sexta-feira, 30 de abril de 2010

Evolução por SuperCordas - 2/11 - Loco motiva


No Princípio Deus criou o céu e a terra. A terra, porém, estava informe e vazia, e as trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus movia-se sobre as águas. E Deus disse: Exista a luz. E a luz existiu. E Deus viu que a luz era boa; e separou a luz das trevas. E chamou a luz de dia, e as trevas noite. E fez-se tarde e manhã: o primeiro dia.
Genesis
.
Instalado o magnífico cenário, os principais atores não obedeceram o script. DEUS arriscou, perdeu, e teve que tomar a medida extrema. As informações dão conta da expulsão dos recalcitrantes, mas persistem algumas contradições. Se não era para ser devorada, qual razão assistia a maçã? Apenas teste?
Os homens tinham a teoria de que a matéria celestial era fundamentalmente diferente da matéria terrestre e que era natural que os objetos assim caíssem, enquanto era natural que os objetos celestiais, tais como a Lua, permanecessem parados no céu. BOHM, David, Totalidade e ordem implicada: 20
Ademais, mercê da permanência da espécie no planeta, a alteração deve ter sido operada na próprio cenário, e não por meio da locomoção compulsória do mais querido inquilino. De qualquer modo, a magnífica overture ficou comprometida em deplorável desempenho. A sofrível performance determinou o sacrifício do próprio Salvador, mas não adiantou - pelo contrário, o enviado especial agravou a dicotomia. Mister a vinda de um prático:
Nature and nature's laws lay hid in night; God said 'Let Newton be' and all was light.
(A natureza e as leis da natureza estavam imersas em trevas; Deus disse 'Haja Newton' e tudo se iluminou.).
.
Do ostracismo de uns quatorze bilhões de anos* a bela fruta se precipitou na cabeça de ISAAC. Ao acordá-lo a maldita resgatou sua fama,  O veneno primordial indicava ao "humilde" misto de cientista e teólogo que o método utilizado pelo venerado Grande Arquiteto era mesmo através do Principia Mathemática.
;
As marcas da insanidade
Há muito estou convencido da importância de aprofundar a teoria das forças sociais que podemos comparar, em larga medida, às forças da dinâmica que agem sobre a matéria. SOREL, G., Greve Geral Política: 195
O socialismo científico abordou a sociedade da mesma forma que Newton abordou o comportamento dos corpos celestes, investigando suas imutáveis 'leis do movimento. ROSZACK, T.: 108.
A metafísica de lamber-sabão ressurgira aprimorada em frente e verso:"A matemática pura, mais do que qualquer outra disciplina, tornou-se aquele discurso vivo que Platão considerou a única forma de conhecimento." (FEYERABEND, P. 1991: 135)

Foi a tradição judaico-cristã que estabeleceu o tempo linear (irreversível) de uma vez por todas na cultura ocidental... O tempo irreversível influenciou profundamente o pensamento ocidental. Preparou a mente humana para a idéia de progresso, para o conceito de tempo profundo, para a surpreendente descoberta dos geólogos de que a evolução humana é apenas um episódio recente e curto na história da Terra. Preparou o caminho para a evolução de Darwin, que fala de nossa união com criaturas mais primitivas através dos tempos. Em resumo, o advento da idéia de tempo linear e da evolução intelectual desencadeada por essa idéia corroborou a ciência moderna e a promessa de melhoria da vida na Terra. COVENEY, A Flecha do Tempo: 22
NEWTON estudara latim, grego e a Bíblia, antes de tudo. A presteza matemática corroborava a certeza do Verbo, a aura da fórmula divina. KEPLER (cit. GLEISER, M., Criação Imperfeita: : 65) já demarcara a sortie: "Quando Deus determinou a ordem dos corpos celestes, tinha em mente os cinco sólidos regulares, famosos desde os tempos de Platão e Pitágoras até nossos dias."
Quem ousaria questionar um irracional tão previsível? NEWTON só baixou o manche, para ser coberto de glória:
Este sistema do Sol, planetas, e cometas, só poderia vir da vontade e domínio de um Ser inteligente e poderoso ... Ele governa todas as coisas, não como alma do mundo, mas como Senhor de tudo; e por causa de Seu domínio ele é digno de ser chamado Senhor Deus
NEWTON, I., Principia
Como se processava a magnífica força gravitacional, ainda mais nas grandes distâncias, não vinha ao caso. Coisa do Patrão Véio lá de cima.
SHAFSTESBURY (carta a THOMAS POOLE; cit. BRETT: 109) não hesitou imediatamente registrar sua discordância, algo que sequer seu famoso pupilo JOHN LOCKE ousou:
"Newton é um mero materialista. Em seu sistema o espírito é sempre passivo, espectador ocioso de um mundo externo há motivos para suspeitar que qualquer sistema que se baseie na passividade de espírito deve ser falso como sistema."
Um mais um pode apresentar resultados surpreendentes, como na união de qualquer casal, mas nada disso vinha ao caso.
O apreço pela matéria imprimiu à locomotiva o alucinante ritmo da Revolução Industrial, ao arrepio do formulador da moderna democracia, que propugnava pela prevalência do simples comércio. O Farol Iluminista, entretanto, não convinha aos serviços de terra.
"Pois séculos de dominação absoluta Cristã nos fizeram perder de vista que o mundo é muito mais iluminado do que ela quis fazer pensar. A Igreja foi a porta para o Absolutismo." (LIMA, Márcio, O OCIDENTE: DA RELIGIOSIDADE AO ATEÍSMO NIILISTA.)
O motor newtoniano lhe emprestava a mesma falsa consistência, "exilando-nos do mundo encantado em que vivíamos no passado, e condenou-nos a um mundo alienígena." (BERMAN, MORRIS, cit. GOSWAMI: 31)
Newton vai mudando os dados, em suas várias edições sob sua supervisão, de modo a encaixar cada vez melhor a teoria. Físicos contemporâneos demonstraram a manipulação no limite da desonestidade.
LENTIN, J.P.,
Penso, logo me engano : grandes gênios, pequenas trapaças; Veja: 20/3/1996
As máquinas passaram a funcionar, especialmente a impressora da Casa da Moeda conduzida pelo próprio ex-teólogo, e isso é o que interessava:
Os físicos construíram modelos, isto é, representações esquemáticas do mecanismo dos fenômenos. O físico isola as variáveis (diria princípios) que considera essenciais, e a evolução do sistema previsível pelo cálculo tem de produzir, com uma aproximação razoável, os efeitos que se manifestam na observação do mundo real.
GRANGER, G.-G.: 90
Não por acaso a classe operária britânica, que tanto aplaudira a Revolução Gloriosa, iria lotar as ruas de Londres no bizarro protesto intitulado Luddismo.
Na era das chaminés, nenhum empregado isolado tinha um poder significativo em qualquer disputa com a firma. Só uma coletividade de trabalhadores, unidos e ameaçando parar o uso de seus músculos, podia obrigar uma administração recalcitrante a melhorar o salário ou as condições do empregado.
TOFFLER, Alvin, Powershift: As Mudanças do Poder, Um perfil da sociedade do século XXI pela análise das transformações na natureza do poder : 238.
Tarde demais - uns tres séculos de atraso. O Renascimento já resgatara o presente grego das ruínas de Constantinopla, ao gáudio de DA VINCI, MAQUIAVEL, e principalmente de seus patrões, os religiosos, coincidentes donos do capital.
Embora a mágica de esporádicos trechos incólumes, o retilíneo, desrespeitoso e por tudo grosseiro caminho oferecido pelos rejuntados dormentes platônicos passaria por cima de tudo, abalando todos os sistemas, sejam vegetais, minerais ou animais, políticos, jurídicos, econômicos, científicos, filosóficos, sociais e ambientais.
A ideia é que qualquer sistema evolutivo obedece às leis do darwinismo.
E a economia é certamente um sistema evolutivo.
VEIGA, Prof.
Econ. José Eli, Fac. Econ. & Admin. da USP. - Estadão, 8/2/ 2009
Há século EINSTEIN depurou a mortífera toxina. Resta informar o pessoal
_______
* Gary F. Hinshaw, David Nathaniel Spergel (1961-) e colaboradores indicam à idade do Universo a cifra de 13,73±0,12 bilhões de anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário