quarta-feira, 27 de maio de 2009

O Carma Ocidental - 40. A coreana & a espanhola


A filosofia de Platão, que outrora reclamara ser senhora no Estado, torna-se com Hegel o seu mais servil lacaio.
POPPER, KARL, 1998, T. I: 269
A original Guerra da Coréia, travada de 1950 a 1953, tornou aqueles amarelos em bicolor. A medição de forças na banda oriental foi de exclusivo interesse ocidental, produto das elocubrações platônico-hegelianas, segundo as cândidas interpretações de MARX e SOREL.
Por sua doutrina da similaridade entre Esparta e o estado perfeito, tornou-se Platão um dos propagandistas de maior sucesso do que eu gostaria de chamar ‘o Grande Mito de Esparta’, o perene e influente mito da supremacia da constituição e do modo de vida espartanos.
Idem: 54

Ao reparar os inequívocos dados históricos, sobressaem-se essas duas grandes loco motivas do desatino, opostas frontalmente: uma à direita, com bandeira nacionalista; e outra à esquerda, decorada internacional.
Eis a grande arapuca. Seja pelo darkside, ou pelo moonshadow, os sujeitos são transformados em meros objetos, peões ao capricho do rei impostor.
As principais características do indivíduo no grupo são, portanto, o desaparecimento da personalidade consciente, o domínio da personalidade inconsciente, a orientação de pensamentos e sentimentos em uma só direção mediante a sugestão e contágio, a tendência à realização imediata de idéias sugeridas. O indivíduo não é mais ele mesmo, é um autômato destituído de vontade. Ademais, pela mera participação num grupo, o homem desce vários degraus na escada da civilização.
LE BON
cit. KELSEN, HANS, A Democracia: 315
No roncar dos canhões em ritmo das castanholas ecoou o contraste das forças comunistas de STÁLIN, contra as fascistas de FRANCO, MUSSOLINI & HITLER. “Ou a Accion Popular esmaga o marxismo, ou o marxismo destruirá a Espanha.” (JOHNSON, P.: 277)
Centenas de livros foram escritos a respeito. Por quem os sinos dobram, do expatriado ERNEST HEMINGWAY, A guerra acabou, de ALAIN RESNAIS, Terra e liberdade, de KEN LOACH, retratam com lirismo, mas também com realismo, o triste desenrolar das batalhas na Pátria do “papai” Generalíssimo FRANCO, e dos “padrinhos” italianos e alemães. ORTEGA y GASSET se notabilizou por demonstrar a vileza dos contendores.
O povo, prostrado, exaurido, ainda tinha que ouvir o esperto FRANCO a lamentar que o país fora usado só para treinamento das milícias e experiências de armas de HITLER, MUSSOLINI, e STÁLIN.
O flagrante demonstra que em ambas o que tivemos foram as duas loco motivas, da direita e da esquerda, feito búfalos ou carneiros, a baterem frontalmente as cabeças, vitimando milhares de passageiros, fato que se sucedeu, pelo mesmo gênero, número e grau, no malfadado Việt Nam.
A única diferença com as orientais, e decisiva, é que FRANCO aniquilou os opositores, mas os americanos, por certo temendo as atômicas soviéticas, se contentaram em livrar apenas os parques do sul, deixando intacto ao norte o bando comunista.
O embate do midi-século repetiu a  Espanhola - vermelhos de um lado, pretos de outro, e de novo em estádio neutro, onde não perigavam os lares dos litigantes. Para melhor definição, desta feita os velhos adversários estavam postados em campos distintos. Com o desaparecimento dos debilóides nazistas tomaram lugar os herdeiros americanos. Em 1945, com o fim da ocupação japonesa, após a derrota do Japão na II Guerra Mundial (1939-1945), a Coreia foi dividida em duas partes, uma sob controle provisório dos EUA, outra leal a URSS. Embora aprovassem o fim do império japonês, os coreanos se opunham à presença estrangeira na península. Em 1948, dois governos distintos foram instituídos no norte e no sul, ambos reivindicando o controle central da península. Em par de ano o bando nortista atacou Seul. As Nações Unidas condenaram a tomada, e enviaram suas forças, comandadas pelo ultrafascista general Douglas MacArthur.
.
Os meliantes foram repelidos, o sul restaurado, permanecendo incólume até o presente, mas a Coréia restou dividida. Desse modo, o conflito permaneceu latente. O detalhe pelo qual os nortistas ressussitam o episódio é motivado justamente pela carência do Tratado de Paz. Os criminosos alegam que houve apenas um cessar-fogo, e agora é hora de retomá-lo!
Vê-se o insólito: a União Soviética, que pariu o FRANKENSTEIN, agora se borra de medo:
A Rússia está tomando medidas preventivas de segurança devido à preocupação com uma guerra nuclear entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, em sua fronteira oriental, disse uma fonte oficial a agências de notícias Interfax, nesta quarta-feira.
O conflito original vitimou perto de quatro milhões de peões do cruel jogo de xadrez.
Pensava-se que a Guerra nas Estrelas fosse eficaz para extinguir definitivamente o vírus platônico, desdobrado na dialética entre a destra e a sinistra, e a queda do Muro de Berlim ensejou a certeza. Supunha-se que tal êxito se espraiasse por todos os rincões do planeta, e de fato o efeito foi eficiente, a ponto de refrear a própria China, mas a compreensão não é total. Macacos continuam se coçando. As administrações semifascistas dos Bush, consubstanciadas por inúmeros amestrados, de CHIRAC a PUTIN, de FIDEL às questiúnculas por petróleo do Oriente Médio, a ascendência do gorila CHÁVEZ, bem secundado por nosotros, dos KIRCHNER aos bolivianos, equatorianos e paraguaios, e do pessoal do chão-de-fábrica do ABC, ora instalados no Plano Piloto, e de posse das bases militares, todos permanecemos dando suporte à insensatez greco-romana:
Enquanto nossos compatriotas não possuírem os talentos e as virtudes políticas que distinguem nossos irmãos do Norte, os sistemas inteiramente populares, longe de nos serem favoráveis, receio que virão a ser nossa ruína. Infelizmente essas qualidades parecem estar muito distantes de nós, na intensidade que se deseja; e, pelo contrário, estamos dominados pelos vícios que foram contraídos sob a direção de uma nação como a espanhola, que só sobreviveu em atrocidade, ambição, vingança e avidez.
SIMON BOLIVAR, Carta a um cavalheiro que tinha grande interesse na causa repúblicana na América do Sul (1815), cit. MENDOZA, MONTANER, & LLOSA: 36
Se examinarmosos os destinos dos arautos de esquerda & direita, podemos esperar, com segurança, que o ensaio coreano terá um rápido desfecho, malgrado acenarem com as atômicas. O ditadoreco ocidentalizado lavra o mesmo caminho de seus ídolos. O resto desabará pelo buraco-negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário