quinta-feira, 25 de junho de 2009

País de tolos?


.
O estudo da sociedade é tão precioso
porque o homem é muito mais ingênuo
como a sociedade do que como indivíduo.

NIETZSCHE, F., Vontade de Potência,
Parte 2 : 276
.
.
.Nenhuma gota d'água passa pelo
esgoto sem se tornar poluída.
Roberto Jefferson, presidente do PTB
;
São Paulo, 25 de janeiro de 1984:
O povo se aglomera na Praça da Sé.
Encanta-lhe alegorias, flautas mágicas, cânticos e cantorias.
Palmas e coros embalam o show protagonizado pelos trovadores.
Os artistas prometem liberdade a um povo naturalmente livre, mas a
promessa é atraente. Quem não gosta de aumentar a satisfação?
O movimento abarca toda a "oposição" e "dissidentes", desconformes com
o regime ditatorial.
No palanque, de mãos dadas, se jactam Tancredo Neves,
ex-ministro da "justiça" do introdutor do fascismo no Brasil,
e portador da famosa Carta-Testamento, (Fundação Getúlio Vargas) único depoimento de um suicida completado com máquina de escrever; Ribamar Costa, o Zé do Sarney, ferrenho colaborador do regime militar; Fernando Cardoso, ironicamente filho de General, mero papagaio-de-pirata, diletante de socio logia; e Luís da Silva, sindicalista preservado da cassação graças à sua função de carneiro-guia. Na primeira fila vê-se ainda Dante de Oliveira, já de cabeça baixa, futuro governador do MT a ser desmascarado por corrupção.
O que me assusta não são as ações e os gritos das pessoas
más, mas a indiferênça e o silêncio das pessoas boas.
Martin Luther King

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Dr. Carlos Ayres Britto, disse à Folha Online (23/1/2009) que o movimento pelas Diretas-Já desencadeou um "processo sem volta" no caminho da democracia. Ayres Britto afirmou ainda que a partir deste movimento a trinca de valores democracia, ética e ecologia entrou no rol de valores obrigatórios da sociedade brasileira.
Onírico.
Nos anos 80, Ayres Britto era procurador-geral do Estado de Alagoas e professor universitário. Logo das Alagoas? Será que conheceu Collor & PC Farias? Segundo ele, participou "ativamente" do movimento das Diretas-Já, mas como intelectual e não na linha de frente. "Sempre atuei mais no campo teórico. Acho que tenho mais vocação para isso", disse ele, com um suave sorriso.

E cá estamos, ovelhinhas com quantidade de lã jamais por ninguém auferida, material que serve de cobertor para o resto das vidas não só dos pastores, mas também de seus parentes e descendentes, dos prosélitos engajados, e da cachorrada que lhes serve:
"Há fraudes de todos os tipos." (Edgard Camargo Rodrigues, novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Estado de São Paulo. Estadão, 22/2/2009)
.
Eis nosso martírio, já por quarto secular, um quarto deveras escuro, sombrio como convém a gatuno:

O 'trem da alegria' foi promovido às vésperas do Colégio Eleitoral que escolheu Tancredo Neves. Os senadores beneficiados pelo 'trem' juraram que 'tudo foi feito dentro da legalidade' e como manda 'a tradição da Casa'. Também foram nomeados na ocasião aliados políticos e jornalistas amigos de senadores.
www.claudiohumberto.com.br - 25/6/2009
Desde a redemocratização do Brasil, em 1985, peemedebistas e democratas (antigos pefelistas) se revezam no comando dos principais cargos do Senado. Nos últimos 15 anos, uma aliança entre o PMDB e o ex-PFL bancou a gestão de Agaciel Maia na direção-geral do Senado. Gestão que é um caso de polícia
KENNEDY ALENCAR, Folha de São Paulo, 28/6/2009

Não são poucos os que lamentam a estupenda vigarice:
Revoltados com os políticos, alguns leitores defenderam o voto nulo nas eleições. É o caso de Olegario Silva. 'É difícil admitir, mas o voto nulo é a única arma constitucional que podemos utilizar para virar o jogo político em nosso país', diz Olegario, desiludido com os políticos.'Que vontade de rasgar o meu título de eleitor.
Votar para quê?', completa Rubens Lima.
O Globo, 5/2/2009 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário