segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Vice de Chávez lhe abandona

Houve um tempo em que o companheiro Hugo Chávez estava sozinho. Quem imaginava, há dez anos, o nosso querido Evo Morales ser presidente? Quem imaginava que um bispo da Teologia da Libertação fosse Presidente do Paraguai?"
DA SILVA , L. , Pres. do Brasil
- Folha de S. P., 17/12/2008
Os antigos marinheiros asseveravam: "Quando os ratos começam abandonar o navio, nada mais há para ser feito." Parece o caso do titanic venezuelano:
Não há nenhuma similaridade entre o nosso governo, a
nossa proposta, o nosso país e a Venezuela e o presidente Chávez.
Ele é (resultado das) circunstâncias da Venezuela.
Eles têm suas características, suas propostas são coincidem com as nossas.

Min. DILMA, Chefe da Casa-Civil, virtual candidata oficial à presidência do Brasil, hoje, Estadão
CBN - Arnaldo Jabor
Devido "a onda de rumores dos últimos dias", hoje renunciou aos cargos o vice-presidente da Venezuela, RAMÓN CARRIZÁLES, titular do ministério da Defesa. O militar de 58 anos era considerado dos mais próximos ao ditador. CARRIZÁLES ocupou diversos cargos, chefiando os ministérios de Infraestrutura e Habitação à pasta de Defesa. Junto se foi a mulher, ministra do Ambiente. Um tal de General en Jefe MATA FIGUEROA, ocupante do Comando Estratégico Operacional, assumirá o ministério da Defesa.
As renúncias coincidem com o dèbacle do protegido ZELAYA, com a inflação e a maxidesvalorização ardilosamente encetada pelo governicho, com os graves problemas elétricos, decréscimo na produção petrolífera, mas principalmente com a intervenção nos seis canais de TV a cabo da Venezuela, entre elas a Rádio Caracas Televisión Internacional (RCTV). Além desta, o coronel coibiu os canais Ritmo Son, Momentum, America TV, American Network e TV Chile.
"Eles não haviam ajustado sua programação às normas legais."
No começo deste ano o governo já fechara mais de 150 estações de rádio, sob acusações de que elas não entregaram os documentos necessários para manter as concessões.
O regime 'debilita as instituições democráticas e as garantias de direitos humanos'. Existe uma ausência de controle judicial, o que tem sido aproveitado por CHÁVEZ para aplicar políticas discriminatórias que limitam o exercício da liberdade de expressão dos jornalistas, da liberdade sindical dos trabalhadores e da capacidade da sociedade civil de promover os direitos humanos.
J.M.VIVANCO, diretor da Human Rights Watch (HRW), em entrevista realizada já há dois anos.
Os venezuelanos enfrentam uma epidemia de delinquência. No governo bolivariano os homicídios triplicaram, tornando Caracas uma das cidades mais perigosas do mundo.
A Venezuela oficialista se converteu num setor mercenário da riqueza do petróleo, política e sectariamente repartida. Não existe, não se acha nenhum alto funcionário chavista que não tenha elevado seu padrão de vida, morando nos bairros mais ricos, com carros e camionetes de luxo, e cartões de crédito que assinalam temporadas de alto consumo nos centros comerciais e hotéis de Margarita, Miami y Curazao.
Revolución mercenaria. Editorial do jornal El Nacional. Caracas, 28/1/2010
Em Carabolo, hoje um jornalista e um fotógrafo foram agredidos e detidos pela polícia de Guacara. Em Mérida dois estudantes foram abatidos a tiros, e outros 33 quedaram feridos.
.
Frente à contumaz arrogância governamental, vários grupos de jovens saem às ruas. A liderança parte das universidades Santa Maria e Católica Andrés Bello. A gurizada promove passeatas e organiza barricadas. São balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo contra pedras e garrafas.

CBN - Lucia Hippolito
.
A saída dos ministros abre um rombo considerável na nau do insensato. Cogito que a "onda de rumores" já possa ter vindo mesmo do Chile, dando a volta pelo Beagle para subir e encontrar a outra potente do norte, formando o primeiro tsunami a atingir o seio do psicopata venezuelano:
"Eu tenho muitas críticas à forma como estão sendo tratados os temas públicos na Venezuela e quero dizer isso com muita clareza." (PIÑERA, S., entrevista coletiva)
"O acesso à informação é a pedra angular da democracia e constitui uma base para o progresso mundial. Por restringir uma vez mais o acesso do povo venezuelano às emissoras da RCTV, o governo venezuelano segue corroendo esta pedra angular." (HOLZHAUER, Robin, porta-voz da Embaixada do EUA na Venezuela)
The Washington Post já anuncia "a derrota do socialismo do século XXI de HUGO CHÁVEZ". "Agora ruma ao colapso", sustenta o editor JACKSON DIEHL.
CBN - Arnaldo Jabor
________


Nenhum comentário:

Postar um comentário