sábado, 10 de abril de 2010

Conhece a ti mesmo?


Uma composição material  é suscetível de análise. A tarefa se complica, entretanto,  nas verificações botânicas. Daí ao trato com animais a dificuldade aumenta vertiginosa; daí ao ser humano ainda cabe mais um pulinho. A consciência faz a diferença; e ela tem a dimensão da Eternidade.
Graças principalmente a tecnologia, a Medicina aprofunda seus conhecimentos, mas parece distante do núcleo atômico que desencadeia o processo cancerígeno. Há vários fatores que contribuem à patologia, inclusive hábitos, mas a razão da célula catalizar os vetores de sua própria extinção em continua obscura. Ou seja: o conhecimento pode ir ao BigBang, mas não a nossa própria origem. Temos idéia do tecido do Universo, mas em cada ponto nos deparamos com resultados estarrecedores.
O choque, a ação de um átomo sobre o outro, pressupõe também a sensação. Algo de estranho em si não pode agir sobre o outro.. Esses complexos de sensações, maiores ou menores, deve ser chamados 'vontades'. NIETZSCHE, F, O livro do filósofo: 45
O alemão adivinhou. A incerteza é nossa sina. Tudo está sujeito à flutuações, à "espuma" quântica, burburinho que afeta até mesmo os campos gravitacionais. Qualquer resposta tem que ser inesperada, ainda que as chances de acerto sejam de 50%. Mesmo que se aguarde uma plausível, com a predisposição a confirmação sempre será surpresa.

Não há consenso quanto a se as ondas de probabilidade têm significado real, ou ainda quanto à maneira pelo qual uma partícula 'escolhe', dentre múltiplos futuros possíveis, aquele que ela seguirá, ou mesmo sobre se ela realmente o escolhe. GREENE, B.:128
BACHELARD radicalizou com tal intensidade que se anunciou psicanalista de objetos!A complexidade do homem é muito mais estarrecedora.
Li do que foi escrito sobre a consciência, a natureza dos sonhos, as coisas que foram famosas e já não existem mais. Entre elas o fenômeno do 'déjà vu', visto como uma das formas de epilepsia há até uns 30 anos. Ou as disputas sobre a 'localização' do inconsciente, tido como um objeto anatômico, um substantivo, e não como um adjetivo; importante, mas adjetivo enfim. Hoje, nós que estudamos as Neurociências e vemos através desse estudo o quanto avançamos e o quanto ainda ignoramos sobre a mente humana, nos surpreendemos que poucos anos atrás pudessem ter existido idéias tão fantasmagóricas sobre ela. IZQUIERDO, Ivan, Centro de Memória do Instituto de Pesquisas Biomédicas PUC-RS, P.Alegre
Até podemos nos aproximar um pouco mais, começando por eliminar as crenças e os arranjos passados, como assinala o Professor.  "Conhece a ti mesmo"? Mas nem 2500 anos são suficientes.
Não somos diferentes, mas produto de tudo que nos rodeia.  Olhando o próprio umbigo o homem restringe seu conhecimento de tudo que é responsável pela  própria existência. Qualquer fio-de-ariadne. ruma aos primatas. Por qual minerva preferimos labirintos?
Não posso supor em que momento, tampouco a situação que levou o ídolo de PLATÃO a formular tamanho emblema; mas sei o modo que faleceu, e, pior, entendido de modo heróico. Que discernimento levou SÒCRATES ao suicídio? Queria conhecer sua essência, desprovida do corpo? Ou simplesmente a preferência por HADES? Seja como for, por ele, ou por seu querido PLATÃO, a filosofia nasceu doente, marcada pelo virus fatal da covardia.
* * *
A ciência, por outras palavras, é um sistema de relações. Portanto, só nas relações se deve procurar a objectividade: seria inútil procurá-las nos seres considerados isoladamente uns dos outros. HENRY POINCARÉ
Uma das citações mais populares nos dá conta que "somos nós, e nossas circunstâncias.". E ORTEGA Y GASSET a completa com genial observação: "Se não as salvarmos, não nos salvamos."
A solução pode até ser encontrada no corpo humano, e se for é de fato no coração, mas tudo provém de uma interação cosmológica transcedental. Onde encontrar amparo em si mesmo?
O mundo é uma rede complexa de inter-relações na qual as categorias de
sujeito e objeto se fundem, embotando as distinções dualistas tradicionais.

FOWLER, D. R., Einstein´s Cosmic Religion 1979; cit. JAMMER, M.: 103
Ouso até mesmo radicalizar: a maioria de nossas mazelas são frutos de nossa própria ignorância! Diz nosso Carma:
Platão admite que a crença em Deus não pode ser demonstrada, nem sua existência; mas fala que ela não faz mal, só bem. O mal para Platão é apenas a ignorância do bem, e ele procura demonstrar que o mal inexiste, e ninguém opta por ele de forma voluntária.
São os componentes universais, a música das esferas, as ondas atômicas, os grávitons e neutrinos que embalam a gente.
O ser humano é parte do todo, chamado Universo, uma parte limitada no tempo e no espaço. Ele experimenta seus pensamentos e sentimentos como algo separado do restante - numa espécie de ilusão ótica de sua consciência. Essa ilusão é uma espécie de prisão para nós, e nos restringe às nossas decisões pessoais e aos afetos por algumas pessoas mais próximas de nós.
EINSTEIN, Albert, cit. LASZLO, Ervin, A Ciência e o Campo Akáshico: 56
É certo que tudo se pode fazer num navio, mas em tempestades será em vão querer se manter de pé. A estrutura em si do mais moderno transatlântico é de tal modo aprimorada que dificilmente alguém lembra que tudo depende do mar. O Titanic afundou envaidecido por seu umbigo.
A ordem implicada tem sua base no holomovimento, que é vasto, rico, e em um estado de fluxo infindável de envolvimento e desdobramento, cuja maioria das leis é vagamente conhecida, e que pode ser até incogniscível em sua totalidade. Logo, ela não pode ser apreendida como algo sólido, tangível, e estável aos nossos sentidos (ou aos nossos instrumentos). BOHM, David, Totalidade e ordem implicada: 192
Só não me fale em DEUS. Pelo Amor de DEUS. Qual razão dele ser à nossa imagem e semelhança, se no Céu não precisamos de corpo?
DEUS não faz mal, nem "joga dados". O que se torna mau é discriminarmos o bem e o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário