segunda-feira, 3 de maio de 2010

Evolução por SuperCordas - 4/11- Efeitos quânticos


Na língua dos pássaros uma expressão tinge a seguinte.
Se é vermelha tinge a outra no escarlate.
Se alva, tinge a outra dos lírios da manhã.
É língua muito transitiva a dos pássaros:
não carece de conjunções, tampouco abotoaduras.
Comunica-se por encantamento.
E por não ser contaminada de contradições
 a linguagem dos pássaros

só produz gorgeios.


Outro exemplo de Ser Positivo é o 'Deus Organizador', em que a divindade (ou divindades) exerce o papel de controlador da oposição primordial entre Ordem e Caos. O Caos representa o Mal, a desordem, e é simbolizado em vários mitos por monstros como serpentes ou dragões, ou simplesmente deuses maléficos que lutam contra outros deuses em batalhas cósmicas relatadas muitas vezes em textos épicos, como no caso do Eubuma elis dos babilônios. GLEISER, MARCELO, A Dança do Universo Dos Mitos de Criação ao Big-Bang: 31
A realidade quântica apresenta diversas e revolucionárias facetas.
Várias vezes, nos diferentes trabalhos consagrados ao espírito científico, nós tentamos chamar a atenção dos filósofos para o caráter decididamente específico do pensamento e do trabalho da ciência moderna. Pareceu-nos cada vez mais evidente, no decorrer dos nossos estudos, que o espírito científico contemporâneo não podia ser colocado em continuidade com o simples bom senso. BACHELARD, Gaston, 1972: 27
Destaco o movimento descontínuo, interconectividade não-localizada e, somando-se à causalidade ascendente da techne newtoniana, a causalidade descendente, a consciência escolhendo entre possibilidades a que se precipitará em evento real. Realidade e virtualidade, sujeito e objeto, esquerda e direita, energia escura e luminosidade, corpo e alma, noite e dia, homem e mulher, patrão e empregado, Céu e Terra, são apenas convenções semânticas de um um todo inquebrantável, circunstancialmente apreciadas.
Essa contradição de idéias reproduziu-se, infelizmente, na realidade dos fatos na França. E, apesar de o povo francês ter-se adiantado mais do que os outros na conquista de seus direitos, ou melhor dito, de suas garantias políticas, nem por isso deixou de permanecer como o povo mais governado, mais dirigido, mais administrado, mais submetido, mais sujeito a imposições e mais explorado de toda a Europa.
BASTIAT,
Frèderic, A Lei: 63
Se insistirmos na manutenção das extremidades no fito de maior clareza, elas só podem ser apreciadas complementares*, não antagônicas, paradoxais.
A visão da evolução como uma crônica competição sangrenta entre indivíduos e as espécies, um desvirtuamento popular da noção de Darwin da 'sobrevivência dos mais aptos', dissolve-se diante de uma nova visão de cooperação contínua, forte interação e dependência mútua entre as formas de vida. A vida não conquistou o globo pelo combate, mas por um entrelaçamento. As formas de vida multiplicaram-se e tornaram-se complexas cooptando outras, e não apenas matando-as.
SAGAN, D., cit. DAWKING, R.: 288
Se confrontados os polos, a vitória de algum acarretaria o desaparecimento do próprio campeão, por falta de contendor; e a síntese, o zenith dialético, da mesma forma decretaria o sumisso de ambos, sem oportunidade de renovações.
Assim, descobriu-se recentemente que na natureza tudo está subordinado a uma ordem, até mesmo os fenômenos confusos, sem nexo, totalmente imprevisíveis. Esta ordem ‘superior’ é capaz de explicar eventos aparentemente randômicos - não importa se se trata de bolsa de valores, da mudança na temperatura de nosso planeta, ou da maneira que nós formulamos nossos pensamentos – e que podem ser expressos tanto em fórmulas matemáticas e físicas, quanto em belas imagens (os chamados fractals) disformes, mas com uma atraente irregularidade. Todos esses eventos têm algo em comum: o fato de serem atraídos a certos estados da natureza, o que lhes dá unidade, se bem que disfarçada. A nova regularidade dos fenômenos deu origem a uma nova ciência, que tem o ‘caos’ como tema central e na qual, um dia, deve se enquadrar a teoria das ondas.
WITKOWSKI, Bergè: 275

O Universo, por caótico, necessariamente evolui pela ética, não por dialética:
“A massa informa ao espaço como se curvar; o espaço informa à massa como se movimentar.” (WHEELER, John, cit. ROHMANN, Chris: 345)

O mundo é uma rede complexa de inter-relações na qual as categorias de
sujeito e objeto se fundem, embotando as distinções dualistas tradicionais.

FOWLER, D. R., Einstein´s Cosmic Religion 1979; cit. JAMMER, M.: 103
Físicos e químicos radicalizam: o bater-asas de uma borboleta na gelada Lapônia pode ocasionar chuva nos Matosinhos, em Portugal. A questão que permanece, e esta bastante difícil, sem dúvida, é estabelecer o liame, aferir a localização da feiticeira borboleta responsável pelos epicentros, ainda mais considerando as dimensões geométricas e o tempo. Não por acaso BACHELARD se anunciava psicanalista de objetos.
Os spins ocasionam decisivos efeitos gravitacionais, tobogãs pelos quais a energia procura e interfere na consciência tanto quanto o raio é atraído pelo pára-raio, ou como as circunstâncias vão robustecendo o ciclone, até virar furacão. A moderna Teoria das Cordas explica esses movimentos localizados podem se tornar proliferados. A ressonância dos filamentos de energia, vibrantes por diversos padrões, como as cordas de um violino, este instrumento curiosamente preferido de EINSTEIN, deve-se a Relatividade Geral ampliada além das três dimensões. Entidades não-locais tocam e são tocadas através do gráviton, a partícula mensageira do campo gravitacional.

Se todas as partes do universo são solidárias numa certa medida, um fenômeno qualquer não será o efeito de uma causa única, mas a resultante de causas infinitamente numerosas; ele é, como se diz com freqüência, a conseqüência do estado do universo um momento antes.
POINCARÉ, H., : 36
Persiste, entretanto, a tradicional exigência de provas, neste caso sobre a eficácia da língua dos pássaros. Requerem-se os números. Missão impossível. Quem sabe em latim, também ao sabor de NEWTON?
Ao nosso alcance se encontram os elementos primordiais:

Nossa penetração no mundo dos átomos, antes vedado aos olhos do homem, é de fato comparável às grandes viagens de descobrimento dos circunavegadores... Essa descoberta, com efeito, gerou uma novíssima base para que se compreenda a estabilidade intrínseca das estruturas atômicas, a qual, em última instância, condiciona as regularidades de todas experiências corriqueiras.
BOHR, N., Física atômica e conhecimento humano: 30
Quando alvo de atenção, o elétron altera sua trajetória. Não podemos, contudo, traçar seu rumo a belprazer, sequer segui-lo. O atacado simplesmente dá um salto, e surge em nova órbita. Resignamo-nos com o Princípio da Incerteza, ironicamente formulado por nazista - WERNER HEISENBERG**.

Chegamos a uma situação que envolve uma imagem diferente da natureza e, portanto, também da ciência. Não acreditamos mais na imagem do mundo como uma imensa peça de relojoaria. Chegamos ao fim das certezas. Estava implícita na visão clássica da natureza a idéia de que, sob condições bem definidas, um sistema seguiria um curso único e de que uma pequena mudança nos parâmetros produziria igualmente uma pequena mudança nos resultados. Hoje sabemos que isso só é verdade no caso de situações simplificadas e idealizadas
MAYOR: 12
De certo modo a constatação de HEISENBERG fora prenunciada com quarto de século de antecedência:

O choque, a ação de um átomo sobre o outro, pressupõe também a sensação. Algo de estranho em si não pode agir sobre o outro.. Esses complexos de sensações, maiores ou menores, deve ser chamados 'vontades'.
NIETZSCHE, F, O livro do filósofo: 45
A ciência assim vem avançando:
Os cientistas descobriram que as vibrações moleculares, além das fortes interações eletrônicas, produzem "canais de transporte". Os elétrons se movem através da molécula enquanto a molécula vibra... 'Os elétrons se 'lembram' não apenas onde estão, mas também onde já estiveram. Quando as oscilações das moléculas são 'suficientes', os elétrons ou são empurrados de forma mais eficiente, ou são momentaneamente aprisionados na molécula, no tunelamento assistido de Rabi. Os elétrons podem realmente ser aprisionados, tal como em um jogo de pinball.
ULLOA, S. & SANDLER, N, Universidade de Ohio. www.inovacaotecnologica.com.br
A nosso ver a razão dessas alterações se deve às interferências, à interatividade geral que as cordas promovem:

A partir de um único princípio - o de que no nível mais microscópico tudo consiste de combinação de cordas que vibram - a teoria das cordas oferece um esquema explicativo capaz de englobar todas as forças e toda a matéria.
GREENE, B.: 30
A Teoria é refratária a matemática por uma única razão: embora haja muita simetria, o Universo e os átomos que o compõem são neófitos - sequer foram informados sobre numerologia.
A ordem implicada tem sua base no holomovimento, que é vasto, rico, e em um estado de fluxo infindável de envolvimento e desdobramento, cuja maioria das leis é vagamente conhecida, e que pode ser até incogniscível em sua totalidade. Logo, ela não pode ser apreendida como algo sólido, tangível, e estável aos nossos sentidos (ou aos nossos instrumentos).
BOHM, David, Totalidade e ordem implicada: 192
Não por acaso houve o conselho:
Einstein insinua que a ciência se deve ocupar, em primeiro lugar, não de noções que, na sua essência, estão marcadas por uma grande carga metafísica, como as de 'força' e 'matéria', mas antes daquilo a que agora chamamos 'intersecções’ no espaço-tempo de linhas do universo.
HOLTON, G.: 127
Essas intersecções são promovidas pelas ondas emanadas das Supercordas, no magnífico entrelaçamento que abrange todo EspaçoTempo e as partículas nele inseridas. Nada fica isento. O próprio ser humano é apenas uma configuração em waveform, .uma perturbação ondulatória no infinito mar da energia primordial. Ele se sujeita a ser ator deste script, mas também se impõe como autor. Permeado por tudo que é tipo de onda, ou seja, por veículos transportadores de informações, à maravilhosa experiência do surf requer esperteza, na mais pura acepção, é claro. Captar, valorizar os sinais, as conexões, ouvir e interagir, para o corpo, feliz, usufruir. É o que veremos, para finalizar esta aventura.
____________
* O princípio da complementariedade vem explicado no original por NIELS BOHR em Atomic Physics and Human Knowledge; Nova York, 1963 (Física atômica e conhecimento humano). DAVID BOHM o interpreta em Wholeness and Implicate Order, London, 1980. (Totalidade e ordem implicada.) A primeira apresentação pública da teoria foi em Como, IT., 1927.A revista Humanidades, nº 9 (1984), pp. 49-71, da Universidade de Brasília, publica uma abordagem de GERALD HOLTON, intitulada As Raízes da Complementaridade.

** Na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, os pesquisadores tiveram êxito em manipular a performance dos elétrons, mercê da introdução de um microscópio especial. Segundo Live Science, o grupo se valeu de processo que "sente" o movimento, "mais ou menos como uma pessoa cega lê em Braille", diz Andre Kubetzka, da Universidade de Hamburgo, participante do experimento. Em 2009 cientistas da IBM/ Zurique produziram a primeira imagem da "anatomia" de uma molécula. Embora os mais poderosos microscópios já tenham conseguido fazer imagens de átomos individuais, que são muito menores, as moléculas são muito mais sensíveis e não existia até agora um equipamento capaz de "fotografá-las" diretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário