sábado, 22 de novembro de 2008

O fim de tudo

A consciência humana está transpondo um limiar tão importante como o que transpôs da Idade Média para a Renascença. O homem está faminto e sedento após tanto trabalho fazendo o levantamento de espaços externos do mundo físico começa a ganhar coragem para perguntar por aquilo que necessita: interligações dinâmicas, sentido de valor individual, oportunidades compartilhadas, efeitos. Nosso relacionamento com os símbolos de autoridade do passado está se modificando, porque estamos despertando para nós mesmos como seres, cada qual dotado de governo interior. Propriedades, credenciais e status não são mais intimidativos. Novos símbolos estão surgindo: imagens de unidade. A liberdade canta não só dentro de nós, como em nosso mundo exterior. Sábios e videntes previram esta segunda revolução. O homem não quer se sentir estagnado, o que deseja é ser capaz de mudar. RICHARDS, M. C., The Crossing Point, 1973; cit. FERGUNSON, M.: 57
BARACK OBAMA deve ter apreciado.
DANIEL BELL anunciou O Fim da Ideologia; F. CAPRA, o Ponto de Mutação; F. FUKUYAMA promulgou O Fim da História; e PETER WARD, O Fim da Evolução (Campus, 1997). Em 1989 ruiu o muro; e ALVIN TOFFLER registrou a Powershift: a Mudança de Poder. EMIR SADER o procura (O Poder, Cadê o Poder? Ensaios para uma Nova Esquerda. São Paulo: Bontempo, 1997). B. GATES (p.213) pode lhe informar: "O poder não vem do conhecimento acumulado, mas do conhecimento compartilhado."
Ninguém mais o detém. DON TAPSCOTT (Paradigm Shift: the New Promise of Information Technology. - N. York: Mc Graw Hill, 1993) retrata o câmbio como fruto da interação cultural.
* * *

MAURICE BERTRAND assegura o Fin de l´Ordre Militaire.(1) JACQUES IONS se alia à Nova Era prenunciando La Fin des Militants (2), a começar pelos partidos "vendidos" aos consumidores como sociais. Cada vez mais aparecem obras sobre vários "fins", entre os quais o da própria Física, por S. HAWKING, mas A. EINSTEIN na irreverência da nova ciência já acabara com ela. O corte epistemológico demoliu a Torre de Papel; e com ela, implode-se o materialismo. A igualdade é uma impossibilidade;e a justiça, uma utopia. Penso em rabiscar de uma vez O fim do Direito, e principalmente da Sociologia. Rememoro o conto de Comte (RJ: Papel & Virtual, 2002
No meio de tantos desconcertos há quem como eu espere até o colapso da democracia. Nas ciências econômicas, PAUL ORMEROD propõe direto, A morte da Economia, exaurida por excesso de economês, enquanto seu colega DAVID SIMPSON, mais restrito, apregoa o Fim da Macroeconomia. FRIEDRICH HAYEK propõe acabar com o monopólio da fabricação do dinheiro pela oficialidade, porque a política requer ser afastada do vil metal. (The Denationalisation of Money. - London : Institute of Economic Affairs, Hobart Paper 70, 1990). Concordo plenamente. O Banco Central se tornou mero agente comercial.
Na atual crise americana o capitalismo agoniza, não pela cientística predição marxista, mas graças, ao efeito atômico da corrupção, ora também assimilado no pujante hemisfério norte.
* * *
Não é prerrogativa de gênio verificar as leis do trabalho a caminho do fim. A exaustão do antagonismo na relação de produção já está fartamente promulgada e anunciada. Disso tratou J. RIFKIN ao apregoar O Fim dos Empregos. A perfídia dita positivista ainda não se encerrou porque vimos o fim do Duce, mas não do fascismo. Por certo é chegado o momento da ReVerSão. C'est fini da velha má temática. Ninguém mais quer ser empregado. Tampouco patrões tentam recrutá-lo. Agora, preferem parceiros; em outras palavras, sócios:
Com a Web, a possibilidade de tornar-se um agente autônomo não está limitada a atletas, artistas, atores e outros grandes nomes profissionais ou criativos; agora, quase todos os tipos de profissionais do conhecimento podem fazer isso. O mercado de trabalho de ‘agentes autônomos’, inclusive profissionais por conta própria, empreiteiros independentes e trabalhadores em agências temporárias já abrange 25 milhões de americanos. A vantagem de trabalhar por conta própria é a diversificação: você tem menos probabilidades de ficar sem trabalho se tiver muitos
Empregadores, em vez de um só.

GATES, B: 89
Pois então não é, justamente, a concretização do sonho marxista por efeito liberal?
Por fim, no término do grande périplo, talvez seja hora de encerrar também essas postagens, antes que finde a paciência, e assim aconteça meu próprio fim. Em agradecimento lhe ofereço um
-

Belo horizonte
Significa que estamos criando novas redes de conhecimento, interligando conceitos de maneiras surpreendentes, construindo espantosas hierarquias de inferência, gerando novas teorias, hipóteses e imagens, baseadas em novas suposições, novas linguagens, códigos e lógicas.
TOFFLER & TOFFLER: 42
Na nova sociedade, a Ética precede o Direito. Pela razão de seu sucesso, ela ignora conflitos e tribunais; nela todos conhecem seu papel e seu dever e fazem espontaneamente o que deles se espera. Não por acaso se acentua a importância da China e da Índia como elos de religação. Não assiste razão à dial-ética. A harmonia produzida pela Somalética, uma postura quântica, é mais humana e eficaz. No campo da Teoria do Campo o progresso vem surdo à voz de controle, gáudio da liberdade na "biodiversidade" :

A futuróloga Hazel Henderson assim descreveu a situação: a complexidade e interdependência das sociedades industriais amadurecidas, sua escala e centralização e os inesperados efeitos colaterais da tecnologia aplicada tornaram-se não planejáveis e, portanto, não administráveis.
LEMKOW, A. : 310
O Caos, a Quântica, a Relatividade, e o fim da burocracia
Foi dito, reporta Gleick, que a nova teoria do caos representa a terceira grande revolução na ciência moderna, após a mecânica quântica e a relatividade. Já que a noção particular de ordem num dado domínio do entendimento e de importância fundamental, podemos bem entender porque a Ciência do Caos, descobrindo uma nova noção de ordem, deveria ter um caráter revolucionário. Relembre, por exemplo, a profunda mudança societal já descrita que ocorreu quando a ciência moderna apareceu e introduziu uma idéia de ordem que diferia radicalmente daquela sustentada pela sociedade medieval.
(Idem: 159)
A Gravidade "espanta" mas a expansão é simplificadora.-Atratores dispensam administração:
O fato significativo é que estamos, agora, deslocando-nos para futuras formas poderosas de processamento de conhecimento que são profundamente antiburocráticos.
(TOFFLER, 1992: 199)
No último canto do XIX, antecipando-se a Einstein por frações de segundo, Henry Poincaré (cit. Abbagnano: 100) asseverou:
"A ciência, por outras palavras, é um sistema de relações. Portanto, só nas relações se deve procurar a objectividade: seria inútil procurá-las nos seres considerados isoladamente uns dos outros."
O cosmos, e tudo mais, se integram nessas relações. A cadeia produtiva pode e deve evoluir por Economia Quântica, através de fractais, por interações, como requer um Ecossistema:

A humanidade está emergindo de uma reação em cadeia de causa e efeito que se estende por bilhões de anos no passado. Agora a espécie tem o poder de afetar sua própria evolução através da escolha consciente. As pessoas hoje sabem mais do que nunca. Rádios, televisores, computadores, telefones, copiadoras se espalharam pelo globo em um século. Nenhuma geração pode acrescentar essas coisas aos jornais, revistas e as artes. O nosso é um tempo de possibilidades ilimitadas para intercâmbio, interação entre culturas, viagens e aprendizado. Pensar globalmente exige a descoberta da relação certa entre indivíduo e a comunidade global. Nenhum deles é insignificante. Deve haver uma relação saudável entre comunidade, ordem social, o todo e o indivíduo.
GROMIKO, A., Breakthrough: 8; cit. LEMKOW: 382
_________
Notas
1 O Fim dos Exércitos.
2
O Fim dos Cabos Eleitorais.
3 O Fim dos Empregos: o declínio inevitável dos níveis dos empregos e a redução da força global de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário