..........O famoso Rally completaO famoso Rally completa a trigésima edição trocando a exclusividade da areia por neve e umidade: o percurso será pela América do Sul, e cruzará os altos picos dos Andes.
Buenos Aires será o Alfa e o Ômega da competição. Os azes percorrerão o sul do continente, e voltarão à capital platina, depois de cumprirem o roteiro de aproximadamente dez mil km. Os sulamericanos apreciadores do automobilismo poderão apreciar os exóticos protótipos, desta feita adaptados para andar em pistas barrentas e escorregadias, além das imensas dunas que terão pela frente, especialmente no Atacama; e o mundo por certo usufruirá de imagens mais gratificantesdo que a monotonia do deserto africano, especialmente da travessia sobre a estupenda Cordilheira.
As duplas cruzarão as províncias de La Pampa, Río Negro, Chubut, Neuquén, Mendoza, Catamarca, La Rioja, Córdoba, Santa Fe e, naturalmente, Buenos Aires. Ao transporem os magestosos Andes, os contendores acelerarão pelas regiões chilenas de Valparaíso, Coquimbo e Atacama..
A metrópole porteña assistirá uma movimentação maior do que a presenciada na Copa do Mundo de 1978. O argentino sempre foi fanático pelo esporte-motor.. Por seus pampas já se disputam provas de rally pelo campeonato mundial, além das competições de velocidade, em dezenas de autódromos espalhados no aprazível country. Ora milhares de turistas acorrem no intuito de verem de perto as resistentes máquinas, apresentadas por mais de quinhentas equipes, oriundas de cincoenta diversas nacionalidades. As inscrições contemplam quatro categorias: motos (230), quadriciclos (30), carros (188) e caminhões (82).
.
É bom que se frise, por oportuno, que o estupendo evento não conta com a unanimidade.
Não são poucos os que se opõem à invasão dos monstros metálicos. Levantam-se ponderações e protestos ecológicos. Listas percorreram o cone sul na esperança que uma quantidade enorme de assinaturas seja capaz de elidir a programação.
Dizem que pode afetar especialmente o deserto do Atacama. Não sei no quê. Dizem afetar sítios arqueológicos, mas qual reduto não possui história na face da terra? O perigo é de serem colhidos por algum participante, isso sim, se ficarem por aí, na beira da estrada com seus parcos cartazes.
Dom Quixote não tem chance. A promoção dos recantos, o turismo de massa, as redes de TV e hoteleira, revistas e jornais, as próprias equipes, os patrocinadores, e os diversos fluxos financeiros sobrepujam as preocupações com eventuais danos ao sistema. As imagens da competição serão difundidas por duas centenas de países, através de 80 canais – entre os quais, 25 estão presentes no acampamento. Organizadores e torcidas dizem que mais importante do que o cenário são os atores.
Por outro lado, associações ruralistas da província argentina de La Pampa se vestirão à caráter de gaucho, não para torcer, mas para protestar frente às câmeras de todo o mundo contra a "política agrária" de constante intervenção estatal efetuado pela reina Kirchner.
Se na África, além dos perigos do deserto, a segurança dos pilotos estava em risco por causa de ameaças terroristas e conflitos políticos, ora temos a iminência dos atropelamentos sobre esses grupos, somados aos fanáticos torcedores. Não há como oferecer segurança em todo longo circuito.
Veja a Primeira etapa
.
Acompanhe diariamente o desenrolar da emocionante aventura.
Brasil sofre baixas por acidentes.
Estranha morte no Paris-Dakar
5. etapa - Classificação
6. etapa - Classificação
7. etapa - Classificação
8. etapa Classificação
Dakar - 9. etapa
Dakar: a classificação na tenebrosa 10. Etapa
A dureza do Dakar 2009
Dakar: 11. Etapa - Rumo à Argentina
Dakar: 12. Etapa - Líder se acidenta - Classificação
Dakar - 13. etapa -
Dakar: última Etapa
Show de imagens do Dakar 2009
..
.
A prova terá 17 competidores brasileiros dentre os 530 inscritos. A Equipe Petrobras Lubrax é a única a participar em três categorias simultaneamente: moto (Rodolpho Mattheis), carro (dupla Jean Azevedo/Youssef Haddad) e caminhão (André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec). A competência da equipe, o excelente equipamento, e o trajeto de certo modo mais familiar elevam a representação brasileira a grande chance para trazer um troféu.
.
.
.
Ao piloto Jean Azevedo as condições da prova surpreenderão até os
mais experientes competidores:Tenho certeza que este rally impressionará a todos pela dificuldade e beleza dos lugares onde vamos passar. Além disso, também exigirá muito do preparo físico dos pilotos por conta das altitudes, que chegam a 5.000 metros. Será um rali duro com muitas variações de terreno. Na Argentina teremos mais caminhos de terra até chegar perto dos Andes para começar a ‘pedreira’. A partir daí serão etapas de muita quebradeira antes de chegarmos a Mendoza. Já no Chile encontraremos muita areia no Deserto do Atacama. Creio que neste momento será a parte mais difícil do rally, inclusive superando a Mauritânia, que sempre foi o local africano com mais desafios. Apesar de serem poucos dias no deserto, serão etapas intensas com dunas muito altas.O engraçado é conservar a mesma designação. Paris-Dakar em direção à Patagônia e depois cruzando os Andes não deixa de ser surrealista.Partidas ..................Chegadas........Trechos especiais........Total
03/01/09 Buenos Aires Sta Rosa de la Pampa 196 km 371 km 166 km 733 km 04/01/09 Sta Rosa de la Pampa Puerto Madryn 0 km 237 km 600 km 837 km 05/01/09 Puerto Madryn Jacobacci 70 km 616 km 8 km 694 km 06/01/09 Jacobacci Neuquen 4 km 459 km 25 km 488 km 07/01/09 Neuquen San Rafaël 173 km 506 km 84 km 763 km 08/01/09 San Rafaël Mendoza 76 km 395 km 154 km 625 km 09/01/09 Mendoza Valparaiso 80 km 419 km 317 km 816 km 10/01/09 Dia de descanso
11/01/09 Valparaiso La Serena 245 km 294 km 113 km 652 km 12/01/09 La Serena Copiapo 88 km 449 km 0 km 537 km 13/01/08 Copiapo Copiapo 20 km 666 km 0 km 686 km 14/01/08 Copiapo Fiambala 20 km 215 km 445 km 680 km 15/01/08 Fiambala La Rioja 4 km 253 km 261 km 518 km 16/01/08 La Rioja Cordoba 161 km 545 km 47 km 753 km 17/01/08 Cordoba Buenos Aires 224 km 227 km 341 km 792 km 18/01/08 Buenos Aires Buenos Aires 0 km 0 km 0 km 0 km TOTAL 1,361 km 5,652 km 2,561 km 9,574 km
quinta-feira, 25 de dezembro de 2008
Paris-Dakar 2009 pelos Andes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
lol,so nice
ResponderExcluirSee you in these things, I think, I started feeling good!
ResponderExcluirPersonalized Signature:贵州信息港休闲游戏中心,我爱掼蛋网,重庆游戏中心,金游世界视频棋牌游戏中心,南通棋牌游戏中心,贵港热线休闲游戏中心,淮安棋牌游戏中心
Tenho certeza que este rally2009 será especial, falo como conhecedor da região e aficionado pelas suas belezas. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluir