domingo, 10 de maio de 2009

O carma ocidental. - 27. Da ideologia* primordial






Cambridge, inaugurada no tempo das Cruzadas*: alojamento dos platônicos Bacon, Hobbes, Newton, Keynes, e Hawking, entre tantas estrelas.

Não puderam (os homens), com efeito, tendo considerado as coisas (da natureza), como meios, supor que elas tivessem sido produzidas por elas mesmas, mas, tirando a sua conclusão dos meios que se acostumaram a obter, tiveram que persuadir-se de que existiam um ou mais diretores da Natureza, dotados de liberdade humana, que tivessem provido todas as necessidades deles e tivessem feito tudo para seu uso (dos homens). Não tendo jamais recebido (a) respeito do propósito destes seres informação alguma, tiveram também de julgar segundo o seu próprio, e assim admitiram que os deuses dirigem todas as coisas para uso dos homens, a fim de que esses se lhes liguem e para que sejam tidos por esses na maior honra. Do que resulta que todos, referindo-se ao seu próprio propósito, inventaram diversos meios de render culto a Deus, a fim de que fossem amados por ele acima de todos, e para que obtivessem que dirigisse a Natureza inteira em proveito de seu desejo cego e de sua avidez insaciável.
SPINOZA, B,, Ética, Prop. XXVI, Apêndice
Não é frequente o caso em que a manipulação ideológica da religião com fins políticos é o catalisador real de tensões e divisões e, às vezes, da violência na sociedade? PAPA BENTO XVI. Folha de São Paulo, 9/5/2009
O papa - de origem alemã- não esconde sua participação, na Juventude Hitlerista, a organização paramilitar mantida pelo nazismo. Idem, 11/5/2009
O tema é amplo, e oferece pano para as duas mangas. À esquerda, a do coração, escora-lhe a doutrina órfica com o alvi-negro de PARMÊNIDES. "Pitágoras apreciava a tal ponto a teologia órfica que dela fez modelo para plasmar a própria filosofia. Em decorrência disso, as sentenças de Pitágoras passam a ser chamadas sacras na medida em que são derivadas dos esquemas órficos. (MIRANDULLA, Pico della, A dignidade do homem: 73)
As mútuas relações entre Platão e a filosofia pitagórica constituem, de fato, um eixo fundamental para a crítica: se a filosofia pitagórica influencia o platonismo, é verdadeiro também o contrário... Aqui Platão estaria evidentemente utilizando os princípios (archaí) pitagóricos para fundamentar, do ponto de vista da dialética dos princípios supremos, sua teoria das Idéias. CORNELLI, Gabriell, CAMINHOS DE DUAS MÃOS: TROCAS FILOSÓFICAS ENTRE PITAGORISMO E PLATONISMO. - www.puc-rio.br

Baseado no afilhado da Pítia PLATÃO facilmente convenceu que seríamos compostos por esses dois elementos primários, porém antagônicos: o corpo e a alma. O confronto interno, a dicotomia do ser tribute-se aos respectivos destinos. Ele tem caráter mundano, egoísta, condenado à imperfeição. Ela, produto do perfeito sopro celestial, tem no céu o seu norte, e no amor o condutor. Apenas sob este viés ele poderia se salvar."O erro, o Mal entra pelo corpo para transformar o divino Bem da alma," ensinava PLATÃO (cit. KELSEN, 1998: 3) "Tudo é duplo no homem, tudo se joga entre o tempo e a eternidade. Só o amor (...) pode rasgar o reino da necessidade." (CHÂTELET, F.: 43) “A afirmação mitológica da maldade inata na natureza humana encontra-se, como se sabe, na Bíblia. Ela está explicitada no episódio de Caim e Abel, como corolário da tese do Pecado Original; e foi filosoficamente elaborada por Santo Agostinho.” (PENNA, O.M., O espírito das revoluções: 83)
O sistema filosófico-teológico de Agostinho está inteiramente calcado sobre a ideologia do Antigo Testamento. As doutrinas de Agostinho sobre o pecado e redenção do homem são de uma clareza diáfana e foram aceitas quase universalmente, com algumas modificações pela Igreja cristã do Ocidente, até aos nossos dias. ROHDEN, H, Filosofia Contemporânea: 23
Deus, vendo a noção individual ou a ecceidade de Alexandre Magno, nela vê ao mesmo tempo o fundamento e a razão de todos os predicados que verdadeiramente dele se podem afirmar, como, por exemplo, que vencerá Dario e Poro, e até mesmo conhecer nela a priori se morreu de morte natural ou envenenado, o que nós só podemos saber pela história. Quase como é razoável e certo que Deus fará sempre o melhor, embora o menos perfeito não implique contradição. LEIBNIZ, G.; Discurso de Metafísica.
A interpretação religiosa assenta na dualidade dos dois braços, para propor a religação. Una est religio in rituum varietate, proclama Ficino, ao utilizar a  Teologia Platônica – título revelador – para desenvolver o acordo entre o platonismo e o cristianismo.
Eis a razão porque, quem quer que leia seriamente as obras de Platão, nelas encontrará, evidentemente, tudo, mas em particular essas duas verdades eternas: o culto reconhecido de um deus conhecido e a divindade das almas, onde reside toda a compreensão das coisas, toda a regra de vida e toda a felicidade. E tanto o mais que, sobre estes problemas, a maneira de pensar de Platão é tal que, de entre outros filósofos, foi a ele que Agostinho escolheu para modelo, como sendo o mais próximo da verdade cristã, afirmando que, com pequenas alterações, os platônicos seriam cristãos.’
"Platão se harmonizava, perfeitamente, com a doutrina cristã, porque tanto nele quanto na Igreja, tudo procede da mesma fonte, a saber, do 'logos' divino." Eis o logus, a lógica do ideal, apto a varar milênios:
Durante o século IV a.C., verificou-se, no mundo grego, uma revivescência da vida religiosa. Segundo alguns historiadores, um dos factores que concorreram para esse fenômeno foi a linha política adotada pelos tiranos: para garantir seu papel de líderes populares e para enfraquecer a antiga aristocracia, os tiranos favoreciam a expansão de cultos populares ou estrangeiros. Dentre estes cultos, um teve enorme difusão: o Orfismo (de Orfeu), originário da Trácia, e que era uma religião essencialmente esotérica. Os seguidores desta doutrina acreditavam na imortalidade da alma, ou seja, enquanto o corpo se degenerava, a sua alma migrava para outro corpo, por várias vezes, a fim de efetivar sua purificação. Wikipédia
EINSTEIN (cit. PAIS, ABRAHAM, Einstein viveu aqui: 139), em tese, pode explicar a predileção estratégica:
Com o homem primitivo é acima de tudo o medo que invoca noções religiosas - medo de fome, bestas selvagens, doença, morte. Já que nesse estágio da existência a compreensão das conexões causais é geralmente pouco desenvolvida, a mente humana cria seres ilusórios mais ou menos análogos a ela mesma, de cujas vontades e ações dependem esses acontecimentos temerosos.
* * *
A influência do neoplatonismo, doutrina filosófica criada por Plotino (205/270) no século III, não se restringiu ao cristianismo (Santo Agostinho, John Scotus Erigena). Na Idade Média influenciou ainda a filosofia judaica, a filosofia dos árabes e, mais recententemente, o filósofo alemão G.W.F. Hegel (1770/1831) e os platonistas de Cambridge (séc. XVII).  www.greciantiga.org 
O amor era mais eficaz. De fato, além de tudo, mais duradouro. Enquanto o sabre do Império Romano se estendeu por países limítrofes, durante uns cinco séculos, mas se desmanchava, a religião romana, com apenas o crucifixo, já impera por quinze, sem nenhum desgaste:
O Império Romano passou a tolerar o cristianismo a partir de 313 d.C., com o Édito de Milão assinado durante o império de Constantino I (do Ocidente) e Licínio (do Oriente), no mesmo dia em que ocorreu o casamento de Licínio com Constantia, irmã do imperador da porção oriental do Império. Com este édito, o Cristianismo deixou de ser proibido e passou a ser uma das religiões oficiais do Império.O Cristianismo tornou-se a única religião oficial do Império sob Teodósio I379-395 d.C.) e todos os outros cultos foram proibidos. O imperador detinha o controle da Igreja.  Wikipédia
O cruel Império de Roma, em plena decadência, pode ser recuperado, e até ampliado, pelo protótipo agostiniano:
Desenvolvido por Plotino (205/270) no início do século IV, em meio à decadência do Império Romano, o neoplatonismo tornou-se uma das mais importantes correntes filosóficas da época e foi a última contribuição do pensamento grego à filosofia Ocidental. O neopitagorismo, que sobrevivera desde o século -IV como um modo de vida verdadeiramente religioso, também acabou por se fundir com o neoplatonismo. www.greciantiga.org
Os séculos IV e V, em que Agostinho vive, são uma época em que a filosofia, talvez com exceção do neoplatonismo de Plotino, perdeu a confiança na razão. Cabe então a Agostinho restaurar a certeza da razão, e isso, paradoxalmente, por meio da fé. ABRÃO, B.: 98
É antes aquela forma platônica de pensamento, que descobre sempre o perfeito atrás de todo imperfeito, que o move, levando-o a ver, por trás de todas as verdades particulares, que são apenas verdades parciais, a verdade absoluta, como Platão vê, em todo bem particular, o Bem. Também Agostinho aceita as idéias, regras e fundamentos eternos (ideae, formae, species, rationes aeternae, regulae), constitutivos e bases de todo ser de verdade. HIRSCHBERGER, J., Agostinho: o mestre do ocidente. www.consciencia.org
"Com Agostinho chegamos ao ponto culminante da patrística e talvez de toda a filosofia cristã" (GILSON-BOHNER)
Sua obra se intitulou ‘De Civitae Dei’ (Sobre a Cidade de Deus), e aborda a solução para o moribundo Império.
AGOSTINHO é o pai ou precursor da hierarquia eclesiástica, esta que culmina no século XIII, políticamente sistematizada na ‘Summa Theologiae’ de TOMÁS DE AQUINO, este a tempo das Cruzadas: "A Influência patrística na filosofia medieval coexiste com sobrevivência e o continuado influxo de Agostinho na Idade Média" (GRABMAN, N).
Com a ideologia plenada, muitas riquezas foram capturadas:"As Cruzadas não diziam respeito apenas à libertação do Santo Sepulcro, mas antes a saber qual dos dois venceria na terra." (SAID, EDWARD, Orientalismo: o oriente como invenção do ocidente: 180) 
Que digo! todos os livros dos filósofos modernos em conjunto não farão tanto barulho no mundo quanto outrora a disputa dos Franciscanos sobre a forma da manga e do capucho.
VOLTAIRE,
«13.ª carta», Cartas Filosóficas 
A da direita cobriu o ser mundano, o prático. O número (sinônimo de harmonia) era considerado (e ainda é!) como essência das coisas. A soma de pares e ímpares, noções opostas (limitado e ilimitado) expressariam as relações de todas as coisas. PITÁGORAS fundara a exitosa escola. Timbrada pitagórica, a linguagem varou todos os séculos, encontrando seu melhor abrigo no Renascimento. O cosmos seria regido, e portanto entendido, apenas através de relações matemáticas: 
Para Platão, a ordem e a beleza que vemos no Cosmo resulta de uma intervenção racional, intencional e benigna de um divino artesão, um "demiurgo" (gr. δημιουργός), que impôs uma ordem matemática a um caos preexistente e, assim, produziu um Universo divinamente organizado, a partir de um modelo eterno e imutável (Pl. Ti. 26a). A visão platônica da origem do Universo também teve enorme influência na filosofia, especialmente na neoplatônica, no ocultismo e na teologia desde o século -IV até nossos dias. www.greciantiga.org 
No século XV, a república de Florença, que por duzentos anos gozou de um regime de liberdade individual sob o império da lei, tal como não se tinha conhecimento desde os velhos tempos de Atenas e Roma, caiu sob o domínio da família Medici, que adquiriu, por um apelo demagógico às massas, crescentes poderes despóticos.  GUICCIARDINI, FRANCESCO, cit. MAKSOUD, HENRY: 75 
A Itália e o mundo se quedaram capturados. 
O mundo barroco pode ser descrito também como um grande teatro, onde cada homem deve ocupar o seu lugar. O mais belo dos teatros é o centro do mundo católico romano: a praça de São Pedro em Roma. A literatura, as artes, a filosofia giram em torno de Deus, de suas exigências e da salvação. Os filósofos e os sábios da época, em sua compreensão do mundo, privilegiam o caráter de abstração e de esquematização. Por isso dão a máxima importância à física matemática. Assim o problema do método constitui o problema número 1 de todos os filósofos. Trata-se de descobrir um método universal de conhecimento. E o modelo é o conhecimento matemático (geométrico).  JAPIASSÙ, H., 1997: 81. 
Leonardo da Vinci descobriu a medida exata da beleza humana, conhecida como proporção áurea. Segundo essa equação, o corpo e o rosto, quando são bonitos, apresentam uma determinada proporção matemática: de 1 para 1,618. Esta seria a relação de equilíbrio e simetria ideais para um corpo ou um rosto humano serem considerados bonitos.
A idéia é originalmente devida a Platão, que, sem dúvida influenciado pelas concepções pitagóricas, foi o primeiro a afirmar que o círculo, cujas partes são todas iguais entre si, é por essa razão a mais perfeita figura geométrica, e, portanto, como os corpos celestes são eles mesmos perfeitos, o único movimento que lhes é possível é o movimento circular uniforme. A tarefa dos astrônomos a partir de então foi construir um modelo matemático que explicasse os dados observacionais da astronomia, e no qual os planetas seriam dotados de movimentos circulares uniformes. BEN-DOV: 19
Foi a tradição judaico-cristã que estabeleceu o tempo linear (irreversível) de uma vez por todas na cultura ocidental... O tempo irreversível influenciou profundamente o pensamento ocidental. Preparou a mente humana para a idéia de progresso, para o conceito de tempo profundo, para a surpreendente descoberta dos geólogos de que a evolução humana é apenas um episódio recente e curto na história da Terra. Preparou o caminho para a evolução de Darwin, que fala de nossa união com criaturas mais primitivas através dos tempos. Em resumo, o advento da idéia de tempo linear e da evolução intelectual desencadeada por essa idéia corroborou a ciência moderna e a promessa de melhoria da vida na Terra. COVENEY: 22 
O vigário polonês COPÉRNICO (cit. CHÂTELET, F: 49) revendeu o bilhete: 
E no meio repousa o Sol. Com efeito, quem poderia no templo esplêndido colocar essa luminária num melhor lugar do que aquele donde pode iluminar tudo ao mesmo tempo? Em verdade, não foi impropriamente que alguns lhe chamaram a pupila do mundo, outros o Espírito, outros ainda o seu reitor. 
O resto todos conhecemos, e até hoje sentimos. 
A cultura medieval superior floresceu porque o povo seguia a visão da cidade de Deus. A sociedade moderna floresceu porque o povo foi vitalizado pela visão do crescimento da Cidade Terrena do Progresso. Em nosso século, porém, esta visão deteriorou-se no que foi a Torre de Babel, que está agora começando a ruir e em última análise sepultará a todos em suas ruína. Se a Cidade de Deus e a Cidade Terrena foram tese e antítese, a única alternativa para o caos é uma nova síntese. FROMM, E., 195 
O numerário subverteu a sociedade. A ética se tornou dialética; e a política, espoliação.
_________ 
* Chama-se cruzada a qualquer um dos movimentos militares, de caráter parcialmente cristão, que partiram da Europa Ocidental e cujo objetivo era colocar a Terra Santa (nome pelo qual os cristãos denominavam a Palestina) e a cidade de Jerusalém sob a soberania dos cristãos. Estes movimentos estenderam-se entre os séculos XI e XIII, época em que a Palestina estava sob controle dos turcosmuçulmanos. (Wikipédia)




Nenhum comentário:

Postar um comentário