sábado, 9 de abril de 2011

Ética Quântica

Não puderam (os homens), com efeito, tendo considerado as coisas (da natureza), como meios, supor que elas tivessem sido produzidas por elas mesmas, mas, tirando a sua conclusão dos meios que se acostumaram a obter, tiveram que persuadir-se de que existiam um ou mais diretores da Natureza, dotados de liberdade humana, que tivessem provido todas as necessidades deles e tivessem feito tudo para seu uso (dos homens). Não tendo jamais recebido (a) respeito do propósito destes seres informação alguma, tiveram também de julgar segundo o seu próprio, e assim admitiram que os deuses dirigem todas as coisas para uso dos homens, a fim de que esses se lhes liguem e para que sejam tidos por esses na maior honra. Do que resulta que todos, referindo-se ao seu próprio propósito, inventaram diversos meios de render culto a Deus, a fim de que fossem amados por ele acima de todos, e para que obtivessem que dirigisse a Natureza inteira em proveito de seu desejo cego e de sua avidez insaciável. 
SPINOZA, B,, Ética, Prop. XXVI, Apêndice
O que ocorreu foi que as premissas tecnocráticas quanto à natureza do homem, da sociedade e da natureza, deformaram-lhe a experiência na fonte, tornando-se assim os pressupostos esquecidos de que se originam o intelecto e o julgamento ético.
MISES, Ludwig von,1990: 112


Os homens tinham a teoria de que a matéria celestial era fundamentalmente diferente da matéria terrestre e que era natural que os objetos assim caíssem, enquanto era natural que os objetos celestiais, tais como a Lua, permanecessem parados no céu.
BOHM, David, Totalidade e ordem implicada: 20*

Durante seu desenvolvimento pelo pensamento grego, a filosofia da natureza enveredou por um caminho equivocado. Esse pressuposto errôneo é vago e fluído no Timeu de Platão.

WHITEHEAD, Alfred North: 31
Deixo para outra ocasião complementar a tríade demonstrativa dos graves danos e tragédias geradas pelo delírio bíblico, e de sua incidência hipertrofiada no Brasil. A chacina de Realengo, justamente sobre o tema que venho abordando, ainda que consagre a certeza da Nav's ALL  revoltou-me em demasia. O Espaço, o Tempo, o Universo, a vida, enfim, nada disso oferece o menor indício de tudo que os primatas gregos cogitaram. O preço está já está excessivamente aviltado para se insistir no estupendo embuste. Dedico fim-de-semana a rabiscar algo que preste. 
O remédio não está em nenhum cataclisma heróico, mas nos esforços individuais em direção a uma visão mais sã e equilibrada de nossas relações com nossos vizinhos e com o mundo. É na inteligência, cada vez mais disseminada, que devemos buscar a solução das doenças de que nosso mundo sofre. RUSSELL, Bertrand, Ensaios céticos: 53
Toco a força máxima, o melhor de nossa TriPulação.  
Ética Quântica
Na rotina diária, nem sempre percebemos que tudo que existe é de certa maneira controlado por forças e interações invisíveis aos olhos [...] Elas controlam as menores partículas subatômicas e as grandes galáxias a bilhões de anos-luz de distância. OLIVEIRA, A., Depto Física, Univ.Fed. de S. Carlos - http://cienciahoje.uol.com.br/133058
A consciência humana está transpondo um limiar tão importante como o que transpôs da Idade Média para a Renascença. O homem está faminto e sedento após tanto trabalho fazendo o levantamento de espaços externos do mundo físico começa a ganhar coragem para perguntar por aquilo que necessita: interligações dinâmicas, sentido de valor individual, oportunidades compartilhadas, efeitos. Nosso relacionamento com os símbolos de autoridade do passado está se modificando, porque estamos despertando para nós mesmos como seres, cada qual dotado de governo interior. Propriedades, credenciais e status não são mais intimidativos. Novos símbolos estão surgindo: imagens de unidade. A liberdade canta não só dentro de nós, como em nosso mundo exterior. Sábios e videntes previram esta segunda revolução. O homem não quer se sentir estagnado, o que deseja é ser capaz de mudar.(Richards, M.C., The Crossing Point; cit. Ferguson: 57/8)
"ÉTICA (do grego ethos_ significa modo de ser, caráter, comportamento. É o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade."
Digo que ela é o modo natural como tudo se  movimenta.
A civilização emergente estabelece um novo código de comportamento para nós e nos transporta para além da padronização, da sincronização e da centralização, para além da concentração de energia, dinheiro e poder. Essa nova civilização tem sua própria e distinta concepção de mundo, maneiras próprias de lidar com o tempo, o espaço, a lógica, e a relação de causa e efeito. ORMEROD, P.: 194
Dir-se-á: "bem mas o ser humano possui livre-arbítrio, consciência. De que maneira poderiam  átomos agirem em conformidade com a ética"? Pois por bizarro talvez tenha sido mesmo a postulação do livre-arbítrio, que difere da vontade por ser produto de um julgamento, enquanto ela a rigor nada lhe prende, pelo estabelecimento da consciência é que o ser humano pode ter se afastado das relações naturais. A dialética solapa a ética. No mundo atômico a subversão, a faina pela igualdade, por justiça de modo algum se produz:  Aliás, não vem ao caso. "O choque, a ação de um átomo sobre o outro, pressupõe também a sensação. Algo de estranho em si não pode agir sobre o outro. Esses complexos de sensações, maiores ou menores, deve ser chamados 'vontades'. (NIETZSCHE, F, O livro do filósofo: 45).
Cada vez que tocamos algo na Natureza, causamos reverberações no resto do universo.
John Muir (1838-1914) .cit. Gleiser, 2001: 317

Em nosso século, o estudo da constituição atômica da matéria revelou que a abrangência das idéias da física clássica apresentava uma limitação insuspeitada e lançou nova luz sobre as demandas de explicação científica incorporadas na filosofia tradicional. Portanto, a revisão dos fundamentos para aplicação inambígua de nossos conceitos elementares, necessária à compreensão dos fenômenos atômicos, tem um alcance que ultrapassa em muito o campo particular ciência física. BOHR, Niels, Física atômica e conhecimento humano: Introdução.
Se todas as partes do universo são solidárias numa certa medida, um fenômeno qualquer não será o efeito de uma causa única, mas a resultante de causas infinitamente numerosas; ele é, como se diz com freqüência, a conseqüência do estado do universo um momento antes. 
POINCARÉ, H., : 36 
A ordem implicada tem sua base no holomovimento, que é vasto, rico, e em um estado de fluxo infindável de envolvimento e desdobramento, cuja maioria das leis é vagamente conhecida, e que pode ser até incogniscível em sua totalidade. Logo, ela não pode ser apreendida como algo sólido, tangível, e estável aos nossos sentidos (ou aos nossos instrumentos). 
BOHM, David, Totalidade e ordem implicada: 192
O estudo de como surge a ordem, não em conseqüência de um decreto de cima para baixo da autoridade hierárquica, seja política ou religiosa, mas como resultado de auto-organização por parte de indivíduos descentralizados é um dos acontecimentos mais interessantes e importantes de nossa época. KELSEN, H., A democracia: 140.
“Há infinitos universos paralelos formando ramificações. Em cada um se atualiza uma realidade”. (Toffler, e Toffler : 20) "Em seu estado puro, isolado, os quanta não estão apenas num determinado lugar e num determinado tempo: cada quantum isolado está tanto aqui como ali - e num certo sentido, está em toda a parte do espaço-tempo." (Laszlo, E.: 33)
O pedaço de matéria nada mais é senão uma série de eventos que obedece a certas leis. A concepção de matéria surgiu em uma época em que os filósofos não tinham dúvidas sobre a validade da concepção 'substância'. A matéria era a substância no espaço e no tempo; a mente, a substância que estava só no tempo. A noção de substância tornou-se mais vaga na metafísica no decorrer dos anos, porém sobreviveu na física porque era inóqua - até a relatividade ser inventada. Um pedaço de matéria, que tomávamos como uma entidade persistente única, é na verdade uma cadeia de entidades, como os objetos aparentemente contínuos em um filme. E não há razão pela qual não possamos dizer o mesmo quanto à mente: o ego persistente parece tão fictício quanto o átomo permanente. Ambos são apenas uma cadeia de eventos que têm certas relações interessantes uns com os outros. A física moderna nos permite dar corpo à sugestão de Mach e de James de que a 'essência' do mundo mental e do mundo físico é a mesma. RUSSELL, Bertrand, Ensaios céticos: 74
A partícula ao se propagar pelo espaço emite um campo que informa esse seu movimento no sentido de um 'abre-alas que eu quero passar' (como se fosse um empurrar a distância). Literalmente falando, ela empurra a distância tudo o que está a sua frente, e certamente receberá uma reação dinâmica conveniente (o que pode até mesmo provocar uma reflexão total. Adroaldo Mesquita Filho, Debates 'Ciencialist 2003' a respeito de uma Nova Teoria a propor as bases para o entendimento da Natureza Íntima da Matéria www.ecientificocultural.com/ECC2/Dialogos/-
Tal qual todos os seres, o átomo capta e emite energia; recebe, e transfere informações. Por isso, é a liga fundamental.
Uma onda periódica é uma perturbação periódica que se move através de um meio.O meio em si não vai a canto nenhum. Os átomos individuais e as moléculas oscilam em torno das suas posições de equilíbrio, mas a posição média delas não se alteram. À medida que elas interagem com os vizinhos, elas transferem parte da sua energia para elas. Por sua vez, os átomos vizinhos transferem energia aos próximos vizinhos, em sequência. Desta maneira, a energia é transportada através do meio, sem haver transporte de qualquer matéria.
C.A. Bertulani
 A Teoria Quântica de Campos é a aplicação conjunta da mecânica quântica e da relatividade aos campos que fornece uma estrutura teórica usada na física de partículas e na física da matéria condensada. Em particular, a teoria quântica do campo eletromagnético, conhecida como eletrodinâmica quântica (tradicionalmente abreviada como QED, do inglês Quantum EletroDynamics, é a teoria provada experimentalmente com maior precisão na Física. A interação atômica ocorre por todo EspaçoTempo. 
Não sabemos por que o eletron, diante da presença do simples olhar, muda a trajetória. Ele não tem olhos, nem ouvidos, nem faro, nem dor; no entanto, "sente". BACHELARD chegou à beira de psicanalisá-lo.
Qualquer evolução fatalmente estará inserida no padrão. O esteio é perfeito para tudo se processar.
As peripécias dos grávitons, partículas mensageiras, bilhões e bilhões de mercúrios chegados dos mais remotos campos gravitacionais.
É a informação - a informação como um fator real e efetivo que estabeleceu os parâmetros do universo em seu nascimento, e, portanto, governou a evolução de seus elementos básicos em sistemas complexos. LASZLO, Erwin: 21
Para tudo isso acontecer não pode haver controle central, tampouco as clássicas separações entre céu e terra,  corpo e alma, superior e inferior, tão apreciadas pelos primatas greco-romanos, e, por consequência natural, por seus descendentes.
Todo homem possui sua finalidade particular, de modo que mil direções correm, umas ao lado das outras, em linhas curvas e retas; elas se entrecruzam, se favorecem ou se entravam, avançam ou recuam e assumem desse modo, umas com relação às outras, o caráter do acaso, tornando assim impossível, abstração feita das influências dos fenômenos da natureza, a demonstração de uma finalidade decisiva que abrangeria nos acontecimentos a humanidade inteira. NIETZSCHE, F., Da utilidade e do inconveniente da História para a vida: 74
O ser humano é parte do todo, chamado Universo, uma parte limitada no tempo e no espaço. Ele experimenta seus pensamentos e sentimentos como algo separado do restante - numa espécie de ilusão ótica de sua consciência. Essa ilusão é uma espécie de prisão para nós, e nos restringe às nossas decisões pessoais e aos afetos por algumas pessoas mais próximas de nós. EINSTEIN, Albert, cit. LASZLO, Ervin, A Ciência e o Campo Akáshico: 56
Como proceder a reunificação do ser humano espatifado pelo maniqueísmo do bem e do mal,, à simbiose de massa e energia, à primária harmonia entre ondas e partículas, espírito e matéria, a reintegração mental, a reunificação do ser humano com sua própria alma? Pois se a ciência tudo complicava, e a religião tudo mistifica, para seu próprio deleite, hoje vislumbramos novo horizonte. "O mundo é uma rede complexa de inter-relações na qual as categorias de sujeito e objeto se fundem, embotando as distinções dualistas tradicionais." (FOWLER, D. R., Einstein´s Cosmic Religion 1979; cit. JAMMER, M.: 103) Matéria não é mera substância inerte, mas agente ativo. "Na verdade, nem o corpúsculo, nem o campo é a coisa fundamental. Ambos, em igual medida, são aspectos da matéria. São as duas formas fundamentais e primárias da matéria como tal. A estrutura da partícula é um reflexo de suas interações." (TELLES JR. G., O Direito Quântico: 56)
Einstein insinua que a ciência se deve ocupar, em primeiro lugar, não de noções que, na sua essência, estão marcadas por uma grande carga metafísica, como as de 'força' e 'matéria', mas antes daquilo a que agora chamamos 'intersecções’ no espaço-tempo de linhas do universo.
HOLTON: 127
Todas as partículas do Universo oscilam em diferentes freqüências. Essas oscilações geram campos de ondas. O material apreciado se reduz a mero movimento ondulatório, uma waveform, in-formado através do campo conector e da memória produtora.
As ondas são estruturas macroscópicas coerentes (mantêm aproximadamente seu perfil espacial), cuja função é reestabelecer o equilíbrio do sistema... Não é exagero afirmar que a maioria dos modelos teóricos usados para descrever a física do Universo primordial usa campos escalares... No chamado Modelo Padrão das partículas elementares, que combina todo o conhecimento atual dos constituintes fundamentais da matéria e das forças com que interagem entre si, campos escalares (pode haver mais de um) são um tipo de matéria que interage com todos outros tipos.  GLEISER, M., 2010: 251, 128.
As partículas carregadas "excitam" o estado fundamental do vácuo gerando diminutos vórtices. O campo resultante é um sistema de pacotes de ondas giratórias de elétrons e pósitrons. Dessarte, os spins promovem a depressão necessária para a felicidade acorrer ao espaço em que se encontra o fenômeno, como uma espécie de magnetismo.
É lidando com a flutuação e a instabilidade do meio ambiente de forma criativa que os organismos auto-organizadores crescem e evoluem. Uma economia pode ser um sistema auto-organizador. A cultura de uma sociedade também. (Ilya Prigogine (Илья́ Рома́нович Приго́жин))
Existe uma acentuada complementariedade entre a condição de agente individual e as disposições sociais: é importante o reconhecimento simultâneo da centralidade da liberdade individual e da força das influências sociais sobre o grau e o alcance da liberdade individual. Para combater os problemas que enfrentamos, temos que considerar a liberdade individual um compromisso social. SEN, A. 2000:10-
