domingo, 25 de abril de 2010

A ilusão da força


.
Agora demonstrarei a estrutura do Sistema do Mundo: todo o corpo continua no próprio estado de repouso ou de movimento uniforme numa reta, a não ser que seja impelido a mudar esse estado por forças que lhe forem aplicadas. A mudança de movimento é proporcional à força motriz aplicada e ocorre na direção da reta em que a força foi aplicada. Para toda ação existe sempre uma reação igual e oposta.
NEWTON, Isaac.
.
GENUINAMENTE PLATÔNICO
,
o Ocidente atua no pressuposto de que tudo se resume em jogos de força.
A tendência geral de todos os homens é um perpétuo e irriquieto desejo de poder e mais poder que cessa apenas com a morte... Numa situação de conflito as pessoas sábias e sutis estão em desvantagem em relação aos que usam a força, já que estes agem e atacam imediatamente, sem perder tempo com planos.
HOBBES, T., The Leviathan, ou Matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil, Um irriquieto desejo de poder em todos os homens
O filósofo do mêdo julgou todos por si, mas a prevalência da força pode ser encontrada em qualquer canto. Indicamos alguns afluentes, no fito de dimensionar a enormidade que nos abate, paradoxal à fortaleza almejada. O primeiro embate já veio por nossa causa. O DIABO ganhou o primeiro round, mas DEUS expulsou todo mundo do seu Paraíso, e assim mostrou maior força. Em seguida a luta se transferiu ao interior da mente humana, posta a julgar o combate provocado pelos contraditórios interesses do corpo e da alma. Depois, a força ampliava a Nação. Esparta foi heróica, mas o Império Romano melhor consagrou o atributo. O desatino se desmanchou, porém a História registra seus grandes feitos, e por isso sua formidável técnica de persuasão permanece em best-seller.
O gênio irriquieto e ambicioso dos europeus...
impaciente para empregar os novos instrumentos do seu poderio.
FOURIER, JEAN-BABTISTE-JOSEPH, Descritiption de l'Égypte, prefácio.
Pelo catecismo da força os povos registram grandes feitos - o Sacro Império Romano, de CARLOS MAGNO, o império napoleônico, o prussiano de BISMARCK, o Reich de HITLER, novamente a Itália, de MUSSOLINI, o soviético, de LENIN e STALIN, mais dezenas e dezenas de aglomerações alhures formadas dentro dos mesmos critérios.
Da análise feita por Paim fica claro que, para Karl Marx (1818-1883), um elemento permanece constante, como finalidade essencial, em toda a sua obra: conquistar a vitória do proletariado nas sociedades européias ocidentais (Alemanha, França, Inglaterra) mediante a eliminação violenta do Estado burguês. MARXISMO E DESCENDÊNCIA, 25/4/2010
Exceto a queda do muro, por falta de energia, somente aquela força maior, levado a cabo pela união do resto do mundo, foi capaz de derrotar o eixo do mal, com isso pela enésima vez confirmando que era a força, e nada mais, a melhor atribuição que se pode contar para atingir o nobre objetivo de uma satisfação pessoal. Assim é que os bandidos se reúnem em quadrilhas, armadas até os dentes, obrigando os governos a engrossarem contingentes policiais, equipando-os com blindados e armamento ainda mais pesado.
“Toda a política dos filósofos se resume em por a onipotência do Estado ao serviço da infalibilidade da razão, a fazer da razão da razão pura uma nova razão de Estado”. (SOREL, Alberto, L'Europe et la Revolution Française, T.I, Cap.II, cit. em PRELOT, Marcel, Vol. II: 293)
'É preciso que o Estado governe em acordo com as regras de ordem
essencial', diz Mercier de la Rivière, 'e então deve ser todo-poderoso'.

O Estado faz dos homens tudo o que quer', diz Bodeau.
TOCQUEVILLE, A., O Antigo Regime e a Revolução: 157
"A burocracia americana, que se contentava com 350.000 funcionários, saltou para 5 milhões hoje." (Veja, 29/4/1992: 47)
Isso há uma geração. Ora periga beirar o dobro.
Essa ambição pelo poder a qualquer custo seria exclusividade humana?
Absolutamente. No reino animal é o que se vê. Os menores caçam em bandos, a assim sobrepujam qualquer presa de maior porte. E o Rei dos Animais leva a coroa porque é o mais forte, ora. Em mar de tubarão, ninguém entra, não. Tudo é só dele. Sua força lhe assegura o domínio, o poder. Quem quiser tudo isso tem que ter mais força. Eis a razão da genialidade proferida ainda quando a vela era rainha da noite:
“A causa final da confrontação entre machos parece ser esta: o animal mais forte e mais ativo deve propagar a espécie, que desta maneira é melhorada.” (ERASMUS DARWIN, cit. THUILLIER: 198.)
Dado à eterna imperfeição do mundo, porque a perfeição é exclusividade divina, portanto utópica, qual espécie, ou coisa não quer melhorar? Desse modo, de geração em geração, a espécie busca incorporar todas as forças que logre alcançar, no fito de impor a derrota ao máximo que puder:
“Da guerra da natureza, da fome, da morte, forma-se o mais nobre objeto que somos capazes de conceber: a produção de animais superiores.” ( DARWIN, Charles, cit. CARVALHO, E.M.M.: 21)
PIERRE DRIEU chamava a guerra de “surpresa magnífica”; outros a entendiam tal qual DARWIN - um elemento catártico, depurador, entusiasmante, um privilégio. JULIAN GRENFE (cit. JOHNSON, P., : 15) reportava-se Into Battle: “Estará morto aquele que não combate, e aquele que morre se engrandece.”
Felizes espartanos, à sete-palmos, mas sob a proteção de HALES.
No primeiro grande conflito mundial, cerca de 9 milhões de pessoas deram adeus à vida. No segundo, 77. Não foi suficiente.
Este novo mundo pode ser mais seguro se for
informado sobre os perigos das doenças dos antigos.

DONNE, John, An anatomic of the world - The first anniversary (1611). -
cit. SAGAN, C., Bilhões e bilhões: 84.
E para quem duvide que a força não é assim, tão decisiva, basta pegar a matemática. Dez necessita de um zero no fim, mas não é maior, portanto mais forte do que um? Ademais, NEWTON já provara sobejamente. Sua excepcional sabedoria compreendeu o sucesso dos trogloditas e demonstrou, claramente, que era a maior força do Sol que fazia a Terra girar ao seu redor. Mesmo atualmente tudo se classifica nessa função, malgrado nenhuma ser propriamente uma força, mas interatividades logradas por rede de informações:

Na natureza reconhecemos quatro tipos de forças fundamentais, enumeradas por sua ordem de grandeza: A força nuclear forte e a força nuclear fraca estão presentes no núcleo atômico e não são observadas no cotidiano. A força eletromagnética é responsável por todas as interações observadas no dia-a-dia, excetuando-se as interações gravitacionais. A força da gravidade constitui-se na quarta espécie de força, sobre a qual Newton se debruçou, questionando-se sobre o motivo dos objectos caírem no solo (fábula da maçã caindo junto ao nascer da lua no horizonte).

Daí a força reger tudo o mais é apenas uma questão de lógica, de consonância, de combinação:
Há muito estou convencido da importância de aprofundar a teoria
das forças sociais que podemos comparar, em larga medida, às forças
da dinâmica que agem sobre a matéria.
SOREL, G., Greve Geral Política: 195

Na era das chaminés, nenhum empregado isolado tinha um poder significativo em qualquer disputa com a firma. Só uma coletividade de trabalhadores, unidos e ameaçando parar o uso de seus músculos, podia obrigar uma administração recalcitrante a melhorar o salário ou as condições do empregado.
TOFFLER, Alvin, Powershift: As Mudanças do Poder, Um perfil da sociedade do século XXI pela análise das transformações na natureza do poder : 238.
No campo medicinal é flagrante a vantagem da força. Quanto mais forte o remédio, maior eficácia terá contra o exército do mal. Assim evolui a farmacologia - dotando as drogas de um poder devastador.
No meio empresarial já está mais do que provado: o maior capital engole o menor.
A ideia é que qualquer sistema evolutivo obedece às leis do darwinismo.
E a economia é certamente um sistema evolutivo.
VEIGA, Prof.
Econ. José Eli, Fac. Econ. & Admin. da USP. - Estadão, 8/2/ 2009
Dessarte existe uma classe que pensa mais em dinheiro do que os ricos - são os pobres, coitados. Esses não pensam em mais nada:

Países emergentes, como o Brasil, defendem uma reforma no FMI e no Banco Mundial e afirmam que a atual estrutura dessas instituições é ultrapassada e ainda reflete a ordem mundial do período pós-guerra. Esses países querem mais voz e mais poder de decisão nessas instituições, uma demanda que ganhou força com a crise econômica mundial, na qual muitos emergentes foram menos afetados e apresentaram uma recuperação mais rápida do que as economias avançadas.
BBC -
Mantega critica 'falta de ambição' do FMI em reforma. - 25/4/2010

A força decide qualquer sentença judicial. A cega dispõe de uma balança de precisão para medir os pesos oferecidos pelos contendores, semelhante a usada pelos traficantes para colocar o preço de venda de sua preciosa mercadoria.
Em qualquer regime político, especialmente nas democracias, é da força que todos precisam. A força da maioria evidentemente é maior do que a da minoria. Pronto. Para quê minoria, se podemos contar com a melhor?
A maior força coroa os campeões olímpicos e paraolímpicos. A força da fé remove montanhas, principamente de dinheiro a seus pregadores; e sua falta condena os ímpios.
* * *
EINSTEIN
(Escritos da maturidade: artigos sobre ciência, educação, religião, relações sociais, racismo, ciências sociais /Albert Einstein: 9) assim lamentou:
“De tudo isso, não restará nada além de uma poucas páginas deploráveis nos livros de história, que retratarão suscintamente para a juventude de gerações futuras os desatinos de seus ancestrais.”
O “herético” pode ser profeta e testemunha. DALAI LAMA (Sua Santidade o Dalai Lama: 186) confirma:
Enquanto no início do século muitos acreditavam que o progresso e o desenvolvimento dentro da sociedade deveriam ser obtidos à custa de estrita e opressiva arregimentação política, o colapso do fascismo, seguido mais tarde pelo desaparecimento da chamada Cortina de Ferro, revelou que o projeto era inviável. Foi mais uma lição da história provando que a ordem imposta pela força tem vida curta.
A vida curta se deve à trivialidade: qualquer força sempre será precária, porque apenas energética*. Quando ela finda, o mais superior dos animais sucumbe sem saber por que:
Na verdade, a política não mudou desde a sua invenção pelos gregos. Todo o jogo reside na capacidade de expor seus argumentos de maneira clara e convincente. Ter essa capacidade, para um discurso improvisado ou preparado, é uma vantagem com muito valor na política.
GALSTON, William, analista da Brookings Institution e ex-assessor da Casa Branca.

.
De fato, é como as nações modernas estivessem repetindo cegamente o erro que foi fatal para as cidades gregas, dois mil e quinhentos anos atrás. Por mais incongruente que isso possa parecer, minha impressão é de que a peça que estamos encenando já foi montada na Grécia, na época do nascimento da filosofia socrática. É que, desde Platão, as coisas praticamente não mudaram. É como se a espécie humana não pudesse escapar da mediocridade de seu destino.
SAUTET, Marc, 2006: 15/86
Eis a razão cabal do declínio do Ocidente.
_________
* A energia grotescamente é chamada de força, e assim tem sido usada. Força pressupõe capacidade de coerção. Antes de tudo, contudo, energia é informação, interligação essencial de todo o Universo:
É a informação - a informação como um fator real e efetivo que estabeleceu os parâmetros do universo em seu nascimento, e, portanto, governou a evolução de seus elementos básicos em sistemas complexos.
LASZLO, Erwin: 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário