quarta-feira, 13 de abril de 2011

O despropósito escolar

 

Trabalhadores com curso superior em vaga de nível médio

Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.§ 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social Brasília, 20 de dezembro de 1996. Sociólogo Professor Doutor Fernando Henrique Cardoso, Presidente do Brasil.
O Ministério da Educação recebeu o relatório da comissão formada para rever as diretrizes curriculares do curso de jornalismo. A principal sugestão do grupo, formado por renomados professores e pesquisadores da área, foi uma maior integração entre prática e teoria durante a formação.
O ministro da Educação, Fernando Haddad chamou atenção para o aumento de 140 mil analfabetos entre as pessoas com mais de 25 anos, especialmente no Sul e no Sudeste, o que para ele não é 'algo 'compreensível.' Segundo ele, é como se pessoas que se declararam alfabetizadas em um ano se declarassem analfabetas no ano seguinte. Terra, 18/9/2009
O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, disse nesta quarta-feira, em Pequim, que vai lançar no Brasil "ainda neste semestre" o programa para atrair talentos brasileiros no exterior que possam contribuir com o desenvolvimento do país. 
Folha de São Paulo, 13/4/2011
Povos propugnam por liberdade. Os presos são os primeiros, naturalmente. Os jovens ansiam pela financeira; o empreendedor, pela econômica. O trabalhador, de escolher onde quer ou pode trabalhar. A empresa, quem quer contratar. O marido e a mulher, com quem querem se casar. A lista é grande. Todavia, paradoxalmente, a ninguém é dado escolher o quê e o modo de se educar, exceto quando tiver sido educado, ou seja, só depois da maioridade. O curioso é que neste patamar as restrições são ainda mais acentuadas, declaradamente sectárias, pela exigência da especialização, cujo maior mérito é concentrar o foco no interesse idealizado, assim cortando o vínculo com a realidade que o produz.
O Estado Poder inverte a ordem dos fatores. Para ele a força do Estado é que confere liberdade e prosperidade aos cidadãos. Seu princípio prioritário é a autoridade. Ávido de tudo reger, sequioso de tudo regular, o Estado Poder absorve e centraliza um número sempre crescente de atividades. Apoiando-se num aparelho tecno-burocrático, ele dirige, comanda, ordena. Mantém a nação sob tutela. Para fazer a felicidade dos cidadãos a despeito deles, senão contra.
SCHWARTZENBERG, 1978: 329
A sociedade grega e romana se fundou baseada no princípio da subordinação do indivíduo à comunidade, do cidadão ao Estado. Como objetivo supremo, ela colocou a segurança da comunidade acima da segurança do indivíduo. Educados, desde a infância, nesse ideal desinteressado, os cidadãos consagravam suas vidas ao serviço público e estavam dispostos a sacrificá-las pelo bem comum; ou, se recuavam ante o supremo sacrifício, sempre o faziam conscientes da baixeza de seu ato, preferindo sua existência pessoal aos interesses do país. TOYNBEE, A. J.: 196
Quando os reis constróem, os carreiros têm o que fazer. 
José Ortega Y Gasset
Colhemos uma leva de serviçais e pós-graduados burocráticos,  e uma imensa lacuna de talentos, não por algum êxodo, mas por alocados como peões aos caprichosos jogos dinásticos, cujo rei frequentemente é suicida.
A política, educação, lazer, entretenimento, a cultura como um todo, os impulsos inconscientes e até mesmo, como veremos, o protesto contra a tecnocracia - tudo se torna objeto de exame e de manipulação puramente técnicos. O que se procura criar é um novo organismo social cuja saúde dependa de sua capacidade para manter o coração tecnológico batendo regularmente. ROSZAK, Theodore: 19.
A ideia orientadora é ‘moldar’ os alunos para o mundo fabril que os espera, usando técnicas semelhantes a uma linha de montagem; salas de aulas isoladas e limitadas em recursos; mesas e cadeiras alinhadas em filas; o professor desempenhando a função de dono e empregador principal do conhecimento; e a apresentação da informação limitada aos livros-texto e do quadro negro duma forma linear e sequêncial.’ João Pedro Matos da Costa
Não avisto nenhuma pasárgada, mas se continuarem obedecidos esses critérios, deixo tudo e vou embora com a roupa do corpo.  Prefiro ser indigente fronteiriço, ou cantor de praia deserta do que ver quadrúpedes a se pisotearem, e o peão-boiadeiro chamando a atenção do mundo por sua elevada proeza. 
Não é apenas o trabalho que é dividido, subdividido e repartido entre indivíduos, é o próprio indivíduo que é esfacelado e metamorfoseado em motor automático de uma operação exclusiva, de sorte a encontrarmos realizada a fábula absurda de Menenius Agrippa, representando um homem como fragmento de seu próprio corpo.
MARX, Karl & ENGELS, Friederich, Formas pré-capitalistas da produção. - Rio de Janeiro: Escriba, 1968: 34
Não é suficiente ensinar a um homem uma especialidade. Através dela ele pode tornar-se uma espécie de máquina útil mas não uma personalidade desenvolvida harmoniosamente. A sobrecarga necessariamente leva à superficialidade. 
EINSTEIN, A., cit. PAIS, Abraham, Einstein viveu aqui: 271
A gente é inteligente. É mesmo. Basta ensinar uma vez, e lá  se vai no compasso regulado, com fé e orgulho, a cumprir missão tão insignificante quanto seu escasso tempo disposto na Terra. Nada agradável. Assim falou Zaratustra (NIETZSCHE, 1961: 7):
Que é o macaco para o homem? Uma irrisão ou uma dolorosa vergonha. Pois é o mesmo que deve ser para o Super-homem: uma irrisão ou uma dolorosa vergonha. Percorreste o caminho que medeia do verme ao homem, e ainda em vós resta muito do verme. Noutro tempo fostes macaco, e hoje é ainda mais macaco do que todos os macacos.
 
O que você diria hoje do grande número de estudantes que consideram o saber como meio utilitário, como um meio de se tornarem uma engrenagem na máquina econômica e social? Os estudantes da máquina de que você fala fazem o que lhes mandam fazer. Adultos construíram essa máquina, essa ratoeira, esse labirinto. Num labirinto onde os ratos se perdem, as pessoas não dizem, ao observá-los 'os ratos estão loucos'; dizem 'construiu-se um labirinto para deixar os ratos loucos'. Em muitos países, o ensino foi construído para deixar os estudantes não muito felizes.
SERRES, Michel, De duas coisas, a outra; cit. DERRIDA, J.: 67
Esta idéia voltada à servir à coletividade, isto é, a  casta que lhe comanda,  para deixar bem claro, abate-se calcada no mais profundo sulco perpetrado contra a raça humana. Coisa do homem das cavernas, aquele mesmo que via as sombras vagando na luz, e assim se postou fundador do conhecimento.
Segundo esta concepção, o ser humano individual não é senão uma parte da sociedade de que ele é membro. O indivíduo existe para a sociedade e não a sociedade para o indivíduo. Por conseguinte, o que é significativo e importante, na vida humana, não é o desenvolvimento espiritual das almas, mas o desenvolvimento social das comunidades. Na minha opinião, esta tese não é verdadeira; sempre que tem sido considerada como tal e colocada em prática, tem produzido enormidades morais. A asserção de que o indivíduo é uma simples parte do todo social pode ser verdadeira quando se trata de insetos sociais - abelhas, formigas e térmites - mas é falsa quando se refere a quaisquer seres humanos que conhecemos. TOYNBEE, A.J., Estudos de História Contemporânea: a civilização posta à prova, p. 217)
O Secretário do Tirano de Siracusa nivelava-se com seu inspirador afiilhado de Pítia, o Pitágoras da pitonisa. Ao que demais serviria a gente, senão que para o gáudio da comunidade, isto é, dos Trinta Tiranos que a conduziam?
Os bens são adquiridos com dedicação; porém, não há empenho algum pela pessoa que os vai possuir.
Erasmo de Roterdã, De Pueris: 27
 Vejamos sob ribalta a mediocridade da razão imposta: "A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais"
A educação não abrange nenhum processo. Ela própria é o processo. Em nosso caso, um abssesso:
O Brasil ainda está nos últimos lugares da avaliação educacional – 54º de 65 países – e a maioria dos estudantes não passou do primeiro em seis níveis de conhecimento. (ZH, 8/12/2010)
 

O que lhe interessa, por qual motivo e de que maneira tão insignificante ministério pode se imiscuir até mesmo na vida familiar? O que faz a tanto? O que propõe? Educar famílias? Letra morta, evidentemente, sepultura vizinha do direito à moradia. E por sem nenhum efeito, não mereceria sequer detenção, exceto quanto usa o outro mórbido artifício platônico.
Em virtude dessa estreita associação entre o poder do Estado e a autoridade religiosa, o catolicismo, em toda a parte em que predominava, opunha-se a liberdade de consciência e as liberdades democráticas, com o apoio do braço secular do poder civil.  GUSDORF :80.
O mandamento determina educar sobre o convívio humano. Mas o bixo morava aonde, antes de receber tão douta lição? Ao quê se refere "educar convívio humano"? Convívio humano se faz por amor. A lei manda ensiná-lo? E de que maneira, ou por qual diapasão? Qual disciplina se usa a tanto? Diga-me uma, apenas, do ensino básico ao superior, e minha alma será salva. Mas não me venha com a mais nefasta empulhação greco-romana - a Lenda de Orfeu e sua readaptação na magnífica estorieta cristã. Esta já está por demais conhecida:
A fim de melhor compreender a arte da propaganda, Hitler estudou as técnicas propagandistas dos marxistas, a organização e os métodos da Igreja Católica, a propaganda britânica da Primeira Guerra Mundial, a publicidade norte-americana e a psicologia freudiana". DOWS: 147
Existe apenas um esteio com tamanha amplitude. Da Ética, porém, no ensino básico, tampouco no médio se ouve falar. Pelos cursos superiores, talvez algum esporádico se depare com fortuita ilha, mas o certo é que sequer em faculdades de Filosofia ela assume preponderância, As academias contemplam a dialética "O mundo platônico não é um mundo de unidade, e o abismo que, de diversas formas, resulta dessa bifurcação, surge em inúmeras formas." (KELSEN, H., 2001: 81):
Então a moral, necessariamente ideológica, portanto dialética par excellence, ,esta sim, tende a cumprir seu papel, tal qual propaganda subliminar.
Num mundo em que a grande maioria do trabalho pode ser feito por computadores, robôs e estrangeiros habilidosos de forma mais rápida e barata, ser um profissional mediano não é suficiente. É preciso ser mais arrojado, inventar mais, mostrar que consegue inovar. Portanto, nossas escolas têm uma tarefa árdua pela frente - não só melhorar a leitura, escrita e aritmética dos alunos, mas encorajar neles o empreendedorismo, a inovação e a criatividade.
PINK, D., O cérebro do futuro.
O que significaria educar? Mais uma vez o latim contribui. Educare, ou educere - significa "aquilo que é de dentro", "o que propicia o desenvolvimento das faculdades mentais, intelectuais, éticas e eventualmente até morais" de qualquer pessoa. Não deve ser atribuição do Estado ensinar, nem obrigação de ninguém assistir aulas para trabalhar. Filhote de onça nasce pintado; e de agricultor, arado. Brasileiro é craque no futebol, sem ninguém ensinar..  E quem preferir o devaneio , seja porque sustentado, ou por megasena na hora de nascer? O trabalho é uma opção rigorosa e estritamente individual,.  Depende das mãos do agente, do seu interesse, e não da coletividade. Mas se for assim tomado compulsóriamente a servir, mesmo que sustentado por isso, tal educação não é mero adestramento escravagista? Esta sim, provoca o grave e irreparável dano à personalidade em formação. Veda-lhes as laterais, método aplicado a puxadores de carroça.
A fé na cultura moderna era triste: era saber que amanhã ia ser em todo o essencial igual a hoje, que o progresso consistia só em avançar com todos os sempres sobre um caminho idêntico ao que já estava sob nossos pés. Um caminho assim é a bem dizer uma prisão que, elástica, se alarga sem nos libertar.  
 Ortega Y Gasset, Rebelião das massas
O resultado dessa elevada moral é o ser humano despido do seu talento, embora aperfeiçoado no que pode adaptar. Esta é a grande lacuna que deve sentir pessoalmente o senhor Ministro, e afinal, todos nós - a imensa falta de talentos que o Brasil oferece. E não me venha falar em pobreza material. Pelo que sei a Índia é indigente perto de nós, e a China, pobre China, nem precisamos mencionar.
Restrita às relações humanas, não necessita o jovem ser informado sobre suas relações pessoais e com meio ambiente, com animais, e tudo o mais? Que dizer deste formidável lapso?
Mas agora, o pior de tudo, o definitivo, a oração que reflete a consideração que esta plêiade de impostores que se agadanham do Estado para impor a Nação os seus exclusivos interesses: "A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social."
Se por isso, estamos roubados. Justamente por causa deste irretocável zenith nazistas, fascistas, comunistas, soviéticos, bolcheviques, e o resto mais ou menos fiel construíram as dantescas barbaridades trabalhistas e sociais. A educação deve servir ao indivíduo, em primeiríssimo plano, para que ele tenha discernimento em distinguir o que de melhor pode fazer por si mesmo, e por todos, por decorrência natural .Gente não é gado para ser perfilada à produção.
Só o indivíduo isolado pode pensar e por conseqüência criar novos valores para a sociedade, mesmo estabelecer novas regras morais, pelas quais a sociedade se aperfeiçoa.
ALBERT EINSTEIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário