quinta-feira, 27 de maio de 2010

A pressa


Conhece-te a ti mesmo
e conhecerás o Universo de Deus.
SÓCRATES

Em breve, certamente, daremos o último passo, e a autoridade da ciência se imporá de modo completo no domínio dos conhecimentos sociais. Então, chegaremos a fazer uma política racional, como já fazemos máquinas elétricas racionais, porque construídas unicamente sobre dados positivos, e não sobre tendências subjetivas. A autoridade sem apelo da ciência já não é mais contestada pelo grande público em tudo o que diz respeito aos fatos físicos e biológicos.
NOVICOW, J. 1910,
cit. JAPIASSÚ, H., A revolução científica moderna: 178..
A pressa de SÓCRATES acarreta a morte depressa.
A viciosidade peculiar do racionalismo é que ele destrói o próprio conhecimento que possivelmente viria salvá-lo de si próprio, ou seja, o conhecimento concreto ou tradicional.
O racionalismo serve apenas para aprofundar a inexperiência a partir do qual ele foi originalmente gerado.

FRANCO, P., cit. GIDDENS, A.: 39.
Per se haveria salvação; mas não do mundo:
Em um dos manuscritos, datado do começo do século XVIII, Newton, por meio dos textos bíblicos do Livro de Daniel, chega à conclusão de que o mundo deve acabar por volta do ano de 2060. 'Ele pode acabar além desta data, mas não há razão para acabar antes'
ISAAC estudou latim, grego e a Bíblia, para aplicar na neoplatônica Cambridge. O irrepreensível matemático convenceu todo mundo:
"A mecânica de Newton promete um poder de previsão vastíssimo que faz com que um instante forneça todas as informações possíveis sobre o passado e o futuro do Universo." (COVENEY & HIGHFIELD: 24)
Para construir esse sistema com todos seus movimentos, foi necessário uma Causa que compreendeu e comparou as quantidades de matéria dos vários corpos diferentes; essa causa não pode ser uma simples conseqüência cega do acaso, mas sim uma especialista em mecânica e geometria.
NEWTON, Isaac, Principia
“Um conselho sem dúvida bem-intencionado, atribuído a Santo Agostinho, advertia os cristãos a manter distância das pessoas que sabiam somar ou subtrair. Era óbvio que haviam firmado um 'pacto com o diabo'.” (TOFFLER, A. e TOFFLER, H.: 41)
O vidente merecia ser arrastado para o inferno da Divina Comédia através de uma corda atada no pescoço, e com a cabeça voltada para atrás. Pode crer.
"Astrônomos alemães confirmaram que há um buraco negro gigantesco no centro da Via Láctea, a galáxia onde fica o planeta Terra." (O Globo, 10/12/2008)
.
A faina
Um ideal não é uma fórmula morta, senão uma hipótese perfectível; para que sirva, deve ser concebida assim, atuante em função da vida social, perpetuamente in fieri. A imaginação, partindo da experiência, antecipa juízos acerca de futuros aperfeiçoamentos; os ideais, em todas as crenças, representam o resultado mais alto da função de pensar... O Futuro se identifica com o perfeito.
INGENIEROS, J. O Homem Medíocre
O Verbo anuncia o Apocalipse. Seria este o "futuro perfeito"? NEWTON tirou a prova dos nove. Contagiros, tacógrafos, odômetros e algum GPS confirmam o rumo à perfeição, em viagem retilínea e uniforme. Um Titanic. Pelo que reparo, se na prática a conta apresentar algum erro, será por margem aceitável. Tem outras anunciando o desfecho para o ano que vem. De qualquer sorte a civilização, dos primatas aos democratas sempre meio militarizada, bem conduzida, avança célere, marcha firme na picada, assinalando notável progresso.
"A evolução social é uma parte da evolução em geral" (SPENCER, H., Principes de Sociologie 1879)

O destemido lavrador tenta até mesmo superar o movimento retilíneo uniforme através de um variado acelerado, bem tipo TGV, no fito de alcançar mais rapidamente o máximo que sua parca imaginação pode supor.
.
Por situar-se além do fim-da-picada, muito além do jardim, o acesso ao ideal não é afeto ao vivente. Nem requer, sequer, a lavra. Todavia, não há quem não persiga os pioneiros lavradores. Nesse particular, o lado ISAAC mantém ativo o alvo aos fiéis.
Devemos todos, filósofos, cientistas, e mesmo leigos, ser capazes de fazer parte das discussões sobre a questão de por que nós e o universo existimos. Se encontrarmos a resposta para isso teremos o trunfo definitivo da razão humana; porque, então, teremos atingido o conhecimento da mente de Deus.
HAWKING, Stephen W. Prof. , Cambridge
HAWKING ocupa exatamente a cadeira do Incomparável NEWTON, e não iria desfazer o original assento. As más línguas, contudo, informam:
"Newton vai mudando os dados, em suas várias edições sob sua supervisão, de modo a encaixar cada vez melhor a teoria. Físicos contemporâneos demonstraram a manipulação no limite da desonestidade," (LENTIN, J.P., Penso, logo me engano : grandes gênios, pequenas trapaças; Veja: 20/3/1996)
Toda a filosofia baseia-se em apenas duas coisas: curiosidade e visão limitada...
O problema é que queremos saber mais do que podemos ver.

FONTENELLE, Bernard Bovier, Colóquios sobre a pluralidade dos mundos (1686) cit. GLEISER, M., 2010: 294
Duas grandes ironias aguardam a chegada de todos, mas a intuição já precipita a inquietude:
O ser humano tende a surtar, pirar ou nem sei que nome dar quando se sente desse jeito, afinal somos complexos, somos feitos a imagem e semelhança de Deus, somos trinos como Ele, não na exuberância de sua Santidade mas sim na composição de corpo, alma e espírito.
CAJADO, S., Ritmo interior

Parece que não souberam interpretar a expulsão do Paraíso. A maçã nos remeterá à HADES. Somente passando pelo guardião do cemitério poderemos acessar o cofre, o hermético, na informação de HERMES, onde mora o suprassumo almejado.
O essencial é invisível para os olhos.
SAINT-EXUPÉRY, O Pequeno Príncipe
E a segunda surpresa vem justamente pela obviedade do trajeto escolhido. Todo o imenso EspaçoTempo é curvado, enquanto a vista, embora sempre voltada ao futuro, não passa de mísero ponto.:
"Por mais que tenham sido ditas com orgulho, as palavras de Newton repousam num completo equívoco sobre a capacidade da mente humana para lidar com a natureza externa." WHITEHEAD, ALFRED NORTH Matemática, cit. FADIMAN, C.: 333)
Qualquer linha divisada é apenas ilusão por limitação ótica. Se o lavrador traçá-la enfileirando os pontos, pensará se distanciar, mas quanto mais percorrê-la, mais perto estará, e por fim chegará no exato ponto da partida - o mesmo que arrebatou primeiro ORFEU, e depois, SÓCRATES.
Newton, perdoa-me; descobriste o único caminho que na tua época era possível
para um homem com os mais elevados padrões de pensamento e criatividade.

Os conceitos que criaste guiam ainda hoje o nosso pensamento em física.

Sabemos, no entanto, que tem de ser substituído por outros, mais afastados

da esfera da experiência imediata, se aspiramos a uma compreensão mais

profunda das relações.

EINSTEIN, A.
Exaurido por tarefas de Sísifo, resignado pela incompetência, o lavrador entrega os pontos e abraça a mais antiga solução:
Se acreditamos em um Deus justo, acima de qualquer outro atributo, só podemos vislumbrar essa justiça via reencarnação. Se não, como explicar essa justiça divina dentro de um mundo de contrastes e desigualdades abismais? Como entender o gênio e a besta criados ao acaso, por mero capricho, e conciliar sua existência com a justiça do Criador?
LIMA, M.C.A., Afinal, quem somos nós? : 116
Rodar o ano, voltar para trás, e repetir tudo de novo?
"O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce." (Eclesíastes, 1:5)

O entardecer faz parte da sina socrática:
A situação é deprimente: termos técnicos da economia e o senso comum estão bloqueando todas as rotas de fuga para escaparmos desse declínio. E temo que os governantes permaneçam imóveis por anos e anos enquanto parabenizam a si mesmos pela solidez das medidas propostas.
KRUGMAN, Paul, Motivos para se desesperar. - Estadão, 26/5/201
KEYNES
também disse que a longo prazo estaríamos todos mortos. A julgar de sua estação dos trinta, não os meros Tiranos de Atenas, mas dos anos 30, quando os tiranos assumiram o globo inteiro, até o presente, a planta de NEWTON tenderia mesmo a se confirmar. Mas, como o planeta é redondo, e não retilíneo, volta-e-meia surgem surpresas; algumas, felizmente, alvissareiras. Desta feita recebemos uma oferta, uma oportunidade nunca antes experimentada. Como SÓCRATES, mister apagar todas as luzes em respeito ao Astro-Rei, cintilante unívoco à fronteira do EspaçoTempo. Esta chance, porém, não requer a morte, campeão! Como nosso peregrino Sol, a formidável Estrela raia no oriente para orientar o ocidente, mas este dia promete durar uma Era. Vai até janela da Califórnia, Prêmio Nobel, e mire por cima: lá longe, bem distante, no pacífico, vem ela envolta no vermelho apropriado ao nascente. Seus primos moradores daquelas bandas já acordaram:
De uma hora para outra, a Nova Zelândia se livrou de seus parasitas e escancarou as portas da oportunidade para que produtores e empreendedores pudessem criar riquezas e aumentar a padrão de vida de todos os neozelandeses.
As lições da Nova Zelândia - como reduzir drasticamente o estado e prosperar 27/5/ 2010
Alea jacta est:
"Cada forma de vida inventa seu mundo (do micróbio à árvore, da abelha ao elefante, da ostra à ave migratória) e, com esse mundo, um espaço e um tempo específico." (LÈVY, Pierre, cit. PELLANDA e PELLANDA: 118)
__________



Nenhum comentário:

Postar um comentário