terça-feira, 23 de dezembro de 2008

A corrida do ouro e o automóvel

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Quando a mente toma a dianteira do espírito, constrói uma sociedade contra a natureza e persiste em seus conceitos até que apareça a Grande Complexidade proveniente de seus próprios processos. Ela percebe então que já não pode administrar essa realidade, nem quantativamente, nem qualitativamente.
RANDOM, Michel, O pensamento transdisciplinar e o real
: 208
A civilização evoluiu sem as quinquilharias que conhecemos. Ora automóveis, freeways, aviões, televisões em tempo real, ultimamente as comunicações celulares e a Internet ensejam velocidade máxima. Era de se supor que tanto aparato servisse para o ser humano dispor de maior tempo ao lazer, ao convívio social, à harmonia familiar. Por bizarro, nunca o homem teve tão pouco. Recomendo-lhe passar na Loja do Tempo.
O que acontece com o terráqueo, a ponto dele se esvair enlouquecido atrás de um ideal eleito, no entanto, mutante, e difuso? O Zenith da riqueza? Maybe. O grande leitmotiv do automóvel já lhe aguardava há meio século: a corrida do ouro, ao oeste americano (1).
O célebre filme se intitulava:
Deu a Louca no Mundo
. (It's a Mad Mad Mad Mad World, 1963)
Nunca ri tanto.
Todos saiam frenéticos à caça do grande tesouro,
passando por cima de tudo.

O roteiro deu margem à criação de uma série de desenhos animados, estrelada por Dick Vigarista e Penélope Charmosa (2).
O ícone de todos os movimentos é o automóvel.
Cada concorrente possui o carro compatível com suas
idiossincracias.
Dick ainda se vale do avião, justo por ser vigarista.
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O incremento da Revolução Industrial se confunde com a frenética busca pelos estoques de ouro. É certo que desde o Renascimento, as descobertas propiciaram a pilhagem do raro metal nos países invadidos, os quais além do enfeite não viam maior serventia ao dourado. Mas a pirataria oficial era enfeixada por comando centralizado em governos nacionais, de modo que a corrida se fazia por exércitos, e por navegação, naturalmente. A marcha ao oeste criou uma nova competição. Em vez de estado contra estado, a nação entrou em confronto interno: cidadãos competindo entre si. Como em qualquer corrida, ganhava a do ouro quem lograsse a primazia.
No início a penca era disputada apenas por cavalos. Com as trilhas marcadas, apresentaram-se as famosas diligências, alvos prediletos dos piratas do deserto. O trem veio logo a seguir, dificultando a ação dos predadores, mas equiparando todos os participantes. Como se poderia retornar à competição individual? Simples: era só adaptar os conceitos dos grandes cavalos-de-ferro às diligências: pronto: teríamos cavalinhos-de-ferro individuais, e a competição, o grande apelo espartano, portanto greco-romano, e, por decorrência, ocidental, estaria de volta em todo seu esplendor.
Até este marcante momento, nos EUA, e meio século antes, na Europa, desde o Império Romano cada comunidade vivia serena, tranquila em seu reduto. Ninguém necessitava se deslocar para onde seus pés não podiam alcançar. As pequenas aglomerações viviam em pacatas cidades-estado, não sendo mister nem diligências, muito menos ferrovias. A partir das invasões napoleônicas, na Europa, e a corrida do ouro, nos EUA, no entanto, os transportes lograram a máxima valorização, sendo diretamente proporcional não só à capacidade de carga, mas principalmente à velocidade. Alea jacta est! Até a fabricação dos primeiros automóveis transcorreram apenas duas gerações. Não por acaso cabe àquela Alemanha vilipendiada pelas forças francesas a primazia das construções:
É geralmente aceite que os primeiros automóveis de combustão interna a gasolina tenham surgido quase simultaneamente através de vários inventores alemães, trabalhando independentemente: Karl Benz construiu o seu primeiro automóvel em 1885 em Mannheim... Pouco tempo depois, Gottlieb DaimlereWilhelm Maybach, em 1889 em Estugarda, concebiam um veículo de raiz, descartando a típica carroça em função de uma carroçaria específica dotada de motor.
Os EUA não ficariam atrás:
A primeira corrida de automóveis da América ocorreu em 28/11/1895. Seis carros partiram de Jackson Park, Chicago, para Evanston, Illinois, percurso aproximado de 65 km. O vencedor foi J. Frank Duryea com o tempo de 7 horas e 53 minutos. O vencedor recebeu um prêmio de US$ 2.000,00. O carro de Duryea tinha motor de 2 cilindros opostos, refrigerado a água, 4HP e velocidade máxima de 32km/h
O primeiro veículo motorizado produzido em massa foi o Oldsmobile Curved Dash. Em 1901 foram produzidos 425 unidades, em 1902, 2500; em 1903, 4000; e em 1904, 5.508 unidades.
www.carroantigo.com

A Estrada Estatal 49 da Califórnia percorre as encostas da Sierra Nevada, ligando vários locais nascidos durante a corrida do ouro. Esta auto-estrada passa perto do Parque Histórico Estatal de Columbia, que conservou vários edifícios da época com fins turísticos.
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Aprecie:

As atrações da TV paulistana
Sobre as montadoras de automóveis
O renascimento da cidade-estado
Tem muito a ver.
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1. A Corrida do ouro na Califórnia (1848–1855) começou em 24 de janeiro de 1848, quando foi encontrado ouro em Sutter's Mill. Quando as notícias da descoberta se espalharam, cerca de 300 000 pessoas, oriundas do restante dos Estados Unidos e do exterior, acorreram à Califórnia. Estes garimpeiros49), viajaram para a Califórnia por mar e em carroções através do continente, freqüentemente enfrentando grandes provações ao longo da jornada. Enquanto a maioria dos recém-chegados eram estadunidenses, a Corrida do Ouro também atraiu dezenas de milhares de pessoas da América Latina, Europa, Austrália e Ásia.
San Francisco, Califórnia transformou-se de diminuto vilarejo de tendas numa cidade próspera, e estradas, igrejas, escolas e outras cidades foram construídas ao seu redor. Um sistema de leis e um governo foram criados, levando à admissão da Califórnia como estado em 1850. Novos métodos de transporte foram desenvolvidos, tais como navios a vapor, que entraram em serviço regular, e ferrovias foram construídas.
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2.Wacky Races (Corrida Maluca no Brasil e A Corrida Mais Louca do Mundo em Portugal) foi um desenho animado produzido pela Hanna-Barbera e lançado pela CBS que foi produzido entre 14 de Setembro de 1968 a 5 de Setembro1970, rendendo 34 episódios. Os competidores buscavam o título mundial de "Corredor Mais Louco do Mundo".


4 comentários:

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