segunda-feira, 6 de abril de 2009

O socialismo de J. Locke - Introdução

....
Para Mário e Ricardo, flechas de luz no EspaçoTempo.
Abandonar a busca da realidade e do valor absoluto e imutável pode parecer um sacrifício. Mas esta renúncia é a condição requerida para se empenhar numa vocação mais vital - a procura dos valores que podem ser assegurados e compartilhados por todos, porque estão vinculados aos fundamentos da vida social. É uma busca em que a filosofia não encontrará rivais mas sim colaboradores em todos os homens de boa vontade. DEWEY, JOHN (1859-1952)
TAL QUAL RELIGIÃO, as leis de NEWTON não refletem a ciência, mas forjada coincidência. Não fotografam a realidade, mas projetam a crença no céu, para proventos na Terra. O materialismo clássico, qualquer determinismo, enfim, conduz a uma egoísta "teologia" em esteira metafísica, não à Filosofia, que lhes é muito mais ampla, por não exclusivista; e deste modo, superior.
DESDE A PRISCA ERA espartana sói aparecer mosqueteiros empunhando a tocha do coletivismo. É a maior atochada. Ela ilumina apenas o exibicionista:
Para Michaël Zöller, sociólogo alemão da universidade de Bayreuth, o que se chama de Estado é certamente um sistema de interesses pessoais organizados, uma Nova Classe. Como todos nós, sua ambição é aumentar a remuneração e a autoridade. Como classe, ocupam-se, pois, a desenvolver seus poderes.
SORMAN,
GUY, A nova riqueza das nações.
O átomo forma a molécula; o indivíduo, a Nação. E a interatividade faz-se decorrente, naturalmente, per se.
Existe uma acentuada complementariedade entre a condição de agente individual e as disposições sociais: é importante o reconhecimento simultâneo da centralidade da liberdade individual e da força das influências sociais sobre o grau e o alcance da liberdade individual. Para combater os problemas que enfrentamos, temos que considerar a liberdade individual um compromisso social. Essa é a abordagem básica que este livro procura explorar e examinar. A expansão da liberdade é vista, por essa abordagem, como o principal fim e o principal meio do desenvolvimento. O desenvolvimento consiste na eliminação de privações de liberdade que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas de exercer ponderadamente sua condição de agente.
SEN, A. 2000:10
-
“Ninguém duvida de que os indivíduos formam a sociedade ou de que toda sociedade é uma sociedade de indivíduos.” (ELIAS, A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1994: 16)
Para se alastrar de uma doença, bastam poucos corpos; para formar a moda, apenas um sucesso.

Ter mais liberdade melhora o potencial das pessoas para cuidar de si mesmas e para influenciar o mundo, questões centrais para o processo do desenvolvimento.
DAWKINS, R: 369
O socialismo só é viável com essa livre participação, e consequente responsabilidade de cada ser componente do tecido social. Se por ética, interesse, justiça, eficácia ou ventura ainda o desejamos, melhor ele vir por free-way: .
Esta organização não pode ser abandonada à iniciativa dos governos: será alcançada quando os povos tiverem uma vontade firme e ativa, porque é renovação radical de todas as antiquadas tradições politicas. A compreensão e a vontade de resolver o problema estão-se generalizando. Acredito na influência de um individuo sobre outro e acredito no processo de seqüência e encadeamento entre os homens.
EINSTEIN, Albert, Fala Einstein sobra o futuro da humanidade. - Folha da Manhã, 4/3/1949
.
Eis o típico método atômico.
PARA SEDIMENTAR minhas tênues convicções, precariamente delineadas por intuição, naveguei na sonda de dados por diversos mares e galáxias. Enfrentei variadas condições; mas, na carona da luz, qualifiquei-me a deslizar instantaneamente pelo EspaçoTempo, vastidão que por tanto apreciar não me canso de citar. A coleta foi farta, abundante, e de intenso valor, mercê de preciosas contribuições ofertadas em distintos rincões do conhecimento. Recolhi frutos nas planícies das Ciências Políticas, Jurídicas e Sociais, daí acessando planaltos da Filosofia, Economia, e História, até galgar cumes da Astronomia, Biologia, Antropologia e Física, detendo-me especialmente nesta. Visava satisfazer o oriente do moderno filósofo e químico GASTON BACHELARD, para quem “um conhecimento mais profundo é sempre acompanhado de uma abundância de razões coordenadas.”
HENRY POINCARÉ
já me havia enfatizado:
"As verdades só são fecundas se forem ligadas umas às outras." Não tinha idéia da amplitude do programa. De início me pareceu trivial cruzeiro day escape. Não cogitava descer da nave ao mergulho, posto na superfície aguardarem almoço quatro lindas criaturas, e duas promissoras empresas comerciais. Entretanto a ponte-de-comando, há quase 20 infestada de impostores, apenas contempla caprichos, leviandades e futilidades. Ficamos à mercê de um mar de icebergs. Lembrei-me de ORTEGA Y GASSET:
"Eu sou eu e minhas circunstâncias. Se não as salvo, não me salvo".
Não tive escolha.
Quando estava no ar, MICHEL FOUCAULT (Microfísica do poder,
1992:5) me veio com essa, advertindo sobre a insanidade do projeto:
"O problema é ao mesmo tempo distinguir os acontecimentos, diferenciar as redes e os níveis a que pertencem e reconstituir os fios que os ligam e que fazem com que se engendrem, uns a partir dos outros."
Tarde, demasiado tarde! Custou-me décadas temporais, energéticas e materiais.
Nos raids ainda me preocupava o relato do Epistemólogo e Diretor de Pesquisa do CNRS (Centre National de Recherche Scientifique), Edgar Morin:
“Devido a minhas viagens através dos territórios do conhecimento, sou um contrabandista do saber, e é por isso que os guardas das reservas atiram em mim.”
Visitando as moradas dos ícones epistêmicos, todavia, paulatinamente ia me sentindo gratificado. As decisivas informações, outrora truncadas, esparsas, herméticas, enfeixadas, censuradas por perigosas ou de difícil acesso, nos dias de hoje são desvendadas ao mundo dos normais, e desse modo fui sempre recebido com honras.
E quando vez por outra retornava à Terra para reabastecimento e checagem das posições, notava que ela se deslocara levemente, justamente à direção de onde eu vinha, vagarosamente como convém a um transatlântico, porém não de modo retilíneo, tampouco circular, geométrico como supunham seus marinheiros. Essas referências não são afetas aos embarcados. Somente à distância é que se pode verificar sua evolução helicoidal ascendente, percurso em espiral quase constante que faz-se per se, mas que admite variáveis.

R

Reservadas nuances circunstanciais, oriundas de coincidências de outras massas, conjugadas com o vácuo produzido pela proa do Universo em expansão, os fenômenos condicionam nossa fantástica viagem sideral tal qual um "ralo" que calibra a vazão através da relação de seu diâmetro com a velocidade imprimida pela própria intensidade do conteúdo.
.


.
"Heresia" levada à cabo no esforço de representação:
a galáxia representa um ralo cosmológico perfeitamente equilibrado.
Sem precipitação, o " líquido" apenas circunda o diâmetro central.

O fenômeno faz o globo rodar sobre si mesmo, sim, no contorno sobre o Sol, mas que obedece ainda outro sentido maior, tanto quanto o Astro-Rei que lhe enfeitiça. Ufa!
Ora disponho dessa avalanche de razões perfeitamente ordenadas; todavia, para não soterrá-lo, ofereço-lhe em vasos de poucas linhas.
Por certo você já tem percebido a emergência da magestosa reversão, embora a infinidade de mitos e obstáculos dogmáticos. A semente e a raiz que finalmente mostra sua desenvoltura se devem ao plantio desses gênios passados, todos presentes. Elas modificam nosso entendimento simplesmente sobre tudo.

De volta, na posse da farta e variada instrumentação municiada, de uso universal, mergulhei nas ciências humanas, à procura do reduto sócio-político. Taxeando com a lente holística (abrangente da totalidade, somatório de disciplinas, apreciação globalizada), invadi pela aparelhagem do Estado. Deparei-me com mirabolantes criações, elucubrações provenientes do acúmulo de preconceitos, muitos oferecidos com dísticos científicos. Enquadro-os pacientes de cortes epistemológicos (do grego episteme - saber ou ciência) porque para onde foram estendidos seus trilhos só se chega à beira de penhascos. Como disse ORTEGA Y GASSET, “o homem que descobre uma nova verdade científica precisou, anteriormente, despedaçar em átomos tudo o que aprendera, e chega à nova verdade com as mãos sujas de sangue do massacre de mil superficialidades”. Ao mirar essas obsoletas arquiteturas que despontam das enferrujadas plataformas, utilizo francos bisturis desmistificadores, preferencialmente a laser, (light amplification by stimulated emission of radiation), no intuito de promover total profilaxia, aragem preparatória ao plantio de um novo tronco, suficientemente oxigenado, sustentáculo efetivo, motriz do desenvolvimento geral, sem precisar pervertê-lo.
O novo Individualismo – a serviço do qual, quer queira, quer não, está o socialismo – será a harmonia perfeita. Será o que o Grego buscou, mas não pôde alcançar completamente, a não ser no plano das Idéias, porque tinham escravos, e os alimentava; será o que a Renascença buscou, mas não pôde alcançar completamente, a não ser no plano da Arte, porque tinham escravos e os entregavam à fome. Será completo e, por meio dele, cada homem atingirá a perfeição. O novo Individualismo é o novo Helenismo. WILDE, O.: 86
À tonalidade das observações, mais uma vez aproprio-me das palavras de meu copiloto, ALBERT EINSTEIN:
Se, no que se segue, eu vier a expressar minhas idéias um tanto dogmaticamente, será apenas em nome da clareza e da simplicidade”
Consigno, todavia, a ressalva: diferentemente do gênio, não apresento, de modo direto, novas idéias - a obra é menos escrita por mim, muito mais pelos vultos. Mas atirei-me na possibilidade de uni-las. Eis o puzzle, em fractais, nesta semana de Páscoa.



Sobre a Bibliografia da Nav 's ALL
Google Pagerank Checker

Nenhum comentário:

Postar um comentário