sábado, 29 de maio de 2010

O avô de São Pedro

O homem bom também quer ser verdadeiro e crê na verdade de todas as coisas. Não só da sociedade, mas também do mundo... De fato, por que razão o mundo deveria enganá-lo?
NIETZSCHE, F., O livro do filósofo: 55
Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da Terra? Faze-mo saber, se tens entendimento. Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? Ou quem a mediu com o cordel? Sobre que foram firmadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra de esquina? Eu ouvi o meu avô contar essa história, a qual ouvira de Sólon... Punida por seus vícios e seu orgulho, a Atlândida foi engolida pelo oceano. CRÍTIAS, tio de PLATÃO, um dos Trinta Tiranos de Athenas, no diálogo com TIMEU.**
.
HADES (Άδης em grego,) DEUS do submundo. Austero e impiedoso, insensível a preces ou sacrifícios, o intimidativo e distante keeper contava com PLUTÃO - O rico - dono das riquezas do subsolo.
.
ATLAS.garantia a presença da chata Terra nas alturas:
E não me passem das colunas de Gibraltar! É por elas que ATLAS mantém o mundo de pé. É lá que começa o caminho do despenhadeiro, onde se inicia o despencar da horripilante cachoeira, a qual depois de afogar todo mundo, desemboca no fogo intenso do enxofre para secá-los.
 O “fim do mundo” estava além do Oceano ou “Mar Tenebroso”, como se referiam ao Atlântico. .ARISTOCLES alterou seu o nome para PLATÃO, e ingressou no território latino. PLUTÃO lhe seguiu: mudou seu nome para SÂO PEDRO, assim se distinguindo da insanidade de HADES. O sítio mudou para o céu, em vez de estar localizado depois das Colunas de Hércules, uma recepção mais prazerosa à pujança romana, ao invés da terrificante catacumba das profundezas do mundo, onde se alojava o hermético Palácio de HADES. Em impressionante e consagradora dupla coincidência, porque patrocinado pela mater, através dos católicos reis espanhóis, COLOMBO logo encontraria um paraíso, em vez da desgraça, confirmando o acerto da modificação. Os primos estenderam as velas das caravelas, e atalharam:
Parece-me gente de tal inocência que, se homem os entendesse e eles a nós, seriam logo cristãos, porque eles, segundo parece, não têm nem entendem nenhuma crença. E, portanto, se os degradados que aqui hão de ficar aprenderem bem sua fala e os entenderem, não duvido que eles, segundo a santa intenção de Vossa Alteza, se hão de fazer cristãos e crer em nossa fé.
Carta de PERO VAZ DE CAMINHA; cit. FARACO & MORA, Para gostar de escrever. - São Paulo: Ática, 2002.
A julgar pelo excepcional histórico de desenvolvimento do povo brasileiro, sem a menor chance aos índios, e agora pela quantidade de canais de TV utilizados pelos pregadores de JESUS CRISTO, como se ele precisasse ser ainda mais pregado do que já foi, a estratégia geopolítica bizantina vem paulatinamente aumentando seu sucesso:
Com aproximadamente 48 mil mortes por ano, o Brasil é um dos países que detém uma das maiores taxas de homicídios no mundo, segundo relatório divulgado pelo relator especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre Execuções Arbitrárias, Sumárias ou Extrajudiciais, Philip Alston.
Folha de São Paulo
, 15/9/2008.
* * *

DANTE reaproveitou o antigo Palácio de HADES, tranformando-o numa espécie de Shopping Center. Cada freguês via satisfeita sua pretensão, de modo personalizado. Trinta e quatro stands chamados Cantos, compuseram o arrojado projeto, a tempo do debut dos XV séculos. À criação do Céu o cristão trocou o Z de ZORRO pelo D de DÉDALUS *, ou de dedo, o dedo de um ZEUS de filho único. A comunidade cristã fez de seu SÓCRATES Salvador, consagrando-o como Filho de Deus - nada menos do que o projeto de PLATÃO :.
Se o justo aparecer na terra, será açoitado, atormentado, posto em cadeias, cegado de ambos os olhos, e, finalmente, depois de todos os martírios, pregado numa cruz, para chegar á compreensão que o importante neste mundo não é o ser justo, mas parecê-lo. PLATÃO, República: 361
A interpretação religiosa assenta nessa mesma biguidade: una est religio in rituum varietate, proclama Ficino, que, na Teologia Platônica – título revelador – desenvolve o acordo entre o platonismo e o cristianismo. ‘Eis a razão porque, quem quer que leia seriamente as obras de Platão, nelas encontrará, evidentemente, tudo, mas em particular essas duas verdades eternas: o culto reconhecido de um deus conhecido e a divindade das almas, onde reside toda a compreensão das coisas, toda a regra de vida e toda a felicidade. E tanto o mais que, sobre estes problemas, a maneira de pensar de Platão é tal que, de entre outros filósofos, foi a ele que Agostinho escolheu para modelo, como sendo o mais próximo da verdade cristã, afirmando que, com pequenas alterações, os platônicos seriam cristãos.’
Para a triagem celestial se escalou SÃO PEDRO, primogênito filho-de-criação. Porém, diante do democrático livre-arbítrio, ainda restava o subsolo de HADES a quem merecesse.  O tenebroso site  não poderia ser reduto divino. No mar vermelho de fogo e ranger de dentes, o destemperado SATANÁS substituiu o temperado HADES.
HADES teve uma amante cujo nome era MENTE. A linda, cheia de adornos, não valia nada, mas sem ela não haveria nenhuma religião. Não se pode religar o que jamais se desliga. MENTE era incrivelmente fértil, e com HADES gerou MENTA, esta que se espraiou facilmente por todo ocidente, fazendo jus à extensão para mentalidade - o mentecapto que captou e capturou a cidade.
O baile da Renascença realizar-se-ia sob os auspícios da rica e generosa sociedade de Florença.
Girolamo Savonarola (1452-1498), sacerdote italiano, implantou uma teocracia ditatorial em Florença, modificou a constituição e reformou os costumes, exercendo uma verdadeira tirania sobre o povo e criticando abertamente a lassidão e corrupção do clero e do papado; excomungado, foi preso, condenado à morte e queimado em praça pública. NIETZSCHE, F., Da utilidade e do Inconveniente da História para a vida, nota do tradutor: 93
O contrabando da infausta Constantinopla deu a Santa Corporação o controle de tudo:
Até o Renascimento, o Ocidente praticamente desconhecia Platão. Mas alguns manuscritos gregos, comprados em Constantinopla, mudaram esse cenário. Entre eles, levados a Florença em meados de 1430, estava nada mais nada menos do que a obra completa de Platão.
ABRÃO, B.:136
Renascidos HERMES encarregaram-se de levar a mensagem aos quatro cantos da Terra, por se pensar quadrada. Talentosos artistas deram conta da grandiosa reforma, destacando-se os exímios moto-boys - BOTTICELLI, GUSTAVE DORÉ e SALVADOR DALI.
Deus foi, durante séculos, uma ótima idéia.
Resultou em pintura, escultura, arquitetura e filosofia magníficas.

MARIO SABINO
______
Nota
* Lendário escultor de formas tão perfeitas, que pareciam capazes de se mover. "Nosso antepassado", dizia o pai de SÓCRATES, que igualmente trabalhava com entalhes de pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário