terça-feira, 7 de agosto de 2012

Torneando a República

Nenhuma gota d'água passa pelo esgoto sem se tornar poluída. ROBERTO JEFFERSON, presidente do PTB,  delator do Mensalão.
Quando os ricos especuladores têm sucesso,
enquanto os camponeses perdem suas terras;
Quando o governo gasta dinheiro em armas;
Quando os de cima são extravagantes e irresponsáveis,
enquanto os pobres ficam sempre mais pobres -
Tudo isso é roubo e caos. Isso não está de acordo com o Tao.
Tao Te King: 23
A  política passa por inusitado esmeril. Tenha o desfecho que se quiser, mesmo conservando resistentes entranhas, com certeza o Brasil reaparecerá mais sadio, revigorado. As Olimpíadas emparelham na atração, mas a pífia performance atlético-individual do famoso Brasil reforça ainda mais a percepção de que precisamos tratar com a verdade, encarar a realidade de frente. A posse dessa consciência predispõe a regeneração. 
Estou dividido entre assistir às provas olímpicas e testemunhar o julgamento do mais vergonhoso plano de permanecer no poder da história da nossa douta, "legalística", aristocrática, populista e milagrosa "semi-república". No caso da Olimpíada, as regras são simples (não há recurso) e a igualdade competitiva é clara; no mensalão, tudo é opaco - exceto a acusação, a vontade antidemocrática de poder que o engendrou e o desejo de que as coisas não terminem em leite condensado. Mensalão e Olimpíada Roberto DaMatta
O Brasil tem primado por chamar a atenção do mundo. Parece-lhe conveniente atuar pelo marketing. "Os programas eleitorais gratuitos vendem uma bela embalagem, mas, de fato, são paupérrimos na discussão das ideias. " (Eleições – papel da imprensa 7/08/2012) Falamos, contudo, de mercado internacional. A publicidade oferece consequências totalmente antagônicas. Se enganosa, fatalmente é pilhada em flagrante.   A indústria petrolífera relança o conto da abundância, repetição das mentiras que dizia no fim da década de 90 
Com variações e especificidades, a tática de obras em ritmo de fato consumado se repete em outros projetos do PAC. É assim em Santo Antônio e Jirau, onde as revoltas de trabalhadores estão longe de acabar, tem sido assim no Comperj e na destruição do Maracanã. Nestes casos, não é a história que se repete como farsa. É a farsa que vai se constituindo em história.  Onde o Estado democrático de direito inexiste, por Carlos Tautz
O país que se apresenta aos grandes eventos internacionais, e  de presidentes com inúmeras condecorações, aclamada sétima economia do mundo - pretendendo formar ao lado da China, da Rússia, e mesmo da Índia, junto com África do Sul - tem que lograr melhor conduta, sob pena de exclusão por desinteresse geral. É certo que sempre encontrará parceiros porém sabe, de antemão, que semelhantes não são confiáveis.
Sob o falso pretexto de defender os interesses do povo, esse gigantesco Leviatã consome a renda da população, gere mal os recursos e fecha a economia do país a seus desejos, inibindo investimentos internos ou externos. Com políticas econômicas frágeis e na maioria das vezes mal formuladas (dado o fraco entendimento dos governantes nesse assunto), o crescimento econômico pode se iniciar acelerado, mas ao longo do tempo mostra-se ineficiente e frágil, fadando o país a um atraso monstruoso em relação a regiões mais democráticas. VASCONCELLOS, Daniel, A ameaça do "Estado-pai", O Globo, 27/8/2010
Há que haver a remissão. Ela começa com a plêiade formada nos cursos ultrasuperiores, e da mais alta experiência, para daí se espalhar à Nação e ao mundo, na expectativa de um resultado com data marcada .Brasil: Justiça contra Corrupção - Pravda  Diariamente todos acompanham o desenrolar.- Tudo sofre e produz repercussão. Ao Congresso caberá inadiável tarefa de produzir alguma formulação sobre os investimentos de campanha, alegados pelos réus a legitimidade de embolsar vultosas quantias, sem nenhum registro, que dirá incidência de impostos - ao contrário: o doador atira na vala comum, dando saída em seu caixa, e assim abate seu imposto, ou então age repatriando as formidáveis contribuições dos paraísos fiscais. O partido reparte entre os que lhe interessam, e assim seus membros enriquecem a ponto de construírem castelos no meio do mato. E dizem, com a maior desfaçatez, ser isso tudo natural, porque todos os partidos assim agem. Se geral, mister urgentemente, que se tipifique na legislação eleitoral a utilização dos recursos ofertados pelas ávidas empresas, sob pena da aventura continuar vingando..(O domínio dos fatos - ”Leia mais...)
 Não quero analisar se as condenações ou eventuais absolvições serão mais ou menos justas, sob o ponto de vista, o critério da boa técnica jurídica.  O processo atinge âmbito de julgamento popular. Se o povo não for bem atendido, os três poderes correm o risco de perderem grande parte da clientela, isso para não falar em revolta de consumidor lesado. Sociedade civil promove atos contra o mensalão
Tentando dividir a eventual fúria do público, a frente da CPI segue dando seu espetáculo.Senadora diz que foi ameaçada e compara Andressa a vilã de novela A catarse impressiona. Cada ária reserva um script de striptease. O mundo toma conhecimento de como se realizam bons negócios no Brasil.
Para completar, cada município dos milhares brasileiros está em plena campanha política, assim envolvendo, ou pelo menos querendo envolver todos seus munícipes.
Em primeiro plano a decisão da corte suprema; depois, o desenlace da CPI; e por fim as eleições municipais tem força suficiente, ainda mais de modo solidário, para agirem como uma espécie de  bombril, instrumento de roça pela qual, depois de arada, hígidas plantações oferecerão colheitas de valor.
A pergunta é: 'E Lula?...'
Esta senhora que exerce a presidência até pode vir do grupo em xeque. Também é verdade que se trata de uma mulher com destacada valentia, a ponto de integrar a luta armada. Mas a gente amadurece, e ninguém é louco para se confrontar com a ira popular. Mensalão: o escândalo que mudou a cara do PT A Venezuela teve lá seu êxito, com o coronel facilmente dominando o povo com armas de festim, mas S.Exa. sabe que não poderá usar as forças militares para refrear o povo. Por tudo, queira ou não, à presidente restará o acato da potente voz que emergirá, em coro, pelos significativos eventos que simultaneamente ocorrem, do Oiapoque ao Chuí.
Apesar dos detalhes do que alguns chamam de o maior caso de corrupção política na história do Brasil, o julgamento do Supremo Tribunal também está sendo saudado como um sinal de saúde política em um país onde o serviço público tem sido marcado por corrupção e impunidade. Percebido dentro deste cenário, alguns analistas dizem que o caso é um farol de esperança para um Brasil melhor. CBS – EUA
** Uma nova era bate na porta.
___________

** Como você está vendo o julgamento do mensalão pelo STF? Enquete anterior: você daria apoio e sustentação a um governo que promovesse mudanças radicais e rompesse com as promiscuidades partidárias e com políticos inescrupulosos?
Resultado: 62,44% afirmaram que dariam sustentação e iriam as ruas apoiar o governo; Apoiariam, mas não iriam a manifestações 15.46%; para 1,70% seria impossível governar com mudanças tão bruscas; 14.37% acham que um governo assim seria utopia; 5.10% disseram estar satisfeitos com os rumos do país e 0,93% não tem opinião formada sobre o assunto.
A Rádio agradece sua participação e convida-o a participar da nova enquete, ali na lateral direita do Blog.
NOVA ENQUETE:
 Alguns analistas e veículos de comunicação afirmam que a população está de olho no STF devido ao julgamento do escândalo do “mensalão”. Como você está vendo esse julgamento?
Se o assunto é de seu interesse, participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário