quarta-feira, 7 de abril de 2010

A "Teoria de Tudo" aplicada na Economia

Não um único ideal para todos os homens, mas um ideal diferente para cada homem é o que deve ser alcançado, se possível. RUSSELL, B., Ideais Políticos: 10
O modo de produção dos países é ditado pela ideologia em vigor; entretanto, muito antes de ser política, opinativa, ou meramente uma questão de eleger prioridades, a Economia possui lastro epistemológico. A desconsideração científica acarreta resultado fatalmente inverso ao prometido.
As políticas mundiais de crescimento induzido pelo Estado tiveram exatamente o efeito oposto do que pretendiam: tinham aumentado, e não reduzido, o custo da produção de bens e serviços e tinham abaixado, e não aumentado, a capacidade das economias de conseguirem uma produção vendável. SKIDELSKY: 140.
Das dezenas de postulações científicas vasculhadas, destaco duas mais fascinantes. De certo modo, ambas possuem o mesmo padrão, e mutuamente se fortalecem. Na falta de uma designação mais específica, a última utiliza a metáfora de supercordas para intitular a noção de um Universo resplandecente por espontânea complementariedade, numa orquestração desprovida de regência. A primeira foi lavrada ainda no XVIII, quando a civilização atingia a centenária maioridade "penal". A concepção social tecida por meio da iniciativa individual contempla todos os princípios da Relatividade e da Quântica; e portanto, coaduna-se perfeitamente com a Teoria da Supercordas, que é a evolução de ambas, ou de todas. A "Teoria de Tudo." ADAM SMITH acreditava que bastaria uma Mão Invisível para desenvolver e equalizar a produção e o consumo, o trabalho e seus frutos, desde que as pessoas fossem livres para agir.
O esforço natural de cada indivíduo para melhorar suas própria condição constitui, quando lhe é permitido exercer-se com liberdade e segurança, um princípio tão poderoso que, sozinho e sem ajuda, é não só capaz de levar a sociedade à riqueza e prosperidade, mas também de ultrapassar centenas de obstáculos inoportunos que a insensatez das leis humanas demasiadas vezes opõe à sua atividade. SMITH, A. cit. DOWNS: 56
Em ciências humanas o homem não é apenas objeto mas também o seu sujeito. Por mais plausível ou lógica que ofereça qualquer disposição, o selo cientifico só é alcançado na experiência, e o resultado de um teste empírico à corroboração teórica humanística apenas pode ser obtido após longo período. Somente uma trajetória histórica é capaz de lhe emprestar a valia. Ademais, por de antemão contrariar o determinismo cartesiano-newtoniano em voga, a Mão Invisível teve que aguardar os séculos para ser divisada. E o que nos diz a ciência de ponta?
A ordem implicada tem sua base no holomovimento, que é vasto, rico, e em um estado de fluxo infindável de envolvimento e desdobramento, cuja maioria das leis é vagamente conhecida, e que pode ser até incogniscível em sua totalidade. Logo, ela não pode ser apreendida como algo sólido, tangível, e estável aos nossos sentidos (ou aos nossos instrumentos). BOHM, David, Totalidade e ordem implicada: 192
Já no limiar, entretanto, os efeitos da ação da Mão Invisível se tornaram patentes: os dois países que mais se aproximaram da doutrina escocesa. Imediatamente ambos imprimiram um desenvolvimento muito superior a todos os demais. Onde a teimosia greco-romana prevaleceu, todavia, além de se perderem em questiúnculas de massa, ardilosas dialéticas e tervigersações circunstanciais, oportunistas, o que se vê é o descalabro de corrupção generalizada, cabendo ao próprio mundo pagar o mais alto preço pelo apreço ao carma. Sem provas, SMITH foi de plano desconsiderado pelo mundo afora, em prol do encadeamento puxado pela concepção de um Universo regido por forças conflitantes, rumo que angariou simpatizantes de todas as origens. Num dos vagões da insensatez se alojaram HEGEL, MALTHUS, DARWIN, MARX, e o atrasado KEYNES. O tamanho do barulho logrou ofuscar a eficácia da sutileza humanista.
Para Lukács, o liberalismo – que se inspirava na doutrina econômica clássica; que supunha suficiente a garantia de liberdade jurídico-formal para ação do homo economicus engendrar automaticamente um estado social e cultural de felicidade – foi desmoralizado, na prática, pela intervenção do Estado na vida econômica, pelo contrôle alfandegário, pelo protecionismo e sobretudo pelos monopólios. KONDER, 1980: 80
Pois esses recalcitrantes experimentaram um retrocesso sócio-político-científico da mais alta gravidade, cujo desfecho foram os trágicos desmoronamentos nazi-fascistas, marxistas e comunistas, pela mais singela razão:“Os sinais de informação fornecidos pelo sistema de preços em condições econômicas competitivas não podem ser gerados por autoridades centrais.” (HAYEK, F., 1995: 135/6)
Ainda antes desses mais nefastos episódios protagonizados pela civilização ocidental, a Física se emendava, desconstituindo seu edifício platônico-cartesiano-newtoniano, tanto quanto aquele pioneiro relativista. Embora sequer imaginado na ocasião, SMITH entendia que o sistema spcio-político-econômico poderia se desenvolver naturalmente. RICHARD DAWKINS (p.369) concordaria com o iluminista:  "Ter mais liberdade melhora o potencial das pessoas para cuidar de si mesmas e para influenciar o mundo, questões centrais para o processo do desenvolvimento."

A metáfora da Mão Invisível bem se consagra pelas teorias de Campo, e do Caos, esteios das Supercordas:
A teoria do caos não só fornece uma explicação para as flutuações de uma economia de mercado, mas também demonstra que o Estado não tem o conhecimento necessário para adotar as medidas anticíclicas corretas. Na medida em que é extremamente baixa a probabilidade de se alcançar um estado final desejado em um mundo caótico, é difícil enxergar como o governo poderia especificar uma política para atingir esse objetivo, a não ser por acaso. ROSSER, J.B. Jr., Chaos Theory and New Keynesian Economics, The Manchester School, Vol. 58, n. 3: 265-291, 1990; cit. PARKER & STACEY, : 95
A Riqueza das Nações depende da observância aos princípios da Relatividade, da Quântica, e do  potencial atômico que daí advém, e pode ser constatado:
Cada qual tem seus próprios matizes, mas estão conectados por suas implicações gerais. O que se precisa é de uma economia nova, orgânica, com um toque leve, suficientemente sofisticado para permitir a interação - que, para os propósitos deste livro, chamo de 'O efeito borboleta'. ORMEROD, P. 2000: 16
É precisamente uma interação - que já existe nos níveis materiais mais elementares entre o aspecto onda e o aspecto corpúsculo - o que impulsiona a dinâmica da natureza. Assim o mostram as relações de mecânica ondulatória, que explicou LOUIS DE BROGLIE, síntese genial que tornou possível, como diz RUEFF, uma filosofia quântica do universo, aplicável não somente às ciências físicas, senão também a todas as ciências humanas. Interações 
O Universo em fractais, célebre postulação de MANDELBROT*, o Movimento Browniano, a Entropia, o trickle-down e o bootstrap, essas outras facetas das Supercordas igualmente são pontes entre a pobreza e a riqueza:“Os ricos obrigam-se, pelas leis naturais da economia e pelos ditames morais da natureza, a difundir sua riqueza às camadas menos favorecidas.” (PRIESTLEY, cit. FALCON: 73) Elas produzem as ondas mensageiras da informação à interação generalizada. O homem, e suas relações, razão e conseqüência disso tudo, não teria porque ser diferenciado. A auto-organização, em outras palavras, a complementariedade é constatada em vários andares: no nível das células (HUMBERTO MATURANA, FRANCISCO VARELA) no nível da família (a escola da terapia familiar de Milão) e no nível da sociedade (NIKLAS LUHMANN):
De acordo com o 'novo paradigma luhmanniano', na construção de sistemas sociais, a complexidade opaca dos sistemas pessoais aparece como indeterminabilidade e contingência. Não sobrando para o sistema social outra alternativa que não seja 'interiorizar a complexidade' irredutível, emergente da pessoa. O que bem justificara a pretensão de apresentar a nova teoria de Soziale Systeme (1984) como uma Zwang zur Autonomie.
ANDRADE, M.: 26
A Economia preconizada por ADAM SMITH há muito contemplara a obviedade.
Assim, descobriu-se recentemente que na natureza tudo está subordinado a uma ordem, até mesmo os fenômenos confusos, sem nexo, totalmente imprevisíveis. Esta ordem ‘superior’ é capaz de explicar eventos aparentemente randômicos - não importa se se trata de bolsa de valores, da mudança na temperatura de nosso planeta, ou da maneira que nós formulamos nossos pensamentos – e que podem ser expressos tanto em fórmulas matemáticas e físicas, quanto em belas imagens (os chamados fractals) disformes, mas com uma atraente irregularidade. Todos esses eventos têm algo em comum: o fato de serem atraídos a certos estados da natureza, o que lhes dá unidade, se bem que disfarçada. A nova regularidade dos fenômenos deu origem a uma nova ciência, que tem o ‘caos’ como tema central e na qual, um dia, deve se enquadrar a teoria das ondas.
WITKOWSKI, Bergè: 275

Malgrado a insistência dos atuais condutores, a Economia tende a se amoldar às inefáveis circunstâncias. Nosso poder é absolutamente limitado, conquanto a natureza não é só ilimitada, como também infinitamente mais sábia. Cabe-nos, pois, em vez de visar dominá-la de acordo com nossas parcas metafísicas, apenas observar seus fluxos e refluxos, para usufruir de suas possibilidades."De fato, a vida no espaço cibernético parece estar se moldando exatamente como Thomas Jefferson gostaria: fundada no primado da liberdade individual e no compromisso com o pluralismo, a diversidade e a comunidade.” (NAISBITT, J., Paradoxo Global: 96)
Há, no entanto, uma postulação incrivelmente incólume, ainda que de flagrante arquitetura delineada com aqueles velhos padrões. Por coincidência, mas não por acaso, foi esta a responsável maior pela condução da humanidade ao precipício do mútuo extermínio. Refiro-me à faina pela sobrevivência como justificante da matança à granel, levada à cabo desde então. A Evolução das Espécies não pode ser concebida no simplório jogo de forças ou de aptidões, sob pena de restar apenas uma delas, e desta, um único exemplar. Por tão selvagem, faremos seu reparo com o auxílio das Supercordas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário