sábado, 27 de junho de 2009

O Carma Ocidental - 48. Exorcismo

.
.
A história do poder político nada mais é do que a história do crime internacional e do assassínio de massa.
Karl Popper
.
.
É essa configuração de coletivismo extremado que,
desde o século V, é vista na Grécia como um modelo perfeito de Estado, com a coletividade assim rigidamente aparelhada e destinada à defesa do Estado. CASTRO, P.P. www.fflch.usp.br/dh/heros/pcastro/grecia
A sociedade grega e romana se fundou baseada no princípio da subordinação do indivíduo à comunidade, do cidadão ao Estado. Como objetivo supremo, ela colocou a segurança da comunidade acima da segurança do indivíduo. Educados, desde a infância, nesse ideal desinteressado, os cidadãos consagravam suas vidas ao serviço público e estavam dispostos a sacrificá-las pelo bem comum; ou, se recuavam ante o supremo sacrifício, sempre o faziam conscientes da baixeza de seu ato, preferindo sua existência pessoal aos interesses do país.
TOYNBEE, Arnold J.: 196
Maquiavel, Galileu, Bacon, Descartes, Newton, Hobbes, Rousseau, Bentham, Mill, Hegel, Malthus, Darwin, Sorel, Freud, Comte, Marx & Keynes são as estrêlas mais brilhantes da via láctea do inolvidável Platão.
A crença fundamental dos metafísicos é a crença na oposição de valores.
Nietzsche, F., Além do bem e do mal: 10;
Essa montagem milenar, força concentrada pelas candentes brilhaturas, vara os tempos precipitando os povos à insanidade, desde as peripécias do Tirano de Siracusa ao obscuro César Bórgia; do galante Cromwell, à sangrenta Revolução travestida democrática, daí ao Corso e às guerras civis e mundiais que se sucederam.
Mussolini, Hitler, Mustafá Kemal Pacha, Roosevelt e Salazar. Todos eles para mim são grandes homens, porque querem realizar uma idéia nacional em acordo com as aspirações das coletividades a que pertencem.
VARGAS, GETÚLIO,
Cit. MONTEIRO, Gen. GOIS, A Revolução de 30 e a Finalidade Política do Exército: 187
Malgrado o linchamento do Duce, a bomba atômica, muitos suicídios e o colapso soviético, suas perfídias não se extinguiram; e até hoje impregnam quase a totalidade das constituições, sempre conservadas, muitas incrementadas através de sofisticados disfarces, assim aprimoradas pelo poderoso de plantão.
Assim como Newton formulou as leis fundamentais da realidade física, os filósofos e sociólogos, viajando na sua esteira, esperavam descobrir os axiomas e princípios básicos da vida social. Seu universal maquinismo de relógio converteu-se em modelo a partir do qual comparava-se o Estado com um mecanismo preciso, sujeito a leis, e retratavam-se os seres humanos qual máquinas viventes.
ZOHAR, D., 2000: 23.
A mesquinhez e o egoísmo orientam os passos de desvirtuantes talentos, e conduzem a humanidade às covas comuns, massacres coletivos logrados por convocações realizadas não só para tal defesa, ou de preconceitos morais, mas oriundos dos interesses escusos, imediatistas, devidamente envoltos pela cultura disseminada, fé quase religiosa que os hábeis condutores sabem incutir para captarem seguidores de suas doutrinas de dominação total:
Após ter então agarrado cada membro da comunidade e tê-los moldado conforme a sua vontade, o poder supremo estende seus braços por sobre toda a comunidade. Ele cobre a superfície da sociedade com uma teia de normas complicadas, diminutas e uniformes, através das quais as mentes mais brilhantes e as personalidades mais fortes não podem penetrar, para sobressaírem no meio da multidão. A vontade do homem não é destruída, mas amolecida, dobrada, guiada; os homens raramente são forçados a agir, mas constantemente impedidos de atuar; tal poder não destrói, mas previne a existência; ele não tiraniza, mas comprime, enerva, ofusca e estupefaz um povo, até que cada nação seja reduzida a nada além de um rebanho de animais tímidos e trabalhadores, cujo pastor é o govêrno.
SMITH, ADAM, cit. Pioneiro, Caxias do Sul, 17 /10/1996
Evidentemente não podemos tolerar a permanência dos impostores. Tampouco, porém, nos cabe julgar os precursores. Condenaríamos o próprio o passado pelo qual emergimos. Ademais, penas post mortem são inócuas. Antes de tudo temos o dever de tentar compreender motivações e peculiares circunstâncias, até de tempo e lugar, realidade e crenças predominantes. A faina serve para enquadrar costumeiros clones, gente presente, ávida à utilização das velhas cadeiras; ou melhor, caldeiras, porque depenam patos:
O poder de Estado, que parecia planar bem acima da sociedade, era todavia, ele próprio, o maior escândalo desta sociedade e, ao mesmo tempo, o foco de todas as corrupções.
Comuna de Paris, 1871
Quando se perfilam lógicas e razões condicionantes dos movimentos das massas, sobressaem-se os grandes equívocos, bem como a caducidade dos arquétipos e suas artimanhas, por bizarro ainda utilizados.
Mais de dois mil anos já se passaram desde o dia em que Platão ocupava o centro do universo espiritual da Grécia e em que todos os olhares convergiam para a sua Academia, e ainda hoje se continua a definir o caráter da filosofia, seja ela qual for, pela sua relação com aquele filósofo.
JAEGER, Werner. Paidéia. A formação do homem grego
: 581

O painel detetor da insensatez permanece aceso, e acusa inúmeras situações críticas, todas oriundas dos malfadados projetos:
Lia-se Marx, Weber, Dobb, Mannheim, Lukács, Heller e, em 1968, muito Marcuse. Também Gramsci começava a ser estudado. De início, no curso de História das Idéias, foram introduzidos os seus escritos sobre Maquiavel, mas nos anos 70, tornou-se um dos autores mais trabalhados, a ponto de, no princípio dos anos 80, ter sido tema de tese de livre-docência de um dos professores da Cadeira.
.
Nos cursos de Instituições Políticas Brasileiras discutia-se desde as questões referentes ao escravismo, ao feudalismo e ao capitalismo na formação do estado brasileiro, debate que foi uma constante durante certo período, até os aspectos mais atuais do país, ou seja, a revolução brasileira, o populismo e o autoritarismo. Caio Prado e Celso Furtado eram leituras obrigatórias...
QUIRINO, Célia, Departamento de Pós-graduação em Ciências Políticas da USP
A permanência desses pré-fabricados platônicos é que se torna indesculpável.
As corporações centralizadas e autoritárias têm fracassado pela mesma razão que levou ao fracasso os estados centralizados e autoritários: elas não conseguem lidar com os requisitos informacionais do mundo cada vez mais complexo que habitam.
FUKUYAMA, F., 2002: 205
Curiosamente, nessa época, enquanto atrelávamos nosso futuro, que hoje é presente, e um presente grego, e negro, os estudantes da Sorbonne e do mundo inteiro balançavam o globo exigindo que a imaginação chegasse ao poder, e às escolas. Pouco adiantou, infelizmente, como ora experimentamos. Não temos mais tempo a perder.
Chegaremos mais próximos da reorganização e de um acomodamento natural, paradoxalmente, lançando um cocktail desintegrativo no desenrolar sócio-político-histórico. Parando ou rompendo com o determinismo oriundo deste pretérito mecanicista, estéril e opressor, poderemos alcançar mais rapidamente a readaptação, arejada e transparente, a perfazer um tecido social condigno com a época e as aspirações de cada um de nós.
Voltando-nos ao real, por que acontecido, restar-nos-á explicá-lo e abandoná-lo, para tomarmos os tapetes mágicos de nossos próprios sonhos, permitidos e queridos por uma nova ordem (ou desordem), múltiplo anseio de ver e viver de modo mais harmônico, integrados com a natureza, sim, mas especialmente com o principal ator, o próprio semelhante. Estacionado o velho trem ideológico, podemos atirá-lo ao ferro-velho, junto com seus trilhos estendidos à esquerda e à direita. No fim-da-linha aguardam pequenas, ágeis, versáteis e ecológicas naves, individuais ou não, mas definitivamente em consonância com a complexidade e leveza cósmica:
Há infinitos universos paralelos formando ramificações. Em cada um se atualiza uma realidade." (Toffler, Alvin e Toffler, Heidi: 20)
Ortega Y Gasset me advertiu sobre o custo do resgate:
“O homem que descobre uma nova verdade científica precisou, anteriormente, despedaçar em átomos tudo o que aprendera, e chega à nova verdade com as mãos sujas de sangue do massacre de mil superficialidades”. (Rebelião das massas, cit. Rohmann, Cris, p. 298.)
Orgulho-me dos crimes cometidos - dezenas de exumações e ataques ininpterruptos; porém, nem uma gota me caiu nos dedos. Ao mirar a obsoleta arquitetura das oxidadas plataformas econômico-jurídicas institucionalizadas, apelo por francos bisturis demistificadores, mas a laser, (light amplification by stimulated emission of radiation), no fito primordial de total profilaxia, aragem preparatória ao plantio de um novo tronco, suficientemente oxigenado, sustentáculo efetivo, motriz do amplo desenvolvimento, sem requerer pervertê-lo.
As informações, outrora truncadas, esparsas, herméticas, enfeixadas, censuradas por perigosas ou de difícil acesso, nos dias de hoje são desvendadas ao mundo dos normais por uma avalanche de razões perfeitamente ordenadas; e o cidadão comum pode ver despontar, apesar de uma infinidade de mitos e obstáculos dogmáticos, a majestosa reversão propiciada pelos luminares da ciência.

Na frente aguarda o caminhão da "grande mudança" aclamada por Polanyi e Kraemer. Capra qualifica como "momento da mutação", Pawells e Bergier, de "despertar dos mágicos", Naisbitt, de “paradoxo global”, Kuhn de "novo paradigma", Toffler de “powershift" (Mudança de poder), Ferguson da tal “era de aquarius”, Bobbio, a “dos direitos”, muitos da reengenharia, e o que Popper propugnava, há mais de meio século, o advento da "sociedade aberta".
O desiderato se impõe independentemente de números ou códigos comportamentais (posto que infinitamente mais amplo), mas se faz também legal e legítimo, cientificamente correto e apreciado, em reversão por convergência, sem dialética, mas por somalética, dialógica na qual a ética não se fratura.
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário