segunda-feira, 4 de abril de 2011

País, religião & criminalidade, em tres atos. - II



Platão admite que a crença em Deus não pode ser demonstrada, nem sua existência; mas fala que ela não faz mal, só bem. O mal para Platão é apenas a ignorância do bem, e ele procura demonstrar que o mal inexiste, e ninguém opta por ele de forma voluntária.
Tudo depende, portanto, de se fazer com que os súditos acreditem que o governo é bom e justo, e de os cidadãos sentirem-se felizes em obedecer às suas ordens - daí todo conjunto de medidas draconianas, aniquiladoras de toda liberdade de pensamento, sugeridas por Platão tanto na República quanto nas Leis, a fim de produzir e conservar nos súditos essa crença. 
KELSEN, H.: 50
A DIREITA DECAÍRA
mas para o espanto do mundo os soviéticos recolhiam a Cortina de Ferro. Outroras favoritas, suas sucursais e franchisings repentinamente perdiam valor. A primeira eleição do Brasil virava loteria. O momento era especial a tartufos e panúrgios. No meio das formações partidárias, arranjadas e modificadas às pressas, pintaram malucos e aventureiros. As tradicionais candidaturas já não entusiasmavam mais ninguém. Os bancos, os grandes patriotas que patrocinam candidatos às disputas cívicas (quack) não podiam arcar com a dúzia de parelheiros, e escolher apenas alguns se fazia por demais temerário. Desconheço suas participações, tanto quanto das montadoras, essas estupendas multinacionais corruptoras de governos pelo mundo afora, começando em seu próprio leito, desde o T.  As omissões custaram-lhes o mais caro preço: Numa tacada o venenoso rapaz tomou todo o dinheiro da Nação, dessarte estrangulando o sistema financeiro nacional. Às outras mãos de mulita  o caçador de marajás escancarou a importação de automóveis. O clero, sempre participante, desta feita com a queda materialista julgava assumir per se maior importância, e pelo que eu saiba também se eximiu de qualquer campanha. A desídia lavrou-lhe a via do infortúnio jamais cogitado pela grei, pelo menos em nosso estádio -  o novo keeper abriria a porteira para o rebanho ser aliciado por  obscuro pirata,   portador do  Gimmick em design reestilizado.  Se Deus é amor, nada de cruz,. O  coração é sua melhor expressão. E o sucesso, fatal.
Dissipavam-se currais eleitorais, zonas de domínio. Simplesmente não havia a menor organização partidária. Aliás, numa eleição presidencial, desde a Revolução. de 1930 o que menos importa são cabos eleitorais,  De que modo cobrir um gigante continental? Só mesmo uma organização constantemente aperfeiçoada como a norteamericana é capaz de tal proeza. Mas se por lá ´desde Kennedy é importante, embora não decisiva, tanto que Nixon faturou, por aqui a TV decide tudo. E decidiu.
Afinal, o que não aprende o homem, quando o elefante, submetido a treinamento, vira acrobata, o urso fica saltador e o asno dá-se em espetáculo?
ERASMO DE ROTERDÃ, De Pueris: 53
O malandro proselitista chegou anunciando um Jesus prêt-à-porter, ao som de candentes orfeus. Nada a ver com o papel de injustiçado, vítima do pouco caso de Pilatos. Vinha Ele flamante, em corte norteamericano, porque as coisas do além ficam muito distantes, e enquanto isso melhor a prática terrena. O trabalho já não é castigo para Adão, mas modo de realização e enriquecimento. Camelo passava fácil pela agulha. Como encenar todo dia aquela missa, e sangue de Cristo e tal, comer pedaços Dele,  ladainhas ou  pregações de ninar das paróquias? O cenário se modificava espetacularmente. Ninguém menos do que a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Fátima*, era defenestrada brutalmente por inepta. E levou o pedaço de pau vários pontapés do novo Rei,  chegado em frente as câmeras de TV, em cadeia nacional, por meio de espaço comercial. A ousadia logrou o efeito desejado. Desde então as tvs vem apresentando uma impressionante soma, uma avalanche de desgraças, 24 hs. on line. Todos clamam pelo Leviathan. Na tarde um congestionamento de  helicópteros no ar, e intrometidas motos-link aprimoram ,a cobertura  da drástica realidade vivida nas capitais. Os âncoras não se limitam a dar notícia. Tendo que manter a audiência, e a imagem por mais tempo, os idiotas deitam discursos emotivos querendo envolver, e de fato envolvem, o  insólito e apavorado telespectador lá dos confins do-judas, que nunca imaginara tamanha crueldade do ser humano, não daquele indivíduo algemado.
Como Deus-terreno costuma apresentar suas falhas mundanas, e sói por isso também apanhar, pelo sim pelo não há sempre a Divina Providência no plantão. A noite se reserva aos desgraçados convertidos, madrugada a dentro. E tome milagres. Centenas de testemunhos garantem a certeza da ficção, enquanto de outra parte são colhidos fatos esporádicos, os quais por enquetes capciosas assumem caráter generalizado. O homem é infeliz por causa do sexo, do dinheiro, do vício, ou de outra coisa? Ao se proliferar o infortúnio, qualquer calibre de discórdia, o velhaco se valoriza, revestindo-se como garantidor da paz interior e exterior, tudo comprovado pelos soberbos e insofismáveis depoimentos e demonstrações, desde o mais humilde abençoado à bem-aventurada cardiologista.
Não foram nem Montaigne, nem Locke, nem Bayle, nem Spinoza, nem Hobbes, nem Lorde Shaftesbury, nem o Senhor Collins, nem o Senhor Tolland, etc., que trouxeram à pátria o facho da discórdia; foram, na maioria das vezes, os teólogos que, tendo primeiramente tido a ambição de serem chefes de seita, bem depressa ambicionaram ser chefes de partido. Que digo! todos os livros dos filósofos modernos em conjunto não farão tanto barulho no mundo quanto outrora a disputa dos Franciscanos sobre a forma da manga e do capucho. VOLTAIRE, «13.ª carta», Cartas Filosóficas, Lisboa, Editorial Fragmentos, 1993: 55
O Divino sim,, garante tudo, em graça quase de graça, (Seu impósto é de 10%  um dízimo, apenas, destinados ao diretor da peça e sua empresa,  enquanto o famigerado mundano anda tomando uns 40%! e sabe-se lá como torra.)
E o candidato-vencedor, filho de um capanga do suicida Getúlio Vargas,  este introdutor do Cristo Redentor no Corcovado,  do que mais trataria o cabra-da-peste, ainda antes de assumir, antes de consumar o maior golpe financeiro já desferido contra a Nação?
Collor viabilizou compra da Record
O pastor Carlos Magno de Miranda disse ontem que o ex-presidente Fernando Collor de Mello simulou sociedade com o bispo Edir Macedo para viabilizar a compra da TV Record.Segundo Miranda, a divulgação da suposta associação entre Collor e Macedo teria sido feita para contornar um impasse entre a Igreja Universal e os grupos Silvio Santos e Machado de Carvalho, antigos proprietários da emissora.A igreja, disse Miranda, corria o risco de ter cancelado o contrato de compra da TV por não obter uma carta de fiança de um banco: "Não apresentando a carta, o negócio estaria desfeito"
."Foi aí que surgiu a idéia de pedir ajuda ao presidente Collor, que já estava eleito, mas não havia sido diplomado", disse Miranda. A Universal, afirmou ele, havia apoiado o ex-presidente durante a campanha eleitoral. Para Miranda, o apoio da Para Miranda, o apoio da  Universal foi determinante para a eleição de Collor."Ligamos para a Casa da Dinda e o Alberto Haddad, que intermediou a venda da Record, falou com o Cleto Falcão, explicou o problema e perguntou se o presidente não poderia nos receber."Falcão teria dito que sim e, no mesmo dia, os líderes da Universal viajaram para Brasília, segundo Miranda, onde foram recebidos por Collor na Casa da Dinda.Explicado o problema, Collor chamou Rosane: "Ele pediu para ela chamar o Paulo César Farias, que não tinha a fama de agora. PC vestia uma roupa simples, sandália, inclusive". Segundo ele, Collor orientou PC a resolver o caso.Três dias depois, numa reunião entre a Universal e os antigos donos da Record, Paulo Machado de Carvalho Filho teria alertado Silvio Santos sobre um telefonema dado por PC a Guilherme Stoliar.No telefonema, PC teria dito que Collor era sócio de Edir Macedo na compra da emissora. Com a informação, Silvio Santos teria concordado em manter o negócio, sem a necessidade de um avalista. Segundo Miranda, Macedo e Collor voltaram a se encontrar "várias vezes" depois disso. 
Publicado no Jornal Folha de São Paulo em 30/12/95
Autor: FÁBIO GUIBU Da Agência Folha, em Recife 
S.S.promovera inédito programa policial à TV. Êxito total. Ao entrar a noite, na happy hour, também hora da Ave Maria, ouvia-se a voz gravíssima, fantasmagórica, trazendo as últimas mais hediondas do Oiapoque ao Chuí. O nicho merecia ampliação, intensa cobertura. Maquiavel recomenda o anúncio conforme o script florentino:
O mundo barroco pode ser descrito também como um grande teatro, onde cada homem deve ocupar o seu lugar. O mais belo dos teatros é o centro do mundo católico romano: a praça de São Pedro em Roma. A literatura, as artes, a filosofia giram em torno de Deus, de suas exigências e da salvação.
JAPIASSÚ, H., 1997: 81
Por todo lado haverá sangue. Haverá sangue nas ruas, sangue nos rios, as pessoas navegarão em ondas de sangue, lagos de sangue, rios de sangue. Dois milhões de demônios serão largados do céu porque mais mal foi cometido nestes últimos dezoito anos do que durante os cinco mil que os precederam.
FRÁ FRANCISCO DE MILLETO, 1513, cit. GRUZINSKI, S: 45
O impacto emocional do sangue pelas sarjetas, as miseráveis favelas, os presídios, o sofrimento par excellence são por demais eficazes. A iluminada raia lacaia obscurecia o delírio emulado pelos românticos palimpsestos novelescos da concorrente,  sem requerer cachê aos protagonistas, esses em profusão, e cada vez em maior número, 
A sensação que tenho é de que a violência vai crescendo como uma doença letal, uma verdadeira epidemia, que vai contaminando todos, aos poucos. As notícias de crime chegam diariamente, sem dó nem piedade. E, se a gente descuida, vira tudo número, estatística. BARROS, Jorge Antônio, em 4/3/2009  http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/#165335
Mentes populares, e até bem iniciadas, consideram Deus o Salvador. Pudera. Elevam-No a Imperador, o Super-homem dono do Céu:. Até mesmo nosso copiloto, acostumado a ver estrelas, supunha haver coisa mais rápida e mais reluzente do que a luz que testemunhava. "Existe algo transcendental, algo extra-empírico, algo maior, mais fundamental ou mais poderoso do que a esfera que nos é imediatamente acessível através do instrumentário sensorial humano." Elas falam em Pai Nosso, de modo que automaticamente somos apenas filhos. Apontam ao Celeste, e dessa maneira nos induzem a supô-lo inalcançável, exceto na morte. Ao Lhe taxarem Superior, nos colocam na posição de inferioridade. Ao mostrá-Lo Senhor, só nos resta a escravidão. Se necessitamos aquele Vosso Reino, por certo não passamos de meros súditos. Pedido de misericórdia? Não é mais apropriado a réu do que a comum vivente? E caso o desejo se restrinja "agora, e na hora de nossa morte amém", não persiste a confissão da incredulidade na eternidade? Seriam estes os motivos pelos quais a humanidade é sedenta da religião? Estaria ela embarcada em tão estéril quanto ineficaz motivação?
Porventura, ou melhor, por desventura o receio incutido do Juízo Final já seria o bastante? Neste caso o livre-arbítrio não seria uma armadilha para a prisão de mais um? Poderíamos ser criados para servi-Lo? Não. Se Deus é considerado perfeito, não há nenhuma razão para Ele algo desejar; muito menos servos, ou adorações. Tampouco ele serve de guardião, sempre pronto a interferir em favor de seu eleitorado. Esta relação não foi proposta no objetivo de religar, posto que de fato é impossível estarmos desligados: fazemos parte do Universo, queiramos ou não. No entanto, a humanidade, mercê da chicana cisória, ansia, em primeiro plano, sua reaglutinação. Para tanto, dizem aqueles mentores, é mister abandonar a miserável condição corpórea, mundana, a fim de que a alma possa readquirir a supremacia, e, como tal, ser a emissária da ansiada religação. Se pensarmos o Universo, o EspaçoTempo como um estupendo oceano, fica trivial perceber que não precisamos sair do lugar, sequer a mente, ou a alma, para com ele interagir. A compreensão do mais prosaico é a grande honra da moderna ciência. Ela própria destruiu o misticismo da babel acadêmica construída ao longo dos milênios, ao tempo em que tornou a fé um elemento árduo, se comparada com a simplicidade dos novos marcos que podemos divisar.
Ao gáudio desse velho e sempre exitoso cristianismo, que precisa do diabo,  do medo, do prévio infortúnio para se impor; em prol da racionalidade do Leviathan, que requer a atuação do lobisomen, a  ver  confirmada sua máxima do homem feito  lobo do homem, para lhe colocar a faca no peito;  e da própria TV, porquanto bang-bangs sempre garantiram alta bilheteria, ao tempo em que ainda fazem por merecer as  gorduchas verbas publicitárias das maiores estatais,  a criminalidade, que desde a década dos gangsters vinha em proporção acentuada, porém ainda acompanhando o crescimento populacional,, assim triplamente promovida atinge aceleração geométrica, à infelicidade geral,  começando pelos agora patrocinadores das campanhas:
Josmar Jozino - Jornal da Tarde, 1510/2010
SÃO PAULO - Pelo menos 18 pessoas morreram durante assaltos a bancos em todo o País neste ano, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), com base em informações publicadas pela imprensa.
O Globo, 4/4/2011
RIO - Em inspeção ocorrida nesta quarta-feira 30/3 na carceragem da Polinter em Nova Iguaçu, foi comprovada a denúncia de que havia presos que gozavam de mordomias no local. Segundo a fiscalização, 37 criminosos ocupavam celas diferentes dos demais, em espaços que contavam com aparelhos de ar-condicionado, frigobar, televisão, microondas, fogão e videogame.
A criminalidade no Brasil é um problema vinculado à situação de penúria social de dezenas de milhões de brasileiros, como também é resultado da negligência do poder público. 
Didymo Borges, http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=29779
 A fome, a desigualdade e a exclusão social constituem alguns dos fatores condicionantes do crescimento da criminalidade. Todavia é necessário também afirmar que a dimensão e a continuidade da existência destes fatores revelam o quadro estrutural da violência no Brasil. Este contexto provoca mudanças culturais que enfraquecem valores importantes para convivência em sociedade. Qualquer medida que não tenha tais fatores em conta tende a fracassar em suas intenções. Aos meios de comunicação, sugere-se uma pauta menos voltada para a violência e mais direcionada à difusão da cultura da paz.
SINPOL, Sindicato dos Policiais - http://www.assinpol.com.br/joomla/index.php?Itemid=27&catid=29:noticias&id=285:a-violencia-e-a-criminalidade-no-brasil&option=com_content&view=article
A criminalidade no Brasil é elevada, seja para crimes violentos ou não violentos De acordo com várias fontes, o Brasil possui altas taxas de crimes violentos, como homicídios e roubos; a taxa de homicídios está caindo recentemente, mas ainda é superior a 20,0 homicídios por 100.000 habitantes, o que inclui o Brasil na lista dos vinte países mais violentos do mundo. 
Wikipédia
O espanhol El País comenta em 3/3/2009 que no Brasil a corrupção tem características especiais. Está 'incrustada' nos Três Poderes e pelo País afora, 'onde existe maior impunidade' em relação à criminalidade. 'Há mais de 10 anos que não é condenado ou preso um só político', diz o jornal. 
Que outro norte esta maravilhosa elite ensina ao povo campeão mundial da criminalidade, também carnavalesco?
73,8% dos brasileiros (125 milhões) declaram-se católicos;
15,4% (26,2 milhões) declaram-se evangélicos, pentecostais e neopentecostais);
7,4% (12,5 milhões) declaram-se sem religiãoagnósticos, ateus ou deístas;
1,3% ( 2,3 milhões) declaram-se espíritas;
Pois se não for desse  avassalador contingente cristão, dessa massa granítica que emergem os fascínoras, então qual minerva é mais capaz?  Ou seja, se com tudo isso o crime não arrefece, ao contrário, aumenta, que dúvida podemos ainda manter, seja em nome da confortável fé, não em Deus, porquanto S.Exa.  jamais deu ar da graça, naturalmente, mas fé na palavra que dizem ser do Filho Dele com Maria, ou de qualquer conto, e pior, ainda querer ampliá-la pela difusão? Somente  Constantinopla, Florença e quiçá Chicago nos mantém distantes do Guinness. Mas estamos mirando o  podium. Com certeza.
Foge por um instante do homem irado, mas foge sempre do hipócrita. 
CONFÚCIO
O preço da corrupção custa para o Brasil entre R$ 41,5 e R$ 69,1 bilhões por ano. A estimativa é de estudo do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), divulgado em 19/5/2010..
Tal qual costumo lembrar, a velocidade da locomotiva joga os vagões pela tangente ao precipício, mas em seguida se vai o cockpit  dos espertalhões e espertinhos, dos falsos moralistas estrelados de xerife, dos tartufos, panúrgios, dos investidores de campanhas & ingênuos serviçais: .
Um padre foi baleado na quarta-feira (30/3) durante uma tentativa de assalto em Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre. O monsenhor Inácio José Schuster, de 41 anos, falava ao celular quando, de repente, um homem que estava na secretaria da Igreja sacou a arma e disparou. O tiro pegou no rosto do padre, mas o criminoso fugiu sem levar nada. O padre está internado em estado grave.
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/03/padre-baleado-em-assalto-na-grande-porto-alegre-esta-em-estado-grave.html
Quadrilha assalta banco em NH e mantém reféns presos por três horas . Gerente calcula que criminosos levaram cerca de meio milhão de reais
Jornal NH Especial / CP, 4/4/2011 
A casa do ex-deputado federal  e ex-candidato a governador de São Paulo, Celso Russomano (PP-SP)* localizada no bairro do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, foi furtada na tarde deste domingo (3). Segundo a mulher do político, a empresária Lovani Neuland Russomano, os ladrões levaram o carro - uma Blazer branca -, joias, eletrodomésticos e dinheiro que estavam no imóvel.
http://g1.globo.com/, 4/4/2011
_______________
* Renan Pyru/Correspondente JNN em Fartura
No sábado, 02 de abril, aniversário de Carlópolis, a cidade conta com a visita ilustre de uma imagem da Santa Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal. As 9:00 horas a imagem parte do portal de Carlópolis, com destino a igreja matriz, onde permanecerá o dia todo para ser observada por fiéis da cidade e região.Quem conduz a Santa peregrina que está viajando todo o Brasil é o missionário Eusébio da Silva. “Já percorri quase todas as capitais do Brasil, esse ano com a imagem de Nossa Senhora de Fátima”, conta Eusébio. “Onde eu passo, escuto relato dos milagres feitos pela Nossa Senhora de Fátima”, afirma. No mundo todo existem apenas 11 dessas imagens, que são chamadas de peregrinas, pois viajam o mundo todo, levando a graça e benção da Santa para todos. A jornada tinha acabado, porém Eusébio foi convidado pelo agricultor e amigo Jorge Ito da Fazendo Teolândia, para passear em sua residência. Daí veio a idéia de fazer uma adoração a Santa na cidade, onde ela permanecerá sábado o dia todo na igreja matriz da cidade.
** Conjur - Celso Russomano vai responder por desvio de verba - Presidente do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor desde 1995. Sócio-Diretor da NDC Comunicações – Agência de Publicidade e Produtora de televisão desde 1982. Escreve para vários veículos de comunicação entre jornais e revistas. É co-apresentador do programa   Notícias e Mais,  CNT;  criador, diretor e apresentador do Programa Celso Russomano, inserido na programação oficial através da  Rede Brasil ; e apresenta a Patrulha do Consumidor na Rádio Tupi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário