segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Uma égide científica ao poder da Santa

Porto Alegre, celebra o dia de N. S. dos Navegantes; Salvador, de Iemanjá.
Existe um sincretismo entre a santa católica e a orixá Africana.
Iemanjá, rainha do mar, é também conhecida por dona Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá e Maria, no paralelismo com a religião católica. Aiocá é o reino das terras misteriosas da felicidade e da liberdade, imagem das terras natais da África, saudades dos dias livres na floresta.
Jorge Amado

No afã de denegrir as rivais, como é comum entre empresas concorrentes, entidades religiosas também se utilizam de marketing e meios escusos. Tornou-se célebre uma tal evangélica: para marcar sua presença, chutou a imagem da venerada Nossa Senhora. Chamado às explicações, seus autores tentaram se valer da aparente realidade: na verdade estavam chutando uma pedra, uma construção artística na melhor das hipóteses, não uma pessoa. De todo modo, para a instituição Jesus Cristo é o único caminho; e os demais, alienações. Trocam todos os símbolos por um, o que dá praticamente no mesmo.
* * *
Em Porto Alegre milhares de pessoas saem em procissão fluvial. O Guaíba fica apinhado como nunca, em suas margens acompanham milhares de fiéis, todos atrás da santa de pedra. Mas a questão é a seguinte: teriam as imagens de fato capacidade para algum milagre? Afinal, no que podem contrubuir, além da confraternização em torno desse amontoado de cores e ornamentos, tudo criado pela mão do próprio homem, sedento em ilusões, como diz a evangélica? Nossa Senhora se valeria de um delinear de concreto para imiscuir seu espírito?
A religião sem a ciência é cega;
a ciência sem a religião é manca.
EINSTEIN, Albert
Além da procissão deste dia, a capital gaúcha mantém uma capela de outra Nossa Senhora, localizada no bairro da Glória, repleta de placas de agradecimentos. O mesmo se dá no túmulo de Padre Reus, em São Leopoldo, cidadela universitária. N.S. de Caravaggio canaliza milhares de descendentes italianos em peregrinação pela serra gaúcha. Pr. Cícero é patrimônio nordestino. N.S. Aparecida protege o Brasil, tanto quanto o carioca Cristo.
Por que será que esses "cabos eleitorais" atraem tantos devotos? Não poderiam os "eleitores" endereçarem suas preces diretamente a Deus, o Pai-de-todos, supremo Arquiteto do Universo?
Se é custoso admitir que meros ornamentos possuam tanto poder, então o que pode levar o destacamento de tantas placas e agradecimentos, e orações nesses redutos onde se alojam as estátuas e fotografias dos santos e santas veneradas, entre as quais a mais candente em diversas versões? Seria pura ilusão, ou teriam estas construções algum poder miraculoso? Seria esse poder fruto apenas de um pensamento positivo, um restaurador efeito psicológico advindo da crença? Pode ser só isso, e já seria um bom motivo; mas também pode ser algo mais.
Como não aceito as milhares de estórias que nos vão sendo passadas, na boa intenção, evidentemente, da maioria dos estoriadores, mas que se revelam infantis, perante nossa capacidade crítica e de estabelecer motivos e circunstâncias, costumo me socorrer de dados científicos. E eles apontam para uma coincidência: todas as imagens, e até as abstrações podem conter todas as capacidades. Tudo depende apenas de nós! Ou, como dizem os pregadores, nem tanto de nossos parcos conhecimentos, mas de nossa fé.
No caso de Iemanjá e de Nossa Senhora dos Navegantes a capacitade difusora se amplia mercê da condutividade das águas.

Veja
Segundo Ato

Em busca da cientificidade religiosa

Terceiro Ato:
A Santa atômica


Nenhum comentário:

Postar um comentário