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O carma ocidental - 3. A cisão pela religião
Aí está a fera que, com sua afiada cauda, trespassa as montanhas e derruba as muralhas e as armas;aí está a que corrompe o mundo inteiro. ALIGHIERI, Dante, A divina comédia:63
A ênfase excessiva na análise (na parte) conduz ao reducionismo escotomizante, enquanto a focalização unilateral na síntese conduz ao globarismo obscurecedor. Existe uma polaridade onde a totalidade é vista pelos elementos, e vice-versa, formando um círculo que determina a reciprocidade da parte e da totalidade. JASPERS, KARL Psicopatologia Geral, Ed. Atheneu, 1987, Vol I: 40
É certo que a característica do corpo vivo é sua energia, entendida como alma, mas ela não pode ser separada da matéria, por ser estado da matéria. E a matéria em si não pode ser desprovida da energia, ou da alma, porque é sua expressão, ainda que efêmera..
Pode-se até divisar uma onda no mar, mas ela não é separada do meio pelo qual ela existe. O fato da lua conservar seu lado escuro não significa que tenha dupla personalidade. Se E=Mc2, a contraposição entre energia e matéria, ou entre alma e corpo, é flagrantemente não só inapropriada, como totalmente desprovida de sentido. No entanto, as divisões continuam a ser estimuladas, e perfeitamente aceitas, especialmente na imaginação popular, impregnada no "inconsciente coletivo" como de modo um tanto arbitrário identificava Jung, - esquerda/direita, norte/sul, frio/calor, líquido/sólido, gente/habitat.
Gostamos das delimitações, das classificações, das hierarquias, das identidades claras. O essencial do esforço ocidental é afinal de contas nos traçados de fronteiras.. Trata-se sempre, para nós, de esclarecer os contornos de uma idéia, de um objeto, de um projeto, de uma ato. Nós nos esforçamos de estabilizar esses contornos e de operar escolhas. Por exemplo: entre o verdadeiro e o falso, o justo e o injusto, o homem e a natureza, os fiéis e os infiéis. www.expressaototal.blogspot.com/2008/01/espiritualidade-asitica.html
Grande parte da moderna sociologia, da pedagogia e toda a psicologia da pessoa derivam desta linha de pensamento, assim como nossa violência característica do século XX, uma reação natural diante de tamanha impotência. Foi igualmente afetada nossa atitude em relação à natureza e ao mundo material. Se nossa mente, nosso consciente é totalmente diferente de nosso ser material, como argumentou Descartes, e se a consciência não tem nenhum papel a desempenhar no Universo, como sugere a física de Newton, que relacionamento podemos ter com a natureza ou com a matéria? Somos alienígenas num mundo alienígena, situados à parte dele e em oposição a ele, nosso ambiente material.
ZOHAR, DANAH: 191
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O movimento profundo, na Ásia, é exatamente o contrário: trata-se de apagar as barreiras, as distinções, de dissolver ou de afastar o sujeito fechado, o conceito que resiste, as aparentes contradições que bloqueiam o movimento. Último objetivo: a fusão com o Todo, a inserção imediata em um real fluido e movediço. Chegar a esse estado onde todas as fronteiras param ou se apagam, viver nessa indistinção suprema, tal seria a sabedoria. www.expressaototal.blogspot.com
.Vernon Rowland, da Case Western Reserve University (cit. TELLES JR. Goffredo, O Direito Quântico: 48) constata o monumental equívoco que nos acomete:
“O todo é maior do que a soma de suas partes. A cooperação parece ser uma chave; quanto mais complexo um sistema, maior seu potencial de autotranscedência.”
Não há, pois, que se realizar a divisão cartesiana: “Na verdade, nem o corpúsculo, nem o campo é a coisa fundamental. Ambos, em igual medida, são aspectos da matéria. São as duas formas fundamentais e primárias da matéria como tal. A estrutura da partícula é um reflexo de suas interações.” (Idem: 56) Pois foi o Gênesis que já saiu lascando peças independentes, contrapostas:
No Princípio Deus criou o céu e a terra. A terra, porém, estava informe e vazia, e as trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus movia-se sobre as águas. E Deus disse: Exista a luz. E a luz existiu. E Deus viu que a luz era boa; e separou a luz das trevas. E chamou a luz de dia, e as trevas noite. E fez-se tarde e manhã: o primeiro dia.
Nosso traço foi desse modo transviado: “Durante seu desenvolvimento pelo pensamento grego, a filosofia da natureza enveredou por um caminho equivocado. Esse pressuposto errôneo é vago e fluído no Timeu, de Platão.”
Foi a tradição judaico-cristã que estabeleceu o tempo linear (irreversível) de uma vez por todas na cultura ocidental... O tempo irreversível influenciou profundamente o pensamento ocidental. Preparou a mente humana para a idéia de progresso, para o conceito de tempo profundo, para a surpreendente descoberta dos geólogos de que a evolução humana é apenas um episódio recente e curto na história da Terra. Preparou o caminho para a evolução de Darwin, que fala de nossa união com criaturas mais primitivas através dos tempos. Em resumo, o advento da idéia de tempo linear e da evolução intelectual desencadeada por essa idéia corroborou a ciência moderna e a promessa de melhoria da vida na Terra
COVENEY: 22
A “engenharia teológica" submeteu o homem ao infinito pêndulo."Tudo é duplo no homem, tudo se joga entre o tempo e a eternidade. Só o amor, que surge como raiva, libido, arrebatamento ou delírio divino, pode rasgar o reino da necessidade." (CHÂTELET, F.: 43)
Assim dilacerado entre o desejo de eternidade e a solicitação do corpo, jamais o pobre homem poderia superar a contradição, se pelo menos sua alma não fosse voltada ao divino; ou ao soberano:.
Com efeito, quase todos os vícios, quase todos os erros, quase todos os preconceitos funestos que acabo de pintar deveram seu aparecimento, ou sua duração, ou seu desenvolvimento à arte da maioria de nossos reis de dividir os homens para governá-los mais absolutamente.
TOCQUEVILLE, A., 1997, cap. XII: 139
Como qualquer um que fale em amor ganha lá seu favor, Platão, pela abóbora-prima, ainda logra levar o ocidente de roldão:
Deus, vendo a noção individual ou a ecceidade de Alexandre Magno, nela vê ao mesmo tempo o fundamento e a razão de todos os predicados que verdadeiramente dele se podem afirmar, como, por exemplo, que vencerá Dario e Poro, e até mesmo conhecer nela a priori se morreu de morte natural ou envenenado, o que nós só podemos saber pela história. Quase como é razoável e certo que Deus fará sempre o melhor, embora o menos perfeito não implique contradiçãoLEIBNIZ, G.; Discurso de Metafísica
"Os padres Fábio de Mello e Marcelo Rossi lideram o ranking dos que mais venderam CDs em 2008, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Discos." (Folha de São Paulo, ontem, 16/4/2009)
.Mesmo os ateus estão de acordo acerca de que não há coisa que mais mantenha os Estados e as Repúblicas do que a religião, e que esse é o principal fundamento do poderio dos monarcas, da execução das leis, da obediência aos súditos, da reverência dos magistrados, do temor de proceder mal e da amizade mútua para com cada qual; cumpre tomar todo o cuidado para que uma coisa tão sagrada não seja desprezada ou posta em dúvida por disputas; pois deste ponto depende a ruína das Repúblicas.BODIN, JEHAN, cit. CHEVALLIER, Tomo I: 55
Hegel vê em Platão uma dialética positivo-especulativa, uma dialética tal que não conhece contradições objetivas somente por abolir sua pressuposição, mas que compreende ademais a contradição antitética do ser e do não-ser, da diferença e da indiferença. Para esta interpretação da dialética platônica Hegel se inspira, sobretudo, no Parmênides de Platão.GADAMER, HANS GEORGE, in LUFT, E.: 64
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