domingo, 3 de maio de 2009

O carma ocidental - 20. A ciência no pedregulho

O sopro da morte atingiu a teoria aristotélico-ptolomática em 1609. Neste ano Galileu começou a observar o céu à noite, através de um telescópio, que acabara de ser inventado. Ao focalizar o planeta Júpiter, Galileu descobriu que se fazia acompanhar de vários pequenos satélites, ou luas, que giravam a sua volta. Isto implicava que nada precisava necessariamente girar em torno da terra, como Aristóteles e Ptolomeu haviam pensado.  HAWKING, STEPHEN W. : 20
Em algum ponto perdido deste universo cujo clarão se estende a inúmeros sistemas solares, houve uma vez um astro sobre o qual animais inteligentes inventaram o conhecimento. Foi o instante da maior mentira e da suprema arrogância da história universal. NIETZSCHE, F.W., it. MATOS, OLGÁRIA, A polifonia da razão, 1997: 134
Se a fé solitária não segurara Constantinopla, muito menos garantiria Florença. Para remover a montanha, era prudente adaptar uma parceria com os intrumentos da velha perna direita.. "A matemática pura, mais do que qualquer outra disciplina, tornou-se aquele discurso vivo que Platão considerou a única forma de conhecimento." (FEYERABEND, P.: 1991: 135)  "Assim trava conhecimento com o Pitagorismo, que veio a exercer uma duradoura influência sobre todo o seu pensamento e a sua atividade: na sua doutrina da pré-existência das almas." (Apresentação da biografia e livros de Platão – História da Filosofia Antiga – Hirschberger)
A procissão se encorpou quando os clérigos retomaram o viés.  "No começo do século XVII, os matemáticos e astrônomos jesuítas do Collegio Romano eram reconhecidos entre as mais altas autoridades científicas." (FORTI, AUGUSTO, cit. MAYOR: 36). O desafio era continuar, e de preferência ampliar o poder:.
Outro exemplo de Ser Positivo é o 'Deus Organizador', em que a divindade (ou divindades) exerce o papel de controlador da oposição primordial entre Ordem e Caos. O Caos representa o Mal, a desordem, e é simbolizado em vários mitos por monstros como serpentes ou dragões, ou simplesmente deuses maléficos que lutam contra outros deuses em batalhas cósmicas relatadas muitas vezes em textos épicos, como no caso do Eubuma elis dos babilônios. GLEISER, MARCELO, A Dança do Universo Dos Mitos de Criação ao Big-Bang: 31
A Igreja, que hoje protesta, e com razão, contra a opressão que sofre nas mãos do Estado totalitário, faria bem em lembrar-se de quem primeiro deu ao Estado o mau exemplo da intolerância religiosa ao usar o braço secular para defender, pela força, o que só pode brotar de um ato livre de vontade. A Igreja deve sempre lembrar-se, com vergonha, de que foi o primeiro mestre do Estado totalitário em quase todos os seus aspectos. BRUNNER, EMIL, Gerechtigkeit:Eine Lehre von den Grundgesetzen der Gesellsachaftsordnung (Zurique: Zwingli Verlag, 1943.); cit. KELSEN, H., A Democracia: 210.
O cenário se aprontou à nova peça:

O mundo barroco pode ser descrito também como um grande teatro, onde cada homem deve ocupar o seu lugar. O mais belo dos teatros é o centro do mundo católico romano: a praça de São Pedro em Roma. A literatura, as artes, a filosofia giram em torno de Deus, de suas exigências e da salvação. Os filósofos e os sábios da época, em sua compreensão do mundo, privilegiam o caráter de abstração e de esquematização. Por isso dão a máxima importância à física matemática..
.
Leonardo da Vinci descobriu a medida exata da beleza humana, conhecida como proporção áurea. Segundo essa equação, o corpo e o rosto, quando são bonitos, apresentam uma determinada proporção matemática: de 1 para 1,618. Esta seria a relação de equilíbrio e simetria ideais para um corpo ou um rosto humano serem considerados bonitos.
.
Assim o problema do método constitui o problema número 1 de todos os filósofos. Trata-se de descobrir um método universal de conhecimento. E o modelo é o conhecimento matemático (geométrico).
JAPIASSÚ, H., 1997: 81
FOUCAULT, (Resumo dos Cursos do Collège de France, p. 83) dimensiona o câmbio:
Passa-se de uma arte de governar, cujos princípios foram tomados de empréstimo às virtudes tradicionais (sabedoria, justiça, liberalidade, respeito às leis divinas e aos costumes humanos) ou às habilidades comuns (prudência, decisões refletidas, cuidados para se acercar de melhores conselheiros), a uma arte de governar cuja racionalidade tem seus princípios e seu domínio de aplicação específico no Estado.
A má tese, ou a má temática ,a "quantofrenia", conforme SOROKIN, ou a "aritmomania", como aduz GEORGESCU- ROEGENS, corooava o homo faber tal homo mathematicus.

E no meio repousa o Sol. Com efeito, quem poderia no templo esplêndido colocar essa luminária num melhor lugar do que aquele donde pode iluminar tudo ao mesmo tempo? Em verdade, não foi impropriamente que alguns lhe chamaram a pupila do mundo, outros o Espírito, outros ainda o seu reitor.
COPÉRNICO,
(14731543) cit. CHATELET: 49
Isso pouco tinha de novo; ao contrário, era a mais fiel expressão do carma:
Para Platão, a ordem e a beleza que vemos no Cosmo resulta de uma intervenção racional, intencional e benigna de um divino artesão, um "demiurgo" (gr. δημιουργός), que impôs uma ordem matemática a um caos preexistente e, assim, produziu um Universo divinamente organizado, a partir de um modelo eterno e imutável (Pl. Ti. 26a). A visão platônica da origem do Universo também teve enorme influência na filosofia, especialmente na neoplatônica, no ocultismo e na teologia desde o século -IV até nossos dias.
www.greciantiga.org
Tanto o platonismo quanto o cristianismo distanciam os seres humanos do meio que os rodeia. A natureza e a experiência eram encaradas como o mundo das modificações perturbadoras, o mundo do erro e do caos. Para o cristianismo, a dúvida e a incerteza são obra do diabo. ZOHAR, D., O Ser Quântico, Uma visão revolucionária da natureza humana e da consciência, baseada na nova física: 188.
O universo-máquina passou a ser um vasto sistema matemático de matéria em movimento, um ‘universo material (onde) tudo funcionaria mecanicamente, segundo as leis matemáticas.’

A concepção do universo que por sua influência alcançou aceitação geral era um mecanismo dirigido por princípios matemáticos, sem cor, perfume, sabor e som. A ciência havia estendido os limites do universo, mas convertido em máquina sem vida, que marchava de acordo com forças capazes de ser formuladas matematicamente, não a expressão poética.
GUSDORF, GEORGES: 164
E veio outro, e mais outro, e mais outro:
“Galileu partiu da observação de fatos isolados para o estabelecimento de leis rigorosas que permitiam a previsão dos acontecimentos futuros. Em essência é a isso que se chama método científico”. (NOBREGA, C.: 38)
GALILEU vinha para estreitar o liame com o “pecado original”, oriundo do paraíso grego:
“Não tenho dificuldades para admitir, identificando o platonismo com matematicismo, o caráter platônico da ciência galileana.”
(GEYMONET : 42)
Galileu foi consagrado “pai da física matemática.” (Idem: 319)
E sua idéia, a “mãe da pretensão científica”:

A grande idéia de Koyré, justamente, é que Galileu encarnava a herança do platonismo. Em outras palavras: Galileu acreditava que, graças à matemática, os físicos conseguiriam apreender a estrutura íntima da realidade.
THUILLIER, P
.: 128
Isto foi o que lhe salvou a pele:
Com as funções em 1623 de um novo Papa Urbano VIII, seu amigo pessoal e um espírito mais progressivo e interessado nas ciências do que o seu predecessor, publicou nesse mesmo ano Il Saggiatore (O Analisador), dedicado ao novo Papa, para combater a física aristotélica e estabelecer a matemática como fundamento das ciências exatas.


É interessante registrar que tanto A. Koestler (Os sonâmbulos) quanto P. Feyrabend (Contra o método) propõem um novo 'processo Galileu', no qual a ciência perde um mártir para ganhar um fabulador e um intrigante inescrupuloso.
JAPIASSÚ, H., A revolução científica moderna: 110


.
.
Túmulo de GALILEU. Por ser instalado

precisamente junto a MAQUIAVEL,
na basílica da Santa Croce em Florença,
sugere que o processo pode ter
sido apenas para inglês ver.
PLATÃO caia como luva.
E lá veio DESCARTES, na carta à Mersenne (15/04/1630):
Mas eu não deixarei de tocar, em minha física, em várias questões metafísicas e particularmente nesta: que as verdades matemáticas, as quais chamais de eternas, foram estabelecidas por Deus e dele dependem inteiramente, assim como todo o resto das criaturas. Não receai, peço-vos, garantir e publicar em toda a parte que Deus é quem estabelece estas leis na natureza, assim como um rei estabelece leis em seu reino.
O próprio Descartes esboçara as linhas gerais de uma abordagem mecanicista da física, astronomia, biologia e medicina. Os pensadores do século XVIII levaram esse programa ainda mais longe, aplicando os princípios da mecânica newtoniana às ciências da natureza e da sociedade humana. As recém-criadas ciências sociais geraram grande entusiasmo e alguns de seus proponentes proclamaram terem descoberto uma 'física social'.
CAPRA, F., O Ponto de Mutação: 63
ISAAC NEWTON, "apoiado nos ombros dos gigantes", não poderia ficar atrás:
Para construir esse sistema com todos seus movimentos, foi necessário uma Causa que compreendeu e comparou as quantidades de matéria dos vários corpos diferentes; essa causa não pode ser uma simples conseqüência cega do acaso, mas sim uma especialista em mecânica e geometria.
A premissa sugeria que, com alguma informação, seria possível identificar o pretérito, e, a partir daí, determinar o futuro:
"A mecânica de Newton promete um poder de previsão vastíssimo que faz com que um instante forneça todas as informações possíveis sobre o passado e o futuro do Universo." (COVENEY, PETER e HIGHFIELD, ROGER: 24
)
O câmbio do paradigma ético pelo determinismo mecanicista, pelo pragmatismo totalitarista, restringiu a ciência, subverteu a democracia, e condicionou a sociedade:
Trata-se de uma revolução que, além de derrubar a ditadura de Aristóteles, arruína completamente, através da luneta astronômica, o dogma da incorruptibilidade dos corpos celestes. Fica ainda absolutamente rejeitado o axioma identificando o real objetivo à percepção sensível: as qualidades são relativas a nossos sentidos e a matéria é quantitativa.
JAPIASSÚ, HILTON, A Revolução Científica Moderna: 58

O raciocínio quantitativo tornou-se sinônimo de ciência, e com tal sucesso que a metodologia newtoniana foi transformada na base conceitual de todas as áreas de atividade intelectual, não só científica, como também política, histórica, social e até moral.
GLEISER, MARCELO: 164
Ao que comenta ROSZAK (p. 232) :

Quando a consciência humana passa a ser concebida dessa forma, o passo seguinte consiste em substituí-la por uma máquina, tão boa quanto ela, ou melhor. Chegamos assim a ironia suprema: a máquina, que é uma criatura do ser humano, torna-se - de preferência na forma do processo de computarização - o ideal de seu criador. A máquina atinge o estado perfeito de consciência objetiva, e por isso torna-se padrão para todas as coisas.-
Não deu outra:
.

A natureza toda se transformou em um palco de impulsos e atrações, de dentes e alavancas, de movimentos de partes ou de elementos aos quais eram diretamente aplicadas às fórmulas de movimentos produzidos por bem conhecidas máquinas.
DEWEY, J. : 87
.
Somente a clareza matemática é que poderia calibrar, ordenar as relações, inclusas as sociais, em proporções precisas, em progressão, da simplicidade à complexidade, “único caminho capaz de nos libertar do erro e levar-nos ao conhecimento da verdade”. (COMTE, A., cit. KOYRÉ, A.: 22)
A presunção nos levou a mais distante rincão de um ilusório EspaçoTempo, e o retorno tem sido por demais espinhoso.
Dessa matematização do saber científico, na qual não se pode deixar de ver uma plena adesão ao clima cultural do século de Descartes, deve participar – segundo Hobbes – também a ciência política, ou, como ele a chama, pela falta de distinção entre a ciência e a filosofia, a filosofia civil.
BOBBIO, N., Thomas Hobbes: 76
Afinal, o rígido determinismo da explicação cartesiana do mundo material, tanto físico como biológico, contribuiu muito para promover o materialismo dos séculos XVIII e XIX, em especial quando associado à física de Newton.
BERTRAND RUSSELL, 2001: 283
As teorias de Newton lançaram-nos em um curso que desembocou no materialismo que ora domina a cultura ocidental. Esta visão realista materialista do mundo exilou-nos do mundo encantado em que vivíamos no passado e condenou-nos a um mundo alienígena.
BERMAN, MORRIS, cit. GOSWAMI: 31
O custo do carma é demasiado alto:
Todos sabem que a física newtoniana foi destronada no século XX pela mecânica quântica e pela relatividade. Mas os traços fundamentais da lei de Newton sobrevivem, seu determinismo e sua simetria temporal sobreviveram.
PRIGOGINE, I.,: 19

Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
CHAPLIN, CHARLIE
O que estou tentando mostrar é que a ciência, por causa do seu método e de seus conceitos, projetou um universo no qual o domínio da natureza ficou ligado ao domínio do homem e que ela favoreceu esse universo – e esse traço de união tende a tornar-se fatal para esse universo e seu conjunto.
MARCUSE, H., Uma ciência sem domínio?; Points Seuil, 1970; cit. CHRÉTIEN
: 212
Mais do que nunca, urge uma drástica reversão:
O que governa a dinâmica da natureza, inclusive em seu aspecto mais material, na física, não é uma ordem rígida, predeterminada. Nem tampouco uma dialética entre contrários em luta, que leve a síntese, até que se produza uma nova antítese, como na visão dialética marxista rechaçada também pela genética, segundo diz MONOD. É precisamente uma interação - que já existe nos níveis materiais mais elementares entre o aspecto onda e o aspecto corpúsculo - o que impulsiona a dinâmica da natureza. Assim o mostram as relações de mecânica ondulatória, que explicou LOUIS DE BROGLIE, síntese genial que tornou possível, como diz RUEFF, uma filosofia quântica do universo, aplicável não somente às ciências físicas, senão também a todas as ciências humanas.
GOYTISOLO, JUAN VALLET.
Interações
.
.
Google Pagerank Checker.
.
..





Um comentário:

  1. "Magistral em argumentação, por deter uma profundidade sem-par no que expõe o Pensador Haddammann Veron Sinn-Klyss é dotado categoricamente de percepção das mais sutis implicações que se possa conceber sobre manipulação de energia nuclear.
    Haddammann é o Pensador que a uma maneira como a de Gilles de Gennes introduz uma conceituação em epistemologia para Lógica Nuclear contando com outros recursos que não são Cálculos; mas mesmo assim, quando insere notações lógico-espaciais com vetores demonstra fisicamente a sustentação matemática embutida nos módulos desses vetores; e, num grau de sapiência admirável dispõe sem qualquer qualquer chance para aventar misticismo, a entusiástica descrição de Energia, sua reversibilidade, na base primordial de sustentamento da Constituição Espacial, e, o formidável procedimento de criação de um vestígio cristalino; ou seja: as diretrizes de criação de uma forma da Natureza. Trata-se da mais bem-sucedida mentalidade de nossa época a elaborar argumentação (postulados, princípios, etc) em termos de Lógica Espacial, sem dúvida, alguma."
    Reescrevi esta opinião do Bacharel e Mestrando em Físca, o estudante/pesquisador Alan,por expressar uma defesa à exposições que assistiu sobre Lógica Espacial.
    Está aqui no que este rapaz expressa a conduta promissora de novo modo de encarar a publicação científica; indicando-se assim que o cientista autêntico, de fato, sabe muito bem proteger e comunicar as quotas do que detém em conhecimento, para fazer as consonâncias devidas e os empreendimentos necessários.
    Opiniões precipitadas e irresponsáveis acarretam-nos leves ou sérios danos; porque são informações, por conseguinte induções, e vão proceder comportamentos.
    Como Pensador detectei que estão forjando uma nova canalhice contra a Humanidade: Uma coisa parecida com a maquinação do sofismo que intentou destruir a livre indução do pensamento grego com a própria pujança da dúvida, o cerne do avanço do viver humano, que consiste no primor da reflexão humana, a inquietude. A coisa intenta contra o pensar, fita arruinar os que se prestam a melhorar a vida psicológica da nossa espécie; e foi armada com o aliciamento de grandes editores, para disseminar a discórdia geral nos meios acadêmicos e de livre-pensadores. Estivemos até neste momento sob a garra tentacular de destruidores insanos da nossa Civilização; precisamos se amamos mesmo a vida e se somos Homens (e Mulheres) autênticos cessar isso de vez. As confrarias do parasitismo religioso são as responsáveis por isso.

    ResponderExcluir