terça-feira, 2 de junho de 2009

O Carma Ocidental - 46. Da justiça social


As conseqüências do analfabetismo científico são muito mais perigosas em nossa época do que em qualquer outro período anterior.
SAGAN, C., O Mundo Assombrado pelos Demônios: 21
A história das ciências emergirá então como a mais reversível de todas as histórias. Ao descobrir o verdadeiro, o homem de ciência barra a passagem de um irracional.
BACHELARD, G., cit. QUILLET, P., Introdução ao Pensamento de Bachelard: 45
Da faina

Os espartanos se notabilizaram por duas peculiaridades: competição & vazio racional. Ela requer domínio sobre o adversário, daí se incluindo as guerras, e o conforto na morte do competidor. O objetivo é simples, delineado, e não requer controvérsias.
O conceito de justiça é o primeiro conceito democrático mistificado por Platão. A justiça surgiria como uma propriedade do Estado. Seu totalitarismo é disfarçado sob a capa de 'verdadeira justiça', e se legitima teoricamente mediante a subversão doutrinária do humanitarismo em três frentes: defendendo o privilégio natural, postulando o coletivismo, advogando a tese de que o indivíduo existe para o Estado.
PEREIRA, J.C., Epistemologia e Liberalismo - Uma Introdução a Filosofia de Karl R. Popper:116
É essa configuração de coletivismo extremado que, desde o século V, é vista na Grécia como um modelo perfeito de Estado, com a coletividade assim rigidamente aparelhada e destinada à defesa do Estado.
CASTRO, P.P. www.fflch.usp.br
HITLER, LENIN e MUSSOLINI agradeceram a boa idéia, mas pagaram caro por ela.
Longe de ridicularizar os aspectos irracionais do comunismo e do fascismo, devemos antes criticar estes credos políticos pela sua falta de conteúdo sensível e estético, pela pobreza de seu ritual e sobretudo pelo fato de que nenhum deles chegou a entender o papel que a poesia e a imaginação desempenham na vida da comunidade.
READ, HERBERT, O anarquismo e o impulso religioso, 1940, cit. WOODCOCK, 1971: 68
No fito de arrumar um cômodo junto ao Tirano de Siracusa, o vulgar PLATÃO recolheu a matéria-prima da colônia grega de Crotona, incrustrada na península italiana, onde havia a "primeira Universidade do mundo, obra do pioneiro"filósofo":
"A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la ou amá-la tornando-se filósofos." (PITÁGORAS)
"Se não houvesse o 'teorema Pitágoras', não existiria a Geometria".
E lá se foi PLATÃO, induzindo a humanidade a medir tudo, até mesmo a imaginação:
"Quase que invariavelmente, todas as modernas áreas do conhecimento tiveram lume na Grécia Antiga." (MEISTER, L.F., A evolução do pensamento econômico - www.webartigos.com.br)
O resultado de tão alta sabedoria se apura no raiar de cada dia:
Com efeito, hoje sabemos que o direito está imerso numa atmosfera ideológica e a teoria geral do direito, empenhando-se em abstrair este aspecto do direito, só pode falsear as perpectivas e, com isso, fica, por sua vez, sujeita à acusação de ser mais ideologia do que ciência.
PERELMAN: 621
Encantado com as possibilidades numerais, o precursor dava ênfase à igualdade, que significava a exatidão. Infelizmente, foram esses princípios os determinantes para evolução geral da Filosofia Ocidental, e seus afluentes do Direito, da Sociologia, mesmo da Medicina, da História, e da Economia, naturalmente, entre várias outras áreas de investigação e proposição, todos baseados na pressuposição da harmonia matemática aferida pela "doutrina" dos números e do dualismo cósmico essencial:
"A Escola Pitagórica ensejou forte influência na poderosa verve de Euclides, Arquimedes e Platão, na antiga era cristã, na Idade Média, na Renascença e até em nossos dias com o Neopitagorismo." (Wikipédia)
PITÁGORAS descobriu a Mathematike, um sistema de pensamento dedutivo. Ao biografá-lo, Jâmblico (c. 300 d.C.) registra que o mestre vivia repetindo aos discípulos: “todas as coisas se assemelham aos números”.
Ainda que eivado de presunção, o dano seria menor se ficasse circunscrito às coisas, como predisse. Todavia, o gaiato PLATÃO contrabandeou o rascunho para estendê-lo ao geral, incluindo o próprio ser humano, desse modo também reduzido a objeto:
"A matemática pura, mais do que qualquer outra disciplina, tornou-se aquele discurso vivo que Platão considerou a única forma de conhecimento." (FEYERABEND, P.: 1991: 135)
O raciocínio quantitativo tornou-se sinônimo de ciência, e com tal sucesso que a metodologia newtoniana foi transformada na base conceitual de todas as áreas de atividade intelectual, não só científica, como também política, histórica, social e até moral.
GLEISER, M.: 164.
Pois assim falou o pai de Zaratustra:
Em algum ponto perdido deste universo cujo clarão se estende a inúmeros sistemas solares, houve uma vez um astro sobre o qual animais inteligentes inventaram o conhecimento. Foi o instante da maior mentira e da suprema arrogância da história universal.
NIETZSCHE, F.W., cit. MATOS, OLGÁRIA, A polifonia da razão, 1997: 134
A igualdade pode ser lograda na imaginação, por cálculos; portanto, antes de tudo, é ficção. No caso da raça humana, a pretensão atinge as raias do non sense. Igualdade entre seres é totalmente impossível, exceto se todos nascerem ao mesmo tempo, e morrerem no mesmo tempo, ainda assim, de única forma, em produção seriada. É quase isso, mas não é isso. Na evidente impossibilidade, ocupa seu lugar a hipocrisia, e a má-fé. Demagogos e proselitistas sóem proclamar a "profunda injustiça" para imporem o pacto social que lhes convém. A increpação só atende ao gosto do rei:
“O igualitarismo não é imposto pela sociedade ao Poder, mas pelo Poder à sociedade.” (CANNAC: 107)
De antemão o vivente já vem com a marca da injustiça. Chega a ser perverso alguém nascer em melhores condições - a sorte não sorri para todos, e isso é uma aberração, ainda mais se o nascituro tiver que trabalhar quando crescer. Todavia, o trabalho, desde as divinas pregações, é considerado um fardo, um castigo por causa da aquisição do conhecimento no Paraíso, e como tal seu exercício é considerado penoso. Como Deus é inatingível, ou pelo menos surdo às reivindicações, o Leviathan promove seu balcão de queixas.
"Que culpa tenho se sou miserável? Mas é preciso que alguém tenha culpa, do contrário isso não seria tolerável..."
Essa invenção de responsabilidade cria o agradável sentimento da vingança, elemento-chave pelo qual LENIN logrou sua mudança para o Palácio:
"Justiça é dar a cada um, segundo as suas habilidades (capacidade e esforços), e a cada um, segundo as suas necessidades”.
Assim o culto soviético tomou as propriedades e ceifou milhares de vidas, deixando longe os “belos trabalhos” de CESAR BORGIA e de ROBESPIERRE, embora TRÓTSKI (cit. JOHNSON, P.: 42) comparasse o trio já em 1904. LENIN (cit. CHALLITA, M., Os Mais Belos Pensamentos de Todos os Tempos, 3. Vol. : 157), não titubeou expor suas medidas:
“Mesmo se para cada cem atos justos cometermos dez mil injustos, nossa Revolução não será menos grande.”
Mais dantesca, de fato, o mundo não conheceu.
O cérebro do Universo é capaz de contar acima de dois. Os dilemas do intelectual-artista e do teórico -político tem mais de dois chifres. Entre a torre de marfim, de um lado e a ação política direta, de outro, existe a alternativa da espiritualidade. Do mesmo modo, entre o fascismo totalitário e o socialismo totalitário existe a alternativa da descentralização e do empreendimento cooperativo - o sistema político-econômico mais natural à espiritualidade.
WELLS H.G.
Felizmente.
___________

Nenhum comentário:

Postar um comentário