ensino secundário na área de Ciências que fazem o trabalho de iniciação à investigação'..Sair de casa, olhar através de um telescópio e sentir que fazemos parte de um planeta é o que se espera que as '100 Horas de Astronomia' consigam fazer. A ideia é 'levar a Astronomia a todo o mundo, em diversos eventos, para que as pessoas tenham oportunidade de vivê-la em várias vertentes, de uma forma concentrada'.
http://100horasdeastronomia.blogspot.com
S
Sidereus Nuncius (Mensageiro das Estrelas), revela as observações feitas por Galileu em 1609:
“A lua é rústica, cheia de cavidades e proeminências, não muito diferente da face da Terra”..
M
.
A famosa lente de Galileu
.
Mais de 1500 eventos estão registrados através de 137 países e este número deve aumentar diariamente. A celebração é iniciativa conjunta da ONU, Unesco e da União Astronômica Internacional (IYA).
No Brasil o programa conta com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, e inclui aproximadamente 200 eventos. O mais popular busca "oferecer a pelo menos 1 milhão de brasileiros a oportunidade de ver o céu por meio de um telescópio pela primeira vez."
Se for o mesmo espírito que levou o governo anunciar também a construção de 1 milhão de casas, o que nos cabe é mesmo ver estrelas, mas a olho e corpo nú.Sobre a construção de 1 milhão de casasO eclipse da Ciência
O "espanto" da Gravidade..
.
Site oficial: http://www.astronomy2009.org/ ..
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Iniciadas 100 Horas da Astronomia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário