terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Intróito platônico

-
E como se desce, desse mundo de ironia e razão e veridicidade, ao reinado do sábio de Platão, cujos poderes mágicos o elevam muito acima dos homens comuns, embora não tão alto que dispense o uso de mentiras ou despreze o triste mercado de cada curandeiro, a venda de feitiços, de encantamento e criadores de raça, em troca de poder sobre seus concidadãos!
PEREIRA, J.C.,
Epistemologia e Liberalismo - Uma Introdução a Filosofia de Karl R. Popper: 153
DESDE OS PRIMÓRDIOS da civilização vinga o prático e animalesco princípio de dividir para conquistar, dominador (não denominador) generalizado (não o comum), caminho mais curto ao usufruto do poder e da riqueza:-

Com efeito, quase todos os vícios, quase todos os erros, quase todos os preconceitos funestos que acabo de pintar deveram seu aparecimento, ou sua duração, ou seu desenvolvimento à arte da maioria de nossos reis de dividir os homens para governá-los mais absolutamente.
No comentário do prof. Franklin Cunha, as ironias:
Tudo começou com o Criador (ou o Classificador) Supremo, pois criando o homem já o classificou em macho e fêmea. Em seguida, criou duas outras categorias: a do bem e do mal. Depois, os sete pecados capitais, os dez mandamentos, anjos e demônios, fé e idolatria, esperança e desespero, caridade e avareza, castidade e luxúria, prudência e loucura, paciência e cólera, concórdia, discórdia, obediência e rebelião, perseverança e inconstância.
O Gênesis oferece vários contrastes:
No Princípio Deus criou o céu e a terra. A terra, porém, estava informe e vazia, e as trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus movia-se sobre as águas. E Deus disse: Exista a luz. E a luz existiu. E Deus viu que a luz era boa; e separou a luz das trevas. E chamou a luz de dia, e as trevas noite. E fez-se tarde e manhã: o primeiro dia.
No Paraíso não havia discordância, que dirá algum confronto:
Na língua dos pássaros uma expressão tinge a seguinte.
Se é vermelha tinge a outra de vermelho.
Se é alva tinge a outra dos lírios da manhã.
É língua muito transitiva a dos pássaros.
Não carece de conjunções nem de abotoaduras.
Se comunica por encantamentos,
E por não ser contaminada de contradições
A linguagem dos pássaros
Só produz gorgeios.
Depois da maçã, vestimos preto-e-branco, de listas horizontais, e numerado. Belzebú é partner. Sem ele, não sai espetáculo:
“Em Atenas, Eurípedes e Platão foram acusados de roubar idéias de outros autores e filósofos.”
Nosso traço foi desse modo transviado:
“Durante seu desenvolvimento pelo pensamento grego, a filosofia da natureza enveredou por um caminho equivocado. Esse pressuposto errôneo é vago e fluído no Timeu, de Platão.”
___________

Nenhum comentário:

Postar um comentário