O físico Rohden (p. 81) explicita:
Uma colméia é a perfeita imagem de uma ‘anarquia cósmica’, isto é, uma perfeita ordem e harmonia sem nenhum governo externo; o sem governo (anarquia) se refere a um fator extrínseco, mas o governo (autarquia) está dentro de cada abelha. É a consciência apiária que governa e, por isto, não há necessidade de uma organização externa.
A moderna e fascinante Teoria das Cordas** tem tudo a ver. Ela explica como um simples movimento localizado pode se tornar proliferado. A ressonância dos filamentos de energia, vibrantes por diversos padrões, como as cordas de um violino, este instrumento curiosamente preferido de EINSTEIN, deve-se a Relatividade Geral ampliada além das tres dimensões. Entidades não-locais tocam e são tocadas através do gráviton, a partícula mensageira do campo gravitacional. As partículas carregadas "excitam" o estado fundamental do vácuo gerando diminutos vórtices.
Nesse caso, os neutrinos que criamos em nosso organismo podem ter a nossa marca e podem estar fazendo a nossa interação com o universo. Podem estar levando nossa mensagem, mostrando nossa existência e o que somos, do mesmo modo que a luz das estrelas nos faz tomar conhecimento de sua existência. ANDREETA, J.P. & ANDREETA, M. L, Quem se atreve a ter certeza? A realidade quântica e a filosofia: 162.
Nos bilhões e mais bilhões de feedbacks, os inputs e outputs se processam em pacotes de ondas giratórias de elétrons e pósitrons. Como isso não era detectado, tanto quanto os micróbios, era mais confortável mandar queimar as bruxas, e rezar para que o Morador E.T. arrumasse a solução. Os spins ocasionam decisivos efeitos gravitacionais, tobogãs pelos quais a energia procura e interfere na consciência tanto quanto o raio é atraído pelo pára-raio, ou como as circunstâncias vão robustecendo o ciclone, até virar furacão."Isto faz dos seres vivos elementos numa vasta rede de inter-relações que abarca a bioesfera de nosso planeta – que em si mesma é um elemento interligado dentro das conexões mais amplas do campo psi que se estende pelo cosmos." (LASZLO: 198)
O próprio ser humano é apenas uma configuração em waveform, .uma perturbação ondulatória no infinito mar da energia primordial. Nada lhe é definitivo, tudo se faz em movimento, pelo qual ele se sujeita a ser ator, mas também se impondo como o próprio autor. Permeados por tudo que é tipo de onda, ou seja, por veículos, à maravilhosa experiência do surf requer esperteza, na mais pura acepção, é claro. Captar, valorizar os sinais, as conexões, ouvir e interagir, para o corpo, feliz, usufruir. Nesta, e em nenhuma festa ou tragédia Deus tem algo a fazer.
Acredito que quem estiver entrando no caminho da iluminação será absolutamente impecável em tudo o que fizer. E por causa do medo da condenação? Não. Ou de punição de Deus, ou porque pequei e não alcancei o perdão? Não, não, não. Os verdadeiros iluminados verão que toda a ação tem uma reação com a qual eles terão de lidar, e se formos sábios, não faremos coisas que nos levarão a ter de enfrentar resolver e equilibrar isso em nossa alma mais tarde. Esse é o verdadeiro critério. LEDWIN, M., cit. ARNTZ, W.: 203
Exagerando diria que Deus é aquela chave que abre as portas do que se quer, quando nós mesmos possuímos controle remoto.
Notas
* O físico David Bohm chega a desenvolver idéias muito audaciosas que 'abrem um novo caminho para se aprender a relação que o espírito mantém com a matéria'... Em A dança do espírito (1985) declara que o grande erro da filosofia mecanicista é o de afirmar-se como uma filosofia da fragmentação, reduzindo o Universo a um agregado de entidades independentes, separadas, fechadas nelas mesmas, e, por conseguinte, incapazes de comunicação real: como se a Natureza fosse um gigantesco mecanismo submetido a forças cegas; como se, nela, o homem fosse privado de alma e significação. Ora, reduzido ao estado de autômato bioquímico, o homem não pode integrar-se à vida do Universo. O que seria uma enorme frustração... ' O espírito e o corpo não são realidades independentes, tampouco o pensamento e o sentimento. JAPIASSÚ, H., Ciência e destino humano: 185
** A Teoria de Cordas** (ou supercordas) é uma teoria que se propõe a unificar a descricão das interacões fundamentais. Em particular, acredita-se que ela representa um caminho para a descrição quântica da interacão gravitacional, possibilitando uma conciliação entre a Mecânica Quântica e a Relatividade Geral. Na teoria de cordas as partículas elementares correspondem a diferentes formas de vibracão de cordas que se propagam no espaço. A interação entre partículas corresponde à interação entre cordas. BRAGA, Nelson Ricardo de Freitas.  http://omnis.if.ufrj.br/~braga/cordas

3 comentários:

  1. César- antes de tudo as minhas saudações. Estou a escrever em Leça da Palmeira(Matosinhos)a 8/6 de 2OO2 e, constato que uma das das pessoas no mundo que me tem chamado a atenção para a importância da Física Quântica é o César Ramos aí nos confins do Brasil- mas, toda esta Quântica parece-me Teosofia... Saberá dizer-me porque digo isto ou estarei equivocado? Um abraço para uma das pessoas mais inteligentes do mundo.-

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu caro companheiro Lusitano. Feliz em revê-lo à bordo de nossa Nav's ALL, mormente por tão gentil registro. Se mantivermos o pensamento no trilho grego, fica difícil uma substituição. Mas se cogitarmos a certeza do Big-Bang, seu início deflagrado por explosão atômica, o livrs-arbítrio dos eletrons que circundam os núcleos atõmico, a presença de Deus em todos os lugares, onipotente e onisciente, parece que se Deus fosse um simples átomo estaria mais condizente com a razoabilidade. Deus sendo perfeito, jamais poderia cultivar desejo por nada nem por ninguém. Querer denota carência. Diferente do arquétipo ateniense, aviltado em Constantinopla, o átomo simplesmente existe à nossa disposição,sem nada requerer em troca, além de atenção. Aquele abraço, com votos de proveitosa primavera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro-lhe apreciar uma abordagem adicional, na certeza de seu agrado:

      http://allmirante.blogspot.com.br/2009/05/entre-corpo-e-alma-espirito-e-materia.html

      Excluir