quinta-feira, 27 de maio de 2010

A contaminação platônica

Conhece-te a ti mesmo
e conhecerás o Universo de Deus.

Sócrates
O Império Romano foi rigorosamente platônico-pitagórico; portanto, órfico.
Sua arquitetura tinha o traço grego, e a matemática permitiu espetaculares construções. Os aquedutos provavam que o homem também podia transformar as coisas, desde que soubesse o código do DEMIÚRGO. As gigantescas empresas, tipo Coliseu, mostravam ao mundo sua preponderância avassaladora, e a eficácia de seus elevados métodos..
Examinando a mim mesmo, ó Sêneca, aparecem alguns vícios expostos tão abertamente que poderia segurá-los com a mão, outros ainda que não são contínuos, mas que voltam em intervalos intermitentes, os quais afirmo serem mais incômodos, como inimigos escondidos que atacam nas ocasiões mais oportunas, contra os quais não se pode estar tão bem preparado como na guerra, nem tão seguro como na paz...
.
Rogo-te, pois, se tens algum remédio que possas refrear essa flutuação,
para que me consideres digno de dever a ti minha tranquilidade.

SÊNECA, Da tranquilidade da alma: 35/40
A formulação grega exige a Justiça para minimizar o dano que ela mesma produz. Roma aperfeiçoou o aparato*, e o homem virou pato:
Estado, chamo eu, o lugar onde todos, bons ou malvados, são bebedores de veneno; Estado, o lugar onde todos, bons ou malvados, se perdem a si mesmos; Estado, o lugar onde o lento suicídio de todos chama-se – 'vida'!
NIETZSCHE, F., Assim falava Zaratustra
No Forum havia espaço para comércio, negócios, prostituição, e, inclusive, administração da entendida justiça. Algo não funcionava bem, mas a cozinha já estava pronta para assar o mundo inteiro, começando no rescaldo da própria Athenas. Era para ter findado à leste europeu, precisamente em 1989. Como já ultrapassamos a última óbvia cidadela, é de supor que avancemos para confirmar a predisposição do Apocalipse. A certeza de NEWTON assinala o meado do nosso XXI. Tomara, porque outros cálculos projetam já para o ano vindouro.
Leonardo da Vinci descobriu a medida exata da beleza humana, conhecida como proporção áurea. Segundo essa equação, o corpo e o rosto, quando são bonitos, apresentam uma determinada proporção matemática: de 1 para 1,618. Esta seria a relação de equilíbrio e simetria ideais para um corpo ou um rosto humano serem considerados bonitos.
A artimanha platônico-pitagórica fulgura nas preliminares disposições de MAQUIAVEL, BACON, DESCARTES, HOBBES, NEWTON, ROUSSEAU, HEGEL, MALTHUS, DARWIN, MARX, BENTHAM, MILL, COMTE, e SOREL, apenas para citar as estrelas mais brilhantes da via-láctea gregoriana.
Em breve, certamente, daremos o último passo, e a autoridade da ciência se imporá de modo completo no domínio dos conhecimentos sociais. Então, chegaremos a fazer uma política racional, como já fazemos máquinas elétricas racionais, porque construídas unicamente sobre dados positivos, e não sobre tendências subjetivas. A autoridade sem apelo da ciência já não é mais contestada pelo grande público em tudo o que diz respeito aos fatos físicos e biológicos.
NOVICOW, J. 1910,
cit. JAPIASSÚ, H., A revolução científica moderna: 178..

Seus condottieris, na mesma ordem de apresentação: a dinastia dos MEDICE, CROMWELL, os napoleões, CAVOUR, BISMARCK, LENIN, STALIN, MUSSOLINI & HITLER.

A fim de melhor compreender a arte da propaganda, Hitler estudou as técnicas propagandistas dos marxistas, a organização e os métodos da Igreja Católica, a propaganda britânica da Primeira Guerra Mundial, a publicidade norte-americana e a psicologia freudiana.
DOWNS: 147

Já no primeiro lustro do século anterior havia ruído a base epistemológica desse arquetipo platônico, mas o pessoal nem deu bola; em 1945, findou de modo catastrófico a última tentativa de reavivar o Império Romano; e em 89, finalmente, caiu o muro. A obssessão suicida, contudo, supera tudo:

A situação é deprimente: termos técnicos da economia e o senso comum estão bloqueando todas as rotas de fuga para escaparmos desse declínio. E temo que os governantes permaneçam imóveis por anos e anos enquanto parabenizam a si mesmos pela solidez das medidas propostas.
KRUGMAN, Paul, Motivos para se desesperar. - Estadão, 26/5/2010
Segundo o carma, "a crença em Deus não pode ser demonstrada, nem sua existência; mas ele não faz mal, só bem". Como n]ao há bem que nunca se acabe, os matemáticos elaboram seus prognósticos:
Em um dos manuscritos, datado do começo do século XVIII, Newton, por meio dos textos bíblicos do Livro de Daniel, chega à conclusão de que o mundo deve acabar por volta do ano de 2060. 'Ele pode acabar além desta data, mas não há razão para acabar antes'
Em outro documento, o cientista interpreta as profecias bíblicas que contam sobre o retorno dos judeus à Terra Prometida antes do final do mundo. Segundo ele, se verá 'a ruína das nações más, o fim do choro e de todos os problemas, e o retorno dos judeus ao seu próspero reino.
Neste caso NEWTON bem merece ver seu ISAAC justiçado, pois não?
Todos sabem que a física newtoniana foi destronada no século XX pela mecânica quântica e pela relatividade. Mas os traços fundamentais da lei de Newton sobrevivem, seu determinismo e sua simetria temporal sobreviveram.
PRIGOGINE, I.,: 19
Passados dois mil e quinhentos anos de HADES, e da subversão socrática, por não revisar completamente uma trajetória marcada de erros e suposições absurdas, porém adotadas, a civilização ainda se debate na armadilha bipolar, ignorando tanto ou mais do que os primatas..
Devemos todos, filósofos, cientistas, e mesmo leigos, ser capazes de fazer parte das discussões sobre a questão de por que nós e o universo existimos. Se encontrarmos a resposta para isso teremos o trunfo definitivo da razão humana; porque, então, teremos atingido o conhecimento da mente de Deus.
HAWKING, Stephen W. Prof. , Cambridge

O racionalismo priva de energia tudo aquilo que os homens mais amam: o sonho, a fantasia, o vago, a fé, a afirmação gratuita. Acrescentemos que isso é essencialmente inumano: o racionalista persegue seu raciocínio, não se importando em saber se ofende os interesses da família, da amizade, do amor, do Estado, da sociedade, da humanidade. Na realidade, o racionalista é um monstro. A humanidade se afirma nas suas religiões mais vitais atirando-lhes na cara o seu ódio.
BENDA, JULIEN, cit. BOBBIO, NORBERTO, Os intelectuais e o poder: dúvidas e opções dos homens de cultura na sociedade contemporânea: 56.
.
O ser humano tende a surtar, pirar ou nem sei que nome dar quando se sente desse jeito, afinal somos complexos, somos feitos a imagem e semelhança de Deus, somos trinos como Ele, não na exuberância de sua Santidade mas sim na composição de corpo, alma e espírito.
CAJADO, S., Ritmo interior

.
Se acreditamos em um Deus justo, acima de qualquer outro atributo, só podemos vislumbrar essa justiça via reencarnação. Se não, como explicar essa justiça divina dentro de um mundo de contrastes e desigualdades abismais? Como entender o gênio e a besta criados ao acaso, por mero capricho, e conciliar sua existência com a justiça do Criador?
LIMA, M.C.A., Afinal, quem somos nós? : 116

O Universo não cursou Direito. Seguramente não tem noção do que venha a ser justiça. E muito menos, os arautos jurisconsultos. Quanto mais se esmeram, mais longe ficam da realidade.
Pelo outro viés, DEUS não pode, e nem precisa fazer nada - ele não deve ser carente de nada. E sequer deve ter mente. Para quê precisaria pensar, raciocinar? Quem são carentes, e muito mentem, e brigam por rateios, porque nada lhes basta, são seus intérpretes. Eis a razão do grande golpe bizantino, do Reinado Romano do Oriente: diante do fracasso do Império Romano, trocou-se o rica, poderosa, armada e arrogante legião do imperador, que só espalhava o terror, por uma corporação cujo estandarte vinculava a dor e o amor de um humilde e desconhecido personagem. Enriqueceram como nunca, dominando quase toda a face da Terra, com sucursais de arrecadação na maioria das cidades do globo. Aquele mesmo predito, delineado, mas não empregado por PLATÂO, de fato logrou verdadeiro milagre, tornando um buraco-negro em cor-de-rosa, no qual até hoje a apaixonada gente mergulha cantarolante, quase como o velho SÓCRATES e sua cicuta, na relação direta pilhada por NIETZSCHE.
"As corporações centralizadas e autoritárias têm fracassado pela mesma razão que levou ao fracasso os estados centralizados e autoritários: elas não conseguem lidar com os requisitos informacionais do mundo cada vez mais complexo que habitam." (FUKUYAMA, F., 2002: 205)
A Extrema-unção garante a boa viagem. HADES aguarda ansioso.
______
Notas
*"Cícero é normalmente visto como sendo uma das mentes mais versáteis da Roma antiga. Foi ele quem apresentou aos Romanos as escolas da filosofia grega e criou um vocabulário filosófico em Latim, distinguindo-se como um linguista, tradutor, e filósofo." (Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário