terça-feira, 26 de maio de 2009

O Carma Ocidental - 39. Exterminador de todos os tempos







A filosofia de Platão, que outrora reclamara ser senhora no Estado,
torna-se com Hegel o seu mais servil lacaio.
POPPER, KARL,
1998, T. I: 269
O MUNDO ACORDA com nova ameaça de extermínio em massa, já no Sol Nascente.
O carma ocidental é o responsável por mais este dantesco episódio.
Vou direto ao ponto. PLATÃO, amante dos infantes espartanos, é o único inspirador não somente dessa promessa, mas de todas as guerras já deflagradas, ou somente ensaiadas!
Por sua doutrina da similaridade entre Esparta e o estado perfeito, tornou-se Platão um dos propagandistas de maior sucesso do que eu gostaria de chamar ‘o Grande Mito de Esparta’, o perene e influente mito da supremacia da constituição e do modo de vida espartanos.Idem: 54
A radiação do Exterminador do Presente continua cruzando o EspaçoTempo:

Quase que invariavelmente, todas as modernas áreas do
conhecimento tiveram lume na Grécia Antiga.

(MEISTER, L.F., A evolução do pensamento econômico - www.webartigos.com.br
O dano sobrepuja a união de todas as bombas já disparadas na face da Terra. O efeito nuclear produzido pelo grego é infinitamente maior do que a de Hiroshima, o vazamento da Usina de Chernobyl, as sete francesas atiradas no mar da Polinésia por CHIRAC, e agora essa, coreana. Sem exceção, todas foram deflagradas por respeito àqueles ditames, e desrespeito à humanidade.
Tal qual aquele do Reino Unido, o sol espartano nunca se põe. À prova desta radical constatação não é mister argumentos - basta configurar alguns liames, archotes empunhados no mesmo bestial sentiodo, especialmente a partir de NAPOLEÃO, daí à BISMARCK, LENIN e HITLER.
A crença fundamental dos metafísicos
é a crença na oposição de valores.

NIETZSCHE, F., Além do bem e do mal: 10
A metafísica é apenas apanágio. E os valores não são plurais. Está-lhes em jogo exclusivamente a faina pelo poder de amealhar o alheio.
Para o êxito da missão e manutenção da impunidade, o Estado platônico vem com shape modernizado de modo ascendente, pelas doutas disposições de MAQUIAVEL, BODIN, HOBBES, DESCARTES & ROUSSEAU; em seguida por HEGEL, MARX, SOREL e seus fatídicos executores.
Aos enfrentamentos, o "sistema" há que ser forte, centralizado, ao gosto da "autoridade":
“A responsabilidade absoluta do soberano exige e pressupõe a dominação absoluta de todos os sujeitos.” (BODIN, J., cit. CHEVALLIER: 56)
Os sujeitos são transformados em meros objetos, peões ao capricho do rei impostor.
* * *
Ao reparar os inequívocos dados históricos, sobressaem-se essas duas grandes loco motivas do desatino, opostas frontalmente: uma à direita, com bandeira nacionalista; e outra à esquerda, decorada internacional.
Longe de ridicularizar os aspectos irracionais do comunismo e do fascismo, devemos antes criticar estes credos políticos pela sua falta de conteúdo sensível e estético, pela pobreza de seu ritual e sobretudo pelo fato de que nenhum deles chegou a entender o papel que a poesia e a imaginação desempenham na vida da comunidade.
READ, HERBERT, O anarquismo e o impulso religioso, 1940, cit. WOODCOCK, 1971: 68
Como todo espetáculo esportivo, de gladiadores, de boxe, ou qualquer outra refrega, eles foram e são promovidos por apenas um diretor:
“Assim Platão constantemente estabelece o contraste nos seus diálogos.” (DEWEY, J.: 43)
O problema é ao mesmo tempo distinguir os acontecimentos, diferenciar as redes e os níveis a que pertencem e reconstituir os fios que os ligam e que fazem com que se engendrem, uns a partir dos outros.
FOUCAULT, Michel, Microfísica do poder : 5
Vamos bem identificá-lo ao longo dessa jornada, enquanto a nova hetacombe anunciada não se realiza.
.
A loco motiva da direita
A configuração de coletivismo extremado desde o século V a.C. é vista na Grécia como um modelo perfeito de Estado, com a coletividade assim rigidamente aparelhada e destinada à defesa do Estado. (1)
Percorramos o grid dos desatinos.
O Império Romano é fruto direto das concepções platônicas, naturalmente:

A sociedade grega e romana se fundou baseada no princípio da subordinação do indivíduo à comunidade, do cidadão ao Estado. Como objetivo supremo, ela colocou a segurança da comunidade acima da segurança do indivíduo. Educados, desde a infância, nesse ideal desinteressado, os cidadãos consagravam suas vidas ao serviço público e estavam dispostos a sacrificá-las pelo bem comum; ou, se recuavam ante o supremo sacrifício, sempre o faziam conscientes da baixeza de seu ato, preferindo sua existência pessoal aos interesses do país.
TOYNBEE, Arnold J.:196
CARLOS MAGNO (747 - 814) ou Carlos, o Grande, em alemão Karl der Große, em francês Charlemagne, em Latim Carolus Magnus, que deu origem ao adjetivo 'Carolíngio'), manteve o carma aceso. Foi rei dos Francos ( 771 a 814), rei dos Lombardos (a partir de 774), e ainda por último o primeiro Imperador do Sacro Império Romano (coroado em 25 de Dezembro do ano 800), restaurando assim o antigo Império Romano do Ocidente.
Essa reforma ajudou a preparar o caminho para o Renascimento do Século XII. O ensino da dialética (ou lógica) foi fazendo renascer o interesse pela indagação especulativa, dessa semente surgiria mais tarde a filosofia cristã da escolástica; e nos séculos XII e XIII, muitas das escolas que haviam sido fundadas nesse período, especialmente as escolas catedrais, ganharam a forma de universidades medievais.
Wikipédia.
“Na Idade Média, a dialética torna-se disputatio, isto é, um confronto de opiniões.” ( ABRÃO, B.: 353)
MAQUIAVEL reativou o veneno, secundado por HOBBES.
No século XV, a república de Florença, que por duzentos anos gozou de um regime de liberdade individual sob o império da lei, tal como não se tinha conhecimento desde os velhos tempos de Atenas e Roma, caiu sob o domínio da família Medici, que adquiriu, por um apelo demagógico às massas, crescentes poderes despóticos.
GUICCIARDINI, FRANCESCO, cit. MAKSOUD, HENRY: 75
A filosofia política de Hobbes culmina na conclusão de que might is right - poder é direito, sendo o Governo suprema norma ética, não havendo ética contrária a ele. O chefe de governo paira acima do bem e do mal.
ROHDEN, H. Filosofia Contemporânea: 53
Daí à estupidez comunista, ora em ação na desvairada Coréia, foi apenas um passo:

O único meio para isso é que todos consintam em renunciar a seu próprio poder e em transferi-lo para uma única pessoa (uma pessoa física ou jurídica, como por exemplo uma assembléia), que, a partir de então, terá o poder suficiente para impedir o indivíduo exerça seu próprio poder em detrimento dos outros.
BOBBIO, N., Thomas Hobbes: 41
Ambos reabriram as comportas dos rios da estupidez, em princípio regionais, restritas à oeste e sul europeu.
A região do mundo colhia, pelo menos parcialmente, a herança grega, e a combinara com a visão da natureza e a vocação do homem trazida pela tradição judaico-cristã.
LADRIÈRE, Les enjeux de la racionalitè, 1
Por todo lado haverá sangue. Haverá sangue nas ruas, sangue nos rios, as pessoas navegarão em ondas de sangue, lagos de sangue, rios de sangue. Dois milhões de demônios serão largados do céu porque mais mal foi cometido nestes últimos dezoito anos do que durante os cinco mil que os precederam.Frá FRANCESO DE MELETO, 1513, cit. GRUZINSKI, SERGE: 45
E por todo lado, de fato, vermelhou. Ventos cruzados ensejaram o acúmulo dessas densas nuvens sob o centro da Europa. Uma tempestade devastadora se iniciou.
O Príncipe, este 'breviário prático do déspota' fascinou reis e imperadores resolutos, os derrubadores de regimes legais ou constitucionais. Cromwell obteve sua cópia. Luís XIV, o Rei-Sol, fez dela sua 'leitura noturna predileta'. E Napoleão assegurava que de todos os livros acerca da política, o único digno a ser estudado era o Príncipe. Quanto ao chanceler de ferro - Bismarck - sua falta de escrúpulos, sua política hábil, tortuosa, complexa, tudo indica que adotava Maquiavel.
JORGE, FERNANDO: 90
Malgrado alguns arcoíris aqui e acolá, a precipitação continua.
A via que escolhi é a guerrilha que devemos desencadear nos campos e através da qual me integrarei definitivamente à Revolução Latino-americana. A guerrilha é, para mim, a única maneira de unir revolucionários brasileiros e de levar nosso povo ao poder. Como comunista, estou convencido de que meu gesto servirá ao menos para mostrar que comportamento revolucionário deve ter. CASTRO, FIDEL, cit. em ALVES, MÁRCIO MOREIRA, 68 Mudou o Mundo: 30
“Fidel teria se declarado fascista. Era 'comunista' porque era anti-americano. Era um grande admirador do General Franco e em 75, na morte do ditador espanhol, decretou uma semana de luto oficial em Cuba(LUKÁCS, JOHN, O Fim do Século 20: 47)
E o que dizer da companheirada, cupins que ora infestam toda a Latina?

.

Um comentário:

  1. Olá,ALL,
    Nós do J.R. Hotel vinhemos até aqui só para te desejar uma excelente terça-feira. Tudo de bom pra ti.
    Grande abraço e não deixe de visitar nosso site:
    www.hoteljr.com.br
    Att.
    Márcio Chaves
    Web Marketing
    J.R. Hotel

    ResponderExcluir