quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Ter ou Ser

FRANCAMENTE não entendo a razão do Estado ser Ministro da Educação. Ao Leviathan o que importa é a obediência, não a consciência. Ora, o tempo do relho já foi.
Mas também não compreendo a razão dos religiosos ministrarem o conhecimento. O que sabem, senão arremedos metafísicos?
Ambos os páteos são gradeados. Tais ministérios nada educam. Apenas formam. Deixam o povo bem alinhado. Colocam-no na ordem para o progresso, mas ninguém pode dizer para onde, nem para quem.
Na pior das hipóteses, mas muito lembrada, formam tontos, de propósito. Dizem que o propósito é manter todos nas cordas. Neste caso, os mentores devem gostar de bonecas infláveis.
Os que se supõem norteados, referem-se ao progresso material. Esta seria a função do Estado. Entretanto, será mesmo o progresso material a via adequada ao portal da felicidade? Depende. O Império Romano foi o mais rico da História. No entanto, felizmente, desabou.
Quando uma cultura possui uma identidade limitada, própria dos estados, enfatiza-se a obtenção de lucros, a competição implacável, o imperialismo econômico, o nacionalismo extremado, o conflito, a violência, o medo. Ora, a cultura da Nova Era requer uma visão mais abrangente, que inclua e respeite a presença do ator, além dos objetos. Nesta cultura a ênfase recai no servir, e não na ganância; na cooperação, e não na competição. Ela abre os corações, e não apenas os mercados.
Não raros acadêmicos fazem cruzeiros sobre os cursos, e não encontram sua vocação. Ora, em rios não nascem miraguaias. Vocações são oceânicas, abrangentes. São vitais. A ninguém deveria ser lícito alienar sua breve existência numa engrenagem. Ouçamos um Nobel, e de Economia Amartya Sen:
Uma concepção adequada de desenvolvimento deve ir muito além da acumulação de riqueza e do crescimento do Produto Nacional Bruto e de outras variáveis relacionadas à renda. Sem desconsiderar a importância do desenvolvimento econômico, precisamos enxergar muito além dele.
Se para o alimento necessitarmos de cálculo e pensamento, não quero fazer a rima. Somos piores que quadrúpedes. A vida não se resume em sobreviver. Aliás, ninguém sobrevive. O "ter" deveria ser banido do dicionário. Somos, apenas, breves possuidores. Ninguém deve se iludir.
Educação não pode ser restrita à matéria; portanto, não é função do Estado.
* * *
Se a educação não pode ser ministrada em função de ter, seria então pertinente apenas ao ser?
Talvez mal menor, mas há de se reparar a lição de Ortega: somos nós e nossas circunstâncias. Se não as salvarmos, não nos salvamos.
A educação deve ser para melhorar, presume-se. Ela jamais acaba. É da evolução. Não se pode ter o privilégio da estagnação, sob pena de retrocesso. Lembro de novo o exemplo mais fulgurante. Quando o Império desabou, mudou de nome. Passou a Vaticano. Pronto. Novo exército à serviço da educação, desta feita do amor, não da guerra. Como o estado evolutivo somente é aferido diante do momento que precede a mutação, qualquer coisa era melhor do que a espada. E lá se foi o homem, na espiral da presunção.
Quando a peste assolava uma região da Idade Média, os sacerdotes reuniam os habitantes nas igrejas. Supunham que o povo unido jamais seria vencido. Quanto mais vozes integrassem o coro da oração, mais forte e eficaz seria o apelo, irresistível. Como conseqüência, a praga se propagava com extraordinária rapidez. Eis, portanto, um exemplo de amor sem conhecimento. Não há responsabilidade. Não serve.
* * *
A educação poderia ser de exclusiva responsabilidade dos pais, até a barba no rebento. Neste caso, o bastão passa de um a um, cada qual com suas peculiaridades e carências. É o maior e mais eficiente marketing-de-rede possível.
Se um pai não estiver presente, ou sem tempo disponível ao filho, (quack!) ou não tiver capacidade, (2 quacks!) pode-se propor o internamento em comunidades de pais, mas pais verdadeiros, não frades. Os batinados, sem filhos, nada tem a perder; portanto, pouco tem a preservar. Que se restrinjam aos devaneios. No sótão tem bastante alimento.
Se a família não suportar, sequer, contribuir com o que cria, a criatura deve passar à égide da comunidade, onde contrairá alguma dívida, quiçá apenas de gratidão, em troca do amparo.
Com a barba por fazer, o moleque estará apto para tomar as rédeas. Poderá adequá-las, naturalmente, aos pedregulhos espraiados ao largo de sua ventura. A educação não se restringe à formação. Seja em casa, na academia ou alhures, só estará formado quando for enformado. Até lá, tem tempo para se apefeiçoar. Para tanto, basta usar o meio primordial ministrado na primeira-infância: a leitura.
Nem ter, nem ser. Esses verbos são apenas intrumentos da dialética.
Conhecer; compartir e usufruir: eis a matéria-prima da ética, interação que se aprimora até a despedida, até nos transformarmos em energia pura.
_______
Na foto, o vizinho do Mário, o TriPulante Norberto Bobbio. Ele teve, e foi, por longo tempo; mas muito sabia.

2 comentários:

  1. Thank You!!
    I went in'or site. Is it in Portuguese? Where do you from?
    Well, stay here. We hoppe.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Mauro Rosa de Brito,
    Muito honrado em contar com sua atenção.
    Anotarei a possibilidade para um futuro, pois no momento estou na SiderALL Base. Here doesn't ADSL.
    Stay in Nav's ALL, please.
    ALLmirante

    ResponderExcluir