sábado, 23 de maio de 2009

O carma ocidental - 38. A cisma do marxismo


Karl Marx já foi dado por morto mais de uma vez e sempre escapou por um fio da morte histórica e teórica... Talvez no futuro próximo o mundo se surpreenda novamente com um indesejável renascimento do tantas vezes satanizado 'profeta' barbudo da crítica radical do capitalismo. KURZ, R., Marx depois do marxismo. - http://planeta.clix.pt/obeco/
A estória da criação é inverossímel, mas isso não significa que qualquer arranjo de conotação científica deva se impor insofismável. Do mesmo modo, o capitalismo como iniciativa e sustentação do Estado tem se mostrado incoerente, mas per se não autoriza alternativa qualquer, ainda mais se calcada no mesmo tronco que o sustenta. Se um polo da gangorra não se mantém na horizontal, é óbvio que o outro também não.
De onde vem esta hydra? Pois o day escape foi à toca da cobra-mãe, esta grande (ir)responsável pelas milhões de mortes e infinitas desgraças. Uma exumação radiativa sobre o fugitivo cadáver, por mais superficial que seja, pode ajudar na eliminação da patologia. A caverna de sua origem é por demais conhecida. Nela nascem todos os répteis e morcegos que assolam o rebanho ocidental. "Quase que invariavelmente, todas as modernas áreas do conhecimento tiveram lume na Grécia Antiga." (MEISTER, L.F., A evolução do pensamento econômico - www.webartigos.com.br) A exitosa arquitetura vara os séculos em grandioso sucesso, incólume porque design e material aplicado imitam os elementos naturais com uma fidelidade quase insofismável. Ao meio-dia ainda encontramos decisivo parceiro.
Todos sabem que a física newtoniana foi destronada no século XX pela mecânica quântica e pela relatividade. Mas os traços fundamentais da lei de Newton sobrevivem, seu determinismo e sua simetria temporal sobreviveram. PRIGOGINE, I.: 19
O Fio-de-Ariadne
Bem caberia a PLATÃO o nome ARIADNE, por sua preferência a DION, o filho do Tirano de Siracusa. Ao contrário da Princesa, todavia, o grego ofereceu ao príncipe e à humanidade um fio com destino ao além.
O macete ainda encanta desavisados trapezistas, valentes para seguirem no rumo que supõem glorioso. O potencial de rodeio e grandes peripécias atraem e suportam talentos do todos pesos e quadrantes - poetas, metafísicos, padres e filosófos; matemáticos, políticos, e formuladores científicos.
A marca da filosofia platônica é um dualismo radical. O mundo platônico não é um mundo de unidade, e o abismo que, de diversas formas, resulta dessa bifurcação, surge em inúmeras formas. KELSEN, H., 2001:81
“Assim Platão constantemente estabelece o contraste nos seus diálogos.” (DEWEY, J.: 43).A política, a psiquiatria, a antropologia darwineana, o marxismo, todos, enfim, como bons esportistas, de plano elegem seus adversários.
A crença fundamental dos metafísicos é a crença na oposição de valores.
NIETZSCHE, Além do bem e do mal: 10
Sem sparring, não sai espetáculo. O jogo, todavia, já vem predisposto:
"Para falar em termos fisiológicos: na luta com o animal, torná-lo doente é talvez o único meio de enfraquecê-lo."
Compõe esquizofrenia o sufixo skhízein, do grego, para variar. (σχιζοφρενία; σχίζειν, "dividir", e φρήν, "mente").
"O marxismo e a psicanálise freudiana expressam os dois lados de um mesmo 'fato', duas perspectivas de uma mesma realidade, a realidade do indivíduo 'cindido', explorado e alienado." (MRILIA MELLO PISANI, Revista Mal-estar e subjetividade . - Fortaleza, CE, março/2004.)
Todos dependem da discórdia, para oferecerem a paz.
O prato de hoje é proletário. Ninguém falou tanto sobre dinheiro tendo tão pouco no bolso, como disse seu próprio biógrafo. Digo também que ninguém falou tanto sobre política tendo tão pouco amor, e ainda menor conhecimento científico, conseqüência de se apoiar sobre os ombros dos anões.
Os ombros dos anões
O DNA de KARL continha o vírus platônico em dose tripla: filho de um conselheiro de justiça, o descendente judeu nasceu em Tréveris, capital da província alemã da Renânia (1818-1883).
Seu treinador saiu de-mão e deu todas as cartas:.
.
Quer se suceda que governem com a lei ou sem a lei, sobre súditos, voluntários ou forçados; quer que purguem o estado, para bem deste, matando ou deportando alguns de seus cidadãos enquanto procederem de acordo com a ciência e a justiça e preservarem o estado, tornando-o melhor do que era, esta forma de governo pode ser descrita como a única que é certa.

PLATÃO,
Estadista, cit. POPPER, K.M., Sociedade Democrática e Seus Inimigos, Tomo I: 184.
..A idéia é originalmente devida a Platão, que, sem dúvida influenciado pelas concepções pitagóricas, foi o primeiro a afirmar que o círculo, cujas partes são todas iguais entre si, é por essa razão a mais perfeita figura geométrica, e, portanto, como os corpos celestes são eles mesmos perfeitos, o único movimento que lhes é possível é o movimento circular uniforme. A tarefa dos astrônomos a partir de então foi construir um modelo matemático que explicasse os dados observacionais da astronomia, e no qual os planetas seriam dotados de movimentos circulares uniformes.
BEN-DOV: 19
O fisicultor levou o recado:
O Príncipe lesará somente aqueles dos quais tomará as terras e as casas para dá-las aos novos habitantes; e aqueles, os lesados, que representam uma ínfima parte de seu Estado, achando-se dispersos e desvalidos, jamais contra ele poderão conspirar.
,
De principatu civile, (Do principado civil)
: 59.

.
Antes que Descartes dissesse que sua metafísica não era senão geometria, Maquiavel pode ter pretendido que sua política não era mais que matemática, com seus signos fundamentais, mais, menos, igual.
GOYTISOLO, JUAN VALLET: 28.
Desse modo armada, a defesa municiou o meio-campo:
A filosofia está escrita neste grande livro que permanece sempre aberto diante de nossos olhos; mas não podemos entendê-la se não aprendermos primeiro a linguagem e os caracteres em que ela foi escrita. Esta linguagem é a matemática e os caracteres são triângulos, círculos e outras figuras geométricas.
GALILEU, cit. CAPRA, 1991: 50
O essencial para Hobbes não era a desmistificacão do poder, mas antes a representação da ordem política como um gigantesco autômata, que autorizaria a intervenção de técnicos qualificados. Governantes sensatos, inspirados pela razão científica, poderiam modificar o curso da vida social num sentido favorável a maioria dos interessados.
BASTOS, W. L.: 173

Quando a Prússia e os outros estados germânicos ingressaram no século XIX, encontraram a onda de nacionalismo e as demandas por participação popular estimuladas pela Revolução Francesa.
ALMOND, G. e POWELL JR., G.: 197

[ROUSSEAU] Era um mau homem, um homem perverso. Sem ele não haveria Revolução Francesa. É verdade que eu também não seria nada. Mas talvez a França fosse mais feliz com isto.
BONAPARTE, N., cit. JORGE, F. : 71
O mundo também, com certeza:
“Como conseqüência natural, foram promulgadas leis restritivas sobre o laissez-faire em todos os países e por partidos que professavam filosofias diferentes.” (POLANYI, KARL, The Great Transformation, 1944: 145; cit. SABINE, G.: 682)
Daí ao ataque foi apenas um passe:
A filosofia do direito de Hegel foi capaz de funcionar como apologia do Estado prussiano. ‘Assim como não se passeia impunemente por entre palmeiras tampouco se vive impunemente em Berlim,’ diz Karl Rosenkranz.
CICERO, A.: 134
Hegel vê em Platão uma dialética positivo-especulativa, uma dialética tal que não conhece contradições objetivas somente por abolir sua pressuposição, mas que compreende ademais a contradição antitética do ser e do não-ser, da diferença e da indiferença. Para esta interpretação da dialética platônica Hegel se inspira, sobretudo, no Parmênides de Platão.
GADAMER, HANS GEORGE, in LUFT, E.: 64
Em seu conhecidíssimo Ensaio sobre a população, publicado em 1798, Malthus afirmava que a natureza prescreveu limites inflexíveis ao progresso humano no que toca à felicidade e à riqueza.
BURNS: 542
A dialética hegeliana é idealista, pela primazia concedida ao espiritual sobre o material. Feuerbach, na própria escola de Hegel, iniciou a conversão do idealismo para o materialismo, obra esta completada por Karl Marx.
GOLDMAN, L.: 15.
O socialismo científico abordou a sociedade da mesma forma que Newton abordou o comportamento dos corpos celestes, investigando suas imutáveis 'leis de movimento'.
ROSZAC, THEODORE, A Contracultura: 108.
“No decorrer do século XIX, a orientação mecanicista tomou raízes mais profundas - na física, química, biologia, psicologia e nas ciências sociais.” ( LEMKOW, A.: 86)
Na construção de sua utopia, o engenheiro social substitui a vontade das pessoas pela sua própria vontade. A humanidade se dividiria em duas classes: de um lado, o ditador todo-poderoso e, do outro, os tutelados, que ficam reduzidos à condição de meros peões de um plano ou engrenagens de uma máquina. Se isto fosse possível, o engenheiro social não precisaria preocupar-se em compreender as ações das demais pessoas. Teria ampla liberdade de lidar com elas, como a tecnologia lida com madeira e ferro.
VON MISES, L., Ação Humana - Um Tratado de Economia: 112.
Até o banco de reservas teve participação efetiva:
Toda a teoria darwineana da luta pela existência é simplesmente a transferência, da sociedade à natureza viva, da teoria de Hobbes sobre a guerra de todos contra todos e da teoria econômica burguesa da concorrência, bem como da teoria da população de Malthus. WALLACE, A.R. & YOUNG, R., Sciences studies, 1971: 184; cit. JAPIASSÚ, H. 1978: 56.
“O livro de Darwin é muito importante e me convém como base da luta histórica das classes.”
(MARX, K., cit. JAPIASSÚ, H., 1978: 60)

"Marx é veiculo da inflexibilidade da realpolitik do século XIX, misturada com a sinistra insensibilidade do darwinismo social e com um insolente ateísmo positivista.”(ROSZACK, T.: 108)
.
“Há uma coincidência entre Comte e Marx, pois aquele via na sociologia e na política positiva o coroamento sintético de todo o edifício da ciência positiva.” (JAPIASSÚ, H., Nascimento e Morte das Ciências Humanas: 78)

Freud preferia uma resposta mais psicológica: a luta de classes, a exploração do homem pelo homem, a desigualdade de riquezas, prerrogativas e poderes são a expressão da vontade narcísica de poder, do deleite da dominação, do gozo da superioridade. A civilização seria um pacto social para minimizar a luta selvagem pela supremacia.
MASCARENHAS, E., Brasil, de Vargas a Fernando Henrique- Conflito de Paradigmas: 201
Eis como se reiniciaram as guerras internacionais:
No final do século XIX, a principal influência sobre a teoria acadêmica social e econômica era das universidades. A idealização bismarckiana do Estado, com suas funções previdenciárias centralizadas foi devidamente reestudada pelos milhares de ocupantes de postos-chave do meio acadêmico que estudaram em universidades alemãs nas décadas de 1880 e 90.
SCHESINGER, ARTHUR M., The Crisis of the Old Order 1919-1933, p. 20; cit. em Johnson, Paul: 13
“Bismarck compreendeu muito bem o partido que poderia tirar das idéias do socialismo de cátedra: usou-as como um instrumento de luta contra o socialismo e como meio de expandir o poderio do Estado.” (HUGON, PAUL, História das Idéias Políticas: 279)
Com o declínio dos limites à ação do Estado, cujos fundamentos éticos haviam sido encontrados pela tradição jusnaturalista na prioridade axiológica do indivíduo com respeito ao grupo, e na consequente afirmação dos direitos naturais do indivíduo, o Estado foi pouco a pouco se reapropriando do espaço conquistado pela sociedade civil burguesa até absorvê-lo completamente na experiência extrema do Estado total (total exatamente porque não deixa espaço algum fora de si.).
BOBBIO, N., Estado, governo, sociedade; por uma teoria geral da política: 25
.
A fim de melhor compreender a arte da propaganda, Hitler estudou as técnicas propagandistas dos marxistas, a organização e os métodos da Igreja Católica, a propaganda britânica da Primeira Guerra Mundial, a publicidade norte-americana e a psicologia freudiana.
DOWNS: 147
SCHWARTZENBERG (Sociologia Política: 290) relata:
A classe capitalista alemã aceitou, sem reticências, esta ideologia racista, como 'guarda-fogo' ao socialismo, como diversão hábil: as infelicidades da Alemanha derivavam, não dos erros de seus dirigentes, mas desse cômodo 'bode expiatório'. Iludindo assim o proletariado alemão, trocando a luta de classes pela luta das 'raças' (isto é, uma realidade concreta por um mito) as classes dirigentes alemãs adquiriam um seguro formidável contra a revolução socialista.
O fim-da-picada
EINSTEIN poderia ter tomado a iniciativa de demonstrar a inviabilidade científica da concepção mecanicista também pelo âmbito das letras. Esta demolição, a desmoralização à concepção materialista estava a seu alcance. Sua invejável capacidade, e por não ser político, ou provido de interesses, compunha a mais perfeita autoridade para encetá-la. Seria um ato heróico. Com isso talvez lograsse desviar a tempo o Chapeuzinho do caminho da floresta, especialmente do labirinto no qual espreitavam fascistas, nazistas, marxistas e assemelhados. Poderia até mesmo ter elidido a necessidade da Rosa de Hiroshima e dos massacres dialético-materialistas. Esses sistemas "políticos" estavam à mercê justamente na própria rampa pela qual se lançavam, e eles de certo modo bem entenderam:
“Moscou, o quartel-general do ateísmo, viu na Teoria da Relatividade incompatibilidade entre ela e o materialismo soviético fundamentado no marxismo.” (MONTEIRO, IRINEU, Reflexões Filosóficas: 84)
O marxismo era apenas cisma. Ora são cinzas. Na equação E=Mc2 ele perdeu seu objeto.
Entre a teoria dos quanta, que sustenta o edifício científico da idade atômica e o pensamento dos economistas e filósofos, marxistas e tecnocratas, parece terem decorrido séculos. Já não falam a mesma língua. Já não têm nem uma idéia comum.
KRAEMER, Eric, La grand mutation; cit. GOYTISOLO, J.V.: 69
Sintetizando, posso dizer que a conclusão fundamental dos estudiosos do campo quântico é que a matéria-prima do mundo não é material, as coisas essenciais do universo são não-coisas. Toda a nossa tecnologia baseia-se nesse fato, que faz cair pode terra a atual superstição do materialismo.
CHOPRA, D., Criando Prosperidade-A Consciência da Riqueza no Campo de todas as Possibilidades: 19
PROUDHOM cobria-se de razão:
Proudhom zombava dessa distinção entre capital e trabalho. Ele acreditava que capital e trabalho não são dois tipos diferentes de riqueza; que toda a riqueza sofre um processo contínuo, passando de capital a trabalho e de trabalho a capital, ininterruptamente e que as mesmas leis de justiça que regulam a posse de um, deveriam regular a posse de outro.
TUCKER, B., Socialismo Estatal e Anarquismo, 1888; cit. WOODCOCK: 135
“Hoje, vivo e pensador inteligente, Karl Marx não seria marxista." (FELIPE GONZALEZ, quando de sua visita ao Brasil. - Jornal do Comércio, Porto Alegre 10/12/1996: 2)
A teoria do caos não só fornece uma explicação para as flutuações de uma economia de mercado, mas também demonstra que o Estado não tem o conhecimento necessário para adotar as medidas anticíclicas corretas. Na medida em que é extremamente baixa a probabilidade de se alcançar um estado final desejado em um mundo caótico, é difícil enxergar como o governo poderia especificar uma política para atingir esse objetivo, a não ser por acaso.
ROSSER, J.B. Jr., Chaos Theory and New Keynesian Economics, The Manchester School, Vol. 58, n. 3: 265-291, 1990; cit. PARKER & STACEY: 95
Não é hora de pular fora do cabo metafísico, deixar de passar atestado de ignorância, sob pena de despencar, sem direito à rêde de segurança?
_______

Nenhum comentário:

Postar um comentário