domingo, 19 de abril de 2009

O Carma Ocidental - 6. Brasil e as veias entupidas da A.L.


Parece-me gente de tal inocência que, se homem os entendesse e eles a nós, seriam logo cristãos, porque eles, segundo parece, não têm nem entendem nenhuma crença. E, portanto, se os degradados que aqui hão de ficar aprenderem bem sua fala e os entenderem, não duvido que eles, segundo a santa intenção de Vossa Alteza, se hão de fazer cristãos e crer em nossa fé. Carta de Pero Vaz de Caminha, cit. FARACO & MORA, Para gostar de escrever. - São Paulo: Ática, 2002.
Logicamente predizia Adam Smith que a América Latina, em contraste com as 'colônias' da América do Norte, ia acabar na pobreza e na tirania porque sua tradição visava reconstituir a velha ordem romana, sustentada na visão mercantilista da riqueza como ouro e prata, numa economia produtiva de grandes latifúndios e na união da Igreja e do Estado. O novus ordu proposto por repudiava esses três sustentáculos do absolutismo.
A via que escolhi é a guerrilha que devemos desencadear nos campos e através da qual me integrarei definitivamente à Revolução Latino-americana. A guerrilha é, para mim, a única maneira de unir revolucionários brasileiros e de levar nosso povo ao poder. Como comunista, estou convencido de que meu gesto servirá ao menos para mostrar que comportamento revolucionário deve ter. CASTRO, FIDEL, cit. em ALVES, M. M., 68 Mudou o Mundo: 30
Distinto da costumeira opulência vista nas reuniões dos caciques da América Latina, Mr.OBAMA recebeu a plêiade dos energúmenos numa sala franciscana. Despidos da pompa, a sofrível delegação dos impostores cumpriu a performance que lhe cabe. O "cara", embora eleito pelo Brasil, gastou o tempo de todos defendendo aquela ilhota caribenha, gente estranha a nosotros, macaquitos. Convém lhe  informar mais um pouco: “Fidel teria se declarado fascista. Era 'comunista' porque era anti-americano. Era um grande admirador do General Franco e em 75, na morte do ditador espanhol, decretou uma semana de luto oficial em Cuba.” (LUKÁCS, JOHN, O Fim do Século 20: 47)
Já o semialfabetizado coronel da Pequena Veneza obteve novo instante de fama, como sempre, tentando imputar a  miséria social  que imprime à política adotada pelos EUA há meio século atrás.
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que já chegou a chamar Barack Obama de 'ignorante' sobre a região, presenteou o presidente americano com o livro 'As veias abertas da América Latina', escrito por Eduardo Galeano, sobre o papel de grandes potências na exploração do continente e na manutenção da pobreza e ignorância da região. O Globo, 19/4/2009
Essa é velha. Demasiadamente velha:“Assim Platão constantemente estabelece o contraste nos seus diálogos.” (DEWEY, J.: 43)
Justamente na época do lançamento da famosa  obra uruguaia, as veias  venezuelanas estavam, de fato, totalmente comprometidas; porém, graças a seu próprio cérebro:
Acabo de voltar da Venezuela. Lé o grosso da economia é dirigida pelo governo. Nacionalizou as companhias de petróleo. O maior banco é dirigido pelos sindicatos e subsidiado pelo governo. Numerosas outras indústrias são empresas públicas. E o que foi que aconteceu? Depois de ajudar a OPEP e de ganhar bilhões de dólares, a Venezuela está atolada em dívidas.
TOFFLER, Alvin, Previsões e Premissa: 105
O relatório da Human Rights Watch (HRW), divulgado em 18/9/2008 apresenta um balanço dos 10 anos de gestão do Coronel HUGO CHÁVEZ. Ele afirma que o governo 'debilitou as instituições democráticas e as garantias de direitos humanos' neste período. Existe uma ausência de controle judicial, o que tem sido aproveitado por CHÁVEZ para aplicar políticas discriminatórias que limitam o exercício da liberdade de expressão dos jornalistas, da liberdade sindical dos trabalhadores e da capacidade da sociedade civil de promover os direitos humanos', disse JOSÉ MIGUEL VIVANCO, diretor da HRW, durante a apresentação do informe.

Eu, se Deus quiser e me der vida e saúde, estou disposto a ficar com vocês até 2019, até 2021 e o que Deus e o povo mandarem. Estou disposto
CHÁVEZ, "presidente"da vilipendiada Venezuela, durante a posse de um governador do PSUV 30/11/2008
Os impostores não receberiam apoio sequer do festejado mentor:

A continuação da autoridade num mesmo indivíduo freqüentemente tem sido o fim dos governos democráticos. As repetidas eleições são essenciais nos sistemas populares, porque nada é tão perigoso como deixar permanecer um mesmo cidadão por muito tempo no poder. O povo se acostuma a lhe obedecer, e ele se acostuma a mandar, de onde se origina a usurpação e a tirania.
BOLIVAR, S., Discurso de Angostura, de 1819.
Urge abrir nossas veias:.
A América Latina gosta de perder décadas e oportunidades. Aceita caudilhos, tiranos e tiranetes com razoável regularidade. Tolera que seus governantes confirmem as caricaturas feitas sobre a região. Usa, para se dividir, o que seria fator de união: a Amazônia, os rios comuns, a energia. A América Latina gosta de terceirizar suas culpas, achando que suas mazelas são imposições externas. LEITÃO, Mirian, O Globo, 19/4/2009
Sob o título The samba beat, with missteps. (O ritmo do samba, com passos em falso) a britânica The Economist ironiza a "política" externa brasileira, calcada numa "harmonia ilusória" da região: "A promessa de Lula de ser generoso com os vizinhos menores não é recíproca", diz a revista, em tom de blague, lembrando a inércia do Brasil diante do esbulho causado pela Bolívia à Petrobrás, do calote do micro Equador, e do affaire com novo Tratado de Itaipu,,.requerido pelos tradicionais falsários paraguaios. Brasil virou corrimão, bunda de vedette: todo mundo passa a mão..E tem mais:
Desde setembro de 2008, a Argentina aumentou restrições para a entrada de produtos brasileiros. O instrumento mais usado é a licença prévia de importação - antes de levar a mercadoria até a fronteira, o exportador precisa obter um documento autorizando a entrada.
O Globo, 12/5/2009
Alfredo Valladão, da Universidade de Paris critica a postura brasileira diante dos países vizinhos, em entrevista à BBC-Brasil (16/12/2008). Segundo o renomado pesquisador, a política externa do país é "limitada" por refletir a crise de identidade de sua elite. E ironiza nossa a biruta performance:
O Brasil não sabe se quer ser o primeiro entre os pobres ou o último entre os ricos.. Essas cúpulas me fazem lembrar aquelas bonecas tradicionais russas (matrioshkas). Vem uma atrás da outra e é tudo vazio... Não quero minimizar a importância desses encontros. Ao contrário: acho que são extremamente importantes, mas é preciso mais conteúdo.
O competente Professor WANDERLEY GUILHERME DOS SANTOS (Não ao fracasso, in Veja 25 anos - Reflexoes para o futuro) estabeleceu sua ansiedade:
Hoje o país vive dificuldades de outra sorte. Com um presidente constitucionalmente legítimo e politicamente trõpego, o acelerado crescimento do hiato entre ricos e pobres (sem mencionar miseráveis e desempregados) e a exacerbação do corporativismo como forma privilegiada de associar participação e distribuição. Naturalmente espera-se que o Brasil e a América Latina consigam associar progresso e liberdade, recuperando, sem traumas, parte do atraso civilizatório em que se encontram. Mas é de toda conveniência examinar prognósticos que, pelo contrário, antecipam para a região uma permanente subalternidade, numa civilização de segunda classe.

Na mosca:
Uma avaliação de hoje começa pela constatação de que regredimos no aspecto político da democracia, a cidadania não se aprofundou e o sistema passou a ser incapaz de impedir violações maciças dos direitos humanos. Somam-se o incrível baixo nível do sistema penitenciário, a violência, o aumento da criminalidade, a corrupção que atinge os setores público e privado, a coação, o abuso do poder econômico. No eixo desse processo está o instituto das medidas provisórias. Qual país do mundo em que se pode legislar sobre direito financeiro, eleitoral, penal, civil, processual, administrativo pela vontade de um só homem?" (Sarney, José, Senador, ex-Presidente do Brasil. Folha de São Paulo, 10/5/ 2002)
(Sempre convém lembrar que sob sua batuta é que foi aprovada a tal Constituição Cidadã, na verdade vilã, por ensejar que o Executivo tome as funções legislativas, através dos decretos alcunhados provisórios, e até judiciárias, mercê da escolha de seus membros, além das que lhes são peculiares.)

Indice de desenvolvimento da América Latina e Caribe

45 Chile 0,783
46 Argentina 0,775
52 Uruguai 0,765
54 Panamá 0,755
56 México 0,750
59 Trindad e Tobago 0,736
62 Costa Rica 0,725
63 Peru 0,723
73 Brasil 0,699
75 Venezuela 0,696
77 Equador 0,695

É tempo de retroagirmos àquele novo tempo, traçado há séculos atrás. Antônio Cícero se mostra de pleno acordo:
O que nos falta é radicalizar a ideologia iluminista, que os Estados Unidos deixaram para trás. A concepção moderna de mundo não admite que haja um universal positivo. É por isso que a concepção moderna de mundo é não-religiosa.Hoje temos cada vez mais medo da diversidade. O Estado brasileiro nos dá freqüentes provas disso. Montesquieu já dizia que as leis ruins prejudicam as boas.Mas no Brasil de hoje, tudo tem de ser regulamentado. Isso é um perigo. Temos de ter um mínimo de lei absoluta para ter um máximo de experimentação. Mas o que se dá no Brasil é o contrário, temos o máximo de lei e um espaço cada vez menor para experimentar.

2 comentários:

  1. Convido os bons para visitarem o meu blog. Convido-o a si!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço sua visita, o amável registro, e a prestigiosa referência expressa em seu site.Sucesso!

    ResponderExcluir