terça-feira, 7 de abril de 2009

O Socialismo de J. Locke - 4. Luzes ao fog

A consequência neoliberal (Obra em andamento)

Newton, perdoa-me; descobriste o único caminho que na tua época era possível para um homem com os mais elevados padrões de pensamento e criatividade. Os conceitos que criaste guiam ainda hoje o nosso pensamento em física. Sabemos, no entanto, que tem de ser substituído por outros, mais afastados da esfera da experiência imediata, se aspiramos a uma compreensão mais profunda das relações. EINSTEIN, A

NO RESCALDO DO INFERNO londrino, incêndio do longínquo 1666, curiosamente o 666 da besta mencionada pela Bíblia, os ingleses conquistariam independência, justamente rompendo com a impostura romana. Até então o poder era exercido por espúria associação entre o real e virtual, ou seja, através de Rei preposto pelo Vaticano. Isso haveria de mudar. Vickings, celtas, anglo e saxões não se prestavam a ovelhinhas. Willie preferia a biodiversidade:
Naquele cadinho de idéias, naquele pulular de seitas religiosas e de movimentos políticos que foi a revolução puritana, abriram caminho todas as idéias de liberdade pessoal, de religião, de opinião e de imprensa destinadas a se tornarem o patrimônio duradouro do pensamento liberal.
BOBBIO, N. 1993:50
Por bizarro, mas não mera coincidência, no próprio estádio de Newton o mecanicismo não fazia goal:
Na Grã-Bretanha, contudo, em particular no final do século XVII, a metáfora do relógio foi tratada com muito mais ambivalência do que no continente. O relógio sempre apareceu ali como uma metáfora de arregimentação e compulsão irracional.
HENRY: 100
Após séculos, então coincidindo com as elucubrações darwineanas, a Grã-Bretanha até veio a venerar o instrumento, e erigiu o Big Ben.
A razão da antiga desconfiança se devia precisamente aos faróis do Iluminismo. Vai ver, tinham melhor discernimento do que seus mais modernos descendentes:
Foi a tradição judaico-cristã que estabeleceu o tempo linear (irreversível) de uma vez por todas na cultura ocidental... O tempo irreversível influenciou profundamente o pensamento ocidental. Preparou a mente humana para a idéia de progresso, para o conceito de tempo profundo, para a surpreendente descoberta dos geólogos de que a evolução humana é apenas um episódio recente e curto na história da Terra. Preparou o caminho para a evolução de Darwin, que fala de nossa união com criaturas mais primitivas através dos tempos. Em resumo, o advento da idéia de tempo linear e da evolução intelectual desencadeada por essa idéia corroborou a ciência moderna e a promessa de melhoria da vida na Terra.
COVENEY: 22
São referenciais; porém, se navegar tem que ser preciso, viver, felizmente, não. A cadência da hora tem lá seu valor sociológico; mas, convenhamos, oprime, embreta, sufoca, condiciona. Também engarrafa como nada mais. Ela equivale a do quartel, à ordem e progresso, só não se sabe do quê, muito menos de quem. Aliás, eu sei. Mas não digo.
.
O tempo não é absoluto, não obedece relógio, nem é único, porque depende do espaço. O tempo é elástico. E o espaço não é estanque, porque depende da matéria nele inserido.
Todo homem possui sua finalidade particular, de modo que mil direções correm, umas ao lado das outras, em linhas curvas e retas; elas se entrecruzam, se favorecem ou se entravam, avançam ou recuam e assumem desse modo, umas com relação às outras, o caráter do acaso, tornando assim impossível, abstração feita das influências dos fenômenos da natureza, a demonstração de uma finalidade decisiva que abrangeria nos acontecimentos a humanidade inteira.
NIETZSCHE, F. W., Da utilidade e do inconveniente da História para a vida: 74,
.
Portanto, nada é igual, muito menos absoluto, em nenhum lugar. Eis a impossibilidade da Justiça, fatalmente incapaz de coletar a incomensurável incidência de aleatórios vetores em cada ação individual, que dirá coletiva.
De fato, foi o cristianismo quem incitou o indivíduo a constituir-se em juiz de todas as coisas, a mania de grandeza converte-se em quase um dever.
NIETZSCHE, Friedrich, Vontade de Potência, Parte 2: 205
O que pode nos salvar é a ética, que lhe precede tanto em simplicidade quanto em eficácia, desde que instruídos de modo compatível com o anseio da humanidade, e não apenas à mercê da insaciável volúpia dos pastores do pasto-verde. Desenvolvo esses temas em meia dúzia de approaches, entre os quais, Do conceito de justiça.
Penso em estabelecer, ainda, a total impropriedade de entregarmos ao Estado ou às corporações religiosas a formação de nossos filhos. (Academia Shopping Center)
A catarse é absurda, mas se os trens sóem rumar para Auschwitz, ao que cabe não me acometem dúvidas:
Tanto o platonismo quanto o cristianismo distanciam os seres humanos do meio que os rodeia. A natureza e a experiência eram encaradas como o mundo das modificações perturbadoras, o mundo do erro e do caos. Para o cristianismo, a dúvida e a incerteza são obra do diabo.
ZOHAR, D.,
O Ser Quântico, Uma visão revolucionária da natureza humana e da consciência, baseada na nova física:
188..
Felizmente nosso habitat não se apresenta assim tão rudimentar, engrenado do modo costumeiramente proposto, e até apreciado:
Antes pensava-se, por exemplo, que se pudéssemos conhecer todas as partículas e forças do universo, seria possível prever exatamente todo o futuro do cosmo. Já as descobertas do século XX comprovaram que isto é impossível, devido não à nossa ignorância, mas à íntima natureza da realidade.
MEAZZINI, GIULIO, A Trama Profunda do Real; revista Cidade Nova. Vargem Grande Paulista, abril de 2002: 36
Chegamos a uma situação que envolve uma imagem diferente da natureza e, portanto, também da ciência. Não acreditamos mais na imagem do mundo como uma imensa peça de relojoaria. Chegamos ao fim das certezas. Estava implícita na visão clássica da natureza a idéia de que, sob condições bem definidas, um sistema seguiria um curso único e de que uma pequena mudança nos parâmetros produziria igualmente uma pequena mudança nos resultados. Hoje sabemos que isso só é verdade no caso de situações simplificadas e idealizadas
MAYOR: 12
Ademais, não existe a passagem do Tempo. Ele é fixo, ou quase, por maleável, como disse. Mas ele está lá, tanto quanto o espaço. Nós é que passamos por ele, tanto quanto a luz que cruza a atmosfera. Por isso somos nós que nos desgastamos, ao nele imprimirmos nossas digitais; e por ser nele, eternas. Ainda que a religião não acredite, e suplique pela "hora da nossa morte, amém", basta a concepção para jamais desaparecermos. Se E=Mc2, há apenas a conversão, para podermos viajar de montão. E como já estamos no céu, informa Hubble, numa velocidade de 18o mil kms. ao redor do Sol, é bobagem querer ir para lá. Nossos olhos, como aqueles de GALILEU, é que precisam de lentes para enxergar além do horizonte. Garanto que não há nem aquele ameaçador e diabólico despenhadeiro. Isso era conversa para vender as cativas celestiais.
* * *.
No entremeio da tragédia londrina, um ilustre cidadão, de nome ANTHONY ASHLEY COOPER (1621-1683) recebeu o título de Lord SHAFTESBURY. Em seguida, foi aclamado Presidente do Conselho de Colonização e Comércio da Royal Society. Tirante raro newtoniano, a plêiade compunha uma heterogeneidade mutuamente complementar. O think-tank partilhava o segredo: elementos obssessivos não deveriam ali ter acesso; especialmente o célebre criador de caso, digo, do Estado Leviathan:
Shaftesbury se deu conta que as doutrinas de Hobbes solapavam toda a interpretação espiritual do universo e convertiam a moral em simples conveniência. Se deu conta, também, que estas doutrinas e outras parecidas destruíam os estímulos da arte e as grandes obras artísticas da humanidade. A filosofia de Shaftesbury foi planejada para combater a interpretação mecanicista da realidade, mas sobrepujou a filosofia daqueles em seus esforços para salvar as artes dos efeitos das idéias mecanicistas: aspirou fundar bases não só para a verdade e a bondade, como também para a beleza.
BRETT, R. L. La Filosofia de Shaftesbury y la estetica literaria del Siglo XVIII: 32
A sociedade se comprometia a buscar conhecimentos úteis ao progresso do comércio e colaborar para fortalecer os alicerces da religião contra todas as manifestações de ateísmo mecanicista. O exercício da física deveria ser restrito a homens de mentes mais livres; se os mecanicistas fossem elaborar uma física sozinhos, eles a levariam para suas oficinas e a obrigariam a consistir exclusivamente de molas, pesos e rodas.
SCHWARTZ: 44
O mentor de JOHN LOCKE (carta a THOMAS POOLE. - Cit. BRETT, R. L.: 109) discordava frontalmente do incomparável NEWTON, algo que nem o famoso afilhado ousou. Sua intuição, porém, era forte:
Newton é um mero materialista. Em seu sistema o espírito é sempre passivo, espectador ocioso de um mundo externo... há motivos para suspeitar que qualquer sistema que se baseie na passividade de espírito deve ser falso como sistema.
Nas margens do Tâmisa ainda se derramariam algumas viúvas cartesiano-newtonianas: Malthus, Bentham, Mill, Marx; porém graças a Locke os britânicos facilmente contornaram o monumental embuste epistemológico:
O escrito de Descartes se difundiu amplamente no continente, em particular na França e nos Países Baixos, mas não teve o mesmo sucesso na Inglaterra. A filosofia experimental tal como ali se desenvolveu impedia uma aceitação fácil de qualquer sistema dedutivo, e o sistema de Descartes foi considerado tão gerador de dissensões, quanto o sistema extremamente materialista de Thomas Hobbes.
HENRY: 71
VOLTAIRE (Vida e Obra: 25) em reportagem na Inglaterra, bem soube aquilatar, e reverenciar:
"Talvez nunca tenha havido espírito mais sensato, mais metódico, um lógico mais exato que o senhor Locke; não era, contudo, um grande matemático."
Ainda bem.
O socialismo de J. Locke - Introdução

O socialismo de Locke - cap. 1 - A má temática


O Socialismo de J. Locke - 4) Luzes ao fog

O socialismo de J. Locke- 5) O regalo da França

O socialismo de J. Locke 6) A impropriedade comunista

O socialismo de J. Locke- 7) Social; mas por ação individual

O Socialismo de J. Locke - 8) Cesta das paixões: fim de tudo

O Socialismo de J. Locke - 9) Nova Era

O Socialismo de J. Locke - 10) A consequência Neoliberal


_________
Leia:
Nietzsche: a consciência de um louco

Aprecie, completo:.........................

O socialismo de J. Locke


Leia, também:


.
.


,
,
,,,,,,

Google Pagerank Checker
Sobre a Bibliografia da
Nav 's ALL

Nenhum comentário:

Postar um comentário