quarta-feira, 26 de maio de 2010

4. O êxito de Platão, e a ruína de Athenas

Em algum ponto perdido deste universo cujo clarão se estende a inúmeros sistemas solares, houve uma vez um astro sobre o qual animais inteligentes inventaram o conhecimento. Foi o instante da maior mentira e da suprema arrogância da história universal. NIETZSCHE, F., cit. MATOS, Olgária, A polifonia da razão, 1997: 134
SÓCRATES ensinou PLATÃO e o mundo a pensar, antes de tudo, em si mesmo. O pupilo ensinou ao mundo como satisfazer a si próprio, com a diferença: a perfeita matemática do DEMIURGO constituira o Universo, e Ele só poderia esperar que seus filhos seguissem o mesmo trajeto, em vez de querer atalhar pela venenosa maçã, como SÓCRATES..
A questão é ontológica: o que deve ser o mundo real para que a ciência desse mundo possa converter-se numa ciência matemática.Neste sentido, a ciência moderna, desde suas origens, seria uma ciência platônica: o sentido do platonismo era o matematismo. JAPIASSÚ, H. A revolução científica moderna: 133
Raciocínio deriva de ratio, e significa dividir. Quem soubesse interpretar o código usado pelo Grande Arquiteto, entendesse os caracteres e destarte medisse as forças comandantes, poderia estender qualquer ponte ao infinito, até à morada do Altíssimo. "Também o conhecimento tinha fins morais, isto é, levar o homem à bondade e à felicidade... A obtenção do autoconhecimento era um caminho árduo e metódico." (Wikipédia) Dessarte abandonou-se as conjecturas, em prol das abotoaduras.
Mas eu não deixarei de tocar, em minha física, em várias questões metafísicas e particularmente nesta: que as verdades matemáticas, as quais chamais de eternas, foram estabelecidas por Deus e dele dependem inteiramente, assim como todo o resto das criaturas. Não receai, peço-vos, garantir e publicar em toda a parte que Deus é quem estabelece estas leis na natureza, assim como um rei estabelece leis em seu reino. DESCARTES, RENE, Carta à Mersennas.
O resultado de tão notável sapiência foi o recrudescimento utilitarista, a faina pelo domínio, em detrimento da busca pela simples compreensão. Hypoteses non fingo*.
O prestígio das matemáticas vem-lhes do facto de a afirmação excluir nelas a própria possibilidade de controvérsias: a partir de agora, serão as matemáticas que irão fornecer a unidade na medida de todas as ciências. MORIN, E., 2000: 128.
Estabelecida esta linha pretensamente epistemológica, aferida exata pelo pouco criativo arranjo metafísico, paulatinamente ela veio confirmando sua certeza através da tecnologia, que é o que interessa à vida, afinal. Ao se revestir possuidora desse instrumento do conhecimento desprovido do próprio conhecimento, uma tecnè órfã da episteme, e o "resto que se dane", inclusive a natureza e os animais, e os inimigos, e os estrangeiros, e os escravos, contudo, a civilização cometia seu pecado capital:
A gente vive numa sociedade profundamente tecnológica, as decisões políticas são fundamentais para todos os cidadãos. Questões como Energia Nuclear, Transgênicos e Genética afetam a vida de todo mundo. Como uma sociedade vai decidir seu futuro se não conhece Ciência? http://marcelogleiser.blogspot.com/ - 9/5/2010
Pois foi ela mesmo, a ciência, que tornou civilização mal informada, cega ao magnífico usufruto da vida, em troca de um impossível e pífio poder sobre tudo..
O que estou tentando mostrar é que a ciência, por causa do seu método e de seus conceitos, projetou um universo no qual o domínio da natureza ficou ligado ao domínio do homem e que ela favoreceu esse universo – e esse traço de união tende a tornar-se fatal para esse universo e seu conjunto. MARCUSE, Herbert, Uma ciência sem domínio?; Points Seuil, 1970; cit. CHRÉTIEN: 212
Com uma maçã tão colorida, porque pelo menos não cercá-la, assim logrando descobrir a chave do cálculo perfeito, e abrangente? Não poderíamos fazer milhares de criaturas, e submetê-las do mesmo jeito que o Senhor, enfiando-lhes raios e trovões, também algum arcoíris, e sóis para quem quisesse? Maior bobagem impossível, mas não foram poucos os ambiciosos.
A asserção de que o marxismo-leninismo, ideologia basilar da União Soviética, tinha alguma coisa a ver com a verdadeira ciência foi um puro artifício retórico, um dos maiores logros deste século, embora propaganda deste tipo fosse ensinada a todas as crianças dos países comunistas. DESCAMPS: 139
Todos deram, dão e darão com os burros n'água.
O ser humano é parte do todo, chamado Universo, uma parte limitada no tempo e no espaço. Ele experimenta seus pensamentos e sentimentos como algo separado do restante - numa espécie de ilusão ótica de sua consciência. Essa ilusão é uma espécie de prisão para nós, e nos restringe às nossas decisões pessoais e aos afetos por algumas pessoas mais próximas de nós. EINSTEIN, A., cit. LASZLO, E., A Ciência e o Campo Akáshico: 56
PLATÃO fechou as cortinas da magnífica paisagem do conhecimento, e precipitou o imenso comboio rumo ao precipício.
Sim, pois na base da criação da necessidade de aniquilamento está a afirmação de que há um 'nós' e, consequentemente, um 'eles'. Esse processo se dá de forma lenta, cotidiana e concorrem para ele ações no campo da política, da cultura e da religião. Leis que separam e restringem os homens por sua ascendência ou cor, exacerbação de sentimentos nacionalistas e crenças religiosas usadas para a segregação são os caminhos para semear o infortúnio e transformar o medo em ódio. GÓES, Moacyr, A divisão que segrega, 11/03/2010.
Os mais capacitados praticantes moravam ao largo. Athenas bem que resistiu, mas, exaurida, cedeu ao estupro. Trinta Tiranos serviram-se ao gosto, especialmente CRÍTIAS, tio de PLATÃO.
Como em Esparta, só à classe governante é permitido portar armas, só ela tem direitos políticos ou de outra espécie, só ela recebe educação, isto é, um adestramento especial na arte de manter em submissão suas ovelhas humanas, ou seu gado humano. POPPER, Karl, 1998, Tomo I: 60
SÓCRATES mudou-se para o reino de HADES, e de lá não voltou, como era de se esperar.  PLATÃO se mandou para ao sul da Itália, a secundar o filho de um tirano especial - DIONISO, de Siracusa. Em seguida caiu o reino, e o pedófilo retornou, sotarreiramente, pelas terras oportuno Academus. A civilização declina dilacerada.
______
Notas
*Famosa oração de NEWTON: "
Não invento hipóteses." Por paradoxo, sua justificativa gravitacional foi calcada exclusivamente na hipótese matemática, na suposta ação da força à distância. KOYRÉ detona:
"Mas a suposição da existência nos corpos de uma certa força que lhes permita atuar sobre outros corpos e atraí-los não é uma hipótese. Não é sequer uma hipótese que faça uso de qualidades ocultas. É um absurdo puro e simples."

Nenhum comentário:

Postar um comentário