sábado, 1 de maio de 2010

Evolução por SuperCordas - 3/11 - Re ver são

PageRank
A ideia é que qualquer sistema evolutivo obedece às leis do darwinismo. E a economia é certamente um sistema evolutivo.
VEIGA, Prof.
Econ. José Eli, Fac. Econ. & Admin. da USP. - Estadão, 8/2/ 2009
Todo o mundo sabe que Einstein fez algo assombroso, mas poucos sabem, ao certo, o que foi que ele fez.
FILLIPI, M. A., O Maior Cientista do Século XX: O Homem e o Gênio: Einstein por Ele Mesmo: 112

.
DARWIN morreu antes, sequer tendo idéia do vírus platônico-newtoniano que continha o download importado de WALLACE. Atualmente nada justifica a imprudência de se utilizar o mesmo programa.
.
.
Este novo mundo pode ser mais seguro se for

informado sobre os perigos das doenças dos antigos.
DONNE, J., An anatomic of the world - The first anniversary (1611)
cit. SAGAN, C., Bilhões e bilhões: 84.
O Grande Relativo, e especialmente os batedores quânticos PLANCK, BOHR, DE BROGLIE, HEISENBERG, SCHRÖDINGER, BORN, DIRAC em conjunto com outras dezenas de sentinelas postadas no front científico reafirmaram a significativa mensagem. A faina plenipotencial é apenas pretensão; portanto, insanidade:
O pedaço de matéria nada mais é senão uma série de eventos que obedece a certas leis. A concepção de matéria surgiu em uma época em que os filósofos não tinham dúvidas sobre a validade da concepção 'substância'. A matéria era a substância no espaço e no tempo; a mente, a substância que estava só no tempo. A noção de substância tornou-se mais vaga na metafísica no decorrer dos anos, porém sobreviveu na física porque era inóqua - até a relatividade ser inventada. Um pedaço de matéria, que tomávamos como uma entidade persistente única, é na verdade uma cadeia de entidades, como os objetos aparentemente contínuos em um filme. E não há razão pela qual não possamos dizer o mesmo quanto à mente: o ego persistente parece tão fictício quanto o átomo permanente. Ambos são apenas uma cadeia de eventos que têm certas relações interessantes uns com os outros.
RUSSELL, Bertrand, Ensaios céticos: 74
Poder-se-ia alegar a atenuante da relatividade das mutações aferidas em função do ambiente, mas ao contemplá-las em sínteses dialéticas o herege britânico veio a cometer o mesmo desvio científico do predecessor patrício, ambos tomados pelo pecado original cometido não na Inglaterra, e sim na terra do Academus. Pura macaquice:
Apresento este trabalho como os princípios matemáticos da filosofia, pois todo o encargo da filosofia parece consistir neste percurso - dos fenômenos dos movimentos para a investigação das forças da natureza, e destas forças para a demonstração de outros fenômenos...
NEWTON, Isaac, Princípios Matemáticos de Filosofia Natural
O ex-teólogo guindado a diretor da Casa da Moeda revigorava a quimera, e o sucesso trouxe milhares à Babel:
"Toda a dificuldade da filosofia - a filosofia natural, isto é, a ciência física - parece constituir em estudar as forças da natureza a partir dos fenômenos em movimento, depois, a partir destas forças em demonstrar os restantes fenômenos."

DARWIN embarcou cantarolante, no fito de colher as provas biológicas. A força se evindenciaria em oferta natural pela sobrevivênciado mais dotado, pressupondo-se a extinção do mais fraco, Os dinossauros provam o contrário, mas nada desses monstros que viveram por milhões de anos alguém tinha conhecimento.
Por tanta pretensão evidenciada pelos empreiteiros científicos tornamo-nos precavidos, até preconceituosos. Qualquer cientista é caricaturado maluco, e filósofo é tido lunático, de modo que por merecimento ficam falando sozinhos. O religioso vem sendo desmascarado, as baixas no quartel-general são alarmantes, mas a cada dia aumenta a platéia O esfuziante brilho do ouro, como a luz às mariposas, permanece atraindo os incautos pelo mundo afora. A iminência da queda se abate sobre os desavisados, e recrudesce o desespero:
Seria impossível concluirmos o inventário dos flagelos que se abatem sobre a humanidade em escala planetária, de modo que a maioria dos especialistas vem esgotando seu latim, enquanto os leigos, que não tem a qualificação dos peritos, não estão longe de perder a cabeça.
SAUTET, Marc, 1992: 11
A razão da insanidade consiste na preferência pela simploriedade greco-romana:
Foi a tradição judaico-cristã que estabeleceu o tempo linear (irreversível) de uma vez por todas na cultura ocidental... O tempo irreversível influenciou profundamente o pensamento ocidental. Preparou a mente humana para a idéia de progresso, para o conceito de tempo profundo, para a surpreendente descoberta dos geólogos de que a evolução humana é apenas um episódio recente e curto na história da Terra. Preparou o caminho para a evolução de Darwin, que fala de nossa união com criaturas mais primitivas através dos tempos. Em resumo, o advento da idéia de tempo linear e da evolução intelectual desencadeada por essa idéia corroborou a ciência moderna e a promessa de melhoria da vida na Terra.
COVENEY,
A Flecha do Tempo: 22
O tempo se tornou sinônimo de dinheiro, extremada materialização, irônica conjetura delineada justamente pelos baluartes espitiruais:
O homem ocidental civilizado vive num mundo que gira de acordo com os símbolos mecânicos e matemáticos das horas marcadas pelo relógio. É ele que vai determinar seus movimentos e dificultar suas ações. O relógio transformou o tempo, transformando-o de um processo natural em uma mercadoria que pode ser comprada, vendida e medida como um sabonete ou um punhado de passas- de-uva. E pelo simples fato de que, se não hovesse um meio para marcar as horas com exatidão, o capitalismo industrial nunca poderia ter se desenvolvido, nem teria contnuado a explorar os trabalhadores, o relógio representa um elemento de ditadura mecânica na vida do homem moderno, mais poderoso do que qualquer outro explorador isolado ou do que qualquer outra máquina.
WOODCOCK, A ditadura do relógio, In A rejeição da política, 1972
E o que dizer do caranguejo, que contrário ao relógio anda para trás? Pode-se dizer que seu futuro está no passado?
"Como o valor do trabalho depende cada vez mais do conhecimento, não podemos mais vender ou padronizar o tempo de trabalho como se ele fosse igual para todos."(TOFFLER, A.: 86)

Não há flecha do tempo. Sua descontinuidade é manifesta nos instantes e nas diversidades vividas. O tempo vive sob o signo das diferenças:
"Cada forma de vida inventa seu mundo (do micróbio à árvore, da abelha ao elefante, da ostra à ave migratória) e, com esse mundo, um espaço e um tempo específico." (LÈVY, Pierre, cit. PELLANDA e PELLANDA: 118)

Todos sabem que a física newtoniana foi destronada no século XX pela mecânica quântica e pela relatividade. Mas os traços fundamentais da lei de Newton sobrevivem, seu determinismo e sua simetria temporal sobreviveram. A natureza não tem um nível simples. Quanto mais tentamos nos aprofundar, maior a complexidade com que nos defrontamos. Nesse universo rico e criativo, as supostas leis de estrita casualidade são quase caricaturas da verdadeira natureza da mudança. Há uma forma mais sutil de realidade, uma forma que envolve leis e jogos, tempo e eternidade.
PRIGOGINE, I.: 19

O principal propósito da minha apresentação é provar aos
senhores que não se está ensinando ciência alguma no Brasil!
FEYNMAN, Richard P,
O Senhor está brincando, se. Feyman?
A genial equação é a mais simples de todas: E=mc2.
Nela, as letras ganham dos números por 3x1.
Neste dia do trabalho, pelo menos, não convém parar de medir forças e até largar as contas?
____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário