segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O sucesso do novo messias

É como um gigante constituído de homens comuns, um Leviathan. É maior e mais poderoso do que o homem e, por conseguinte, é como um deus, embora compartilhe com os homens comuns a mortalidade. RUSSELL, B. , 2001: 276.
No conto-de-fadas o inofensivo sapo se transforma em belo par. Na vida real o batráquio é detestável, nada amoroso:.
Conheço poucos bichos horríveis como um sapo-cururu. O Bufo marinus é tão feio, mas tão feio, que chega a parecer simpático, se encarado com alguma boa vontade. Simpatia, porém, tem limite.  LEITE, M., A consciência do cururu. - 21/1/2010 http://cienciaemdia.folha.blog.uol.com.br/
O Príncipe lesará somente aqueles dos quais tomará as terras e as casas para dá-las aos novos habitantes; e aqueles, os lesados, que representam uma ínfima parte de seu Estado, achando-se dispersos e desvalidos, jamais contra ele poderão conspirar. MAQUIAVEL, Nicolau, O Príncipe, De principatu civile, Do principado civil:  59..
ALGUMAS PERSONALIDADES logram influenciar nações, continentes, até o globo inteiro, e por séculos. Uns, porque lugar-comum, sequer são lembrados, ou mesmo conhecidos. Outros, geralmente por sua malvadeza, são perenes e freqüentemente evocados..O douto conselheiro do Príncipe ocupa a pole-position. Ele encanta, tanto quanto a luz à maripôsa. Ao comprovar a rota do sucesso no galgo ao pódium, e nele ofuscado pelo intenso brilho do ouro, não cogita o incauto que o criador e diretor da peça programou-a sem variação, reservando um final melancólico, não poucas vezes trágico, ao seu astro principal, justamente ao deleite da platéia, esta que lhe garante a bilheteria por todos esses séculos.
.

Genebra, 9/3/2009: O Brasil deveria reduzir sua proteção tarifária, ser mais previsível em seus investimentos estrangeiros e melhorar suas políticas de concorrência, segundo o mais recente exame de políticas comerciais do país, feito pela OMC (Organização Mundial do Comércio). Por outro lado, sugere 'a redução dos juros consolidados, para encurtar a distância entre essas taxas e as tarifas aplicadas, o que aumentaria a previsibilidade do regime comercial'. O texto lembra que o governo brasileiro assinou acordos bilaterais de investimentos com vários países, mas que nenhum deles está em vigor. 'A adoção de medidas para reduzir a complexidade do sistema tributário e eliminar suas distorções poderia redundar em grandes benefícios econômicos', diz a OMC. Os especialistas da organização também fazem referência ao regime de contratações públicas em vigor no país, segundo o qual quando uma licitação é aberta ganha quem oferece o melhor preço. 'Porém, na prática, mais de 40% dos contratos são assinados sob o amparo de algum tipo de isenção em relação aos 'requisitos da licitação', ressalta o relatório. O texto também critica o elevado custo do crédito no Brasil. Sobre as trocas com o Mercosul, o texto diz que equivalem a 10% do comércio de mercadorias do país. Brasil deve reduzir tarifas e melhorar concorrência, diz OMC. Folha de São Paulo, 9/3/2009

Nas investigações da própria PF, empresários combinavam os valores das concorrências e ofereciam vantagens aos servidores para que eles manipulassem os resultados. Folha de São Paulo, 13/09/2006
"Quando jovens e famílias nacionais falam em deixar o país, é porque estão enojados de assistir à mesmice dos velhos truques de políticos carreiristas." (CARDOSO, Júlio Cesar, O povo brasileiro está cansado da velha política, O Globo, 7/3/2009)
"Perguntamos aos congressistas se sabiam onde fica Guantánamo. Muitos responderam: 'nos EUA'." (Jornalista Marcelo Tas, O Globo, 9/3/2009)
* * *
Pois não é por causa daqueles jovens, nem para excursão à Guantánamo que o Relações Exteriores assinou contrato de R$50 milhões com a Trip Passagens e Turismo. (Folha, 10/1/2008) É que o Programa de Aceleração do Crescimento vai de vento-em-pôpa, sim senhor, "rumo ao paraíso", assegura a "mãe", nova co-piloto escolhida pelo comandante, ora candidata a lhe substituir. Há quem diga ser palavra de psicopata:
Jim Jones, pastor evangélico e fundador da igreja Templo do Povo, em Jonestown, acreditava estar liderando aquele séquito de fanáticos hipnotizados ao paraíso quando convenceu todos – e forçou até crianças – a beber veneno. Trata-se do maior suicídio coletivo que se tem registro, ultrapassando 900 mortos. Eis o que acontece quando um bando de doidos resolve acreditar num 'profeta' que vai lhes guiar ao paraíso. CONSTANTINO, Rodrigo, O paraíso petralha, 26/1/2010
Nosso messias não iria entregar assim a populosa e riquíssima nave nas mãos de qualquer pirata, mesmo que este se apresentasse de peruca.
A ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República, prometeu continuar e aprofundar os principais projetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem disse ter 'relação especial de confiança, de respeito' que 'vai durar minha vida inteira'.Estadão, 25/1/2010
Não por acaso, depois de sete anos de comando, período exato das vacas-magras, o destemido presidente já havia reconhecido que a manada está atolada, mas garantia a redenção: "Vou tirar vocês da m."  Não é um alívio? Ufa:
Com aproximadamente 48 mil mortes por ano, o Brasil é um dos países que detém uma das maiores taxas de homicídios no mundo, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira pelo relator especial do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre Execuções Arbitrárias, Sumárias ou Extrajudiciais, Philip Alston.
Folha de São Paulo, 15/9/2008
Para que o pessoal conheça Guantánamo, no EUA, o presidente e a "mãe" deram outro jeito:
"Mais de 40 mil candidatos às eleições de 2006 e 2008 eram beneficiários do programa Bolsa-Família, segundo auditoria do Tribunal de Contas da União." (www.claudiohumberto.com.br - 5/5/2009)
Tal bolsa não é a de valores, onde se negociam ações, mas até castelo em antigo quilombo rendeu. À sua família, contudo, o austero presidente assegurou apenas alguns vales-transporte:
"A família Lula e segurança deslocam-se em 22 carros em São Bernardo (SP). Para substituir as peças, a Presidência gastará R$147,1 mil em 2010. Em Florianópolis, netos, genro e filha têm nove carros." (www.claudiohumberto.com.br, 25/1/2010)
Nossa energia está sendo drenada para muito além do jardim. Há quinze anos ela rega as Cayman. Ora anda na linha do Haiti. Hoje o presidente do Congresso autorizou reforço. SARNEY justifica o deslocamento em massa para manter a liderança internacional. O EUA, este país decadente, vem ameaçando nossa conquista. Enquanto isso, a malária toma conta de nossa aldeia katukina, no Rio Biá. A tribo não tem acesso a rádio de comunicação e nem há agentes de saúde ou medicamentos no local. (Estadão, 24/1/2010) Contamos com o maravilhoso zelador, e sua auxiliar. Se sozinho ele já cuida de tudo, e de todos, imagine com a fidelidade da copiloto:
O presidente Luiz Inácio, mercê de suas múltiplas facilidades, não é homem de sete instrumentos, pois é de todos os instrumentos, e deles vem fazendo uso dilatado e sem recato. Há algum tempo é chefe de Estado e chefe de governo, chefe de partido e eleitor de chefes partidários e, tornando-se sucedâneo unipessoal de convenções partidistas, escolhe, ele só, candidato à própria sucessão, como ao tempo do Estado Novo (previsto mas nunca executado), e, em vez de descansar, como o Criador após criar o Mundo, insatisfeito, assumiu o patrocínio de sua elegante candidata. BROSSARD, Paulo, Pode terminar na sarjeta, 25/1/2010
O projeto do presidente da República e de sua candidata à sucessão presidencial, Dilma Rousseff, reduz o papel do Congresso Nacional, desqualifica o Poder Judiciário, agride gravemente o direito de propriedade, sugere o controle governamental dos meios de comunicação e sujeita a pesquisa científica e tecnológica a critérios estritamente ideológicos.
DI FRANCO, Carlos alberto, Lula - imagem estilhaçada,25/1/2910
Aos que permanecem desiludidos, nosso guardião criou e apresenta seu próprio filho, exemplo de sucesso fora da carreira política. Graças ao talento, à elevada educação e impressionante tino empresarial, Lulinha hoje é um dos empresários mais bem-sucedidos da Nação.
Além do milhão de casas, o milhão de empregos também foi recentemente anunciado. As bolsas logo subiram; quero dizer, no outro dia maquiadores de institutos de beleza, desculpe, de pesquisas, colheram dados sobre a popularidade do fenomenal político. O resultado, que para nós, privilegiados, não foi surpresa, aos demais, especialmente aos estrangeiros, foi simplesmente fantástico. Pelos números, ou pela estatística apresentada, dos 200 milhões de brasileiros, 82%, ou seja, mais do que 160 milhões estão satisfeitos, plenamente de acordo com seu desempenho. Nem o original MESSIAS logra tamanha glória.
A atualidade confirma que ele não atinge a unanimidade:
Os índios, acampados na Esplanada, protestam contra a reformulação da Fundação Nacional do Índio (Funai). Os servidores públicos federais se juntam aos índios, e fecham parte da Esplanada dos Ministérios. O carro do presidente se obriga a sair pela parte de trás do ministério a fim de não passar pelos manifestantes.Estadão, 26/1/2010
Todavia, ele almeja recuperar esses antipáticos 18%:
O presidente assinou hoje o decreto que cria as Bolsas Copa e Olímpica para policiais que irão trabalhar nos Jogos. Com isso, a partir de julho deste ano, os profissionais de segurança pública começarão a receber um adicional que aumentará gradativamente até a data dos eventos. As regras serão as mesmas do Bolsa Formação ZH, 26/1/2010
Lula ainda citou nominalmente casos de obras que não avançaram - por questões ambientais ou burocráticas - e concluiu, de forma enfática: - O mandato está terminando. É preciso mostrar essas obras para a população em 2010.
O Globo, 9/4/2009
E os estrangeiros se dobram nesta, como dizer... má temática?
Se Luiz Inácio Lula da Silva é, de fato, o 'filho do Brasil', fica a sensação de que, pelo menos aos olhos do mundo, o filho é de alguma maneira maior que o pai. A impressão de que Lula é maior que o Brasil ficou mais forte a partir do momento em que o Fórum Econômico Mundial decidiu outorgar ao presidente o título de 'Estadista Global'. ROSSI, C., www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/clovisrossi/ult10116u682809.shtml, 21/1/2010
O milhão de empregos, e o paraíso ontem prometido pela "mãe" podem bem serem ocupados, eis que. exceto o carnaval não temos nada a fazer. Ninguém precisa mais se preocupar, ou sair correndo. O problema é como carregar tanto dinheiro. A maioria prefere as cuecas. A sobra vai pelas meias. Ele parece jorrar do céu de anil.
O homem que comanda a única e exclusiva fábrica de dinheiro do País deve milhões de reais ao Fisco brasileiro. Por conta de uma mal explicada transação financeira, o presidente da Casa da Moeda do Brasil, Luiz Fernando Denucci, foi multado em R$ 3,5 milhões pela Receita Federal, que quer entender como ele, um funcionário público, enviou de uma conta de Miami, nos Estados Unidos, quase R$ 1,8 milhão para sua conta-corrente no Brasil. Além disso, a Polícia Federal, que flagrou Denucci quase por acaso, descobriu que por três anos ele fez movimentações financeiras que superavam em mais de dez vezes seus rendimentos declarados. A Polícia Federal também quer saber como Denucci conseguiu ampliar em 15 vezes seu patrimônio pessoal em um espaço de apenas seis anos. 'A origem do dinheiro é desconhecida. Ele nunca esclareceu'.
Revista Isto É, 22/1/2010
A quem se revolte com tanta traição, o morador do Alvorada afirma que ninguém é diferente, e oferece um calmante enviado pelo amigo BERLUSCONI:
Nada vive que seja digno
De teus ímpetos e a terra não merece suspiro.
Dor e aborrecimento, esse é nosso ser e o mundo é lama
- nada mais que isso.
Fique tranquilo

LEOPARDI, Giacomo (1798-1837)
Depois cair na Terra de Vera Cruz, o dinheiro daí se evapora, retornando ao firmamento para chover por todo o globo. O mundo agradece, boquiaberto. Mesmo os ricos se dobram em homenagem ao condutor, outrora miserável retirante nordestino, hoje promovendo um milagre de fazer inveja à geração 70. Sancho Pança fez parte do rol, enrolando mais que qualquer italiano em spaguetti. Ninguém melhor para aquilatar:"Lula é o maior economista do Brasil. O Lula é o único economista que presta no Brasil porque é o único que está falando a verdade.” (DELFIM NETTO, A., entrevista para Agência Estado. - www.avozdavitoria.blogspot.com, 31/12/2008)
Sobre a possibilidade de ter consciência sobre a maior taxa de juros do mundo, e assim participar de uma das reuniões de banqueiros para adequá-la ao padrão civiilzado, nosso "único economista" também foi taxativo:"Eu não acho nada. Eu, apenas, quando sai o resultado, festejo ou lamento'." (Estadão, 21/7/2009) Ora campeão, por certo festeja: "O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros. Com a decisão, o País voltou à condição de campeão mundial dos juros reais (descontada a inflação), segundo a consultoria Up Trend." (Invertia, 28/1/2010)
De acordo com o PAF (Plano Anual de Financiamento), a dívida pública encontra-se na casa do 1, 5 e deve terminar este ano por volta dos R$ 2 trilhões. (Folha, 26/1/2010) Somente católicos andam rejeitando a sapiência. Por certo não querem concorrência com o original, pregado e coroado com espinhos. Equiparam-lhe ao algoz:
Herodes, aquele que, segundo a Bíblia, ordenou a 'matança dos inocentes', é como a Igreja Católica agora denomina o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em panfleto distribuído em São Paulo contra pontos dos quais discorda no 3º Programa Nacional de Direitos Humanos, lançado em dezembro pelo governo. D'AGOSTINO, Rosanne, UOL Notícias, 22/01/2010
O Presidente faz bem em desdenhar o Forum Social Mundial, de Porto Alegre. O que ganharia ficando no meio de galinhas depenadas e farofa à revelia? Para Davos, na Suíça, é que convergem os parceiros que lhe dão valor, e as contas de incalculável valor. "Como pilotos cujos instrumentos de navegação às vezes falham, os líderes fazem vôos cegos com alarmante freqüência".( CLEMENS, JOHN K.: 106)
Os dirigentes mundiais reconhecem seus méritos. E como prova, antecipam-se em lhe endereçar pioneiras honrarias, além das copas e mais copas. Nelas o que se fará são apenas pizzas, mas não vem ao caso. Alguma migalha sempre há de sobrar. Um pingo d'água salva qualquer desertor. Vibra a Nação. Olimpíadas; Copa-do-Mundo. CRISTO de braços abertos sobre a Guanabara, Maravilha do Mundo. Isto é o Brasil.
A sociedade passa a viver em uma espécie de realidade alternativa, onde as coisas se apresentam como uma espécie de alucinação, impossibilitando os pequenos detalhes que fazem a vida prática funcionar. Mas como todos querem uma existência sossegada, então aceitam a situação e se abaixam até um dia o focinho alcançar o chão. É um passo para a estratégia da avestruz: enfiar a cabeça na terra e mentir para si mesmo parece ser a resposta certa, pelo menos segundo esses senhores. Quando uma sociedade se descola propositadamente da realidade, toda a sua cultura se torna um instrumento de poder. CUNHA, Martins Vasques, As três soluções, 24/1/2009
Como pode, assim, tudo ser assimilado deste jeito completamente inverso?
Nada de novo no front ocidental. "O chefe deve mostrar constantemente o caminho ao povo, que não conhece sua verdadeira vontade; deve fazê-lo ver as coisas como elas são – ou como devem lhe parecer."  (ROUSSEAU, J. J., Contrato Social, cit. KOSELLECK, R: 142)
"O Estado mente em todas as línguas do bem e do mal, e em tudo quanto diz mente, tudo quanto tem roubou-o. Além onde acaba o Estado começa o homem que não é supérfluo." (NIETZSCHE, F., Assim falava Zaratustra: 38)
Elementar, meu caro Watson. Aqui, e alhures:"O Führer era idolatrado não somente em sua terra natal; tinha adeptos em número considerável de americanos barulhentos e vociferantes.” (BRIAN, Einstein, a ciência da vida: 329)
___________

Nenhum comentário:

Postar um comentário