sexta-feira, 2 de abril de 2010

A Páscoa .da Civilização


A humanidade em geral sente-se inclinada a pôr os pés sobre as pegadas e imitar as ações dos outros. Um homem inteligente deve sempre seguir no rastro desses ilustres personagens cujas ações são dignas de serem imitadas: assim, se não puder igualá-las, pelo menos, em certa medida, assemelhar-se-á a elas.
MAQUIAVEL, N., O Príncipe-

A ciência, a ética, a politica, a economia, a filosofia, quem sabe até mesmo a medicina, a observação ecológica, a sociedade, enfim, depois de mais de dois mil anos, podem obter a sua total Redenção. Aleluia! Finalmente o carma manca na perna direita também. Divina Providência! A verdade nos libertará!
A civilização gastou todo este tempo para começar a descobrir o óbvio, talvez por medo do desconhecido. É preferível acompanhar a trilha do imenso rebanho, ainda que ninguém saiba o destino. "Quem puxa os seus, não degenera". Vá para onde for, de algum modo chegará num ponto pelo menos razoável, posto em risco toda a civilização.
Desde a Renascença os pastores se deliciam com a fartura da lã. Apesar deles, a civilização vem descobrindo que cabe ao próprio homem buscar ser DEUS, até porque todos precisamos conhecer onde estamos, e ter mais ou menos cristalino o que nos diferencia dos animais, inclusive do macaco, que apregoam à nossa infância. Somente adquirindo a consciência, mesmo em caráter evolutivo, pode o ser humano se aperfeiçoar, e assim parar com tanta bestialidade. Alguns de nossos filhos até logram êxito na confusão impregnada, mas, por paradoxo, neste êxito buscado, ali começa o declínio! Ou será que alguém se considera tão perfeito que se evoluir estraga? E nem me venha com paixão. É por ela, pela evolução da consciência que aos poucos a civilização diminui o ritmo de sua extinção, desta feita com chances até de ampla e rápida reversão.
Os meios de comunicação tem se multiplicado em função proporcional ao conhecimento, não à intensidade da fé. Ela pode até remover montanha, mas os pastores se utilizam do conhecimento e trabalhos humanos para hoje em dia oferecer o pasto em tempo real, instantâneo, e totalmente massificado, à todas ovelhinhas do globo. Ninguém mais precisa mais pastorear - basta um contrato comercial, numa empresa de TV, o megafone. As dóceis ovelhinhas ouvem os sinais, e se dirigem ao brete dos tickets que lhe darão direito ao mais belo de seus sonhos, e assim embarcam cantarolantes em qualquer compartimento do mais comprido trem da face da Terra. Tudo em nome do amor.
A pergunta que se impõe, de imediato, é a seguinte: não acha que amar alguém sem sequer conhecê-lo pessoalmente não é um exagero?
A data assinala o sacrifício de um ser humano em piores condições do que cordeiros, ou ovelhas, estas simplesmente degoladas em apenas um golpe, de cabeça para baixo. A personalidade, certamente a mais popular de todos os tempos, foi linchada e torturada, dizem, sem o menor motivo, ao contrário. Muito estranho esse procedimento social. Fotos e mais fotos estão espalhadas pelo globo, mas, claro, nenhuma foi tirada na ocasião, não preciso nem dizer porque. O livro que narra sua história mais parece de poesia, tal quantidde de metáforas. É disparada obra mais conhecida, de maior tiragem de todos os tempos, mas não há uma linha sequer do próprlo Mestre. Sabe-se que na época se pensava a Terra plana, localizada no centro do Universo, e não há nenhuma informação que elida o mais famoso erro de percepão humana. Mas não há quem não conheça o desfecho do episódio do Calvário. Vemos imagens, slogans, e nomes agregados. Tudo tem nome de santo, inclusive e bastante, empresas comerciais. Até o porta-aviões que nosso brincalhão presidente ganhou de presente da França depois que o Brasil lhe entregou a Copa do Mundo, aquele vaso-de-guerra tem nome de santo: São Paulo! Graças à DEUS. Dir-se-á coincidência, porque a homenagem é para o Estado no qual o brincalhão se fez, porque me parece, pelo sotaque, que nasceu nas cercanias de Copacabana. Pois bem. Então é isso. Um país que reza na Constituição ser laico, tem nomes de santos em várias unidades federativas! Não quero nem ficar a contá-las, fora cidades, e escolas, e ruas, e tudo o mais. Avassalador! Dificilmente haverá um marketing ordenado com tamanha capacidade. Mas nem um por cento. Levaria meu voto, direto, talvez fizesse campanha também, mesmo à distância. Mas como afirmar um amor sem nenhum elemento concreto, palpável, visível, inodor, isto é, sem odor, sem ouvir sua modulação de voz, ou apreciar seu shape - afinal, estamos tratando de ser humano, ou não?
Não posso declarar um amor que não conheço. O que farei com os que conheço?
Pior, ainda, este sim, muito pior, mais decisivo, é falar com quem não se tem a menor referência, a não ser que tudo rege, e que está em todo lugar. Teríamos que fazer um duo, então. O coração rege, e o átomo se encarrega de estar em todo lugar para dar o seu tom. Neste caso temos que escolher muito bem o coração, sob pena de sermos levados por alguma correnteza para além das Colunas de Hércules. Os que se supõem em condições, que falem com ele, para resolver diretamente. Desta maneira evitará uma escala celeste, digo cósmica, porque celeste era naquele tempo, hoje se tem idéia da imensidão da coisa. Imagine uma viagem que sabe-se lá onde vai dar, e ainda assim tem que retornar.
Definitivamente não há que se falar de amor desse modo. Ademais, ele é sublime - nada exige, muito menos sugere regras. O amor é ético.
* * *
Coincidentemente, mas por certo não por acaso, porque a natureza, esta perversa, conhece muito bem as sincronicidades, a natureza, dizia, anda pregando inúmeros cataclismas, tragédias mesmo, sinto muito pelos chilenos, também pelo caribenhos, o que per se coloca em xeque a questão do Regente do mundo. Não pode haver.
Há pouco tempo houve um tremor de terra quando se descobriu a farsa do nada santo sudário.
Nesta semana, precipitou-se o terremoto no subsolo de Roma, com epicentro no Vaticano. O portal de seu calvário anuncia pedofilia! A Igreja desmorona espetacularmente.
A Igreja Católica, acuada por escândalos de pedofilia, celebra um Sábado de Aleluia marcado por uma nova polêmica. Grupos judeus de todo o mundo reagiram negativamente após um pregador do Vaticano ter comparado as críticas recebidas pelo Vaticano pelos casos de abusos sexuais de crianças ao 'antissemitismo' sofrido pelos judeus.
Folha de São Paulo, 3/4/2010
Para mim, nada disso é novidade. No primário tinha alguns coleguinhas que se prestavam para ganhar boas notas. Mais tarde, bem mais tarde, recentemente, até, verifiquei os fundilhos dos farsantes. O produto é grego, do país que apresenta a maior crise da Europa; depois, foi tingido na costa leste do Mediterrâneo, exatamente onde agora reina a maior confusão do globo; por fim, apenas industrializado na Itália, a sala do deplorável espetáculo que hoje está em cartaz, anunciado por todos os pórticos. Desde aquela época, sentei na praça para dar milho aos pombos, enquanto os românticos enamorados entravam no cinema, digo no show. Ora o pessoal começa a se dar conta da enormidade:
A maioria dos alemães não confia na Igreja Católica, e um quarto dos católicos do país pensa em deixar a instituição após os escândalos de abuso sexual, mostrou uma pesquisa de opinião. A pesquisa, a ser publicada na revista Focus na segunda-feira, apurou que 56% dos alemães não confia na Igreja. Somente 18% dos alemães têm fé na Igreja, mostrou a pesquisa feita pela Focus. Uma pesquisa semelhante feita em março pela revista Stern mostrou que 19% dos católicos alemães pensavam em deixar a Igreja. Milhares deixaram a Igreja no mês passado. Um disque-denúncia apresentado na semana passada por Stephan Ackermann, bispo de Trier e especialista da Igreja nos casos de abuso, foi inundado com 12.293 ligações e ficou brevemente fora do ar. Apenas 2.670 ligações puderam ser respondidas.
REUTERS
, 11/4/2010
Hoje assisti mais um desses aviões-pirueta quando tentam horizontalizar sua aeronave tarde demais. O infeliz piloto levou o avião a se espatifar diante das câmeras, explodindo em chamas. Condolências à família enlutada. Tenho experiência da maior dor através de meu próprio filho, partido em semelhantes condições.
O ser humano tem limites. Dificilmente os seguidores do Ressuscitado continuarão repetindo a proeza do Phoenix. O ápice do Superstar prenuncia seu declínio. Todas estrelas poderão brilhar.
______________

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário