quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Física sem Educação Física

-
NÃO SÃO POUCOS os que adentram ao templo do saber

na faina de também serem venerados. Entram vestidos com suas

próprias confecções, elaboradas com esmerada técnica.

Não há o que falar. Platão isso almejava. E expulsou os poetas.

* * *

Malabarismos encantam os transeuntes. As ciências médicas, econômicas, jurídicas, ou sociais cumprem destacadas performances.

A linguagem matemática da ciência implantou-se como resultado do conflito entre as visões de mundo eclesiástica e leiga, e seu propósito era justamente causar o afastamento do público comum. A lenda de Einstein, o mito de que a relatividade é incompreensível, tornou-se arquetípica em nossa cultura.

A clareza, beleza e simplicidade da teoria foram transformadas no seu oposto, e o nome de Einstein virou sinônimo de incompreensibilidade.

Dedicados se reportam sobre a dificuldade em respirar em grandes altitudes.

Para eles, a ciência é como escalar uma montanha: a cada passo, o ar é

rarefeito. Então, advertem:

A Física é muito complexa, e perigosa. Não pode ser manuseada por qualquer curioso. A Teoria Quântica é esplendorosa, mas foi por ela que Hiroshima sumiu. Vero.

O curioso é que os agentes da carga do Enola Gay não eram meros curiosos.

Os japoneses pagaram alto preço, mas quiçá não tenha sido em vão: guerra mundial, nunca mais.

O que resta indagar é por que não se debita à mesma ciência as atuações de Lenin, Stalin, Hitler, Mussolini e Hiroito. Milhões tombaram em consagração à estupidez, nestes trens do desatino.

As teorias (ou melhor, os fatos) da Relatividade e da Quântica são apenas provas, flechas que indicam e confirmam a freeway epistemológica oferecida pelos TriPulantes John Locke, B. Spinoza e Adam Smith. A nova Física, consciente ou não, porta o DNA do Iluminismo. Eis a razão de sua formosura:
No espaço aparentemente vazio há um nexo, uma vida eterna, que une tudo quanto existe no Universo - tanto animado quanto inanimado - uma onda de vida que flui através de tudo o que existe. (Paramahansa Yogananda, Onde Existe Luz.)
Para usufruí-la, não se precisa de educação física. Nada é tão pesado assim. Filosofia? É coisa nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário